Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Especialista defende que é possível impedir o câncer de pele




Para Marcus Maia, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a população deve
 se conscientizar sobre os riscos da exposição ao sol e aderir à proteção solar

Com a aproximação do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele (29/11), a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) reuniu especialistas, durante seminário essa semana em São Paulo, para debater os mitos e as verdades em relação ao uso de protetor solar.
De acordo com Marcus Maia, coordenador do Programa de Combate ao Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é possível impedir que o câncer de pele ocorra. Considerando que a doença é causada pela exposição excessiva ao sol, o especialista recomenda que as pessoas façam a efetiva proteção solar. “Em relação ao câncer de pele não existe fatalidade. É preciso ter consciência e se proteger”, diz Maia.
Para o médico, a proteção solar é um conjunto de atitudes. Além do uso de filtro solar adequadamente, é importante utilizar chapéu ou camiseta e ficar na sombra. “As cores azul e vermelha produzem uma proteção solar eficiente”, complementa.

Zona de risco
De acordo com o médico, as pessoas que possuem mais risco para desenvolver um câncer de pele são aquelas: 
- com pele, cabelo e olhos claros;
- com pintas;
- que já tiveram queimaduras solares;
- com sardas;
- que já tomaram sol sem proteção;
- que trabalham em ambiente fechado e se expõe ao sol aos fins de semana;
- com idade mais avançada;
O especialista ressalta ainda que o fator idade também é fundamental. “Com a longevidade, nota-se que há um aumento da incidência de câncer e doenças cardiovasculares”, afirma.

Diferença entre UVA e UVB
Os protetores solares informam muitas vezes no rótulo que possuem fatores de proteção UVA e/ou UVB. Mas qual é a diferença?
Maia explica que existem três tipos de radiação ultravioleta (UV) emitidas pelo sol, classificadas como A, B e C. Mesmo com a camada de ozônio protegendo a entrada da radiação, dependendo da posição do sol, é possível infiltrar o UVA e o UVB, ambos causadores do câncer de pele.
O UVB é o causador da queimadura solar, ou seja, a vermelhidão da pele. E o UVB é o grande causador do envelhecimento da pele. Ambos têm a capacidade de deslocar elétrons, mexer com o DNA e com a proliferação celular, gerando a possibilidade de desenvolvimento do câncer de pele.

Por que usar filtro solar?
A mesma radiação que contribui para a produção de vitamina D também é causadora de câncer da pele, queimadura, reações fototóxicas junto com limão, imunossupressão, envelhecimento e catarata.

SERVIÇO:
No dia 29, a Sociedade Brasileira de Dermatologia disponibilizará cerca de quatro mil médicos voluntários. Serão ao todo 136 postos distribuídos pelo Brasil que realizarão atendimento simultâneo para análise, diagnóstico e posterior tratamento do câncer de pele, das 9h às 15h, ininterruptamente, em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação. Nos postos, também estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre como suspeitar do câncer da pele.
Para saber o posto de atendimento mais próximo da sua casa basta acessar o site: http://www.sbd.org.br/acoes/dia-de-combate-ao-cancer-da-pele/. Outra opção é ligar para o 0800-701-3187

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados