Se você liderar uma organização por algum período de tempo, não há
escapatória: você vai lidar com as crises. A definição mais prática de crise é
quando nós olhamos uma situação e simplesmente não podemos dizer: vamos deixar
isso pra lá. Sua equipe não vai esquecer, você não vai esquecer, simplesmente
não é possível passar batido por ela. Quando isso acontece, você está em uma
crise e, como líder, precisa fazer algo a respeito.
Alguns líderes demoram a identificar quando esse momento chega e
muitas vezes relutam em aceitar o fato de que ele é parte do problema. Quanto
mais tempo você demorar para admitir seus erros, pedir desculpas e enfrentar os
problemas de frente, mais complexa será a crise que terá que lidar. E
permita-me ser bem transparente com você, se crises estão sempre acontecendo ao
seu redor, você é o problema.
A boa notícia é que é no momento de crise que o líder tem a maior
oportunidade de se destacar e mostrar a que veio. É nesse momento que a equipe
mais precisa do líder para desenvolvê-la. Pense bem, se a equipe já estivesse
totalmente pronta ou se não existisse crise, o líder não seria necessário.
Existem basicamente três tipos de líderes no tocante a crises.
Aqueles que percebem sua chegada com bastante antecedência e conseguem lidar
com ela antes que, de fato, se instale. Um segundo grupo que não percebe sua
chegada, mas assim que ela aparece consegue lidar de forma eficaz; e há um
terceiro grupo que é acertado em cheio e posto de joelhos e não sabe sequer de
onde veio o golpe. Meu objetivo é evitar que você caia no terceiro grupo.
Alguns passos são fundamentais para lidar com a crise de forma
eficaz. Ao colocá-los em prática, você não somente sairá mais rápido da crise,
como sairá mais forte.
1 - Descubra e defina o verdadeiro problema.
Conforme citado pelo especialista em liderança Max Dupree, “A
primeira responsabilidade de um líder é definir a realidade”. Muitas vezes
líderes se pegam apagando incêndio e lidando apenas com as consequências da
crise. Enquanto você não identificar o que está causando o fogo de forma clara
e objetiva, não poderá de fato extingui-lo. Nesse processo, é recomendável
buscar ajuda de líderes mais experientes. Você não é o único a passar por esse
problema, alguém provavelmente já passou e sobreviveu a ele. Quando você busca
a opinião de sua equipe e de líderes mais experientes, isso amplia sua gama de
ferramentas e então pode lidar com a situação de forma mais adequada. Como
disse Abraham Maslow, “Se a única ferramenta que você possui é um martelo, você
tenderá a ver todo problema como um prego.”.
2 - Seja rápido em agir.
Uma vez identificado o problema, velocidade se torna essencial.
Imagine por um momento uma aeronave em emergência. A velocidade dos pilotos em
tomar as devidas providências assim que identificam o problema será o fator
decisivo entre a morte e sobrevivência de todas as pessoas a bordo.
3 - Ofereça segurança por meio de sua confiança e presença
Líderes não lidam com a crise por detrás de suas mesas ou
trancados em seus escritórios. Eles entram em campo à frente de seu time. Para
transmitir a confiança necessária para que sua equipe permaneça com o moral
elevado, coloque sempre em prática os três pontos fundamentais: 1 -Saiba o que
você está fazendo, se sua equipe perceber que você está desorientado o pânico
se instalará. 2 -Tenha um plano, isso manterá a equipe produtiva e na direção
correta para fora de crise. 3 -Permaneça calmo, dessa forma você manterá os
ânimos sob controle e a confiança elevada.
4 - Simplifique os problemas
É fundamental desatar os nós e tornar as coisas mais claras e
fáceis de entender. Para simplificar, elimine as reações emocionais do
processo, principalmente as suas. Tratar uma crise com emoção é como tentar
apagar um incêndio com gasolina. Coloque o problema no papel e depois reescreva
de forma simplificada. Essa prática geralmente elimina o “sobre” da sobrecarga.
5 - Identifique e apoie os influenciadores
Para colocar esse passo em prática, faça as seguintes perguntas:
- Quem são as pessoas de maior influência? Lembre-se quando líderes falam, as pessoas escutam. Você precisa saber quem são os líderes de sua organização.
- O que essas pessoas pensam a respeito da crise?
- Algum desses líderes é parte da crise?
Peça ajuda para essas pessoas. Seu objetivo aqui é ter a maior
parte dos influenciadores do lado certo da crise.
6 - Decida dar um passo de cada vez
Apesar da velocidade ser fundamental no processo de resolução da
crise, dar um passo de cada vez é também um quesito indispensável. Você não
quer se atropelar no processo e acabar gerando novas crises por afobação. Por
esse motivo sempre coloque o primeiro passo em prática, avalie os resultados,
faça os ajustes e somente então dê o próximo passo. Dessa forma você terá um
resultado mais consistente e com maior possibilidade de sucesso.
Crises são inevitáveis. Se você é um líder, você terá que conduzir
sua equipe por várias delas ao longo de sua jornada. Ao fazê-lo, coloque esses
passos em prática e suas chances de sucesso aumentarão, mas acima de tudo,
nunca se esqueça de sua integridade no processo. Assim como ao espremer uma
laranja se obtêm o suco, ao se espremer um líder, o que há dentro dele vem para
fora. A crise não forma as pessoas, apenas às revela.
Ricardo
Resstel – Coach e palestrante com mais de 15 anos de experiência em
desenvolvimento de equipes, especialista em liderança e membro licenciado do
John Maxwell Team – a mais relevante equipe de formação de líderes do
mundo. www.ricardoresstel.com.br
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