Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Teoria da Extero-Gestação: a gravidez fora do útero


Segundo a teoria, os primeiros três primeiros meses pós-útero ainda podem ser considerados parte da gestação 


Após o nascimento, a fragilidade e a insegurança em perceber que o mundo ao seu redor mudou, podem causar reações diferentes no bebê. Também conhecida como teoria do 4º trimestre, a extero-gestação, formulada pelo antropólogo Ashley Montagu, mas difundida pelo pediatra Harvey Karp, explica que a gravidez não dura apenas 9 meses, mas sim, 12 meses. 

A consultora do sono materno-infantil de Blumenau/SC, Ana Paula Franz, explica que a teoria defende que nos primeiros três meses de vida, o bebê passa por um período de desenvolvimento fora da barriga da mãe semelhante ao que era dentro do útero, precisando ser tratado com cuidado, para que ele se desenvolva melhor e mais tranquilo. “É essencial que os pais recriem ao máximo as sensações que a criança tinha quando ainda estava no útero durante esse período”, explica a consultora. 

É preciso entender que, para o bebê, o mundo externo ao do útero é completamente novo. Por este motivo, é importante que a transição seja feita aos poucos e com muito cuidado. “Para ajudar o bebê nessa transição, recriar as condições uterinas podem auxiliá-lo a se integrar com o novo mundo”, observa Ana.  

Veja algumas dicas da consultora para uma transição mais tranquila para o bebê:

Amamentação em livre demanda: amamente seu bebê o quanto ele quiser e quando estiver com fome. Respeite o ritmo do bebê e aprenda a observar e reconhecer suas necessidades.

Dê colo: ouvir as batidas do coração da mãe, a respiração e sentir o calor pode acalmar a criança.

Embrulhe o bebê: envolto em uma manta, no famoso "charutinho" pode fazer a criança se sentir mais segura e protegida.

Utilize sons para acalmar: a reprodução de sons que lembrem os ruídos do útero podem ajudar o bebê a lembrar do útero e se sentir seguro.

Converse com o bebê: nada agrada mais o bebê do que ouvir a voz da mãe.

Mantenha a calma: bebês são muito sensíveis a nossa energia. Quer acalmá-lo? Se tranquilize primeiro.


Consultoria do sono

O serviço de consultoria do sono consiste em auxiliar gestantes e famílias com bebês e crianças de até cinco anos que estejam enfrentando dificuldades para dormir. Ana Paula, junto com a família, utiliza técnicas para entender o que está acontecendo com a criança, adequar o ambiente, compreender a rotina e estabelecer hábitos saudáveis para promover o melhor sono possível para todos.




Ana Paula Franz - fisioterapeuta e empresária, natural de Blumenau, mãe do Miguel de 1 ano de idade. Quando ficou grávida, começou a estudar sobre o sono e descobriu que havia maneiras de fazer um bebê dormir melhor. Mesmo colocando tudo o que leu nos livros e na internet em prática, ainda não estava sendo suficiente. Foi então que conheceu a escola americana International Maternity and Parenting Institute (IMPI). Por meio da releitura de técnicas de diversos autores especializados, aos seis meses de idade Miguel passou a dormir 12 horas seguidas de sono, fazendo tudo de maneira muito amorosa e acolhedora. Foi aí que Ana Paula resolveu ajudar outras mães e criou a Bom Sono Consultoria, que atua desde 2017 atendendo famílias de qualquer lugar do país. O atendimento pode ser presencial ou a distância, via skype.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados