É natural da existência humana lidar com uma série de dúvidas e crises ao longo de nossa história. No mundo corporativo, essa premissa não poderia ser diferente –afinal, eventos de menor ou maior grau (como foi o caso da pandemia) estão constantemente suscetíveis de ocorrerem e impactarem as operações empresariais, sejam elas geograficamente distantes ou dentro do próprio ambiente de trabalho. Nesse sentido, vale o questionamento: qual o papel da liderança na gestão desses eventos para evitar impactos graves ao empreendimento e perante um aprendizado que permita um desempenho melhor das pessoas e do negócio como um todo?
Ao tratarmos de gestões de crise, muitos costumam
associar esse termo a cenários externos que geram efeitos nos processos
corporativos, como foi o caso do isolamento social. Porém, não podemos
negligenciar outras crises que ocorrem dentro da própria empresa e que também
podem gerar efeitos extremamente sérios para o crescimento do negócio.
Todas as crises precisam ser gerenciadas
igualmente, de forma que a liderança consiga ter uma gestão cada vez mais
assertiva perante futuros cenários e, ainda, a adoção de ações preventivas que
os ajudem a lidar com esses acontecimentos da melhor forma possível. Isso foi
comprovado em estudo da Gartner, que identificou que 78% das empresas
brasileiras que investiram em um plano de gestão de crises após o início da
pandemia conseguiram navegar melhor nesse momento.
Pensando nisso, veja três dicas que podem ser de
grande ajuda:
#1 Invista no
autoconhecimento: os profissionais precisam se
olhar, em um momento de crise, para terem um entendimento mais profundo de quem
são e como se comportam diante destes eventos, para que consigam estruturar
reações melhores. Alguns dos questionamentos que podem ser aplicados neste
processo de autoconhecimento incluem: qual o seu comportamento diante de uma
crise? Como você lida com seus colegas perante a resolução dos problemas? O que
precisa se atentar mais para melhorar seu desempenho? Esses e muitos outros
pontos ajudarão a ter uma visão mais clara dos comportamentos individuais
nestes cenários de forma que consigam estruturar respostas mais assertivas e
planos preventivos.
#2 Aplique um diagnóstico
internamente: além de se prevenir para minimizar os impactos das
crises, aplicar um diagnóstico sob a empresa ajudará a obter insights
importantes sobre a forma atual que a liderança age diante desses eventos e a
desenvolver um plano de ação melhor ainda. Alguns dos questionamentos válidos
de serem feitos perante a conquista deste mapeamento incluem: a crise foi
pontual ou é corriqueira? Quais impactos causa na empresa? Quais aprendizados
trouxe para seus membros? Se ela voltar a visitar o negócio, quais competências
e habilidades exigirão das equipes para que saibam endereçar esse tema?
#3 Tenha um olhar mais
cauteloso sobre o que é uma crise: uma dificuldade
não precisa ser, necessariamente, um fator econômico externo que gere impactos
no mercado como um todo. Ela pode ter graus “menores” e ocorrer internamente
como, por exemplo, a demissão de um executivo, ou chegada de um novo
concorrente no segmento atuado. Mesmo que sejam mais silenciosas, não podem ser
subestimadas, mas sim receber o mesmo valor e peso do que um evento externo.
Ter esse olhar mais cauteloso ajudará a liderança a se prevenir com mais
assertividade.
Adotar esses cuidados servirá como uma grande
bússola para as empresas, em prol de uma governança muito mais robusta e segura
de suas operações. Não encarem as crises como algo apenas negativo, mas como
oportunidades de aprenderem e adotarem mecanismos de gestão mais robustos que
permitam o desenvolvimento de hábitos e processos mais bem planejados que
possibilitem a evolução do negócio.
Nem sempre, as mesmas crises ocorrerão novamente. Por isso, as competências dos times e da liderança precisam ser constantemente aperfeiçoadas, pautadas por um autoconhecimento profundo que fortaleçam a base para a evolução da empresa em seu ramo.
Thiago Xavier - sócio da Wide, consultoria boutique de recrutamento e seleção.
Wide
https://wide.works/
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