Pesquisar no Blog

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Estudo aponta risco em adoçante à base de sucralose em bebida quente - Cuidado com o adoçante!



Unicamp aponta risco em adoçante à base de sucralose em bebida quente Uma pesquisa realizada pela Unicamp, em Campinas (SP), mostra que o uso de adoçante à base de sucralose pode fazer mal quando misturado com alimentos quentes. Pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas descobriram que quando aquecida, a molécula sofre mudança na estrutura e libera susbtâncias tóxicas.

A sucralose é um derivado do próprio açúcar da cana, mas com moléculas modificadas através de processos químicos. Ela é um dos adoçantes mais consumidos no mundo. No entanto, apesar dos rótulos informarem que ela pode ser utilizada em bebidas quentes como chás e cafés, os pesquisadores descobriram que quando aquecida a 90ºC por mais de 15 minutos, sua composição se transforma.


Transformação
Isso acontece porque existe um processo de combustão de matéria orgânica. Se decompôs, carbonizou, e nessa carbonização, nessa decomposição os compostos foram então transformados. Os testes realizados em laboratório mostraram que a sucralose aquecida liberou substâncias tóxicas e cumulativas no organismo. As principais foram os "HPAs", que são os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias semelhantes as encontradas na gordura do churrasco e com grande potencial cancerígeno.


Cuidado com o adoçante!

Os adoçantes são utilizados em substituição ao açúcar, com o objetivo de emagrecer, ou até mesmo reduzir os níveis de glicose na corrente sanguínea. Contudo, é necessário alertar que eles são produtos artificiais e podem trazer uma ação tóxica para o organismo. O uso em excesso desse produto e a escolha da substância pode ocasionar alguns efeitos adversos na saúde. Na verdade, tudo que é consumido pelo indivíduo deve basear-se no equilíbrio, na relação de proporção entre o que é ingerido.

Paula Castilho, nutricionista da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, dá dicas de como usar e substituir o adoçante. “As pessoas que necessitam do uso dos adoçantes por questões de obesidade, alguma patologia como diabetes ou preocupados com a estética, geralmente o utilizam sem nenhuma restrição e acreditam que essa atitude não poderá prejudicá-lo futuramente”, explica Paula.

Existem vários tipos de substâncias que compõem os adoçantes artificiais, entre elas podemos destacar a sacarina, o ciclamato e o aspartame.

A sacarina é um dos mais conhecidos entre os tipos de adoçantes presentes no mercado. Ela é composta por enxofre e nitrogênio. No passado, pesquisadores alertaram para o perigo no uso dessa substância, uma vez que esta poderia estar relacionada com o surgimento de câncer de bexiga em ratos. Além de, conter sódio e devem ser evitados por pessoas hipertensas.

Já o uso do aspartame pode estar associado ao surgimento de doenças como Mal de Alzheimer e doenças de Parkinson. Ainda pode-se relacionar o uso de adoçantes ao surgimento de câncer. Obesos: o aspartame faz com que deseje carboidrato e engorde. Grávidas: o aspartame causa malformação fetal. Pais: podem oferecer adoçantes a crianças com diabetes ou com sobrepeso, porém o seu consumo é calculado de acordo com peso. Cuidado.

Além disso, o “açúcar” contido nos adoçantes acaba por mascarrar a quantidade real de calorias ingeridas pelo nosso corpo, dessa forma o organismo passa a associar o sabor doce com uma baixa ingestão de calorias, sendo que o correto seria associá-lo a um aumento no número de calorias ingeridas.

Consequentemente o efeito emagrecedor dos adoçantes pode ser revertido em um ganho de peso. Porém, deve-se destacar a importância dos adoçantes para diabéticos, por exemplo.

O consumo de adoçantes não deve ser em excesso, o usuário deve levar em consideração as quantidades recomendadas e as indicações quanto ao uso do produto, dessa forma evita-se possíveis problemas relacionados ao uso dos adoçantes.

O consumo de açúcar é extremamente restrito e deve ser controlado. Proibido para diabéticos- devido ao aumento da insulina- e usado com cautela para quem quer perder peso.

A sacarina, também conhecida de açúcar para diabéticos foi o primeiro substituto artificial do açúcar. Ela é feita da destilação do carvão, e é sintetizada do ácido toluenossulfônico (derivado da indústria petrolífera). Ciclamato e sacarina de sódio são derivados do ciclo hexioamina (um dos compostos do petróleo). O ciclamato foi proibido nos estados unidos por suspeitar ser a causa de câncer na bexiga. Sem comprovação científica, o produto voltou a ser consumido.


Adocantes Naturais
Opte sempre pelosadoçantes naturais, são extraídos das frutas, do mel, plantas. São derivados da frutose (frutas e mel), sorbitol (frutas e algas).

Estévia: é o mais indicado, porém sem aditivos com esteviosídios. Consumir o mais puro possível.

Sucralose: Adoçante de baixa caloria, não causa cárie, indicado para crianças e grávidas.

Açúcar mascavo: açúcar integral, com vitaminas e sais minerais derivados do caldo de cana. Quanto mais escuro for, mais rico em nutrientes é.  Não possui aditivos derivados do intenso refinamento tornando-o mais compacto e natural.

New Sugar: Criado pela equipe da faculdade de engenharia de alimentos da Unicamp, além de não ter calorias, não causa cáries e ainda melhora a flora intestinal. O adoçante tem sabor semelhante ao açúcar refinado e pode ser usado da mesma forma.

Preste mais atenção nos rótulos dos produtos às vezes têm produtos muito semelhantes no mercado, mas quando olhamos sua composição, eles são totalmente diferentes. Faça a escolha certa. Seu organismo agradece!




Paula Castilho- Nutricionista da Sabor Integral


Paula Fernandes Castilho
Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP Capacitada em Fitoterapia em Nutricosméticos. Diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados