Abordagem, que alia autoconhecimento à
disciplina e pragmatismo, oferece os recursos fundamentais para quem quer
alcançar objetivos específicos: uma promoção corporativa, emagrecimento,
educação financeira, aprimoramento de competências de liderança, entre muitos
outros.
É famosa a frase de Eric Schmidt, ex-CEO do Google, “Everyone
needs a Coach” (“Todo mundo precisa de um Coach”), mas pouca gente realmente
busca compreender o impacto que um processo estruturado de Coaching pode ter.
Segundo José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching -
IBC, o Coaching é um processo que visa aumentar o desempenho de um indivíduo,
grupo ou empresa, ampliando os resultados positivos, através de metodologias,
ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional (Coach) em uma parceria
sinérgica e dinâmica com o cliente (Coachee). “Em outras palavras, o Coaching é
sobre sair de um ponto inicial, o estado atual, e chegar a outro ponto, o
estado desejado”, afirma o Master Coach.
Na prática, o processo de Coaching reside em um acordo tácito
entre o Coach e o Coachee em busca de um objetivo específico. Normalmente, esse
acordo é selado logo na primeira sessão, que consiste na apresentação de alguns
questionamentos-chave por parte do Coach para que o Coachee reconheça o seu
estado atual e também o seu objetivo principal. Dependendo da evolução dessa
dinâmica, o processo de Coaching leva de 8 a 12 sessões, em encontros semanais
ou quinzenais.
Ao longo das sessões, com o auxílio de inúmeras ferramentas de
desenvolvimento humano e técnicas fortemente baseadas na neurociência, gestão
de pessoas e psicologia, o Coach inevitavelmente guiará o Coachee por ao menos
cinco etapas básicas do processo de Coaching: Autoconhecimento; Estabelecimento
de objetivos claros; Reconhecimento dos seus pontos fortes e pontos de
melhoria; Alinhamento entre as esferas pessoal e profissional; e Percepção de
que o Coaching é Evolução Contínua.
Como escolher o Coach mais adequado
Com o amplo crescimento da atividade de Coaching no ambiente de
negócios brasileiro, é cada vez mais comum encontrar Coaches que se
especializam em determinado nicho de atuação. Há Coaches focados na adoção de
hábitos de vida mais saudáveis, emagrecimento, planejamento de carreira, desenvolvimento
de competências de liderança, e até mesmo profissionais que atendem
prioritariamente quem quer ser aprovado no vestibular para o curso de Medicina.
Ainda assim, é essencial pontuar que o processo de Coaching segue
linhas rígidas em termos de conhecimentos metodológicos e científicos. Por
isso, antes de começar um processo de Coaching, é fundamental checar as
credenciais do Coach que vai prestar o atendimento. O cruzamento de dados entre
a instituição onde este profissional se formou e sua experiência junto a outros
Coachees costuma ser uma fórmula segura para esta checagem. Eis alguns aspectos
a serem levados em conta na hora de escolher o seu Coach:
2. Busque por boas referências a respeito do trabalho deste Coach.
O
LinkedIn e seus outros Coachees são bons aliados.
3. Verifique as especialidades do Coach. Há Coaches cada vez mais
especializados e acostumados com certos segmentos: transição de carreira,
saúde, finanças, empreendedorismo etc.
4. Faça uma sessão-teste. Nesse segmento, é comum que a primeira sessão seja gratuita, em
caráter de teste. Veja se você gosta da abordagem do Coach e se há empatia
mútua.
5. Pergunte sobre os métodos e experiências. Além de pesquisar
previamente, pergunte diretamente para o Coach sobre como ele costuma trabalhar
e também sobre suas experiência.
Instituto Brasileiro de Coaching (IBC)
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