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segunda-feira, 23 de maio de 2022

Especialista internacional chama atenção para importância da gestão marca pessoal por parte dos profissionais liberais

Profissional liberal tem características diferentes do profissional autônomo; especialista internacional dá dicas de como fortalecer marca pessoal

 

Ter conhecimentos em gestão, administração, comunicação, jurídico, marketing e vendas, entre outros. Embora esses temas sejam pouco comentados, essa é a realidade que vivenciam muitos profissionais liberais que fazem tanto as atividades burocráticas como as técnicas inerentes a sua atividade profissional. E debater o profissionalismo liberal, que tem seu dia celebrado em 27 de maio, é essencial para a especialista internacional em Personal Branding, Daniela Viek.  

Nos tempos atuais, é cada vez mais comum os trabalhos sem vínculos empregatícios, os famosos freelas (trabalhos temporários). Esse tipo de contratação é feito tanto por empresas, dos mais diversos portes, como também, por profissionais autônomos e liberais. 

Daniela, explica que são muitos os desafios no mercado de trabalho, principalmente para os profissionais liberais. “Há mercados mais competitivos que outros, logo, o profissional liberal que entender que precisa considerar sua marca pessoal no desenvolvimento de sua carreira, poderá obter vantagem competitiva diante dos demais que não. Lembrando que profissionais liberais não podem ser Microempreendedor individual (MEI)”. 

Algumas das categorias profissionais liberais mais conhecidas são os administradores, advogados, engenheiros, médicos, entre outros. De acordo com a Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), no Brasil há 55 categorias de Profissionais Liberais e cerca de 15 milhões de profissionais em todo o País, em 2022.

 

Apoio personalizado

Com a pandemia do Covid-19, o trabalho remoto virou realidade e, automaticamente, trouxe oportunidades a nível global para muitos profissionais liberais. Ao mesmo tempo que, diversos profissionais sentiram dificuldades, procurando então auxílio profissional especializado para serem mais competitivos no mercado. 

Para muitos profissionais liberais, a maior dificuldade está na tomada de decisão assertiva (não querem perder tempo e nem dinheiro). “Diferente de uma grande empresa, os profissionais liberais possuem recursos limitados para investir e precisam de um especialista para ajudá-los nas ações que trarão estes resultados para seus negócios. Como uma profissão e processo multidisciplinar, o Gerenciamento de Marcas Pessoais (Personal Branding) envolve muitas temáticas, entre elas: Identidade, Imagem, Reputação, Competências, Metas e Objetivos, Networking, Posicionamento Digital, Comunicação, Storytelling, Pitch, Planejamento e Gerenciamento... etc.”, destaca Viek. O mesmo pensamento é validado pela psicóloga organizacional, Leidiane Martinez, da Core Psicologia. “Muitos profissionais precisam melhorar suas habilidades, mas falta uma gestão mais consciente da marca pessoal porque apesar de saber o que precisa melhorar não o fazem. O apoio especializado de profissionais contribuem para mudar essa realidade”, lembra.  

A especialista internacional também destaca que durante a pandemia seus atendimentos aumentaram em 100%, crescemos tanto em faturamento quanto em novos clientes chegando de diversas partes do mundo através das soluções de sua empresa, principalmente de profissionais liberais que buscam se posicionar de maneira sustentável e se destacar no mercado.  

“O Branding Pessoal ajuda a alinhar as metas e objetivos profissionais com a visão de curto, médio e longo prazo à ações efetivas diárias, ajuda na identificação do público ao qual o profissional liberal deseja se comunicar e alcançar com seus produtos e serviços, ajudará este profissional também a alinhar sua identidade, imagem e reputação e o que particularmente eu chamo e trabalho na minha metodologia exclusiva nas consultorias, o MétodoYOU de “desenvolver a competência do Personal Branding”, ou seja, como fazer de maneira contínua e não isolada, a “autogestão da marca pessoal” através de mindset, comportamentos, estratégia, processos, ferramentas e indicadores".

 

Confira o que fazer com constância para crescer no mercado com as dicas da especialista internacional em Personal Branding, Daniela Viek: 

Busque sempre o seu melhor naquilo que faz; o mercado não para de evoluir e você também não pode parar;

Preocupe-se em resolver, de fato, problemas de seus clientes - eles são as suas maiores oportunidades de se tornar cada vez melhor no que faz e mais relevante;

Ser primeiro, projetar depois; invista em desenvolver competências diferenciadoras em seu mercado, invista em ter resultados e depois em comunicá-los;.

Discursos alinhados com a prática em todas as esferas – promessas alinhadas com as entregas;

Nunca minta sobre resultados e não crie uma imagem e um discurso que não pode sustentar em longo prazo, pode afetar sua reputação e credibilidade.


Pirâmides financeiras: como identificar que é um golpe?

Administrador André Massaro alerta sobre as táticas aplicadas pelas quadrilhas, que prometem altos ganhos às pessoas que aderirem ao "negócio"


Promessas de rentabilidade atraente, lucros altos e garantias de retornos rápidos e acima da média do mercado vêm atraindo cada vez mais pessoas em falsos investimentos de pirâmides financeiras que, na verdade, nada mais são do que um golpe. 

Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em 2020 houve um aumento de 75% na incidência de pirâmides em relação ao ano anterior, o que representa 325 comunicados enviados aos Ministérios Públicos Federal e Estaduais. Consequentemente, nos últimos anos, as notícias de quadrilhas sendo desarticuladas em operações policiais por conta da prática estão bem mais frequentes.

As pirâmides financeiras, de acordo com o administrador André Massaro, coordenador do Grupo de Excelência em Administração Financeira – GEAF, do Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP, muitas vezes são disfarçadas por seus autores de investimentos, vendas diretas ou arranjos comerciais e prometem uma remuneração alta para os investidores que aderirem ao esquema e, ainda, levarem mais pessoas para o modelo de negócio. 

“Já houve algumas pirâmides famosas de serviço de telefonia, de alarme de carro, cosméticos, produtos de limpeza, entre outras. Quando a pirâmide é baseada em produtos, eles viram um veículo para o investidor transferir dinheiro entre os níveis. Um exemplo hipotético é a pirâmide disfarçada de um esquema de vendas diretas de cosméticos. A pessoa tem que comprar os produtos para revender e os acumula em casa. Na prática, a maioria das pessoas nem consegue vender esses cosméticos e pagam caríssimo. É algo um pouco contrassenso, pois nas vendas diretas o preço é mais caro do que em farmácias e supermercados. O valor é maior exatamente porque o produto é um mero veículo para transferência de dinheiro dos níveis mais baixos da pirâmide para os mais altos”, explica Massaro.

Geralmente, os esquemas de pirâmides se expandem e se tornam mais populares em momentos em que a economia está em crise, pois é uma situação propícia para fazer promessas de ganhar muito dinheiro e convencer as pessoas a entrarem no esquema. “Durante a fase aguda da pandemia, por exemplo, muitas pessoas fecharam suas empresas, perderam o emprego e não tinham mais renda. Então, elas começam a querer dinheiro de todo jeito e algumas, em estado de verdadeiro desespero, se tornam vítimas em potencial dos criminosos, que são especialistas em montar esse tipo de esquema, sempre disfarçando a pirâmide de alguma outra coisa”, comenta o coordenador do GEAF.


Como identificar que é um golpe?

Para Massaro, existem várias formas de identificar se o convite para aderir à pirâmide é um golpe. A primeira delas é analisar o tamanho da promessa. Para exemplificar, ele cita a pirâmide que se apresenta como oportunidade de investimentos, que tipicamente acena com possibilidades de retorno. No entanto, no mundo dos investimentos, seja em um banco ou uma corretora de valores, não há promessa de retorno de valores, afinal, as restrições regulatórias do mercado financeiro não permitem que se fale nisso.

“Então, quando mencionam explicitamente retorno, algo como “ganhe 5%, 10% ao mês”, já é um sinal amarelo. Se falam de um retorno muito alto já é um sinal vermelho. Basta comparar com outros investimentos no mercado financeiro: quantos porcento está um título de banco ou um fundo de investimento? Se a promessa for algo muito acima disso, já é algo suspeito. É natural ter aplicações um pouco mais agressivas e que rendem acima da média, mas quando está exageradamente a mais, está claro que tem alguma coisa errada”, esclarece o administrador. 

Outra forma de identificar é pela comunicação, pois esses esquemas de pirâmide têm um tipo de abordagem muito característico. “Eles fazem uso intenso de sinais visuais para despertar o desejo das pessoas. Usam muito material de mídia, vídeo e fotos associadas à riqueza, como mansões, carros de luxo e viagens paradisíacas, sempre sugerindo que você vai ficar rico, o que realmente mexe com a ambição das pessoas. Por isso, esse tipo de comunicação voltada para o emocional é outro sinal claro de pirâmide”, elucida Massaro. 


Como evitar que outras pessoas sejam vítimas?

O administrador, que há muitos anos também atua como educador financeiro, revela que já fez vários trabalhos voltados ao tema para evitar que mais pessoas caiam nesse tipo de golpe. Porém, percebeu que grande parte das vítimas acredita nessas promessas simplesmente porque quer arriscar, mesmo tendo muitos especialistas alertando sobre o perigo.

Por esta razão, ele afirma que é importante ouvir o que os educadores estão dizendo em vez de dar atenção às promessas dos “arquitetos de pirâmides”, que são mestres no discurso persuasivo. “Nós, profissionais, temos que avisar e deixar recursos acessíveis para a pessoa saber que tem como identificar uma pirâmide e quais são os sinais suspeitos. Mas cabe a pessoa que recebe a oferta, mesmo que esteja no desespero, não se encantar com os discursos de que seu dinheiro vai dobrar a cada mês. É muito importante pesquisar antes e desconfiar se não é um golpe, para não “cair na real” só depois de aderir ao negócio”, orienta.

Além disso, um dos requisitos da pirâmide é de que o participante traga outras pessoas. Ao tentar convencê-las de entrar no esquema, ele se torna cúmplice de uma fraude. “Muita gente que entra em uma pirâmide deliberadamente acaba levando outras pessoas. Isso é algo que jamais deve ser feito, para que não haja mais vítimas”, afirma Massaro.


O que as vítimas devem fazer?

Vale recorrer às autoridades, mas é preciso ter ciência que é difícil resgatar o valor investido, uma vez que a maioria das pirâmides é criada por quadrilhas especializadas, que já têm meios de ocultar esse dinheiro enviando-o para fora do Brasil. Com isso, as chances são remotas. Às vezes, um valor ínfimo é recuperado, mas raramente é o suficiente para pagar todos os envolvidos no esquema.

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e do Sebrae, cerca de 11% dos brasileiros já caíram em golpes financeiros. Desses, 55% foram atraídos por esquemas de pirâmides. Entre os que entraram no negócio, 66% não conseguiram reaver os valores. 

“Lamentavelmente, a história mostra que a maioria das pessoas envolvidas em pirâmide não recupera o dinheiro, uma vez que as chances de perdas são muito grandes. É possível tentar entrar com um processo contra a empresa que fez a pirâmide, mas como essas organizações são mal intencionadas desde o início, quando o esquema explode elas desmontam tudo e, daqui cinco anos, voltam com outro nome”, conclui Massaro.

 


André Massaro - Graduado em Administração e pós-graduado em Economia, Massaro é autor, consultor, professor e palestrante especializado em finanças, investimentos, economia, pensamento crítico e tomada de decisões. Publicou diversos livros sobre investimentos e finanças e é autor/editor do blog www.andremassaro.com.br

CRA-SP - O Conselho Regional de Administração de São Paulo – autarquia federal

 

DIA INTERNACIONAL DO BRINCA



Famílias e educadores devem estar atentos para a importância do brincar

Comemorado em 28 de maio, o Dia Internacional do Brincar é celebrado em mais de 40 países e foi instituído como forma de lançar luz para a importância desse direito das crianças. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esse direito infantil está ao lado de outros que contemplam a aprendizagem: conviver, participar, explorar, comunicar e conhecer-se. Para marcar a data, duas especialistas da Geekie falam sobre os benefícios do brincar.


Brincar estimula a criatividade e autonomia das crianças; em contato com seus pares, elas aprendem noções essenciais de convivência; além disso, as brincadeiras ajudam no desenvolvimento integral infantil  nas dimensões física, social, cultural, cognitiva, afetiva e emocional; e o brincar estimula outras habilidades fundamentais como a motricidade. Esses são os benefícios destacados por Sandra Castro e Fernanda Batista dos Santos – respectivamente diretora editorial e coordenadora editorial da Geekie – para o Dia Internacional do Brincar. Celebrada em 28 de maio, a data foi criada para trazer visibilidade para a importância de um dos direitos infantis.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esse direito infantil está ao lado de outros que contemplam a aprendizagem: conviver, participar, explorar, comunicar e conhecer-se. Segundo Sandra Castro, “os primeiros anos da criança são os mais preciosos, porque é na primeira infância que se formam, com mais celeridade e consistência, as sinapses cerebrais que possibilitam o desenvolvimento das capacidades, das habilidades e do potencial intelectual e social do indivíduo”, afirma.

“É neste contexto que entra a importância das brincadeiras. Por meio delas, as crianças reelaboram situações, enfrentam desafios, resolvem conflitos, desenvolvem o raciocínio e a criatividade, levantam hipóteses, entre outros. Como sociedade, temos que criar espaços para o brincar infantil; temos que garantir que as crianças possam brincar, investigar, correr, pesquisar. Um ponto destacado pela BNCC é que quanto mais lúdico, cuidadoso, acolhedor, propositivo e desafiador for o ambiente educacional, melhor será o desenvolvimento da criança”, complementa Fernanda Batista dos Santos.


Dia Internacional do Brincar

Celebrado em 28 de maio, o Dia Internacional do Brincar foi criado em 1999 pela associação nacional de brinquedotecas International Toy Library Association (ITLA) com o objetivo de celebrar e reforçar a importância do brincar para as crianças. A data foi comemorada pela primeira vez em 2000 e reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A partir de então, mais de 40 países a celebram. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da educação infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira. Brincar é extremamente importante para o desenvolvimento infantil, pois a partir da brincadeira a criança realiza a leitura do mundo e aprende a lidar com ele, segundo os especialistas.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também contempla o brincar como um dos seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, comunicar, conhecer-se. Ainda segundo a BNCC, é direito de todas as crianças “brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais”.

 

Fonte: Ministério da Educação.


A nova era do recrutamento e seleção: como se adequar?

A digitalização das empresas tem sido uma grande aliada dos processos de recrutamento e seleção, permitindo mais otimização e produtividade. A possibilidade de conduzir a jornada via plataformas digitais reverteu as longas conversas e agendas apertadas de entrevistas, para uma maior qualidade na busca pelo profissional ideal. Por outro lado, desencadeou um contraponto perigoso na relação entre as partes, evidenciando a importância de manter um vínculo próximo, apesar da distância imposta pelas telas.

Enfrentar longas horas no trânsito, conciliar inúmeras entrevistas e aguardar por feedbacks que nem sempre aconteciam, eram situações costumeiras que foram significativamente dribladas com a virtualização dos processos seletivos. Desgastante para o candidato, e também para o recrutador.

No ambiente online, se torna muito mais fácil analisar um grande volume de profissionais qualificados – até mesmo, de regiões distantes da sede organizacional, ampliando o escopo corporativo com mais chances de contratar talentos promissores para o crescimento da companhia.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva, cerca de 95% dos departamentos de RH defendem, fielmente, que os processos seletivos online vieram para ficar. Embora os benefícios sejam inegáveis, vieram também acompanhados de grandes desafios para as empresas.

Dificilmente, um candidato participa de um único recrutamento por vez. Em sua grande maioria, eles conciliam simultâneos processos de seu interesse, analisando itens como os cargos ofertados, salários, pacotes de benefícios, missão seguida pelo negócio, e muitos outros pontos em busca daquela vaga que se encaixe perfeitamente aos seus anseios.

Atrair a atenção de profissionais qualificados frente à inúmeros concorrentes se tornou um dos maiores empecilhos enfrentados nesta digitalização do mercado – e, ao mesmo tempo, um dos pontos mais importantes a serem seguidos nesta nova era do recrutamento e seleção.

Reforçar a marca empregadora nunca foi tão importante. É preciso criar um vínculo especial entre o negócio e os candidatos, trazendo significado e importância para todos que integram o processo seletivo. Uma boa experiência de contato deve ser fundamental, principalmente para aqueles que não forem selecionados – caso contrário, a falta de retorno sobre seu desempenho, pode danificar sua imagem perante outros candidatos e até atuais colaboradores.

A sensibilidade e empatia devem estar presentes a todo momento, inclusive na avaliação individual das qualificações. As competências técnicas englobadas nas denominadas hard skills (competências técnicas) deixaram, há tempo, de serem os únicos requisitos de seleção. Diversas soft skills (habilidades comportamentais), como uma boa comunicação, colaboração e planejamento, se mostram essenciais no dia a dia organizacional, rumo a um bom convívio entre todos que trabalham na companhia.

Estamos presenciando uma nova dinâmica de negócios, com a urgência em trazer processos de recrutamento e seleção mais empáticos e, menos focados meramente em questões técnicas ou interesses exclusivos da empresa contratante. Ao trazer este novo olhar, atrair e reter os melhores talentos do mercado fica muito mais fácil, reduzindo os índices de turnover e, elevando a satisfação, assim como o desempenho de todos os times.

O foco dos recrutadores deve estar, indiscutivelmente, na jornada de experiência de todos os candidatos. As empresas que se atentarem e incorporarem essa mentalidade, certamente irão se destacar frente a seus concorrentes – construindo um legado forte de sua marca, que atraia cada vez mais profissionais excepcionais para alavancar seu negócio rumo ao sucesso.

 

Ricardo Haag - sócio da Wide, consultoria boutique de recrutamento e seleção.

 

Wide

https://wide.works/

 

sábado, 21 de maio de 2022

Metrô de São Paulo recebe exposições sobre Museu do Ipiranga e história da cidade

As estações Sé, Luz e República trarão acervo com cartões-postais da cidade e curiosidades sobre o projeto de restauro do monumento, que tem patrocínio da farmacêutica EMS

 

Há poucos meses do Bicentenário da Independência e de ser reaberto ao público, o Museu do Ipiranga inaugura – nesta sexta-feira (20) – três exposições no Metrô de São Paulo que exploram desde a história e formação da cidade paulistana até o acervo do monumento, como o famoso quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo. As mostras gratuitas, com conteúdos diferentes entre si, permanecerão em cartaz até o dia 19 de junho nas estações Sé, Luz e República, como parte da programação da Linha da Cultura do Metrô. A inspiração para o projeto expositivo teve origem no processo de restauro e ampliação do Museu, que conta com o patrocínio do laboratório farmacêutico EMS.

 

“Enquanto o público aguarda a reabertura do Museu do Ipiranga, em 07 de setembro, poderá ter uma prévia de informações sobre o processo de revitalização e mergulhará na história da cidade de São Paulo. Nós, da EMS, estamos orgulhosos em poder fazer parte do projeto que devolverá aos brasileiros um patrimônio cultural e símbolo da nossa Independência e, além disso, felizes em ajudar a divulgar iniciativas como essa, no Metrô, que trazem arte e entretenimento à população”, destaca Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS.

 

O horário de visitação acompanha o de funcionamento das estações e as temáticas abordam em imagens, vídeos e textos os cartões-postais da cidade, quadros retratando cenas históricas e informações sobre a revitalização e os novos espaços do museu. Na Estação Sé, da Linha 3 – Vermelha, o público se depara com o atual projeto de ampliação, que dará condições para o Museu do Ipiranga receber 12 exposições em 49 salas expositivas, além de mirante, loja, café e auditório para 200 pessoas. O visitante também terá acesso a imagens antigas e atuais do Edifício-Monumento e de achados arqueológicos do canteiro de obras.

 

A Estação República, da Linha 3 – Vermelha, recebe a exposição “A Independência do Brasil na tela: imaginando o grito do Ipiranga”, em que o público é convidado a pensar sobre a imagem mais icônica retratada no quadro “Independência ou Morte”. Serão apresentados o esboço desta arte, o contexto histórico de sua produção e a polêmica em torno da obra. Já a Estação Luz, da Linha 1 – Azul, abrigará a exposição “São Paulo – Território em Construção”, um mergulho nas paisagens da cidade desde o fim do século 19. Com imagens de grandes nomes da fotografia brasileira, o passeio inclui as transformações de diversos cartões-postais, como a Avenida Paulista, Pátio do Colégio, Avenida 9 de Julho, entre outros.

 

EMS: compromisso com a cultura

 

A EMS acredita na arte brasileira, investindo em projetos culturais diversos, como literatura, teatro, música, museus, fotografia, exposições temáticas e concertos nacionais e internacionais. É parceira do Museu do Futebol pelo terceiro ano consecutivo e apoiadora do Museu do Amanhã desde 2021. Também em 2021, foi patrocinadora do Museu Judaico. Desde 2019, a farmacêutica vem patrocinando o projeto de revitalização e reinauguração do Museu do Ipiranga e, desde 2013, é apoiadora do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. A empresa ainda patrocinou, em 2021, a edição online da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, reunindo conteúdos de artes visuais, arquitetura, design, literatura e cinema, em uma parceria com o Museu Oscar Niemeyer. No mesmo ano, apoiou a exposição temporária Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa, realizada pelo Museu do Futebol em comemoração aos 150 anos da posição de goleiro e celebrando os 100 anos que Moacyr Barbosa completaria em 2021.


Serviço

De 20 de maio a 19 de junho

Novo Museu do Ipiranga

Estação Sé, Linha 3 – Vermelha do Metrô

Diariamente, das 4h40 à 0h

Curadoria: Paulo César Garcez Marins

 

São Paulo – Território em Construção

Estação Luz, Linha 1 – Azul do Metrô

Diariamente, das 4h40 à 0h

Curadoria: Solange Ferraz de Lima

A Independência do Brasil na tela: imaginando o grito do Ipiranga

Estação República, Linha 3 – Vermelha do Metrô

Diariamente, das 4h40 à 0h

Curadoria: Solange Ferraz de Lima

Apoio: Linha da Cultura do Metrô de São Paulo


SP Dog Run: Shopping SP Market recebe 7ª edição da corrida de cães

Inscrições estão abertas para que pets e seus tutores possam percorrer trajeto de 2 km instalado nas dependências do mall
 

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição da SP Dog Run, competição esportiva que convida cães e seus donos a vivenciarem um momento descontraído e repleto de adrenalina. Programada para acontecer no dia 22 de maio, o SP Market, shopping da Zona Sul de São Paulo será responsável por sediar o evento, que terá um circuito de 2 km de distância para que os inscritos possam demonstrar suas habilidades. 

A corrida será dividida em duas modalidades: Cãorrida e Cãominhada. Enquanto a primeira categoria permite apenas a participação de um cachorro e seu tutor, a caminhada possibilita que qualquer pessoa da família acompanhe seu pet ou, até mesmo, que uma única pessoa participe com mais de um cão. 

A ideia da prova é incentivar a união entre donos e animais através do esporte. “É uma alegria receber mais uma edição da SP Dog Run e reforçar que os pets são bem-vindos no mall. Sabemos o quanto os cachorros estão presentes no dia a dia de nossos consumidores e queremos promover mais uma atividade para eles realizarem juntos. Mais do que correr, a regra é se divertir e inserir os pets no esporte”, declara Maíra Santos, gerente de marketing do SP Market. 

Com a largada prevista para às 8h30, no estacionamento do shopping, o evento espera receber cerca de 1.500 inscrições. Um kit de participação repleto de brindes de patrocinadores e apoiadores será distribuído aos inscritos no dia 21 de maio, no período das 13h às 21h, no corredor expansão, próximo as lojas Madero e Decathlon.

A SP Dog Run ainda contará com uma arena repleta de ativações para os tutores e bichinhos.

 

SERVIÇO: Shopping SP Market

Endereço: Av. das Nações Unidas, 22540 - Jurubatuba - São Paulo/SP

Horário: Segunda à sábado, das 10h às 22h.

Domingo e feriados, das 12h às 20h


Cinepets exibe "Dog - A Grande Jornada" para cães e humanos nesse sábado

Projeto idealizado pela Cinesystem oferece entretenimento mensal para os apaixonados por cachorros e cinema

 

Que todo terceiro sábado do mês cães e humanos tem um encontro marcado em frente às telonas, no projeto CinePets, todo mundo já sabe! Mas a novidade da edição de maio é uma animação que vai garantir diversão para pet e tutor nenhum botar defeito! No dia 21, sábado, a sessão de cinema petfriendly vai exibir “Dog - A Grande Jornada”, com toda adaptação necessária para que os cachorros possam também curtir.

Criado em 2019 pela Cinesystem, o projeto deu tão certo que mais de 4 mil pessoas – e muitos pets – já participaram da ação! “Em maio, 14 dos nossos 26 cinemas vão receber o projeto. O foco da Cinesystem sempre foi oferecer entretenimento e boas experiências, com lembranças inesquecíveis, para toda a família. E o CinePets nada mais é do que isso: entretenimento familiar, seja qual for a sua configuração de família”, comenta Sherlon Adley, Diretor Comercial e de Marketing da Exibidora.

O longa será exibido em sessões adaptadas para os cães e seus donos em Curitiba (PR), São Leopoldo (RS), Rio Grande (RS), São Luís (MA), Hortolândia (SP), Vila Velha (ES), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Paulista (PE) e Ananindeua (PA).

Parceria - E o pet que marcar presença na sessão especial contará com tratamento VIP da Cobasi, empresa especializada em produtos animais, que irá disponibilizar potes de água, cata-caca e álcool em gel para garantir um passeio ainda mais seguro para todos.

Como Funciona - Nunca foi tão importante ser petfriendly. E se o mercado pet já estava em alta, na pandemia essa tendência foi mais do que evidenciada. Passando mais tempo em casa, os brasileiros encontraram nos animais de estimação a companhia perfeita. Não à toa, de acordo com a pesquisa Radar Pet 2021, realizada pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), o número de cães e gatos em lares no país teve um aumento de 30% no período de quarentena. Sendo que 23% dos pets foram para famílias e casas que, até então, não contavam com nenhum animal.

Essa tendência demonstra a força do setor, que é um dos poucos que se mantém em alta mesmo em meio à crise. Para que a experiência dos tutores e seus cachorros seja o mais prazerosa possível, a exibição conta com toda a adaptação necessária de som e luz, deixando o ambiente mais agradável aos olhos e ouvidos do pet, mas sem que os humanos percam a qualidade do filme. As normas de distanciamento social e protocolos de bem-estar também são aplicadas com rigor e devem ser seguidas por todos.

Existem também algumas regras para quem for participar. A primeira delas é que as poltronas são reservadas para os donos, os cachorros podem ficar no colo ou no chão. Estão liberados cães de pequeno e médio porte e que sejam sociáveis. Além disso, todos os animais precisam estar com as vacinas em dia e usar coleira. Ração e petiscos, assim como água - em recipientes adequados - são permitidos.

Por fim, a dica é passear com o cachorro antes da exibição, para que depois ele aproveite o tempo na sala para descansar, e, se necessário, sair ao longo da exibição para que o pet possa fazer as necessidades.

  

Serviço 


CinePets

Data: 21 de maio de 2022
Filme: Dog - A Grande Jornada

Locais e horários:

Rio Anil Shopping (MA) - 13:30;
Boulevard Vila Velha (ES) - 14:45;
Américas Shopping (RJ) - 14:20;
Parque Shopping Sulacap (RJ) - 14:25;
Shopping Via Brasil (RJ) - 15:35;
Ilha Plaza Shopping (RJ) - 14:30;
Shopping Cidade (PR) - 14:00;
Ventura Shopping (PR) - 14:00;
Shopping Hortolândia (SP) - 15:00;
Praça Rio Grande Shopping (RS) - 14:15;
Bourbon São Leopoldo (RS) - 14:30;
Metrópole Ananindeua (PA) - 13:45;
Morumbi Town Shopping (SP) - 14:40;
Paulista North Way (PE) - 13:30.


Band e Exército da Salvação lançam campanha nacional para arrecadar roupas, agasalhos e cobertores

Todas as TVs, rádios, canais digitais, emissoras próprias e afiliadas do Grupo Bandeirantes estão envolvidas na ação


O Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Exército da Salvação lançaram nesta quinta-feira (19) durante o Brasil Urgente, apresentado por José Luiz Datena, a campanha Band Abraça - Campanha de Inverno 2022. O objetivo é arrecadar roupas, agasalhos e cobertores para amenizar o sofrimento de quem está passando frio.

 

Todos os veículos do Grupo Bandeirantes, incluindo TVs, rádios e canais digitais estão envolvidos na ação, assim como as emissoras próprias e afiliadas espalhadas pelo país. As emissoras do Grupo também contarão com uma Caixa do Bem para receber os donativos.

 


As doações, que serão distribuídas em várias cidades, podem ser feitas nos pontos de coleta do Exército da Salvação e também em dezenas de pontos parceiros. Todos os endereços estão disponíveis no Band.com.br


Shopping Light promove Campanha do Agasalho e exposição fotográfica em apoio a ONG Casarão

A Campanha “Aqueça o Inverno de Quem Precisa” juntamente com a exposição de fotografias “Dignidade, A Grande Beleza”, vão arrecadar roupas, agasalhos e cobertores para ONG Casarão, responsável por acolher moradores trans de rua

 

A diversidade é celebrada durante o mês de junho e em homenagem ao mês LGBTQIAP+, o Shopping Light promove ações para incentivar o respeito à causa. As iniciativas são em prol da ONG Casarão, que ampara moradores de rua transexuais e oferece abrigo, cursos e auxilia-os a reinserção na sociedade. As ações acontecem ao longo de todo mês, até o dia 30/06.

 

Um das atividades será a campanha do agasalho. Em parceria com a ONG Casarão, o Shopping Light recebe doações de roupas, agasalhos e cobertores para a instituição. “Teremos pontos de coleta em lugares estratégicos para arrecadação. Somos um empreendimento inclusivo e compartilhamos essa causa junto com a ONG que mantém um trabalho brilhante”, afirma Wagner Patrocínio, coordenador de Marketing do Shopping Light.

 

O Shopping Light também realiza a exposição fotográfica “Dignidade, A Grande Beleza”, do fotógrafo Ricardo Durand, no terceiro piso do empreendimento. As fotos selecionadas referem-se a três ocasiões: no Miss Brasil Transex, em setembro de 2018; no Centro de Cidadania LGBTI Cláudia Wonder, em janeiro de 2021 - Mês da Visibilidade Trans; e na 1ª Mostra de Arte Transpreta, em dezembro de 2021.

 

“A fotografia tem o poder de trazer à tona universos invisíveis. É esse poder que guia meu trabalho”, afirma Ricardo Durand. O conjunto apresenta a celebração da beleza e da dignidade. As imagens mostram o encantamento de noites gloriosas e também mostram o outro lado da festa. Imagens em preto e branco foram registradas no Centro de Cidadania LGBTI Cláudia Wonder em uma tarde de atividades de capacitação.

 

Dados da Prefeitura de São Paulo divulgados em janeiro deste ano mostram que, nos últimos dois anos, aumentou em 31% a quantidade de pessoas vivendo nas ruas da cidade. Só as trans, travestis, agêneras ou não binárias representam 3,1%. A falta de oportunidades de emprego e o abandono da família são alguns dos principais motivos que levam essas pessoas às ruas. O trabalho da ONG Casarão é oferecer uma oportunidade para que tenham o devido espaço na sociedade, com respeito e inclusão.

 

“Mais uma vez, aproveitamos a nossa estrutura privilegiada para passar uma importante mensagem: a de combater o preconceito. Contamos com o apoio de nossos clientes para levar um pouco de aconchego e condições para que essas pessoas possam ter o direito a uma vida melhor”, afirma Wagner Patrocínio, coordenador de Marketing do Shopping Light.

 

As doações podem ser feitas em todo o horário de funcionamento do Shopping. Há diversos pontos de coleta pelo mall (Shopping Light e Top Center), onde os clientes podem fazer suas doações. Para saber mais sobre essa e outras ações do Shopping Light, basta acessar o site www.oshoppinglight.com.br ou baixar o app oficial para smartphones e tablets.

 

O Shopping Light fica na Rua Cel. Xavier de Toledo, 23, ao lado do Metrô Anhangabaú, no Centro de São Paulo.

 

Serviço

Campanha do Agasalho “Aqueça o Inverno de Quem Precisa”

Exposição de fotografias “Dignidade, A Grande Beleza” – Ricardo Durand

 

Data: até 30/06

Local: No Shopping Light, 3º Piso - Rua Coronel Xavier de Toledo, 23, Centro Histórico de São Paulo

Horário: Das 10h às 22h de segunda a sábado e das 12h às 20h aos domingos


Centro Cultural Correios SP estará aberto à visitação neste final de semana

O Centro Cultural Correios São Paulo (CCCSP) estará aberto das 10h às 16h, no sábado (21) e domingo (22), participando da Semana Nacional dos Museus. 

Localizado no Prédio Histórico dos Correios, no Vale do Anhangabaú, Centro da capital, o CCCSP está com três exposições de artes plásticas em cartaz e uma sala com acervo histórico dos serviços postais e telegráficos.

 

Confira a agenda do CCCSP e aproveite!

20ª SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS

De 16 a 22/5 - segunda a sexta, das 10h às 17h, sábado e domingo, das 10h às 16h

 

 

EXPOSIÇÕES

 



O Encontro é um Lugar Impossível 
– apresenta trabalhos de 24 artistas de diferentes cidades paulistas, sob curadoria de Allan Yzumizawa. Nos dias 21 e 22/05, os visitantes serão recebidos por parte dos autores das obras: Dani Shirozono, Gustavo Salvatore, Márcio Amâncio, Raquel Fayad, Sylvia Sanchez, Soraia Dias, Vera Parente e Yohana Oizumi.

 

Luiz Badia - Uno - Traz pinturas e videoarte. A mostra discute a conjunção de conceitos opostos em obras de grande porte.

 

Ecos do Moderno – Obras que fazem referência à Semana de Arte Moderna de 1922, sob curadoria de Edson Cardoso e Cota Azevedo.

 

  ALA HISTÓRICA CCCSP



Entre os objetos destacados do acervo para visitação: selos que trazem temas da cidade de São Paulo, ferramentas usadas para reparos na rede telegráfica, cadernetas instrutivas, distintivos de carteiros, aparelhos de telégrafo e código Morse, carimbos de serviço e datadores, mesa de filatelia e uma carroça usada para transportar cartas.

 

 

"Juntos para fazer o bem”: campanha arrecada doações para pessoas em situação de vulnerabilidade

A iniciativa é do Instituto Sabin, braço social do Grupo Sabin, e acontece até o próximo dia 30. As doações podem ser feitas nas unidades de atendimento do Sabin em todo o Brasil

 

Abraçar a solidariedade, a empatia e o cuidado. Este é o convite da campanha “Juntos para fazer o bem”, lançada neste mês de maio pelo Instituto Sabin, em todas as regiões do Brasil. Com o intuito de sensibilizar a sociedade civil a dedicar atenção redobrada aos mais prejudicados pelas baixas temperaturas, a mobilização está arrecadando doações que serão destinadas a organizações parceiras da entidade.

Em São Paulo, onde os termômetros marcam temperaturas abaixo de 10º, a instituição conta com 30 pontos de arrecadação, distribuídos nas unidades de atendimento do Grupo Sabin, localizadas nas cidades de São José dos Campos, Campinas, Franca, São Caetano do Sul, Osasco, Barueri e Ribeirão Preto.

O gerente executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso explica que a iniciativa é realizada anualmente pelo Instituto. Em 2022, a expectativa é superar o montante arrecadado nas edições anteriores, mas para isso é preciso mobilização. “O frio chegou alcançando recordes históricos e nosso papel é mobilizar e engajar doadores, além de operacionalizar a arrecadação e redistribuição a posterior. Mas o papel principal da campanha é do cidadão que proativamente ajuda com doações em bom estado que possam contribuir com o bem-estar de pessoas em situação de vulnerabilidade da nossa região".

O executivo destaca ainda que a campanha está inserida no contexto de atuação do Instituto. “Esta inciativa integra nosso eixo estratégico de engajamento social e filantropia -- que prevê ações assistenciais em causas urgentes, pontuais e recorrentes -, mas de certa forma também contribui para a promoção da saúde integral e do bem-estar de pessoas em vulnerabilidade, um outro eixo de atuação do Instituto”, conclui.

Sobre o Instituto Sabin
Criado em 2005, o Instituto Sabin é responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin. Com sede em Brasília, a organização atua em 12 estados e no DF, melhorando a qualidade de vida, o bem-estar e a prosperidade das comunidades onde a empresa está, fomentando a inovação social.

Serviço: A campanha “Juntos para fazer o bem”, é realizada até o dia 30 deste mês e as doações podem ser feitas diretamente nas unidades do Grupo Sabin. Para conferir todos os detalhes desta iniciativa, acesse o
Link


Campanha #AdotaréAmor entrará em campo em 27 jogos do Brasileirão

Para marcar o Dia Nacional da Adoção, em 25 de maio, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contará em 2022 com a parceria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que, junto com os times do Brasileirão – séries A e B –, entrará em campo para promover o direito das crianças brasileiras de conviver em família. A participação da CBF dá mais visibilidade à campanha #AdotarÉAmor, que chega à sexta edição com o twittaço a partir das 10h da próxima quarta-feira (25/5) e iluminação roxa em prédios públicos.

O CNJ disponibilizou diversos conteúdos gráficos – capa para as redes sociais, material para Twitter, Instagram, Facebook e Stories. A mesma identidade visual estará estampada em faixas da campanha a serem exibidas nos 27 jogos da 7ª rodada do Brasileirão, entre os dias 21 e 30 de maio, com os dizeres “Adotar é amor. 25 de maio – Dia Nacional da Adoção. www.cnj.jus.br/adocao”. A expectativa é que a CBF e os times também participem do Twittaço no dia 25 de maio e ampliem o apoio para que mais crianças encontrem uma família substituta.


Campanha

No ar desde 2017, a campanha Adotar é Amor promove uma mobilização digital, com o propósito de engajar os internautas em favor da adoção. O convite vai além dos tribunais e órgãos do Judiciário: a sociedade, influenciadores e personalidades podem postar nas redes sociais a hashtag #AdotarÉAmor e colocar a adoção nos assuntos mais comentados do dia. A ação tem o objetivo de mobilizar e sensibilizar as pessoas sobre a adoção, levar informação e desmitificar o tema.

Em seu primeiro ano, o movimento contou com o apoio do time paulista Corinthians, que entrou em campo com a hashtag #AdotarÉAmor. Em 2018, a tag ficou em primeiro lugar dos trending topics do Twitter, como assunto mais comentado naquela manhã. Em 2019, a web se mobilizou para colocar a adoção na lista dos 20 assuntos mais comentados do Twitter. Em 2020, a campanha reuniu o maior número de personalidades públicas em favor da causa, entre elas: Leandra Leal, Giovanna Ewbank, Taís Araújo, Preta Gil, Elza Soares, Fernanda Paes Leme, Maju Coutinho e Daniela Mercury. Já em 2021, a campanha permaneceu nos trending topics do Twitter, sendo destaque durante todo o dia. Também participaram do movimento a cantora Daniela Mercury, a jornalista Rachel Sherazade e a influenciadora Juliette.

O CNJ tem 890 mil seguidores no Twitter. O órgão também conta com perfis no Facebook, com 1,8 milhões de seguidores; no Instagram, com 827 mil seguidores; no LinkedIn, com 95 mil seguidores; e canal no YouTube, com 84,3 mil inscritos.


Adoção

Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), há pouco mais de 4,1 mil crianças e adolescentes aptas para adoção. Dessas, a maior parte não está mais na faixa etária da primeira infância: 3.237 têm mais de seis anos. Apenas 282 são bebês, com menos de dois anos de idade.

Nos últimos anos, o CNJ tem registrado um número maior de adoções de crianças de “difícil colocação” – deficientes, com doenças, grupos de irmãos ou crianças mais velhas. Atualmente, cerca de 17% das crianças aptas para adoção têm problemas de saúde; 10% têm algum tipo de deficiência; 2207 possuem um irmão ou mais. Também estão habilitados no SNA mais de 33,1 mil pretendentes.

 

Lenir Camimura

Agência CNJ de Notícias


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