Pesquisar no Blog

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Faculdades reduzem oferta de bolsas de estudo na Grande São Paulo e ampliam no interior



Apesar da queda de 18% na Região Metropolitana, ampliação de polos para ensino a distância (EaD) no interior ajudou a elevar em 65% a oferta de bolsas no estado


As novas regras do Fies e a readequação da oferta de cursos ao atual cenário educacional afetaram a oferta de bolsas de estudo em 2018. Para o 1º semestre do ano, levantamento do Quero Bolsa aponta que as instituições de ensino da Grande São Paulo diminuíram em 18% a quantidade de vagas com mensalidades reduzidas em relação ao mesmo período de 2017 - 367 mil ante 447 mil bolsas de estudos. Por outro lado, a disponibilidade de bolsas no interior saltou de 197 mil, no ano passado, para 697 mil em 2018. Com esse novo cenário, o estado de São Paulo registrou crescimento de 65% na oferta de bolsas de estudo, saindo de 644 mil para 1.065 milhão neste ano.

De acordo com Pedro Balerine, diretor de inteligência do Quero Bolsa, o movimento é explicado pelo fato dos grandes grupos educacionais encontrarem no EaD uma maneira de alcançar estudantes que estavam fora do seu alcance. “Ao realizar a abertura de polos em municípios menores, as instituições atendem a demanda de alunos localizados em cidades que não comportariam a abertura de uma unidade, mantendo o custo operacional baixo, além de permitir a cobrança de mensalidades menores em relação aos cursos presenciais”, afirma.

Citando dados do Panorama Quero Bolsa do Ensino Superior Privado do Brasil, o executivo lembra que na percepção do aluno, o ensino a distância não perde em qualidade para o ensino presencial. “Recentemente mais de 3 mil alunos matriculados em cursos EaD em todo o Brasil enviaram para nós uma avaliação sobre conteúdo, interação professor-aluno, infraestrutura, entre outros itens. Todos os quesitos foram avaliados como bom ou excelente por mais de 70% dos entrevistados, o que explica a crescente aceitação dos estudantes e o maior investimento das faculdades na modalidade”, completa.  
   
Outro fator importante que indica o deslocamento das ofertas de bolsas da Grande São Paulo para o interior é busca das instituições de ensino pela redução da ociosidade nos cursos presenciais. De acordo com os dados mais recentes do Censo da Educação Superior, apurados em 2016, 52,9% das vagas oferecidas não foram preenchidas.


Como conseguir uma bolsa de estudo

Na Grande São Paulo, os estudantes podem conseguir bolsas de estudos, com até 70% de desconto, na Unip, Universidade Cruzeiro do Sul, Metodista, Anhembi-Morumbi, Anhanguera, entre outras. As vagas são para cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância (EaD). No total, o Quero Bolsa mantém parceria com 107 instituições de ensino em todo estado.

Para obter o benefício, basta ao candidato procurar o curso de interesse, efetuar a inscrição no site e, em seguida, pagar a pré-matrícula para garantir a bolsa. Tudo isso, sem qualquer burocracia ou necessidade de comprovação de renda. “Após concluir o processo na plataforma, deve comparecer à instituição de ensino escolhida para prosseguir com os trâmites da matrícula”, explica o executivo.

A opção é diferente dos moldes do financiamento estudantil, uma vez que o aluno assegura um percentual de desconto no valor da mensalidade até o final do curso e, após a sua conclusão, não precisa pagar qualquer taxa extra para o Quero Bolsa ou a faculdade. “O benefício é real e está disponível para todos”, finaliza Pedro Balerine.

Mais informações podem ser consultadas pelo site www.querobolsa.com.br ou por meio da central de atendimento, no telefone 0800 123 2222, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 22h, e aos sábados, das 9 às 13 horas (horário de Brasília).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados