Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de junho de 2018

É tempo de férias escolares! Como cuidar da alimentação das crianças no período?


Diretor do Departamento de Nutrologia Pediátrica da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) comenta como deve ser a relação dos pais com as férias dos filhos

Mês de julho e as crianças estão em casa. Finalmente os pequenos podem descansar, brincar e gastar energia! Para isso, eles precisam de uma alimentação balanceada para aguentar o pique. Ainda assim, o médico nutrólogo e diretor do Departamento de Nutrologia Pediátrica da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Dr. Carlos Alberto Nogueira de Almeida, lembra que férias não são sinônimo de relaxar completamente da rotina e pede que os pais estimulem os filhos a brincarem cada vez mais ao ar livre.

Com uma vasta experiência, Dr. Nogueira comenta que existem dois perfis de crianças: "Temos aquela criança que já é propensa à obesidade e trabalhamos o ano inteiro para controlar, e aquelas que são muito hiperativas e esquecem de comer, pois preferem brincar." Para o médico nutrólogo, ambos os perfis precisam de muita atenção, principalmente nas férias. "Os pais costumam ser mais permissivos com aquela criança que faz dieta o ano inteiro, e as hiperativas tendem a piorar a sua quantidade de refeições, pois estarão livres para brincar, saindo da rotina. O ideal é encontrar um equilíbrio durante o período", afirma Dr. Nogueira.

Para o diretor do Departamento de Nutrologia Pediátrica da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), a permissividade é preocupante e não deve ser um hábito e, sim, uma exceção. "Pedir uma pizza às terças-feiras é algo pouco saudável durante as semanas 'normais'. Nas férias, é algo que pode acontecer, mas não deve ser pizza às terças, pastel às quartas, e hambúrguer no sábado", ressalta.

Dr. Nogueira relata ainda que percebe uma transformação no perfil de lazer das crianças. "Antigamente existia aquela expectativa em sair na rua e se divertir. Atualmente, quando pergunto em meu consultório, as crianças sempre falam primeiro em 'zerar' algum jogo, ou, quando mais velhos, terminar determinada série. Só depois disso lembram de fazer algum esporte", diz.

A atividade física durante as férias representa pouco ganho efetivo ao longo do ano. Mesmo assim, é essencial e pode ser uma oportunidade de a criança se engajar com algum esporte. "O ideal é que a criança já realize, de maneira contínua, algum esporte. Vale lembrar que as férias são uma época onde aumenta o número de lesões e pequenos acidentes durante a prática esportiva, muitas vezes causadas pela falta de preparo físico", alerta o médico nutrólogo.


 

ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados