Pesquisar no Blog

quarta-feira, 20 de junho de 2018

ONG Visão Mundial promove ação para 100 crianças venezuelanas no Dia Mundial dos Refugiados em Roraima


Nesta quarta-feira (20), às 14h, crianças do abrigo indígena Pintolândia terão uma tarde diferente com sessão de cinema e brincadeiras

Refugiado é uma pessoa que sofre perseguição pela sua raça, naturalidade, religião, grupo social e que está fora do seu país, não podendo retornar por conta da repressão ou guerra. Na quarta-feira (20), é comemorado o Dia Mundial do Refugiado, que tem como objetivo oferecer apoio a esse grupo e conscientizar a sociedade sobre a importância desse tema. Nesse dia, a ONG Visão Mundial, organização não governamental humanitária especializada na proteção à infância, irá promover uma atividade cheia de descontração e brincadeiras, a partir das 14h, para 100 crianças venezuelanas na Igreja Metodista do Mecejana, em Boa Vista, em parceria com a Casa de Los Niños. As doações para o projeto da ONG com os refugiados podem ser feitas no site: www.visaomundial.org/refugiados.

Segundo o Comitê Nacional para os Refugiados (CANARE) do Ministério da Justiça, 33.866 pessoas solicitaram o reconhecimento da condição de refugiado no Brasil em 2017. Os venezuelanos representam mais da metade dos pedidos realizados, com 17.865 solicitações. Em seguida estão os cubanos (2.373), os haitianos (2.362) e os angolanos (2.036). Os estados com mais pedidos de refúgio são Roraima (15.955), São Paulo (9.591) e Amazonas (2.864).

Desde 2015, o Brasil recebe refugiados venezuelanos, indígenas e não indígenas, que entram pela fronteira do estado de Roraima. O país vizinho passa por uma grave crise econômica, política e social e faz com que milhares de venezuelanos deixam suas casas em busca de uma vida nova. Dessa forma, a Visão Mundial está oferendo auxílio para os venezuelanos que se abrigaram em Roraima, no município de Boa Vista, desde março deste ano em parceria com a Casa de Los Niños.

Para lembrar o Dia Mundial do Refugiado, a ONG vai realizar uma tarde especial em parceria com a Igreja Metodista do Mecejana e Casa de Lõs Niños para 100 crianças venezuelanas refugiadas no abrigo indígena Pintolândia, em Boa Vista, com sessão de cinema e brincadeiras. "Acreditamos que essa atividade vai minimizar os efeitos do confinamento das crianças, além de levar alegria e diversão, já que elas passam a maior parte dos seus dias no abrigo. Isso também vai promover a integração com a sociedade roraimense", conta Eugênio Rodrigues, coordenador de emergências da Visão Mundial.

Essa ação acontece simultaneamente com a operação da Visão Mundial que alcança famílias venezuelanas refugiadas no município de Boa Vista, em Roraima. Serão atendidas cerca de 100 crianças, de 06 a 12 anos, que vivem no abrigo indígena do Pintolândia durante quatro meses com atividades de educação, saúde, lazer e esporte, além de atividades de registro e solicitação de documentos de permanência no país. O objetivo é alcançar 1.360 pessoas e cerca 442 famílias com as ações até o fim do projeto.


Sobre a Visão Mundial
A Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No País, a Visão Mundial atua desde 1975 em 10 estados, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania. Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Nesses 42 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social



SERVIÇO
Ação – Dia Mundial do Refugiado
Data:
20 de junho
Horário: 14h
Local: Igreja Metodista do Mecejana
Endereço: Rua Severino Mineiro, 270 – Bairro do Mecejana
Boa Vista – Roraima – CEP: 69304-480


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados