Modelo de negócio já
definido e lucratividade em dólar chama atenção de empresários
Franquia é um modelo de negócio que já possui um
planejamento pronto e uma marca reconhecida pelo seu consumidor, garantindo
solidez e rentabilidade financeira. E aqueles que se lançam no mercado
americano, além do apoio do franqueador, têm a sua lucratividade em dólar e
também podem solicitar um visto de permanência.
De acordo com Daniel Toledo, advogado especialista
em direito de imigração, negócios, e diretor da Loyalty consultoria, para quem
deseja investir neste segmento há diversos formatos e custos disponíveis. Mas
antes da implantação, é preciso traçar um estudo aprofundado, levando em
consideração o local, área de atuação, autorização, registros e pesquisas para que
a empresa possa funcionar. "A sugestão é que o investimento seja a partir
de 100 mil dólares, para que a empresa tenha uma estrutura sólida",
destaca.
Segundo o consultor, outra vantagem das franquias é
que mesmo em caso de recessão, a maioria consegue seguir em frente com as suas
atividades. " Boa parte dos investidores buscam essas redes pela
segurança. Quando você faz parte de um grupo, são vários profissionais, e de
diversas áreas, que sempre ofertarão uma solução prática. A criatividade coletiva,
muitas vezes, traz resultados melhores e mais rápidos", aponta Daniel.
A Loyalty já atendeu mais de 23 processos de
franquias brasileiras nos Estados Unidos, cinco em Portugal, duas na Itália e
uma na Espanha. " A nossa equipe já planejou o processo de empresas também
na Florida, Texas e Nova York. Comidas brasileiras, em especial doces e
salgados, são as preferidas dos investidores", avalia Toledo.
Muitos acreditam que o estado da Flórida seja o
local ideal, seja pelo clima ou pela quantidade de latinos e brasileiros, mas
Daniel explica que nem sempre esses fatores devem ser levados em consideração
no momento de implantar um negócio. "A equipe de multiprofissionais tem o
papel justamente de encontrar o equilíbrio entre o que o cliente deseja e o
melhor para o negócio. Conciliar os dois pontos seria o plano ideal, porém, é
preciso ter consciência de que o sucesso vai depender da saúde financeira da
empresa. Além disso, há outras possibilidades que podem tornar o custo mais
acessível", avalia o consultor.
A legislação Americana é mais permissiva e menos
burocrática do que a Brasileira. Há coisas que são permitidas nos EUA, que a
burocracia brasileira veta.
Além de ganhos em dólares e o respaldo de uma
economia forte, abrir uma franquia pode render um visto de permanência. "O
investimento pode culminar em uma permanência, mas vale lembrar que cada caso
deve ser analisado de forma única e por um profissional habilitado e com
experiencia comprovada", destaca.
Daniel Toledo -
advogado e sócio fundador da Loyalty Miami. A consultoria que atua há 11 anos no segmento de
obtenção de vistos e transferências de executivos realiza, em média, cinco
atendimentos por dia. Em 2016, foram mais de 150 processos.
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