Pesquisar no Blog

quinta-feira, 17 de março de 2016

Efeitos do câncer





Marcas no corpo, na mente e na alma

Medo, queda de cabelo, insegurança, infertilidade, mudanças nos sistemas corporais são algumas das prováveis consequências de quem enfrenta algum tipo de câncer. A vida, as relações com as pessoas, o corpo e o emocional mudam após o diagnóstico da doença. Para cada parte do processo de tratamento, batalhas têm que ser vencidas e o importante é saber que as pessoas reagem de formas diferentes à situação. A comunicação com o médico é a melhor forma de minimizar os efeitos.
A cada ano novos casos são confirmados. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) preveem, para 2016, aproximadamente 600 mil novos casos da doença no Brasil. No processo da detecção do câncer os comportamentos podem ser diferentes de pessoa para pessoa. Ter apoio da família e dos amigos também determina e marca a vida de quem está com a doença. Nesta etapa, prevalece a união das pessoas, o pensamento do significado da vida e a vontade de viver.
O início da luta para a cura é mais um passo importante na reconstrução do ser humano. O médico vira um amigo e tudo tem um novo significado, valoriza-se mais a vida e as pessoas que se ama. Os principais tratamentos são a cirurgia, radioterapia e a quimioterapia. Cicatrizes, perda de cabelo e enjoos são as principais características desta fase, podendo ter outras reações ou não.
Depois de todos estes processos, existirá um novo ser humano, com marcas de quem venceu uma das batalhas da vida. Passar por este processo não é para qualquer um, mas os que passam valorizam a experiência. “A prevenção ainda é a melhor forma de diminuirmos a incidência de câncer no país e os sofrimentos físicos e emocionais que a doença traz. Hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, exercícios físicos e acompanhamento médico ajudam no diagnóstico precoce”, afirma o médico oncologista Dr. Amândio Soares, da Oncomed BH.

Veja abaixo as melhores formas de se prevenir contra o câncer:

Prevenção

1. GORDURA CORPORAL - Mantenha-se no peso ideal para sua altura.
2. ATIVIDADE FÍSICA - Mantenha-se fisicamente ativo, por pelo menos 30 minutos todos os dias.
3. ALIMENTOS E BEBIDAS QUE PROMOVEM O GANHO DE PESO - Evite bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos artificiais) e limite o consumo de alimentos e bebidas de alto valor calórico.
4. ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL - Coma mais alimentos de origem vegetal, como hortaliças, frutas, cereais e grãos integrais.
5. ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL - Limite o consumo de carnes vermelhas e evite carnes processadas (embutidos em geral).
6. BEBIDAS ALCOÓLICAS – Limite o consumo de bebidas alcoólicas. Se for consumi-las, consuma no máximo duas doses ao dia se for homem e a uma dose se for mulher.
7. PRESERVAÇÃO, PROCESSAMENTO E PREPARO - Limite o consumo de alimentos salgados e de comidas industrializadas com sal. Cuidado com cereais e grãos mofados.
8. SUPLEMENTOS ALIMENTARES - Não use suplementos alimentares para se proteger contra o câncer. Tenha somente a alimentação como objetivo de alcance das necessidades nutricionais.
9. AMAMENTAÇÃO -  As mães devem amamentar as crianças até os seis meses.
10. SOBREVIVENTES DO CÂNCER – Siga as recomendações de prevenção do câncer.



Oncomed - Centro de Prevenção e Tratamento de Doenças Neoplásicas
Telefone: 31 3299 1300
Rua Bernardo Guimarães, 3106 – Barro Preto - Belo Horizonte – MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados