A vida estudantil tem seus desafios, sendo o maior de todos a
escolha da carreira. É uma decisão que vai definir toda uma vida e o
impacto de uma escolha equivocada neste momento decisivo da vida de todo o
estudante é a frustração.
A lista de fatores que remetem às escolhas equivocadas incluem:
A lista de fatores que remetem às escolhas equivocadas incluem:
- Medo do fracasso
- Incerteza do que querem
-
Ansiedade e tomada de decisão por impulso e
- Falta de conhecimento de si mesmo
A Master Coach, Bianca Caselato, aponta esses fatores como os maiores inimigos da escolha certa de uma profissão:
“A falta de confiança em si mesmo gera o medo que gera ansiedade e como consequência a paralisação, correndo um risco muito grande de virar reféns de seus medos caindo em uma poderosa armadilha, a zona de conforto.”
Como fazer então para que estudantes não optem por carreiras que não fazem parte do perfil deles? Para a especialista não há dúvida que os jovens são influenciados pelo meio em que vivem e não conseguem discernir o que é talento e aptidão do que é pressão social e familiar. Muitas vezes, a decisão por uma carreira é feita para agradar os outros, desagradando a si mesmos justamente por não saberem exatamente quem são e o querem para suas vidas:
O papel da família
E não se engane. A pressão por parte da família influencia nas más decisões, pois a família tem uma função fundamental na vida de um jovem que ainda está se afirmando na sociedade:
“Tudo o que os estudantes precisam é de orientação e autonomia e esta autonomia muitas vezes lhes é roubada na própria infância, gerando as inseguranças e fazendo com que sintam a necessidade constante de apoio familiar. Acontece que esse suposto apoio muitas vezes lhes é negado em forma de repressão.”
Coaching para jovens é solução
No processo de coaching para jovens, o profissional coach tem justamente o papel de descobridor de talentos, potencializador e principalmente o de apoiador para que este jovem vá na direção correta de seus objetivos. Bianca lembra que o principal interessado é que viverá naquela profissão é o estudante, e não seus familiares, portanto as consequências de infelicidade ou felicidade profissional serão somente dele e de ninguém mais:
“O que é felicidade para mim nem sempre é para você, sendo assim precisamos dar autonomia aos jovens para que eles saibam quais as consequências que estão dispostos a encarar no futuro. Quando o jovem não se descobre a uma forte tendência a ser um adulto frustrado ou desistir com mais facilidade, o tornando dependente e infeliz.”
Bianca reforça que quando familiares tentam influenciar, geralmente não pensam no mal que podem fazer aquele jovem - mesmo com uma intenção positiva de ajudar, são fatores de grande influência negativa na construção profissional de um jovem em fase de escolha de carreira.
Ajuda profissional
Quando o estudante começa a ingressar no ensino médio já é
interessante a ajuda profissional. Bianca explica que saber com certeza o que
este jovem quer ser para o resto de sua vida, o ajuda a ter uma motivação
necessária até mesmo nos estudos pré-vestibulares que roubam muita energia:
“Se o estudante não estiver muito certo do que ele quer para vida dele, esse estudo pode ser muito desgastante e até desencadear doenças emocionais. É necessário traçar um objetivo claro e que venha de dentro para fora, para que este jovem encare os sacrifícios necessários para ter uma recompensa para o resto da vida.” conclui Bianca Caselato.
“Se o estudante não estiver muito certo do que ele quer para vida dele, esse estudo pode ser muito desgastante e até desencadear doenças emocionais. É necessário traçar um objetivo claro e que venha de dentro para fora, para que este jovem encare os sacrifícios necessários para ter uma recompensa para o resto da vida.” conclui Bianca Caselato.
Bianca Caselato é Master Coach formada em Administração de
Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Faculdade de Estudos Sociais do
Paraná- FESP. É especialista em SELF coaching, Executive Coaching e Master
Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, com certificação internacional,
pela ECA - European Coaching Association, GCC- Global Coaching Community, BCI-
Behavioral Coaching Institute e IAC – International Association of Coaching. Após
uma bem sucedida carreira dentro de instituições bancárias, Bianca Caselato
começou a atuar há dois anos em seu escritório Bianca Caselato Coaching com
palestras motivacionais, coaching individual e empresarial com acompanhamento e
diagnóstico de empresas de todos os portes.
Bianca Caselato Master Coach Trainer
Rua Padre Anchieta, 2540 - Sala 1115, Champagnat - Curitiba,
Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário