Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Todo dia é dia de Rock! Conheça cinco festivais para programar sua próxima viagem



Em 1985, um megaconcerto para combater a fome na Etiópia, realizado simultaneamente nas cidades de Filadélfia, Estados Unidos, e Londres, na Inglaterra, eternizou o dia 13 de julho como o "Dia do Rock". Desde então, a data sempre é lembrada por bandas, cantores e fãs do estilo musical libertário e rebelde por natureza.

O sucesso daquele evento também recolocou os festivais em evidência. Diversos artistas passaram a dividir palcos em diferentes cidades ao redor do mundo, celebrando o rock'n'roll e estimulando o turismo musical em alguns lugares específicos. Para comemorar o "Dia do Rock", confira cinco festivais de música e comece a programar sua viagem para acompanhar suas bandas e músicos favoritos.


Festival Pinkpop

Realizado anualmente desde 1970, o Festival Pinkpop é a principal atração de Landgraaf, no sudeste da Holanda. O evento reúne 60 mil turistas todos os anos, praticamente o dobro da população local. Já são 38 anos de existência, o que o coloca no livro dos recordes como o mais antigo festival de música ainda existente.

Ele sempre acontece no mês de junho e recebe este nome por conta de Pentecostes, tradicional data cristã e que coincidiu com a primeira edição. Pink vem da palavra Pinksteren, que significa Pentecostes em holandês. Grandes nomes da música já se apresentaram em seu palco, como Bruce Springsteen, Metallica, Foo Fighters, The Rolling Stones, Red Hot Chilli Peppers, entre outros.

Apesar de estar na Holanda, o caminho mais rápido para chegar à Landgraaf é pelo Aeroporto Zaventem, em Bruxelas, na Bélgica. O turista também pode pegar o avião até Amsterdã, capital holandesa que fica no norte do país, e pegar conexão com trem.


Wacken Open Air

Esse é voltado para fãs de heavy metal. O Wacken Open Air é considerado o maior festival deste gênero musical e acontece anualmente desde 1990 na vila de Wacken, no distrito de Steinburg, no norte da Alemanha. Os shows acontecem de 2 a 4 de agosto e costumam reunir mais de 80 mil pessoas no local.

O festival foi criado para promover as bandas alemãs, mas passou a receber grupos de diversos países, como Estados Unidos, Finlândia, Austrália, Japão e Brasil. Nomes como Judas Priest, Iron Maiden, Motörhead, Slayer, Deep Purple, Scorpions, entre outros significativos do metal, já se apresentaram.

O aeroporto mais próximo do Wacken Open Air é o de Hamburgo, aproximadamente 80 quilômetros. O turista, porém, pode optar por descer em Berlim, capital alemã, que está 364 quilômetros da cidade, mas tem maiores opções de voos.


Festival Lollapalooza

Um dos festivais mais populares da atualidade, o Lollapalooza é conhecido pela sua diversidade por reunir fãs de pop, rock, metal, entre outros gêneros. O evento surgiu em 1991 por iniciativa do música Perry Farrell para a turnê de despedida de sua banda. Ele aconteceu até 1997, mas ressurgiu em 2003 e, dois anos depois, encontrou uma sede fixa: o Grant Park em Chicago, nos Estados Unidos – além do tour em países da Europa e da América Latina a partir de 2010. Nesse ano, os shows acontecem entre os dias 2 e 5 de agosto.

Seu palco é conhecido por apresentar e popularizar bandas e cantores que começam a fazer sucesso mundial. Amy Winehouse, Lady Gaga, Alice in Chains, Red Hot Chilli Peppers, Pearl Jam, Arctic Monkeys, entre outros, já cantaram no festival. O nome é uma expressão americana que significa "algo incomum", mas também refere-se a pirulitos (lollipop, em inglês).

O aeroporto de Chicago é o O'Hare Internacional, considerado o segundo mais movimentado do mundo. Ele é bem conectado com o centro da cidade por transporte público. Caso prefira mais opções de voos, as alternativas são os aeroportos de Atlanta ou até Nova York.


Maximus

O festival Maximus é uma tentativa de criar uma versão do Wacken Open Air na América do Sul. Ele foi idealizado pela Move Concerts em 2016 e já teve duas edições realizadas no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Ele também é voltado exclusivamente para fãs do rock e do metal, e acontece sempre no mês de maio.

Mesmo com apenas duas edições realizadas até o momento, o evento já reuniu nomes de peso do cenário nacional e internacional. No primeiro ano, por exemplo, recebeu Marilyn Manson, Halestorm, Rammsteim. No segundo, as estrelas foram Linkin Park e Slayer.

São Paulo é a maior cidade do Brasil e um dos principais destinos nacionais e internacionais. Visitantes de outros estados podem desembarcar tanto no Aeroporto de Congonhas quanto no de Guarulhos.


Rock in Rio

É impossível falar de festival de música e não lembrar do Rock in Rio, um dos maiores eventos musicais do planeta. A primeira edição, realizada no Rio de Janeiro em 1985, reuniu nada menos do que 1,3 milhão de pessoas. Após uma fase internacional em Lisboa, Portugal, e Madrid, Espanha, a cidade brasileira voltou a sediar os palcos a cada dois anos a partir de 2011.

A lista de estrelas que se apresentaram ao longo de todas as edições brasileiras é extensa: Queen, AC/DC, Guns 'n' Roses, Iron Maiden, Oasis, Foo Fighters, Metallica, Katy Perry, Beyoncé, entre outros. Em 2018, o evento acontece em Lisboa, mas em 2019 retorna para o Rio de Janeiro.

A capital fluminense é um grande destino turístico do Brasil. Os visitantes podem desembarcar em dois aeroportos, o Santos Dumont e o Galeão, para conhecer um pouco mais a "Cidade Maravilhosa".





ViajaNet
www.viajanet.com.br, www.facebook.com/ViajaNet e @ViajaNet


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados