Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Avós se destacam no mercado de trabalho


No Dia dos Avós, 26 de julho, muitos deles têm o que comemorar

Sabedoria, experiência, conhecimento e paciência são algumas das principais qualidades que podem ser encontradas nos profissionais mais maduros. No dia 26 de julho, que é comemorado o Dia dos Avós, muitos desses profissionais mais experientes têm o que comemorar: além de serem avós, continuam ativos no mercado de trabalho.
Essa tendência de mercado se deve ao envelhecimento progressivo da população mundial que passará de 606 milhões (no ano de 2000), para cerca de 2 bilhões, em 2050, segundo dados do Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, da Organização Mundial da Saúde (OMS). No mundo, esse aumento será mais marcante em países pobres, onde a população idosa quase quadruplicará, passando de 374 milhões para 1,6 bilhão. No Brasil, a estimativa aponta que de 21 milhões de idosos (11% da população) contabilizados em 2010, a população idosa somará cerca de 65 milhões (30% da população) em 2050.

Segundo a consultora e diretora da Leaders – HR Consultants, Astrid Vieira, o Ministério do Trabalho vem estudando métodos para cuidar de questões de discriminação, entre elas contra profissionais mais experientes no mercado de trabalho. “O objetivo é oferecer maior atenção ao combate ao preconceito no ambiente de trabalho”, ressalta.

A consultora explica que para complementar a renda familiar, cobrir despesas médicas ou se manter ativo, as pessoas mais experientes se mantêm no mercado de trabalho, atuando principalmente nas áreas de serviços, administração pública, indústria e comércio.

Ainda de acordo com Astrid, um dos maiores receios dentre as empresas é o de que um profissional mais maduro não possua o vigor necessário para desempenhar funções laborais intensas, mas hoje já se mostra evidente, que um profissional idoso possui as mesmas dificuldades e demanda o mesmo cuidado básico de um profissional mais jovem.  “No entanto, as vantagens de se investir no desenvolvimento da carreira pós-corporativa de um profissional prestes a se aposentar, também vem sendo levada em consideração pelas empresas, que se beneficiam da habilidade de transmissão de conhecimento desse profissional e da difusão das práticas que possibilitam a continuidade dos negócios”, completa.

Dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), divulgados pelo Ministério do Trabalho, apontam que o número de pessoas no mercado formal de trabalho, na faixa etária entre 50 e 64 anos, cresceu cerca de 30% entre 2010 e 2015, período em que o número de trabalhadores com carteira assinada, cresceu de 5,8 milhões para 7,6 milhões. O grupo de trabalhadores com idade acima de 65 anos também aumentou sua participação passando de 361,3 mil em 2010 para 574,1 mil em 2015, um aumento de 58,8%. Essas informações comprovam um aumento sólido da participação de pessoas mais velhas no mercado de trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados