Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Barulhos da Copa - como não perder de voz e a audição nas festas dos jogos


Dia de jogo é dia festa! Gritos, fogos, música, buzinas e junto com todas as emoções das partidas aparecem também os primeiros sintomas de alteração vocal, como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão. Para driblar o problema e lidar com os prejuízos vocais comuns nesta época festiva, as fonoaudiólogas Ana Lucia Durán e Nathalia Zambotti da clínica Zambotti e Durán da capital paulista, deixam algumas dicas e cuidados importantes.
Ana afirma que quando a voz falha ou a rouquidão aparece não se deve sussurrar! Isso porque o sussurro pode provocar um esforço extra nos músculos do aparelho fonador e piorar as características da voz que já estão prejudicadas.
“Em casos de rouquidão ou afonia, poupe a voz, usando-a somente quando necessário,  procure articular bem as palavras, além disso é essencial hidratar-se principalmente nos dias frios”, diz a especialista. 
A perda auditiva também está entre uma das deficiências mais comuns durante a Copa do Mundo. Nathalia explica que todo mundo pode ter perdas auditivas por exposição excessiva ao ruído (fogos, cornetas, apitos e afins) – mesmo que a festança dure apenas 1 mês.  “O mais importante é cuidar da audição para que ela permaneça intacta e permita desfrutar todos os sons até que os jogos se acabem. Para isso, algumas dicas simples podem se tornar essenciais”, diz a especialista.

  • Evite ambientes barulhentos por muito tempo e se a festa for na sua casa não abuse dos barulhos próximos das orelhas de seus familiares e convidados, principalmente  em lugares fechados – vá às janelas ou até às portas para tocar as buzinas, por exemplo;
  • Para os mais velhos é importante utilizar sempre os acessórios de proteção auditiva (EPI) quando estiverem em exposição a ruídos mais intensos;
  • Coloque a música em volume abaixo da metade da capacidade dos aparelhos;
  • Se perceber dificuldade em entender ou grande necessidade em aumentar o volume da televisão, procure um especialista para fazer um exame de audição. Quanto mais cedo se cuidar, melhor!
Para finalizar, a fono comenta que a prevenção é o melhor remédio. “Perdas de audição são irreversíveis e poucas mudanças de hábito já surtem excelentes efeitos benéficos para a saúde auditiva. Lembre-se de que ouvir é um privilégio”, diz Nathália.







FONTES: 
Nathália Zambotti - Fonoaudióloga e Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP, atua principalmente na área de terapia de linguagem, avaliação e reabilitação auditiva. Professora convidada da Pós-Graduação em Neurociências da FacCamp.
Ana Lúcia Duran - Fonoaudióloga clínica (graduada pela EPM/UNIFESP) e educacional (autora e atuante em Projeto de estimulação precoce e de prevenção de Distúrbios de Linguagem reconhecido e premiado em anos consecutivos).Pós graduada em Psicomotricidade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados