Pesquisar no Blog

sábado, 13 de janeiro de 2018

Escolas de inglês erram na didática e prejudicam aprendizado do aluno



Sem preparo pedagógico, profissionais ficam perdidos em sala de aula


O inglês tem sido muito utilizado entre os brasileiros, seja no mercado de trabalho, nas universidades ou em viagens para outros países. A verdade é que o idioma se tornou uma língua universal, pois ela conecta países, pessoas, negócios e culturas, mas o nível de fluência preocupante no momento da conversação.

Sendo assim, existe muita procura e oferta das escolas de idiomas, cabe ao aluno identificar qual lugar atende melhor suas necessidades. Porém, o que muitas vezes o estudante não sabe, é que a maioria das instituições erram sempre no mesmo ponto: a didática.

Segundo Rodrigo Bucollo, CEO da Best View Inglês, plataforma de ensino online do idioma, as escolas devem levar tão à sério o ensino da língua inglesa quanto a formação básica de uma criança e que isso muitas vezes é descartado quando a coordenação não prepara o professor de maneira adequada. “Assim como as escolas devem ofertar uma formação continuada ao corpo docente, os professores também devem buscar informações e atualizações em temas diversos que abrangem a educação, como por exemplo, avaliação, coaching, modelos de aprendizagem, gestão de aula, entre outros assuntos”, explica Bucollo.

Mas para o professor, um dos principais erros cometidos pelas instituições é a contratação de pessoas que não tiveram nenhum preparo pedagógico para dar aula. “Este é o primeiro deslize que os donos de escolas cometem. Eles colocam pessoas que nunca tiveram uma experiência em sala de aula ou nenhuma formação na área. Normalmente são contratados ex-alunos e as escolas fazem isso para pagarem menos, já que a pessoa contratada não é um professor de fato”, conta.

Bucollo ainda diz que o início das aulas é o momento mais importante do curso, pois é quando o aluno terá o primeiro contato com o idioma, e é isso que vai garantir que ele tenha uma boa performance durante o aprendizado e também para que se sinta mais seguro para dar continuidade nos estudos.

“O primeiro livro de qualquer escola é o mais importante de todos. Neste momento estão todos iniciando o curso e o aluno conhecendo o idioma, por isso se faz importante a presença de um professor que tenha uma boa formação pedagógica, para entender as dúvidas dos estudantes e, principalmente, saber esclarecer qualquer questão de forma compreensível. Lembrando que, cada pessoa tem um jeito diferente de interpretar as coisas. Antes de chegar perto de uma sala de aula, o profissional precisa, no mínimo, de um treinamento intensivo sobre metodologia e os princípios básicos da educação”, finaliza o professor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados