Pesquisar no Blog

terça-feira, 21 de março de 2023

Março amarelo: mês de conscientização sobre a endometriose

Entenda como alimentos adequados beneficiam a diminuição dos sintomas da doença


Na endometriose, o tecido que reveste o útero cresce fora dele, no ovário ou na tuba uterina. Essa doença é capaz de gerar dor crônica, inflamação e, em algumas mulheres, infertilidade. Entre os sintomas, pode-se destacar a fadiga, cansaço, diarreia, sangramento menstrual intenso e irregular, irritabilidade e insônia. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a enfermidade afeta a vida de mais de sete milhões de brasileiras. Com o diagnóstico tardio, a endometriose compromete a qualidade de vida dessas mulheres. Assim, na campanha Março Amarelo, são realizadas ações de conscientização a fim de incentivar a prevenção, o cuidado e promover informação sobre como reduzir os sintomas.

A alimentação se torna uma grande aliada na busca por amenizar e refrear esses sintomas, pois é capaz de prevenir e controlar inúmeras alterações de doenças. Diante disso, mulheres com essas condições precisam realizar uma dieta correta e reeducação alimentar, sendo acompanhadas por profissionais que podem ajudar nesse processo.

A nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Paulista, Fabiana Freire, sugere alimentos que sejam ricos em fibras, vitamina C e ômega 3 para aliviar dores da doença. "As fibras devem estar presente para uma alimentação adequada. Além disso, é apropriado consumir produtos para melhorar os níveis de ômega 3, que são: salmão, sardinha, cavala, atum e anchova. Alimentos com ação antioxidante e anti-inflamatórias também são muito bem-vindos para reduzir os impactos da enfermidade, alguns são açafrão, azeite de oliva, chá de gengibre, chá de vitex, chá verde, frutas vermelhas, frutas cítricas e linhaça”, explicou.

Quem sofre com a endometriose deve se atentar para a redução do consumo de certos alimentos, como "carnes vermelhas, gorduras trans e álcool. Também recomendamos evitar alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares refinados, laticínios e cafeína, esses são alimentos que provocam processo inflamatório agravam as dores da endometriose", alerta a nutricionista Fabiana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados