- Pesquisa da Associação Brasileira de Automação-GS1
Brasil visa avaliar interesse das empresas em usar Códigos 2D, também
conhecidos como QR Code ou bidimensionais
- A gestão de estoque é a aplicação de maior interesse
para 50% das indústrias da região
- No Brasil, 43% das indústrias têm interesse em usar código 2D para rastreabilidade
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil acaba de publicar
a “Pesquisa 2D - Brasil e Latam”, que tem como principal
objetivo avaliar o interesse das empresas de diversos setores da economia da
América Latina em adotar e implementar Códigos 2D para obterem mais eficiência
e agilidade em seus processos de automação. Realizada entre junho e setembro de
2023, a pesquisa contou com participação de cerca de 110 supermercadistas e 710
indústrias de todos os portes. Entre os segmentos abordados estão alimentos,
artesanato, bebidas, cosméticos, limpeza, roupas, casa e jardim, calçados e
saúde – exceto medicamentos.
As entrevistas apontaram resultados positivos em relação à adoção
dos Códigos 2D tanto
na indústria quanto entre supermercadistas. No Brasil, 43% das indústrias
demonstraram interesse em utilizar Códigos 2D para rastreabilidade com vistas à
maior visibilidade da cadeia de suprimentos. Na América Latina, a gestão de
estoque aparece como a aplicação de maior interesse, citada por 50% dos
participantes. O quadro abaixo demonstra as motivações da indústria.
A
pesquisa destaca ainda um dado promissor. No Brasil, 35% das indústrias que não
adotaram Códigos 2D planejam incluir o padrão em seus produtos nos próximos
dois anos. No cenário latino-americano, 40% das indústrias expressam a mesma
intenção, o que faz desse padrão uma tendência crescente na adoção de
tecnologias que podem transformar a gestão de suprimentos e a eficiência
operacional em toda a região. Vale destacar que 21% das indústrias brasileiras
já estampam Códigos 2D em suas embalagens contra 16% de toda a América Latina.
Desafios
Embora
haja empenho das empresas latino-americanas, incluindo as brasileiras, em
adotar Códigos 2D, alguns desafios foram apontados por elas. Em particular, foi
citado o desconhecimento sobre os custos envolvidos na migração do código de
barras tradicional para os Códigos 2D. Na sequência, há a preocupação com
atualizações de software e de hardware. No quadro, os desafios das indústrias.
Consumidor
O
engajamento do consumidor e ações de marketing foram apontados por 73% das
indústrias brasileiras e 59% das latino-americanas como principais objetivos
para a aplicação dos Códigos 2D. Na sequência, tem-se o aprimoramento de
embalagens, os benefícios da rastreabilidade, requisito do consumidor,
regulamentação, segurança, sustentabilidade e prevenção de falsificações.
Supermercados
No
segmento específico de supermercados (quadro abaixo), a gestão de estoque é o
motivador maior para o uso de dados adicionais em Códigos 2D.
Clique aqui para baixar PDF da pesquisa completa
Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil
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