Segundo pesquisa, brasileiros subestimam o acidente
vascular cerebral
Pesquisa da World Stroke Organization e da Covidien
mostra que população possui pouco conhecimento sobre a
prevenção contra o acidente vascular cerebra –
mulheres são as mais impactadas
Apesar de ser a segunda principal causa de morte no mundo,
muitos brasileiros ainda não reconhecem a ameaça que o acidente vascular
cerebral (AVC) representa. De acordo com um novo estudo de opinião pública
patrocinado pela Covidien e a World Stroke Organization (WSO), é preciso
reforçar os sinais de alerta associados a doença com toda a população
brasileira.
A
pesquisa mediu o conhecimento sobre os acidentes vasculares cerebrais e a
prevenção contra os mesmos em adultos com idades entre 18 anos ou mais no Brasil
e constatou que, apesar de a maioria dos entrevistados ter dito que estão bem
informados sobre o AVC, apenas 18% percebem que cerca de uma em cada seis
pessoas sofrerão um acidente vascular cerebral e, apenas 13% entendem que as
mulheres são mais propensas que os homens a sofrer um acidente vascular
cerebral.
“O
acidente vascular cerebral afeta uma em cada seis pessoas em todo o mundo,
portanto é fundamental que enfatizemos o risco e as medidas que as pessoas
podem tomar para evitar um AVC”, disse o Dr. Rodrigo Meirelles Massaud,
neurologista do Hospital Albert Einstein. “O acidente vascular cerebral é a
segunda principal causa de morte no mundo e no Brasil. Todos podem ser úteis
para salvar uma vida, se souberem o que fazer. Os resultados dessa pesquisa
identificam uma lacuna significativa – mas tratável – no conhecimento quando se
trata de consciência sobre o acidente vascular cerebral”.
Os
resultados adicionais da pesquisa no Brasil incluem:
·
Apesar do conhecimento sobre a alta
incidência da doença (uma em cada três pessoas conhecem três ou mais pessoas
que sofreram um AVC), o conhecimento sobre os fatores de risco é geralmente
baixo: cerca de um em cada cinco pessoas sabem que o tabagismo, a má
alimentação e a hipertensão arterial são fatores de risco para o acidente
vascular cerebral.
·
O conhecimento dos sinais de alerta e
sintomas de um acidente vascular cerebral também são baixos: cerca de um em
cada quatro adultos reconhece dores de cabeça e tontura como sinais de alerta e
sintomas, mas um em cada dez está ciente de que a fala arrastada e a
prostração/dormência facial podem sinalizar um acidente vascular cerebral.
·
O lado positivo disto é que nove em cada
dez entrevistados sabem que devem chamar o serviço de emergência e levar a
vítima com suspeita de acidente vascular cerebral imediatamente para o
hospital.
A
Covidien colabora com a WSO como Patrocinador Platinum da Campanha Mundial do Acidente
Vascular Cerebral deste ano. Além da pesquisa, a empresa destaca seu
compromisso com os pacientes com acidente vascular celebral e aumenta a
conscientização da população por meio do lançamento de uma nova campanha global
no Dia Mundial do AVC, 29 de outubro. A campanha da empresa “2 Minutos Contra o
AVC” concentra-se no que pode ser realizado em apenas 2 minutos – fazendo cada
pessoa reservar 2 minutos para aumentar a conscientização sobre o AVC e depois
contar a duas pessoas sobre esses sinais.
“Mais
de 17 milhões de pessoas sofrem um AVC a cada ano, e é por isso que estamos
chamando atenção para uma ação imediata em todo o mundo para tratar a epidemia
do acidente vascular cerebral”, disse o Dr. Stephen Davis, presidente da World
Stroke Organization. “O cuidado preventivo e o conhecimento são as ferramentas
essenciais para combater o impacto do acidente vascular cerebral, e estamos
orgulhosos de ter a Covidien como um parceiro para defender esta causa.”
Os
participantes de todo o mundo são incentivados a visitar o site take2forstroke.com.br para saber mais sobre o AVC
e inspirar outros a fazerem o mesmo. Ao usar a hashtag #2MinutosContraoAVC, as
pessoas poderão compartilhar suas histórias relacionadas ao AVC por meio de
vídeo e fotografias em seus sites preferidos de mídia social.
A
campanha “2 Minutos Contra o AVC” deverá ancorar eventos patrocinados pela
Covidien realizados no Dia Mundial do AVC em quatro mercados globais: São Paulo
no Brasil; Nova Iorque nos EUA; Seul na Coreia do Sul e Dublin na Irlanda.
Esses eventos incluem exames gratuitos de pressão arterial, brindes e materiais
educativos sobre os riscos e prevenção do acidente vascular cerebral, e cabines
de fotos interativas com as mensagens da campanha para os participantes
compartilharem nas redes sociais. O evento de São Paulo será realizado na
Avenida Paulista, das 9h às 15h.
“A
maioria das pessoas não percebe que o AVC toma uma vida a cada seis segundos.
Apesar de sua prevalência, ele ainda não é bem compreendido, por isso
precisamos falar mais sobre essa condição”, disse Dra. Carla Peron, diretora do
departamento médico e científico da Covidien América Latina. “Nossa iniciativa
‘2 Minutos Contra o AVC’ está concentrada em ajudar as pessoas a entender como
muitos de seus familiares e amigos podem ser afetados pelo acidente vascular
cerebral em sua vida. Com a educação, eles podem ajudar a prevenir futuros
acidentes vasculares cerebrais e, possivelmente, salvar vidas.”
Como
a principal patrocinadora da Campanha Mundial do AVC, a Covidien está apoiando
uma série de iniciativas globais da WSO para compartilhar materiais educativos
e outras informações com foco na conscientização sobre a prevenção e tratamento
do AVC. A campanha inclui sites e uma variedade de materiais de apoio
destinados a gerar maior consciência sobre o AVC, fatores de risco, prevenção e
opções de tratamento.
###
Método de Pesquisa
Este Estudo para o Dia Mundial do
AVC foi realizado dentro da área metropolitana de São Paulo em 7 e 8 de
outubro de 2014 com 363 adultos (a partir de 18 anos). Além disso, para fins de
comparação, foram concluídas 511 entrevistas com adultos residentes no Brasil
entre 7 e 11 de outubro de 2014. Esta pesquisa on-line foi patrocinada pela
Covidien e conduzida pela APCO Insight, uma empresa internacional de
consultoria de pesquisa de opinião. Os entrevistados para a pesquisa foram
selecionados entre aqueles que concordaram previamente em participar de um
painel de pesquisa. Os dados foram ponderados para refletir a composição demográfica
dos adultos na região metropolitana de São Paulo ou no Brasil, conforme
apropriado.
Sobre a Covidien
A Covidien é uma empresa líder global de cuidados de saúde
que compreende os desafios enfrentados pelos fornecedores e seus pacientes e
trabalha para vencê-los com soluções de tecnologia médica e produtos inovadores
de assistência ao paciente. Inspirada por pacientes e cuidadores, a equipe de
profissionais dedicados da Covidien tem o privilégio de ajudar a salvar e
melhorar vidas em todo o mundo. Com mais de 38 mil funcionários, a Covidien
opera em mais de 150 países e teve em 2013 uma receita de US$ 10,2 bilhões.
Para saber mais sobre a nossos negócios visite www.covidien.com
ou siga-nos no Twitter.
Sobre a World Stroke Organization
A World Stroke Organization (WSO)
foi fundada em outubro de 2006. A missão da WSO é reduzir a carga global do
acidente vascular cerebral por meio da prevenção, tratamento e cuidados de
longo prazo. Com membros individuais e organizacionais no mundo todo, incluindo
grupos de apoio do AVC, a WSO é a voz global para o acidente vascular cerebral.
A WSO é a única ONG internacional para o AVC com relacionamento oficial com a
Organização Mundial da Saúde (OMS). Para mais informações, acesse www.world-stroke.org.
Sobre a “2 Minutos Contra o AVC”
2 Minutos Contra o AVC é uma campanha global para conscientização sobre
o AVC que foca na diferença que 2 minutos podem fazer quando se trata de
acidente vascular cerebral. Seja reservar tempo para aprender sobre a prevenção
ou sobre o diagnóstico, os sinais de alerta ou tratamento, ou compartilhar sua
história sobre o AVC, cada um tem 2 minutos para educar a si próprio ou aos
demais sobre o AVC. Para compartilhar sua história sobre o AVC e saber mais
sobre como você pode participar do Reserve 2 ... Conte a 2, visite www.take2forstroke.com.