Pesquisar no Blog

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A importância da saliva para a saúde bucal




No Dia Nacional da Saúde Bucal a Associação Brasileira de Halitose ressalta a importância da saliva para a manutenção da boca
No dia Nacional da Saúde Bucal, datado em 25 de outubro juntamente com o Dia do Dentista, a Associação Brasileira de Halitose (ABHA) ressalta a importância da salivação para o combate ao mau hálito. A saliva é uma ferramenta de extrema importância, pois  empenha diversas funções, como: defesa contra bactérias, auxilio na mastigação, digestão de alimentos, entre outras.
A baixa produção de saliva pode ocasionar diversas doenças bucais, entre elas a halitose ou o mau hálito que muitas vezes, não é sinônimo da higiene bucal precária, mas que pode indicar, dentre várias alterações, a presença de algumas doenças. Muitos hábitos e alimentos auxiliam para que essa condição se agrave.
Sabe-se que existem aproximadamente 60 causas diferentes e, por este motivo, o mau hálito tem característica multifatorial, em mais de 90% dos casos a origem se dá na cavidade bucal. Para a ABHA, apesar de não ser uma doença, e deve ser identificada por meio de um correto diagnóstico e tratado adequadamente por especialistas.
Atualmente a halitose representa 30% da população do país, que é equivalente a 60 milhões de pessoas e segundo a associação esse número alarmante representa um problema de saúde pública no Brasil e pode estar relacionado a algum problema de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados