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segunda-feira, 22 de abril de 2024

Você sabia que para solicitar a cidadania espanhola depois do casamento é necessário residir por um ano após o matrimônio no país?

Prostooleh

Para os brasileiros que sonham em dizer “sim” em terras espanholas, é importante estar ciente dos trâmites burocráticos para realizar uma cerimônia legalmente válida.

 Primeiramente é necessário providenciar uma série de documentos pessoais como certidão de nascimento, declaração de estado civil, e passaporte válido, entre outros, que devem ser apresentados no órgão correspondente (consulado brasileiro na Espanha). “Os chamados casamentos “mistos”, entre brasileiros e espanhóis, permite que o cônjuge estrangeiro (nesse caso o brasileiro) obtenha o TIE, que equivale a carteira de identidade que temos no Brasil, garantindo a autorização de residência no país por cinco anos e possibilita, que após um ano de união e de residência legal contínua no país, conquiste o direito de solicitar a nacionalidade”, explica Renata Barbalho, CEO da Espanha Fácil, assessoria de imigração, prestação de serviços para brasileiros na Espanha e especialista em assessoria de imigração.


Tentativas de fraude de identidade seguiram em queda em fevereiro, mostra Serasa Experian

Foram 3,4 mil diligências a cada milhão de habitantes, totalizando 756.576 no mês


Fevereiro registrou uma nova queda no Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. Dessa vez, de 0,1% em comparação com o mesmo mês de 2023. No período, foram registradas 3.485 ocorrências a cada milhão de habitantes no Brasil, totalizando 756.576. As diligências são relacionadas a fraudes de identidade – quando golpistas roubam dados pessoais e tentam se passar por outras pessoas para obter vantagens financeiras. Veja, a seguir, o levantamento dos últimos 12 meses:


“Cuidar dos dados pessoais é uma tarefa diária, mesmo quando o indicador demonstra diminuição nas tentativas de fraude de identidade. Os consumidores precisam ficar atentos com a segurança de suas informações, principalmente, em ambientes on-line. Da mesma forma, as empresas necessitam continuar blindando seus sistemas com soluções de autenticação e prevenção a fraudes em camadas para identificar quem é quem”, declara o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

No destaque por setores, a maior parte das ocorrências de fevereiro foram em “Bancos e Cartões” (50,7%). Já “Telefonia” foi o menos visado pelos criminosos (1,3%). Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que mais tiveram incidência das tentativas de fraude em fevereiro (35,9%). Confira o detalhamento por faixa etária: Veja, a seguir, todos os segmentos e a visão por faixa etária:



Visão por Unidades Federativas (UFs)

O levantamento do Indicador de Tentativas de Fraude de fevereiro indicou que o Sudeste e o Sul continuaram na liderança do ranking das Unidades Federativas (UFs) das ocorrências. A variação anual revelou que a queda nas diligências foi registrada por 8 estados e, o restante, apresentou alta. Veja os dados a seguir:



 Tentativas a cada milhão de habitantes

O rankings das cinco UFs com as maiores concentrações de tentativas de fraude nesta visão ficaram com Distrito Federal, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e São Paulo. Confira a lista completa e as quantidades: 




Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger

Consumidores: 

·         Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;

·         Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;

·         Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;

·         Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

·         Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

·         Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;

·         Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;

·         Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

 

Empresas:

·         Com a aceleração da adoção de canais digitais na vida dos consumidores, as empresas estão cada vez mais investindo em métodos de soluções antifraude e tecnologias sofisticadas ao longo da jornada do cliente, para que a segurança da operação seja garantida, com o mínimo de atrito possível em sua experiência. Nesse sentido, a Serasa Experian tem soluções modulares inteligentes que possibilitam oferecer uma experiência segura ao cliente final. Com combinação de big data, analytics e soluções automatizadas, as empresas podem blindar seus negócios contra fraudes mantendo a melhor experiência para seu usuário.

·         Faça a análise de compras: invista em camadas preditivas antifraude, principalmente as que realizam a análise comportamental dos seus clientes e usuários. Assim, sua empresa pode avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo;

·         Verifique cadastros. Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança de operações online. Nesse quesito, ter acesso a um cadastro atualizado dos consumidores, no qual é possível checar a veracidade das informações fornecidas no momento de uma compra, por exemplo, é uma estratégia para reduzir os riscos na hora de vender. A confirmação cadastral pode identificar tentativas de fraudes, sinalizando situações suspeitas, como divergências de dados do cliente com as que constam de outras bases de dados confiáveis;

·         Invista em soluções antifraude em camadas: não existe uma bala de prata que funcione para todos os casos. Por isso, é importante munir o seu negócio com tecnologias de ponta que, combinadas, ajudem a blindar todas as etapas da jornada do seu cliente.

 

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de documentos, biometria facial e verificação cadastral.



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7 em cada dez brasileiros acreditam que o país deveria fazer mais pelo combate às mudanças climáticas, aponta Ipsos

 

Pesquisa “Earth Day 2024” avalia a percepção da população com relação ao meio ambiente

 

Segundo dados levantados em 33 países pelo Instituto de pesquisa Ipsos, 73% dos brasileiros afirmam que o governo brasileiro deveria intensificar seus esforços no combate às mudanças climáticas. O país se encontra em 8° lugar no ranking global, que apresenta uma média de 63%. Os líderes do ranking são Indonésia (83%), China (81%) e Tailândia (77%). Já os que menos concordam com a necessidade de fazer mais para combater as mudanças climáticas são os países desenvolvidos: Alemanha (43%), Holanda (43%) e Japão (43%).


Necessidade de equidade

Globalmente, o levantamento também revela que 63% declaram que países desenvolvidos, como os Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha e França, devem pagar mais para resolver o problema climático, dada sua maior responsabilidade histórica na produção de emissões de carbono. Mas quando questionados sobre “não podemos enfrentar plenamente as alterações climáticas a menos que todos os países trabalhem em conjunto”, três a cada quatro pessoas (74%) no mundo acreditam que, todos os países devem trabalhar juntos na resolução deste problema.

 

Percepções climáticas

A pesquisa também revela que 40% dos brasileiros acham que o Brasil já é um líder mundial na luta contra as mudanças climáticas. As nações com maiores índices de concordância são China (75%), Índia (73%), e a Indonésia (54%), enquanto os países com menores índices são Japão a (12%), Romênia (10%) e Hungria (9%).

Além disso, 63% das pessoas em todo o mundo expressam a preocupação de que, “se as ações individuais não forem tomadas agora para combater as mudanças climáticas, estaremos falhando com as gerações futuras”. A Indonésia lidera esse indicador, com 80%, seguida pela Índia (77%) e Colômbia (77%). O Brasil ocupa a 9ª colocação com 72%.


 

Pequenas ações para grandes mudanças

O levantamento aponta que globalmente, 69% das pessoas acreditam que “se todos fizessem pequenas mudanças em suas vidas cotidianas, isso poderia ter um grande impacto no combate às mudanças climáticas.” Np Brasil, o índice de concordância é de 72%. Este consenso, no entanto, varia entre as gerações e gêneros. Por exemplo, entre os Boomers, 78% das mulheres correspondem, em comparação com 69% dos homens. Na Geração X, 74% das mulheres estão de acordo, contra 69% dos homens. Os Millennials representam 71% das mulheres e 66% dos homens, enquanto na Geração Z são menos propensos a pensar assim, com os resultados sendo de 66% entre mulheres e 61% entre homens.


 

Pessimismo masculino

Outra informação que a pesquisa “Earth Day” traz é sobre o pessimismo dos jovens e adultos homens, em que concordam com a afirmação “não haver sentido em mudar seu próprio comportamento para combater as mudanças climáticas porque isso não fará diferença de qualquer maneira”. O levantamento global também aponta que quase um em cada três se sente particularmente impotente, sendo 31% são jovens da geração Z, e outros 31% da geração Millennial.

 

Sobre a “Earth Day 2024”

Realizada em 33 países durante o período de 26 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024, a pesquisa “Earth Day” teve a participação de 24.290 entrevistados, com cerca de 1.000 deles, no Brasil. A margem de erro para o país é de 3,5 pontos percentuais.


Dia da Terra: o que é a ansiedade climática?

Eurobarômetro aponta que 73% dos entrevistados acredita que as mudanças climáticas é uma questão muito séria

 

O Dia da Terra é celebrado anualmente em 22 de abril. Essa data foi estabelecida em 1970, pelo ativista ambiental norte americano Gaylord Nelson, para conscientizar as pessoas sobre a importância de proteger o meio ambiente e os recursos naturais do planeta. No entanto, com o avanço das mudanças nas condições climáticas, as questões ambientais vêm afetando a saúde mental da população, especialmente dos jovens.

Segundo o Eurobarômetro, estudo realizado na Europa em 2021, 93% dos entrevistados considera as mudanças climáticas uma questão séria, enquanto, 73% acredita que é uma questão muito séria. A ansiedade climática pode causar impactos significativos na saúde mental, levando a sintomas como estresse crônico, insônia e até mesmo depressão.

"À medida que os eventos extremos relacionados ao clima se tornam mais frequentes e intensos, muitas pessoas passaram a experimentar sentimentos de desamparo, tristeza e medo em relação ao futuro do planeta", explica Aline Sabino, psiquiatra na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

A condição, também conhecida como eco-ansiedade, é classificada pela Associação Americana de Psicologia – American Psychological Association (APA) – como o medo crônico de catástrofes ambientais, tanto que o termo eco-ansiedade foi criado pela APA em 2017. Com o aumento das preocupações com as mudanças climáticas e a degradação ambiental, a eco-ansiedade tem se tornado um tema cada vez mais relevante.


Como lidar com a ansiedade climática?

É fundamental buscar maneiras de lidar com esse sentimento, seja por meio do ativismo ambiental, da prática de hábitos sustentáveis ou do apoio psicológico, visando o equilíbrio emocional e a busca por soluções concretas para os desafios ambientais enfrentados pela humanidade.

"Nesses casos, um profissional de saúde mental pode ajudar a trabalhar esses sentimentos e desenvolver estratégias saudáveis de enfrentamento, auxiliando no equilíbrio entre a consciência ambiental e o bem-estar mental", reforça a psiquiatra.

Ainda segundo a especialista, falar sobre medos e preocupações relacionados às mudanças climáticas com um profissional qualificado pode trazer alívio e perspectiva, assim como ajudar a criar uma relação saudável do indivíduo com relação ao meio ambiente. “Além disso, a eco-ansiedade pode levar a transtornos de ansiedade ou depressão, que requerem tratamento especializado”, explica ela.

Portanto, buscar ajuda psicológica é uma medida saudável e recomendada para lidar com os impactos emocionais da eco-ansiedade, permitindo que a pessoa encontre maneiras mais equilibradas e construtivas de enfrentar as preocupações ambientais.

  

Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo


“No futuro não haverá mais líderes femininas, haverá apenas líderes”, afirma especialista em Gestão de Negócios

Competências, habilidades e méritos profissionais tendem a ter mais destaque na escolha de um candidato a um cargo num futuro próximo, afirma a especialista em Gestão de Negócios, Claudia Pirani

 

Para a escolha de um candidato ideal a um cargo de liderança, em geral, vários fatores são considerados, mas, infelizmente, ainda temos algumas barreiras em determinados aspectos, a questão de gênero ainda é levado em conta durante a seleção.
 
Há vários aspectos que configuram um bom líder, mas todos eles não possuem relação com gênero e etnia.com o passar do tempo há a tendência de que habilidades, competências, conhecimentos e méritos profissionais sejam considerados independentemente do sexo, afirma a Especiaista em Gestão de Negócios, Claudia Pirani.

"Diversos direitos foram conquistados ao longo da história, mas ainda é notável a disparidade de gênero entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Referências femininas pelo Mundo trazem boas práticas, lições e aprendizados para que possamos avançar diante deste tema, ainda embarreirado por uma sociedade conservadora".

A partir de 2010 vemos uma clara e crescente cobertura da mídia sobre a “presença de mulheres em empresas de tecnologia”. Espera-se que, em um futuro próximo, a sociedade tenha evoluído para um ponto em que o gênero não seja mais um fator relevante na determinação da liderança”, afirma.

Diversas leis têm sido promulgadas para esse propósito, seja para buscar a igualdade salarial ou reduzir as formas de desequilíbrio profissional entre homens e mulheres, mas a sociedade também tem um papel importante.

 
“Se a inclusão de mulheres no mercado permite uma diversidade de ideias e crescimento econômico, “por que” as empresas ainda apresentam resistência?", questiona.

Claudia Pirani irá realizar uma palestra sobre o tema no seminário multidisciplinar online e gratuito “Business & Health”, no dia 27 de abril.
 

  

Claudia Pirani - graduada em Comunicação Social e Bacharel em Relações Públicas pela Unitau e pós-graduanda em Gestão de Negócios com experiência em competências comportamentais pela BBI of Chicago. Sócia da Cenarium Training and Coaching - Especializada em desenvolver workshops e palestras Nacionais e Internacionais em Liderança, Equipes de Alta Performance, Igualdade de Gênero e Desenvolvimento de Equipes. Representante da América Latina da BPW Internacional e com experiências nas áreas de Administração e Treinamento, Comunicação Corporativa e Perfil Comportamental.



O maior desafio de apresentações: Como manter a conexão com o público?

Manter o público conectado com a sua fala é o pilar do sucesso da sua apresentação, afirma o especialista em Marketing e neurociência pedagógica, professor Ney Pereira 

 

Ser um palestrante de sucesso e realizar boas apresentações em público exige várias habilidades importantes que ajudam a ampliar a percepção e repercussão diante do público, mas uma das principais é a capacidade de manter uma boa conexão com o público. 

Não existe fórmula mágica para fazer um público se conectar com a sua apresentação, é preciso ter uma visão ampla para observar todas as variáveis, explica o especialista em Marketing e neurociência pedagógica, professor e TEDx Speaker, Ney Pereira. 

Se conectar com o público não é seguir um roteiro, é preciso analisar quem é esse público, qual o tema da sua palestra, o ambiente em que você está, a forma com que se deve falar, entre outros, por isso, é fundamental uma boa preparação anterior”, explica. 

 

5 dicas para melhorar a conexão com o público durante apresentações:

 

1. Conheça seu público-alvo:

Antes de apresentar, entenda as necessidades e interesses do seu público para adaptar sua mensagem de acordo, não só a mensagem em si, mas também a forma como ela é passada é grande parte de como seu público irá reagir”;

 

2. Seja claro e conciso:

Mantenha as suas ideias simples e diretas para manter a atenção da plateia ao longo da apresentação, mais do que o que você fala, é importante o que o público entende”;

 

3. Use recursos visuais:

Utilize slides ou materiais visuais para complementar sua fala, deixar a apresentação mais interativa e reforçar os pontos principais”;

 

4. Interaja com a plateia:

Estimule o debate fazendo perguntas, ouvindo as opiniões do público e demonstrando interesse genuíno pelas suas contribuições”;

 

5. Conte histórias:

O storytelling é uma das principais formas de envolver o público com narrativas pessoais ou exemplos práticos pode tornar sua apresentação mais envolvente”, ensina Ney Pereira, que irá apresentar mais estratégias para melhorar a sua conexão com o público na palestra “Segredos e dicas para manter a conexão em palestras e apresentações online” no seminário multidisciplinar online e gratuito “Business & Health”, no dia 27 de abril. 

 

Professor Ney Pereira - palestrante, escritor, roteirista e TEDx Speaker, especialista em Neurociência Pedagógica e Marketing. Autor de livros nas áreas de Comunicação para professores e Comunicação Empresarial. Foi responsável durante 13 anos pela capacitação dos professores de MBA da Fundação Getúlio Vargas, sendo 8 vezes consecutivas premiado “Melhor Professor de Gestão” pelo Ibmec RJ. Nos últimos anos, por meio da sua empresa de consultoria, atendeu a diversos CEOs e palestrantes ajudando-os a montar e executar palestras profissionais.


RCS poderá substituir o WhatsApp?

Em meio a um mercado cada vez mais conectado, a digitalização é um caminho sem volta para as empresas, que devem incorporar em suas estratégias as melhores ferramentas para se comunicarem com seus clientes de forma fluída, segura e otimizada. Hoje, dentre tantos canais, o WhatsApp se tornou um dos mais investidos e efetivos para estreitar esse laço. Entretanto, este meio de comunicação pode ter sua popularidade e ampla adesão disputadas por uma solução tão promissora quanto: o RCS.

