Em um mercado dominado por grandes marcas e referências globais, o marketing para micro e pequenas empresas é uma peça primordial para seu destaque competitivo. Uma boa estratégia é o que construirá um negócio forte, atraindo e fidelizando cada vez mais clientes e, por consequência, elevando os níveis de venda. Para aquelas que ainda não sabem como aproveitar esse plano para prosperar, é importante se atentar a algumas dicas que, quando implementadas internamente, contribuirão para a implementação de ações realmente eficazes na conquista dos objetivos desejados.
Segundo dados divulgados na pesquisa SPC Brasil e
Boa Vista em 2022, 65% das MPEs consideram o marketing como um investimento
importante para seu crescimento. Porém, apenas 38% delas possuem um plano
estruturado e formalizado nesse sentido.
A falta deste cuidado, certamente, dificultará com
que a empresa se torne reconhecida em seu segmento. Por isso, veja sete dicas
que irão contribuir para a construção de uma estratégia assertiva para esses
empreendedores:
#1 Conheça bem seu cliente: as necessidades e anseios dos consumidores devem ser o foco de qualquer
ação de marketing. Por isso, as MPEs devem conduzir um estudo aprofundado sobre
seu público-alvo, compreendendo seu comportamento, expectativas e desenhando
personas a partir disso. Ao entender essas necessidades, será possível criar
campanhas mais relevantes e assertivas, otimizando seus investimentos e alcançando
melhores resultados.
#2 Mapeie seu concorrente: toda empresa precisa saber, muito bem, quem são seus competidores, seus
pontos fortes e fracos para que consiga disputar esse jogo por igual. Isso
exige um mapeamento profundo acerca de seus concorrentes, identificando como se
posicionam, produtos ofertados e estratégias lançadas para que consigam
identificar gaps de oportunidades de diferenciação. Esse panorama
permitirá que as MPEs tomem decisões mais assertivas para se destacar e
alcançar seus objetivos.
#3 Entenda a jornada de compra
do consumidor: compreender com máxima clareza o caminho que
percorrem até a finalização da venda, contribuirá para que as MPEs otimizem
seus esforços de marketing e prospecção, proporcionando uma experiência mais
personalizada, relevante e satisfatória para seus clientes e, consequentemente,
aumentando suas vendas e as chances de fidelizá-los. Essa jornada inclui quatro
etapas: aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão – cada qual com sua
importância para o desenvolvimento de uma campanha aderente.
#4 Faça um bom planejamento
estratégico de maketing: com os dados dos
itens anteriores colhidos e analisados, chega o momento de as MPEs desenharem
seu planejamento estratégico. Aqui, leve em consideração as matrizes da análise
SWOT (pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades), de forma que tenham uma
visão mais nítida sobre seu ambiente de trabalho e qual o melhor plano de ação
a ser colocado em prática. Lembre-se que a estratégia precisa ser realista e
executável, evitando frustrações dos times na dificuldade em atingir as metas
estipuladas.
#5 Crie conteúdos relevantes: ficar de fora do universo online é impensável. As MPEs precisam reforçar
sua imagem no digital, criando conteúdos relevantes para seu público-alvo de
forma que consigam alcançar uma maior quantidade de clientes, aumentar o
conhecimento da marca, fidelizá-los e criar um maior tráfego para seu site.
Isso irá contribuir muito para uma maior autoridade em seu segmento.
#6 Tenha um atendimento de
excelência: clientes bem atendidos tendem a retornar à marca
para futuras compras, além de recomendá-la organicamente para outras pessoas.
Essa é uma das maiores prioridades das MPEs, garantindo uma relação próxima,
ágil e humanizada entre as partes. Existem muitos treinamentos que podem ser
aplicados aos profissionais para que saibam como conduzir esse contato da
melhor forma possível, ajudando a construir experiências memoráveis.
#7 Firme boas parcerias: escalar um negócio de forma isolada, nem sempre, é uma boa opção. Ao
invés disso, as MPEs podem firmar parcerias estratégicas com outras pequenas
empresas ou micro influenciadores, como exemplo, unindo forças para que,
juntos, se tornem multiplicadores de ambas as marcas.
Todos os pontos destacados, por mais que possam
exigir um certo investimento financeiro, serão cruciais para ajudar as MPEs a
alavancarem seu potencial no segmento atuado. Para dar ainda mais segurança
nesse planejamento, é sempre vantajoso buscar o apoio de um profissional
especializado na área, que traga uma visão holística de marketing a fim de
identificar oportunidades de crescimento do empreendimento.
No final, uma boa estratégia de marketing não deve se restringir ao físico ou online, mas unir todas as fontes possíveis que possam trazer resultados cada vez melhores – o que, com a orientação de um especialista na área, reforçará ainda mais essa prosperidade.
Letícia Araújo - consultora de marketing e vendas, e fundadora da Escola de Lojistas e da LA Consultoria.
Escola de Lojistas
https://escoladelojistas.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário