"Quem quer
fazer algo encontra um meio, quem não quer fazer nada, arranja desculpas"
- Provérbio árabe
Este artigo inspira-se em várias ideias de líderes
e pessoas famosas. Seu objetivo é fornecer sugestões sobre como o Gestor de
Vendas deve agir em tempos de crise.
a) "Para começar, pare
de falar e comece a fazer." - Walt Disney
Fico impressionado com o número de pessoas que
parece ter prazer em falar sobre crise. Elas reclamam de tudo e de todos, tem
uma enorme facilidade para encontrar “culpados” e trocam dezenas de mensagens
pessimistas pelas mídias sociais. Tudo isso é inútil.
Não há dúvidas que a crise que vivemos hoje tem
suas origens e motivações. Mas você não vai mudar nada simplesmente reclamando.
O importante é passar uma mensagem otimista para equipe. Algo do tipo “não
podemos ignorar a crise, mas vamos trabalhar mais e mais, que tudo fica mais
fácil”. Também não adianta usar um linguajar otimista e não fazer nada mais.
Arregace a manga, meta a mão na massa, visite mais clientes, prospecte mais
intensamente, desenvolva novas habilidades negociais. Você vai ver que tudo vai
ser mais fácil se agir assim.
b) "Espíritos grandiosos
sempre encontraram oposição violenta de mentes medíocres." - Albert
Einstein
Tem gente que adora semear ventos para colher
tempestades. Como diz o prof. Marins, o mundo está claramente dividido em duas
categorias de pessoas: as que chegaram aqui trazidos no bico da cegonha e as
que vieram no bico do urubu.
Se as pessoas ao seu redor só falam de coisas
ruins, vou te dar um conselho: afaste-se delas. Pensamentos negativos atraem
coisas negativas. Simples assim. Fale de sucesso, festeje pequenas vitórias,
preserve o otimismo. Isso fará com que sua equipe mantenha a confiança na sua
própria capacidade de superar as adversidades. Lembre que o primeiro passo para
a vitória é acreditar nela.
c) "Comece por fazer o
que é necessário, depois faça o que é possível e em breve estará fazendo o que
é impossível" - S. Francisco de Assis
Por quantas crises você já passou? O que aprendeu
com elas? Será que você é realmente capaz de fazer o óbvio (no caso da área de
vendas, planejar, implementar e controlar resultados)? A quantas anda a sua
produtividade? Quanto tempo você perde nos “cafezinhos”, reclamando do mundo e
lamentando as vendas que você ou sua equipe não fizeram? Que novidades você
está levando para o mercado? Acredite, fazer essas coisas é mais do que
possível.
Agora vamos falar do que parece impossível. Alguns
acreditam que não dá mais para confiar em ninguém. Recentemente eu entrei em
uma churrascaria em Caxias do Sul, almocei e, de repente, me dei conta que
tinha esquecido a carteira no hotel. Preocupado e sem jeito, chamei o maitre
e expliquei a ele o que tinha acontecido, oferecendo deixar meu celular e
relógio em garantia até que fosse ao hotel pegar a carteira. Ele me olhou
sorridente e disse (provavelmente em função do meu sotaque) “amigo, aqui não é
o Rio de Janeiro. Vá tranquilo e se puder passar ainda hoje para pagar a conta,
ótimo.
Caso contrário, pague no dia em que estiver por estas bandas”. Aquilo
reafirmou a inabalável fé que tenho no ser humano. Por maior que seja a crise,
continuo acreditando nele.
d) "O pessimista pede
emprestado problemas; o otimista empresta encorajamento." - William Arthur
Ward (administrador e professor americano)
Coragem talvez seja uma das coisas que mais falta
às pessoas nos dias de hoje.
Basta entrar numa “rodinha” e rapidamente você vai
constatar que todos estão muito amedrontados. É medo de perder o emprego, de
não ter dinheiro para pagar as contas, de não poder manter o filho no colégio
particular e por aí vai. Isto também deve estar acontecendo com a sua equipe de
vendas.
Como gestor, você tem a obrigação de manter o
otimismo e contagiar a todos com sua confiança. Use mensagens animadoras,
procure encontrar sempre o lado positivo das questões. Você verá que isso vai
fazer toda a diferença.
e) "Pessoas com metas
triunfam porque sabem para onde vão. É tão simples como isso." - Earl
Nightingale (escritor americano)
Metas e objetivos são essenciais para o sucesso de
um profissional da área comercial. Mas lembre-se de que é preciso que sejam
específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e corretamente definidos no
tempo. Neste momento não há espaço para números “chutados”. É preciso dizer à
equipe o que se espera dela e, principalmente, delinear os caminhos necessários
para chegar aonde se quer chegar. Lembre-se que nas crises é que os grandes
líderes são postos a prova. Isso significa que é preciso estar o tempo todo no
campo de batalha, orientando os exércitos para garantir a vitória.
f) "Mostre-me um homem
acomodado e eu mostro-lhe um fracassado" - Thomas Edison
Trabalhar, trabalhar e trabalhar mais ainda. É isso
que vai nos tirar da crise. Simples assim.
g) "Deem-me seis horas para
cortar uma árvore e eu gastarei a primeira hora a afiar o machado" -
Abraham Lincoln
Adoro essa frase do presidente americano que
libertou os escravos. É isso mesmo. Não adianta começar a fazer as coisas sem
se preparar para que elas deem certo. Acredito piamente que o segredo do
sucesso é um só: planejamento. Quanto mais você planeja, mais rápida e melhor é
a execução.
h) "Obstáculos são as
coisas assustadoras que você encontra quando desvia os olhos do seu sonho"
- Henry Ford
Você quer ser bem sucedido? Quer progredir na vida?
Quer ganhar dinheiro e ser respeitado por quem trabalha com você? Então acredite
em si mesmo, invista no seu crescimento profissional, encontre razões para
fazer as coisas e, acima de tudo, continue a trabalhar cada vez mais.
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