Um dos maiores motivos pelo qual o aplicativo de mensageria da Meta ganhou esta forte inserção no mundo empresarial se deve pelo fato deste ter se tornado uma das plataformas de comunicação mais utilizadas pelos brasileiros diariamente. Em uma pesquisa encomendada pela Yalo, que contou com dados da International Data Corporation (IDC), como prova disso, foi constatado que o WhatsApp é o canal predileto para 88% dos consumidores. Isso fez com que cerca de 95% das empresas nacionais começassem a utilizá-lo para se relacionarem com seus compradores entre novembro de 2022 e junho de 2023, ainda conforme o mesmo estudo.

Contudo, por mais facilidades incontestáveis que o aplicativo forneça para as marcas, existem certos empecilhos financeiros que ocasionam alguns pontos negativos em utilizá-lo – incluindo questões como a cotação em dólar, impostos, e a necessidade de contarem com integradores para realizarem essa aquisição, o que pode encarecer ainda mais o custo final.

Fora isso, ainda existem questões técnicas que podem prejudicar a conquista de resultados pelas empresas neste canal, tais como a complexidade em criar contas em sua versão business, limitação no volume de mensagens a serem enviadas por dia, e a possibilidade de o número ser bloqueado em casos de indícios de spam. São muitos aditivos em cima deste investimento, que podem acabar desequilibrando a balança de benefícios a serem colhidos pelos empreendimentos.

Nesta encruzilhada entre os prós e contras encontrados, foi observado um movimento nítido no interesse por soluções com um maior custo-benefício, com os quais seja possível atrair cada vez mais clientes, fidelizá-los e manter uma alta conversão para o negócio. É em meio a este cenário que o crescimento do RCS (Rich Communication Service), sistema de mensageria do Google, vem se mostrando como um canal altamente capaz de ocupar este meio termo entre custo e benefício.

Na prática, esse é o canal ideal para as empresas que desejam melhorar seu bom e velho SMS para um canal mais interativo que traga uma maior conversão – além de conter um selo de identificação no envio de cada mensagem e a possibilidade de inserirem textos, imagens, gifs e outros recursos juntos para uma experiência enriquecida ao consumidor.

Financeiramente, seu custo é mais em conta do que o necessário com o WhatsApp, além de poder fornecer um alcance maior nos dispositivos aptos a receber este tipo de mensagem. Hoje, apenas os aparelhos Android estão habilitados ao RCS, mas logo menos a Apple pode entrar no jogo e trazer mais um grupo seleto à ferramenta.

Ainda, assim como o WhatsApp, uma nova funcionalidade está sendo desenvolvida no sistema do buscador para que os próprios usuários possam buscar pelas marcas no canal e entrar em contato com elas, criando um ambiente conversacional capaz de ser iniciado por ambas as partes e não apenas pelo lado das marcas, como ocorre hoje.Com isso, as empresas podem desenvolver seus próprios bots para conduzirem o atendimento de forma mais otimizada e assertiva, sempre possibilitando uma conversa com um profissional caso seja de preferência do usuário.

É importante destacar aqui que o uso do RCS não deve ser encarado como um substituto 100% do WhatsApp e nem de nenhum outro canal, mas sim um investimento complementar que some as soluções já ofertadas pelas empresas a seus clientes, dando mais uma opção segura e robusta para que se comuniquem e estreitem o relacionamento entre as partes.

Todo cliente deve ter a opção de conduzir o atendimento no meio que lhe for mais agradável, e não ser limitado quanto a isso. Afinal, se temos mais um canal robusto e completo prosperando no mercado capaz de trazer excelentes resultados, por que não o incorporar como mais um meio disponível a seus consumidores? 

 

Thiago Gomes - Diretor de Customer Success e Produtos na Pontaltech.


Consumidores podem ter limite de cartão aumentado com gestão de carteira realizada por instituições financeiras. Potencial é de R$ 3,1 bilhões, aponta estudo da Serasa Experian

 ·      Análise é baseada na carteira de clientes de quatro IFs e limites de cartão de crédito concedidos aos seus clientes 

·      Solução de gestão de limites permite também mitigar riscos de inadimplência em 33%

 

Segundo um levantamento realizado pela Serasa Experian - datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude – há espaço para que bancos ampliem seu ganho potencial e minimizem os riscos de insolvência por meio de uma gestão mais apurada dos clientes que já estão em sua carteira e que possuem cartão de crédito.  

