Pesquisar no Blog

terça-feira, 12 de junho de 2018

Como preparar a pele para os dias frios que estão chegando?


Dermatologista Adriana Cairo, de São Paulo, dá dicas de cuidados e melhores tratamentos para fazer nesta época do ano


Depois de uma temporada quente de verão, com muito sol, piscina, mar e vento no rosto é comum que a pele fique mais ressecada e com textura mais áspera do que o comum. Agora que estamos a poucos dias do inverno e as temperaturas começaram a ficar mais amenas, é o momento ideal para investir em tratamentos que recuperam e preparam a pele para o frio. A Dra. Adriana Cairo, dermatologista de São Paulo, explica que a maior exposição ao sol e bronzeamento durante o verão causam consequências diretas na pele. "Quando o tom bronzeado começa a ir embora, podem aparecer manchas brancas na medida em que a pele volta a sua coloração normal. Elas são chamadas de Pitiríase alba e são essencialmente causadas pelo ressecamento da pele", explica a médica.

Mas não é só isso. "A pele também pode ficar com mais comedões (cravos), devido ao aumento da oleosidade causada pelo calor e pelo uso mais frequente de produtos na face. Por fim, manchas e sardas são acentuadas devido ao aumento da produção de melanina pelo corpo", afirma Adriana.

As dúvidas sobre os cuidados, incluindo melhores tratamentos e rotina de limpeza, são muitas e a Dra. Adriana separou as mais importantes para quem deseja apostar de forma certeira no tratamento da pele. Confira:


Quais os melhores ativos para recuperar a pele dos estragos do verão e já ir preparando para a temporada mais gelada?

Limpeza de pele com hidratação feitas com máscaras calmantes e hidratantes são muito bem-vindas! Além do protetor solar recomendado sempre, os dermatologistas podem prescrever cremes à base de vitamina C, ácido glicólico, kójico, fítico, azelaico ou tranexâmico, responsáveis pela renovação celular e clareamento da pele. Outra opção bacana é associar um creme nutritivo com ativos hidratantes, a base de ácido hialurônico ou óleo de oliva.


Os tratamentos a laser são boas opções? Quais especificamente?

A melhor época para realizar tratamentos a laser é justamente entre o outono e no inverno, época que estamos. Podem ser feitos desde lasers mais suaves como a Luz Intensa Pulsada e laser de Erbium não ablativo fracionado até os mais agressivos, como os Fracionados Ablativos de Erbium ou de CO2. De acordo com as características específicas de cada laser, podemos associar peelings químicos a base de jessner, ácido glicólico ou retinoico para otimizar os resultados.


Como a pele costuma se comportar durante os dias mais amenos do outono?

Nesta época percebemos que a oleosidade diminui e precisamos ter mais atenção ao uso de hidratantes faciais, labiais e corporais. A frequência da limpeza de pele pode ser espaçada para não agravar o ressecamento.


O que não é recomendado?

Não é recomendado manter a mesma rotina de cremes utilizados no verão, pois eles podem irritar a pele. Inclusive, é uma época perfeita para uma visita ao seu dermatologista para adequar a rotina de beleza aos cuidados hidratantes.


Na rotina de limpeza, é necessária alguma adaptação? Por exemplo, trocar o sabonete para algum mais leve?

Os cuidados dessa época do ano priorizam ingredientes mais suaves, como sabonete em espuma com ativos hidratantes. Podemos substituir o tônico pela água micelar e associar ácidos mais potentes como o retinoico, por exemplo. Já para manchinhas, podemos prescrever clareadores mais fortes como a hidroquinona.


Qual a principal dica para quem deseja recuperar a pele dos efeitos do verão e exibir uma pele lindo no inverno?

A dica é não perder a oportunidade de tratar a textura da pele e renovação celular, isso porque, além do clareamento das manchas, esses tratamentos atuam diretamente na prevenção e tratamento do envelhecimento da pele, dando brilho e viço para deixar a pele com um aspecto mais saudável.






Adriana Cairo - dermatologista formada pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro – UNISA, com residência em dermatologia pelo Complexo Hospitalar Heliópolis. É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Também realizou estágio em Cosmiatria e laser pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (USP) e hoje é médica preceptora da residência em dermatologia do Complexo Hospitalar Heliópolis, em São Paulo. Sua clínica, localizada na Av. Nazaré, Ipiranga, conta com aparelhos de última geração e está sempre atualizada com as principais novidades da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados