Pesquisar no Blog

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Câncer de bexiga também dever ser tema da campanha Novembro Azul


Médico do Hospital Samaritano de São Paulo chama atenção para outros tipos de câncer e a importância do diagnóstico precoce
No mês que celebra o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, especialistas do Samaritano enxergam campanhas do Novembro Azul como uma ótima oportunidade para a conscientização do público masculino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças do gênero. É o caso do câncer de bexiga, tumor com poder de letalidade maior do que o de próstata.
De acordo com o Dr. Alexandre Crippa, coordenador do Núcleo de Urologia do Hospital Samaritano de São Paulo, o tumor na bexiga é o nono câncer mais comumente diagnosticado no mundo, com mais de 330 mil novos casos e mais de 130 mil mortes por ano. “No Brasil, o índice de 2014 já alcançou mais de 9 mil diagnósticos positivos”, sinaliza o especialista.
O câncer de bexiga acomete homens com idade média de 70 anos. Porém, estudos e experimentações epidemiológicas permitiram identificar alguns fatores de risco relacionados com o desenvolvimento de câncer de bexiga. O tabagismo é o principal deles com uma estimativa de ser o responsável em 60% dos casos em homens. Os fumantes apresentam incidência deste tumor até quatro vezes maior em comparação com não-fumantes. “Outro fator de risco está ligado a pessoas que trabalham em fábricas de borrachas, couros, tintas e corantes devido à exposição a aminas aromáticas e derivados do benzeno”, alerta o Dr. Crippa.
Como não existe a possibilidade de realizar qualquer autoexame, o médico do Hospital Samaritano ressalta a importância de ir ao urologista periodicamente para prevenir ou diagnosticar a doença. “Com exames de Urina 1, Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada e/ou Cistoscopia é possível identificar a anomalia. Quando detectado, 70% dos casos possui tumor superficial que pode ser tratado com cirurgia minimamente invasiva via uretral. Apenas 30% requer maior intervenção e até quimioterapia”, explica o urologista.
Sinais e sintomas 
- Sangramento na urina;
- Dor e sensação de queimação ao urinar;
- Necessidade urgente e frequente de urinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados