Pesquisar no Blog

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Diagnóstico precoce evitaria 50% dos casos fatais de câncer de próstata




Identificação no início da doença leva à cura em 85% dos casos. No Brasil, são 70 mil casos novos
no ano de 2014

 Depois do Outubro Rosa, dedicado às mulheres, chega o Novembro Azul, mês que tem como tema a conscientização sobre o câncer de próstata, doença que atingirá somente este ano 70 mil homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). É o que mais acomete os homens, excluindo-se o de pele não melanoma, e fatal em 15 mil casos, anualmente. Estima-se, porém, que mais da metade desses casos poderia ser evitada por meio do diagnóstico precoce. “O câncer de próstata não tem sintomas definidos, o que dificulta a percepção da doença. Também pode ser confundido com o crescimento prostático benigno que todo homem tem após certa idade”, explica dr. Reinaldo Uemoto, urologista do Hospital Santa Catarina. O diagnóstico precoce aumenta em 85% dos casos de neoplasia prostática.

Os sintomas mais comuns da doença são a diminuição do jato urinário e o aumento da frequência de idas ao banheiro durante o dia e no meio da noite. Isso serve tanto para os casos de diagnóstico de câncer quanto para o crescimento benigno da próstata. Mas, quando a doença está em estágio avançado, pode apesentar dores ósseas intensas na coluna.

Exames e idade
Recomenda-se que os homens acima dos 50 anos façam exames de próstata anualmente. Pacientes com casos de câncer na família, seja pai ou mãe, devem começar a rotina aos 45 anos. “Os tumores de mama e de próstata são bem parecidos. São causados por hormônios dependentes que aumentam a possibilidade de os filhos desenvolverem a doença. Quando diagnosticado precocemente, o câncer não metastático tem alto índice de cura”, conclui Uemoto.

O exame de toque, que ainda gera receio em alguns homens, é o mais eficaz na prevenção do câncer de próstata. No Brasil o preconceito masculino vem diminuindo com ajuda das campanhas educativas, como o Novembro Azul, que contribuem para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e o alto índice de chances de cura. Hoje há consenso entre os urologistas de que só o exame de sangue, o antígeno prostático específico (PSA) não é eficaz.  Na detecção desse tipo de câncer, o exame de toque associado ao PSA ajuda na localização de nódulos. 

Fatores de risco:
·         Genético
·         Tabagismo – aumenta a agressividade do câncer
·         Consumo de carnes gordurosas de origem animal – aumenta o risco de câncer. As dietas ricas em grãos podem diminuir os riscos de câncer de próstata  

Apoio humanizado
O Hospital Santa Catarina, reconhecido por sua atuação em cirurgia de alta complexidade e nas especialidades de oncologia, neurologia, cardiologia, ortopedia e cirurgias do aparelho digestivo, além de saúde da mulher e pediatria, dispõe de um centro de oncologia dentro do próprio hospital.
Com setores especializados para tratamento ambulatorial e internação, o Centro de Oncologia dispõe de acomodações pensadas de forma a proporcionar conforto, bem-estar e privacidade ao paciente.  Oferece modernas e precisas terapias, como, por exemplo, a radioterapia guiada por imagens (IGRT), um procedimento que diminui significativamente a radiação sobre tecidos sadios e permite doses mais altas na área a ser atingida pelo tratamento. Os profissionais, especializados no tratamento oncológico, oferecem apoio aos pacientes e familiares, que contam ainda com uma equipe de psicologia, sempre disposta a atender, a fim de minimizar os impactos psicológicos causados pela doença.
À medida que o tratamento em busca da cura perde efetividade, aumenta a importância dos cuidados paliativos, prática multiprofissional consolidada em diversos países da Europa e nos Estados Unidos, e abordada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde a década de 90. Para o Hospital Santa Catarina, a avaliação e o manejo biológico, psicológico e social do sofrimento relacionado à doença dos pacientes são essenciais para uma assistência de qualidade, mais humana e espiritualizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados