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Facebook,
Instagram, Pinterest, Snap e Twitter promoveram mais de 75 atualizações que
abriram novas opções para anunciantes
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É o que
mostra o Relatório “Paid Social Trends” da iProspect
A digitalização do comportamento do consumidor
começa a se refletir mais rapidamente nos investimentos em mídia das marcas, e
o vídeo tem um papel fundamental neste processo. É o que revela a pesquisa
“Paid Social Trends” da iProspect, agência de marketing full performance
presente em 54 países. A pesquisa foi realizada com mais de 210 marcas, cujas
ações abrangem investimentos em vários países, incluindo o Brasil. Esta edição
mostra que o investimento em anúncios em redes sociais cresceu 78% (JAN-SET
2016X2017) e o uso de inserções em vídeo no Facebook subiu 41% (3° TRI
2016X2017).
Segundo Paola Máximo, diretora operacional da
iProspect, “a presença das marcas em redes sociais por meio de anúncios cresce
fortemente, impulsionada pelo requinte de informações que possuímos para criar
estratégias de comunicação assertivas e relevantes, além do engajamento do
consumidor nas plataformas. Com o crescimento do investimento, a
mensuração da performance, através de diferentes KPIS, também foi aprimorada de
forma significativa”.
O investimento, porém, variou bastante dentro das
redes pesquisadas (Facebook, Instagram, Pinterest, Snap e Twitter). No Twitter
e Pinterest, o gasto diminuiu, 12% e 35%, respectivamente, enquanto com o
Facebook cresceu 36% (3° TRI 2016X2017). Isso pode ser atribuído para o
desempenho historicamente mais forte do Facebook em relação ao impulsionamento
de vendas, especialmente nas proximidades das festas de fim de ano.
Considerando-se o período de JAN-SET de 2017X2016, o custo no Facebook e
Instagram cresceu 130% e 104%, enquanto as demais redes apresentaram quedas
significativas. Esses aumentos são devidos principalmente a maior adesão dos
clientes e a aplicação de estratégias completas de “funil” para captura leads
nestas plataformas.
Faz mais ou menos um ano que o Facebook anunciou
que se tornaria uma companhia “vídeo-first” e isso já se evidencia com o
crescimento de 41% em social video ad placements (3° TRI 2016X2017). O estudo
identificou esse crescimento em todas as verticais, mais especialmente nos
setores de Automóvel e Bens de Consumo.
“Estamos vendo mais vídeos criativos adicionados às
campanhas existentes, mas mais notavelmente estamos acompanhando a
transferência da verba normalmente utilizada em outros canais digitais para o
social video. Além disso, há clientes redistribuindo o orçamento da TV para
impulsionar os vídeos sociais e aprofundar sua segmentação, eficiência e
mensuração”, ressalta Paola Máximo.
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