A pressão pode vir de exigências legais, por meio
dos consumidores ou até pela necessidade de reduzir custos, mas não importa, as
organizações que buscam a solidez e perenidade devem ter em seu escopo ações e
estratégias que foquem no respeito à sociedade e ao meio ambiente. Investir em
ações sustentáveis não é mais uma escolha das empresas, e sim uma obrigação.
Por não conseguirem mensurar os benefícios de forma
simples e direta, percebe-se ainda relativa resistência na adoção de ações
efetivas, em grande parte, por pequenas e médias empresas. Contudo, a fim de
assegurar e propiciar seu crescimento, é cada vez maior o engajamento, por
questões práticas de mercado, as empresas se veem desafiadas à adaptarem seus
valores corporativos até para que estejam inseridas na cadeia da
sustentabilidade.
Isto se dá pela imposição de um grupo cada vez
maior de corporações que, preocupadas em fortalecer e exponenciar suas práticas
de sustentabilidade, estabelecem níveis de expectativa e qualificação de seus
fornecedores, parceiros e colaboradores, exigindo evidências de seu
comprometimento com ações sustentáveis.
As empresas se deparam com o desafio de
compatibilizar a cultura da sustentabilidade por meio de rotinas operacionais
inseridas no seu dia a dia que evidenciem o seu real comprometimento com a
causa, além disso é também uma forma de assegurar o equilíbrio
econômico-financeiro que retroalimente e estabilize os processos de forma linear
e contínua.
Além de se preocupar com o meio ambiente, é
imprescindível que a empresa sustentável também desencadeie iniciativas em prol
da comunidade que vive ao seu redor, implementando políticas que ajudem no
desenvolvimento comunitário em seus diversos aspectos.
Respeito aos seus colaboradores associado a um
ambiente corporativo saudável e com oportunidades de crescimento,
desenvolvimento pessoal e profissional, também compõem práticas a serem
perseguidas pela empresa sustentável.
Simples gestos como optar por folhas de sulfite
recicladas, trocar o uso de copos descartáveis por copos de vidro e separar o
lixo reciclável do orgânico são convertidos em poderosas ferramentas culturais
de grande impacto dentro das organizações.
Identificar tecnologias mais eficientes que
diminuam os desperdícios e possam reduzir o impacto ao meio ambiente com a
correta e adequada destinação dos rejeitos relacionados a sua produção seria um
exemplo de como é possível alinhar boas práticas aos resultados proporcionando
ao seu negócio maior equilíbrio financeiro.
A empresa que se posicionar antecipadamente com
práticas que levam em conta os diferentes públicos com quem se relaciona
certamente disporá, além de relevante diferencial competitivo, um enorme ganho
de imagem e reputação.
Prova disso é que as marcas mais valiosas do mundo
têm em sua estrutura políticas diferenciadas envolvendo desde o atendimento ao
consumidor ao meio ambiente. Não é à toa que empresas como Facebook e Amazon
estão no topo. Companhias que buscam caminhos éticos e equilibrados chegam na
frente. É um caminho sem volta em prol da perenidade.
Egton Pajaro, empresário
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