Empresas
que buscam qualidade em seus resultados precisam contar um time de alta
performance e produtivo. Para isso, uma série de medidas que aumenta a produtividade
dos colaboradores no ambiente corporativo deve fazer parte do cotidiano.
Visando
melhorar esse cenário recorrente em médios e grandes negócios, identificamos
cinco fatores que influenciam diretamente na produtividade no trabalho.
Confira!
1. Ter uma boa gestão do tempo
O
gerenciamento do tempo não está associado a um horário rígido. Oferecer
flexibilidade aos colaboradores permite que eles possam identificar as
prioridades do dia e realizar as atividades de forma mais eficaz. Além disso, é
preciso levar em conta que muitas vezes alguns fatores que influenciam essa
gestão não dependem dos próprios funcionários, como um número excessivo de
reuniões, equipamentos inadequados, ambiente prejudicial, etc. A melhora desse
cenário fará com que a empresa compreenda os obstáculos e crie medidas para
eliminá-los, visando o aumento da produtividade corporativa.
2.
Utilizar recursos de automação
O
uso de ferramentas de automação permite otimizar o que é realizado manualmente.
Assim, algumas tarefas podem ser feitas por softwares especializados, deixando
o funcionário com mais tempo para atividades estratégicas. No setor de estoque,
por exemplo, ao invés de o colaborador ter que preencher à mão as entradas e
saídas, um programa pode fazer o controle de estoque, em tempo real, com mais
assertividade e em menos tempo.
3.
Usar aplicativos e extensões
Existem
soluções disponíveis no mercado que são úteis na rotina das equipes. Os
aplicativos e extensões do Google, por exemplo, devem ser usados de forma
positiva e consciente pelos funcionários, para que possam auxiliar processos
colaborativos, de forma a diminuir a necessidade de deslocamentos entre
departamentos, e otimizar a gestão do tempo, aumentando a produtividade da
equipe.
4.
Manter um ambiente de trabalho agradável
Um
aspecto fundamental para aumentar a produtividade está associado à qualidade e
adaptação do espaço corporativo. Provavelmente, um local inadequado, com
barulho excessivo, má iluminação, entre outros, afetará diretamente o
desenvolvimento das atividades ao longo do dia.
5.
Conhecer e aplicar recursos inovadores
As
novas tecnologias estão disponíveis para agregar ao ambiente profissional. Uma
delas é o cloud computing
(em inglês, computação em nuvem), que aumenta a estabilidade das plataformas e
sistemas usados, impedindo tempo ocioso com problemas relacionados aos
softwares e hardwares. A ferramenta também possibilita maior facilidade e
agilidade na colaboração entre profissionais e departamentos. Ao auxiliar no
trabalho integrado e comunicação empresarial entre as equipes, a companhia
permite melhorar o cumprimento de prazos e diminuir conflitos internos.
Cláudio
Santos - CEO da Santo Digital, empresa líder em Google Cloud e G-Suite. – www.santodigital.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário