Pesquisa revela
que valorização dos profissionais da Educação é um dos legados deste período
O Brasil é um dos países que menos valorizam o
trabalho do professor. No estudo coordenado pela Organização para a Cooperação
e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e publicado em 2018 junto ao Programa
Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), o país ficou em último lugar
entre as 35 nações avaliadas nesse quesito. No entanto, desde que
a pandemia do novo coronavírus começou, muitos olhares se voltaram para a
importância que esses profissionais têm na construção da sociedade. Em uma
pesquisa realizada pelo Instituto Península, 72% dos professores afirmaram
que um dos legados deixados pela pandemia será a valorização da carreira
docente pela sociedade.
Para Alexandre Schneider, ex-secretário da Educação
da cidade de São Paulo e atual presidente do Instituto Singularidades, uma
das iniciativas do Instituto Península, é possível verificar essa
valorização a partir da própria imagem que a sociedade tem dos
profissionais da Educação. "Talvez, hoje, eles estejam equiparados
aos profissionais da saúde - e isso se dá porque, com as crianças em casa,
os pais conseguem enxergar quão difícil é o processo de ensinar”,
justifica.
Segundo o especialista, uma das consequências deste
período de aulas não presenciais será a necessidade de que a escola e os
gestores escolares saibam acolher os professores e suas questões
emocionais. Afinal, os impactos da Covid-19 vão muito além da saúde. Muitos
desses profissionais perderam amigos e familiares, outros precisaram lidar
com pessoas próximas perdendo seus empregos e sua renda, entre outras
dificuldades. Isso significa que, em um primeiro momento, será preciso
reconstruir os laços e o espírito de equipe que faz toda escola funcionar.
Ao mesmo tempo, ele acredita que os educadores
voltarão às salas de aula com muito mais conhecimentos e habilidades do que
tinham antes da pandemia. E, com a perspectiva de que as aulas retornem
antes de haver uma vacina, o professor vai ter que estar pronto para saber
escolher a melhor tecnologia, mas também para entender qual o melhor uso
do momento presencial. "Antes da pandemia, a maior parte das aulas
tinha um caráter expositivo e, agora, teremos a necessidade do uso de um ensino
híbrido. Então, o professor terá que estar pronto para fazer as melhores
escolhas das plataformas e para decidir o que trabalhar nessas plataformas”,
aponta Schneider.
O presidente do Instituto Singularidades acredita
que, neste momento, a sociedade está olhando com carinho e reconhecimento
para o trabalho dos educadores. “Cada um de nós pode fazer a diferença na
vida de uma criança ou de um adolescente. Espero que isso permaneça após a
pandemia porque não há nada mais importante que a Educação e não há
profissão mais relevante que a do professor”, completa. Em homenagem ao Dia dos
Professores, Alexandre Schneider fala sobre a relevância desses profissionais
no 12º episódio do podcast PodAprender, cujo tema é “Dia dos
Professores - Valorização dos profissionais será herança da pandemia“.
O programa pode ser ouvido no site http://sistemaaprendebrasil.com.br/podaprender/,
nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos
principais agregadores de podcasts disponíveis.
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