Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Borscht: chef Guga Rocha ensina a preparar o tradicional prato do país anfitrião da Copa do Mundo 2018


A famosa sopa de beterrabas promete esquentar a torcida brasileira e trazer a Rússia para mais perto


O chef Guga Rocha revelou sua receita de Borscht para acalentar o coração do torcedor que vibrará, de tão longe, pela seleção de Tite.

Quando o assunto é a gastronomia do país da vodka, o chef se derrete pela afamada sopa de beterrabas. Além de ser o prato favorito de sua avó Edla, ela tinha o costume de fazê-lo para seus netos. A combinação dos diferentes sabores sempre chamou a atenção do paladar de Guga, o que o fez pesquisar a função de cada ingrediente para reproduzir a receita em uma de suas melhores versões.

O prato pode ser servido quente ou frio, mas a sugestão do chef é que seja servido em sua versão quente. "Já que estaremos no inverno, vamos aproveitar e tomar a Borscht quente. Se fecharmos os olhos, vai parecer que estamos lá!", brinca. 





Ingredientes:

300 gramas de músculo para fazer caldo
4 unidades de beterraba
4 unidades de cenoura cruas raladas
3 unidades de cebola cortadas em cubos pequenos
4 unidades de tomate cortados em cubos pequenos sem sementes
1/2 unidade de repolho picado bem fino
1 maço de endro
3 colheres de óleo vegetal
1 xícara de creme de leite (creme azedo)
Limão à gosto (creme azedo)
Sal à gosto


Modo de Preparo:

Cozinhe o músculo na pressão com bastante água e pouco sal por 30 minutos. Reserve. Pode usar apenas o caldo ou o caldo e o músculo cozido e desfiado.
Cozinhe as beterrabas na pressão com 2 litros de água por 40 minutos. Separe o caldo e rale as beterrabas cozidas depois de frias.
Numa panela, refogue a cebola, adicione a cenoura e refogue até começar a soltar líquido. Acrescente o tomate e refogue até começar a desmanchar. Caso opte por usar a carne, nesse momento a adicione e refogue. Salgue a gosto e adicione o repolho, a beterraba e os caldos de beterraba e de carne. Cozinhe por mais 5 minutos e sirva.
Tempere o creme de leite com gotas de limão e bata bem com um garfo ou batedor de arame. Deixe por 30 min na geladeira para firmar.

Sirva a borscht com o creme azedo e o endro à parte para serem acrescentados à gosto por porção.

Bom apetite e vai Brasil!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados