Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Veja 8 dicas para cuidar da voz durante os jogos


 Durante os jogos é difícil conter a emoção e não gritar na hora do gol. No entanto, forçar excessivamente a voz com gritos pode inclusive causar problemas permanentes nas pregas vocais. Veja abaixo algumas dicas de Renata Donegá, fonoaudióloga da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, para cuidar da voz e continuar torcendo muito.

- Não grite: por mais que a euforia da comemoração esteja alta, gritar exageradamente machuca as pregas vocais. Ajuste o tom da voz e evite gritar.

- Cuidado com o álcool: além de fazer mal para outras partes do corpo – 
como o coração – o álcool anestesia as pregas vocais e quem grita não sente que está fazendo esforço, o que pode provocar ainda mais danos. Além disso, quem sofre com refluxo gastroesofágico é ainda mais impactado pelo consumo de álcool, já que ele pode aumentar a acidez estomacal e refluir até a região da garganta, piorando a rouquidão.

 - Hidrate-se com água: a água é um excelente hidratante das pregas vocais. Beber cerca de dois litros de água por dia ajuda a manter a laringe em boas condições.

- Faça repouso vocal depois de um exagero: se a emoção foi muito grande, as cordas vocais certamente sofreram consequências. O ideal, então, é fazer um repouso vocal por alguns dias, para que a laringe se recupere adequadamente.

- Não pigarreie: apesar de muitas vezes inevitável, pigarrear faz com que as pregas vocais se choquem. Com o tempo, é possível que se formem calosidades, que prejudicam a voz.

- Faça exercícios para a voz: fazer vibrações com a língua (a onomatopeia “trrrrr”) de forma relaxada ajuda a recuperar a voz depois de alguns excessos, além de afastar a necessidade de pigarrear.

- Aposte no bocejo: simples, bocejar assim que acordar ajuda a alongar o trato vocal e relaxa a laringe, preparando para um dia de grandes emoções em campo.

- Visite um médico em caso de rouquidão persistente: se a voz não retornar em alguns dias ou não voltar no padrão normal depois dos exageros, considere procurar um otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo para verificar o que houve. Em alguns casos, exercícios específicos para a voz podem ser necessários.




Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados