O que esperar do SEO em 2018? Quais
medidas práticas você deve tomar com seu SEO e preparar sua empresa para as
principais mudanças e atualizações do algoritmo do Google e outros buscadores?
Listo os 03 principais mandamentos para
sua estratégia em 2018.
Focar na intenção do
usuário
Imagine que você está procurando a
frase de um filme no Google. Além de ver resultados baseados em palavras-chave,
você também os encontra baseados em produtos, lugares e ideias, como o nome do
personagem que disse isso, o título do filme, sites que vendem camiseta com
essa frase e assim por diante.
Essas informações contextuais
relacionadas aos termos da consulta refletem a chamada busca semântica. Essa
prática SEO é utilizada há anos, mas vem como tendência em 2018 por conta do
aprofundamento cada vez mais crescente do conteúdo.
Com ela, você alinha seu tema com a intenção
do usuário ao fornecer respostas eficientes e coerentes. Isso faz com que
ele ganhe mais relevância e suba no ranqueamento, proporcionando maior precisão
nos mecanismos de pesquisa.
Então, se por exemplo, você visitar um
resultado que esteja em 5ª colocação na sua pesquisa e teve sua atenção
prendida, isso será levado em consideração nas próximas buscas que você fizer.
E se outras pessoas fizerem o mesmo, o ranking dessa página vai aumentar por
conseguir reter e atrair o visitante.
Ao usar a busca semântica, procure
entender como saciar todas as dúvidas do visitante. Quais são elas e como
respondê-las? Após descobri-las, foque em textos claros, de qualidade e que
forneçam o contexto exato para aquela busca.
Não ignorar o mobile
Esteja preparado. Mais da metade de pesquisas no Google são
feitas em dispositivos móveis e você definitivamente deve seguir um
approach mobile-first. Essa indexação, que cria e classifica seus resultados de
busca com base na versão móvel (mesmo para quem navega via desktop), está cada
vez mais perto de acontecer.
Se você ainda não se adaptou, comece
checando itens fundamentais como:
- Boa velocidade de carregamento;
- Fácil usabilidade do usuário;
- Segurança;
- Navegabilidade;
- Domínio responsivo (para qualquer
dispositivo).
Dar importância ao
RankBrain
Cada vez mais iminente, o algoritmo de
machine learning do Google, o RankBrain terá papel fundamental no ranking de resultados
nos buscadores.
Pense nele como uma forma de
inteligência artificial que conecta os pontos: ordena as páginas dos resultados
e, se encontra uma palavra ou frase que não está familiarizado, pode adivinhar
quais são semelhantes, filtrando o que descobriu.
Se você procurar hoje por um termo
incomum, único ou novo, o RankBrain traz a melhor combinação para a sua busca
quando não tiver certeza do seu significado. Dessa forma, torna mais eficaz o
tratamento de consultas de pesquisa, sendo capaz de aprender e reconhecer novos
padrões e atender novos termos de busca de maneira eficaz.
Como consequência, à medida que seu
processo de aprendizagem vai progredindo, esse algoritmo refina as páginas de
resultados com base no comportamento de quem pesquisa, ajudando a modificar o
ranking do Google.
Portanto, por ser um fator
importantíssimo de ranqueamento, ele reflete o que sua campanha de SEO deve ser
em 2018: um conteúdo que possa responder a consulta pesquisada da melhor maneira
possível. E é isso que o Google Machine Learning procura.
Mais sobre 2018:
-Pesquisas de voz: Quase 20% das buscas
são realizadas por esse método, o que está mudando a forma de comunicação com
os buscadores. Rumores de que o Google está trabalhando para fornecer dados,
métricas e insights sobre pesquisas de voz no Google Analytics são cada vez
maiores.
- Dados estruturados: Pense numa placa
de trânsito que direciona o motorista para onde ele deve ir. A mesma ideia se
aplica aqui: eles são diversas tags HTML no código do site para melhorar o
display dele nos motores de busca e fornecer as informações que estes precisam
para entendê-lo melhor e guiar o usuário. Com isso, você maximiza cliques e
visitas.
- SEO e Martech: Consolidação de
players Martech (junção entre Tecnologia e Marketing Digital), onde o SEO tem
papel fundamental na cobertura do conteúdo da jornada do consumidor.
- Progressive Web Apps, ou PWAs:
Imagine usar um programa de fidelidade ou pedir comida online do seu celular,
mas sem ter que baixar o app e apenas acessar as funcionalidades dele pelo
browser do seu smartphone. Os PWAs combinam o melhor de 2 mundos: a
funcionalidade de um app nativo que funcionar em um navegador web, com uma
velocidade absurdamente rápida. E a indexação desses, vai ser algo bastante
explorado em SEO ao longo de 2018.
Yuri Moreno - estrategista de marketing, com foco em aquisição e consultor em novas
tecnologias. Atualmente vive em San Francisco onde acompanha in loco todas as
movimentações no Vale do Silício.
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