O
Centro de Cultura Musical investe em aprimorar a percepção musical de crianças
desde os primeiros meses de vida
A primeira infância, etapa dos dois aos seis anos, é uma das
fases mais importantes do desenvolvimento humano,
pois é nela que ocorrem as inovações radicais na
inteligência tanto por iniciativa própria, quanto por estímulos
externos, conforme afirma o psicólogo Jean Piaget.
Segundo
estudo realizado pelo Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), em parceria com o
Insper, “a Primeira Infância é um período crucial no qual ocorre o
desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais, bem como a aquisição de
capacidades fundamentais que permitirão o aprimoramento de habilidades futuras
mais complexas”.
A musicalização infantil desenvolve a apreciação musical e a sensibilização aos
sons que já existem ao seu redor trabalhando a habilidade criadora, desde os
primeiros meses. O estímulo musical, aumenta o comprimento dos feixes
cerebrais, acarretando na multiplicidade de habilidades como a audição,
cognição e até na ativação de conexões entre neurônios cerebrais.
“A musicalização infantil consiste em aprimorar a percepção
musical desde os primeiros meses do desenvolvimento cognitivo. O objetivo é
contribuir para o desenvolvimento intelectual das crianças, já que na primeira
infância, elas têm todas as “janelas das habilidades” abertas”, Afirma Amélia
Cruz diretora da CCM Perdizes.
Concentração
e Criatividade
A
música potencializa a plasticidade cerebral favorecendo conexões entre
neurônios na área frontal, relacionada a processos de memorização e atenção. A
prática musical desde a primeira infância desenvolve uma boa memória e a
capacidade criativa de improviso. Em idosos, a música favorece a prevenção de
Alzhimer, trabalhando a memória e o exercício mental.
Saúde
Mental
O
ensino musical também trabalha a autoestima, disciplina, superação de
barreiras, socialização e trabalho em equipe. A prática ajuda a criança a
superar seus limites e reconhecer suas forças e fraquezas. A prática com
instrumentos musicais também pode ser um grande aliado no combate à depressão,
estresse e ansiedade, melhorando o humor e ajudando na capacidade de
reconhecimento e resolução de problemas.
Autismo
e TDAH
A
música reforça áreas cerebrais que, na criança com TDAH, são fracas como o
córtex auditivo, visuo-espacial e motor do cérebro. Isso faz com que a criança
melhore sua capacidade de concentração, autoestima, autoexpressão e
desenvolvimento social. Em crianças com autismo, estímulos
musicais têm sido responsáveis por ativar regiões do cérebro associadas ao
processamento de emoções.
Desenvolvimento
Neuropsicológico
Desenvolver
habilidades musicais requer múltiplas funções cerebrais, tais como a função
auditiva, para executar e apreciar a harmonia, ritmo, timbre, som, silêncio e
demais propriedades sonoras; visual, na leitura de partituras, cifras e
reconhecimento espacial do instrumento; e cognitivas, para tocar o instrumento.
Dessa forma, a comunicação entre os dois lados do cérebro é estimulada,
explicando assim a sua relação com o raciocínio e a matemática.
Habilidades
de Liderança
O
estudo de instrumentos musicais pode desenvolver habilidades de liderança nas
crianças, justamente por trabalhar o equilíbrio, coordenação motora, autoconfiança,
concentração elevada, e raciocínio mais ampliado. Essas habilidades ajudam a
criança a melhorar seu desempenho também nos estudos escolares, e em seus
relacionamentos sociais.
Enriquecimento
Cultural
Ajuda a
criança a conhecer a diversidade de estilos musicais que existem no mundo, além
da história por trás de cada um deles. Põe o aluno em contato com diferentes
culturas, países, épocas e lugares, ajudando a enxergar a música como forma de
expressão de um momento ou grupo social.
Sensibilidade
Emocional
Outro
benefício, de extrema importância para o século da tecnologia, é que a música
ajuda a trabalhar e desenvolver os sentimentos, ajudando a explorar e
manifestá-los. Em um momento de individualismo e distanciamento, ter contato
com seus sentimentos e compartilhar com os demais é essencial.
“A
musicalização infantil consiste em aprimorar a percepção musical desde os
primeiros meses do desenvolvimento cognitivo. O objetivo é contribuir para o
desenvolvimento intelectual das crianças, já que na primeira infância, elas têm
todas as “janelas das habilidades” abertas”, Afirma Amélia Cruz Diretora do CCM
Perdizes
Centro de Cultura
Musical
Rua Ministro Godói, 556 -Perdizes - SP
Telefone: 3862-2944
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