 

Com uma análise customizada por perfil, unindo dados exclusivos e de mercado com a capacidade de inteligência analítica, é possível verificar que há espaço para ampliação do limite de 27% dos clientes de quatro instituições financeiras. Entre as variáveis analisadas, o Score é uma delas que compõe a análise individualizada, trazendo ainda mais precisão. Verificou-se que score médio desses CPFs é de 798 pontos, considerado “muito bom” na classificação e que amplia as chances de obtenção de crédito no mercado.

 

Em valores, com um montante atual de 4,9 bilhões de reais, os correntistas teriam um potencial de aumento de limite em 67%, um incremento de R$3,1 bilhões e um total de R$8 bilhões em crédito concedido em cartões de crédito.

 

“A gestão de carteira customizada para a definição de limites de crédito mais adequada a cada perfil de consumidor, traz uma visão 360º desse cliente no mercado é essencial para a rentabilização das IFs, uma vez que é muito mais barato ampliar a oferta para um cliente que você já conhece do que ir em busca de clientes novos. O alto custo de aquisição de novos clientes, em especial para instituições financeiras, é um grande desafio e conhecer mais a fundo seus próprios clientes e fazer a oferta certa para cada um deles pode ser uma das alternativas para gerar mais receita com um custo menor de aquisição, além aumentar a taxa de fidelização e fazer com que ele centralize sua vida financeira naquele banco”, afirma Pedro Braga, diretor de Decison Analytics da Serasa Experian.


 

Redução de limite contribui para diminuir prejuízos


O estudo traz ainda a parcela da base que possui limites que trazem potenciais riscos de inadimplência. 14% dos CPFs analisados teriam redução, evitando uma possível perda de R$ 500 milhões. O montante total sairia de R$ 1,5 bilhão concedido para 1 bilhão, 33% a menos. Na análise do score dessa parcela, a média obtida fica em torno de 366 pontos, considerado regular e que indica que ainda não é o melhor cenário para a contratação e ampliação de crédito.

 

“Análise e políticas de concessão de crédito são ciências complexas e sensíveis para todo o mercado e que impactam diretamente no resultado financeiro das instituições. O estudo realizado mostra que existia um risco de inadimplência significativo. A eficiência de uma gestão de carteira de crédito depende de dados confiáveis, especialmente modelados para este objetivo e atualizados para extrair insights extremamente importantes para avaliar a eficácia das políticas de crédito. Por isso, unimos toda nossa expertise para oferecer soluções de negócio baseadas nas diferentes capacidades integradas unindo dados, Analytics e tecnologia diferenciadas que estão proporcionando maior eficiência operacional, financeira, redução de exposição aos riscos e rentabilização para nossos clientes. A gestão de limites é uma das opções de caso de uso da solução Gestão de Clientes que tangibiliza os pontos mencionados acima”, complementa Braga.

 


Metodologia


Os números são resultado de um estudo feito com base em resultados obtidos com a solução integrada Gestão de Clientes usando como ponto de partida cases de quatro instituições financeiras adeptas da plataforma.


A análise é feita por meio de uma avaliação estratégica e individualizada da base fornecida, unindo dados exclusivos e de mercado com a capacidade de inteligência analítica, possibilitando imprimir uma visão ampla do potencial de seus clientes por CPF e/ou CNPJ. Com isso, é possível sugerir aumento de limite de cartão de crédito, diminuição do limite ou mantê-lo da mesma forma. Cada CPF ou CPNJ recebe ainda um indicador de quanto deveria ser essa ampliação ou redução. Outros segmentos como varejo e seguradoras, por exemplo, também já são adeptos da solução Gestão de Clientes.




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Istambul: confira dicas de passeios menos óbvias nesse destino



Excursy traz algumas ideias do que conhecer na cidade que é a ponta entre Oriente e Ocidente


Considerada a ponte entre o Oriente e o Ocidente, Istambul, a deslumbrante metrópole turca, mantém-se como um destino turístico imperdível, atraindo visitantes de todo o mundo. Com sua rica história, cultura vibrante e uma paisagem que mescla modernidade e tradição, a cidade oferece uma experiência única aos viajantes.

De acordo com dados recentes do Ministério da Cultura e Turismo da Turquia, o número de visitantes internacionais em Istambul atingiu a marca de 15 milhões no último ano, demonstrando um crescimento constante no setor turístico da cidade. Esse aumento é atribuído não apenas à beleza natural e arquitetônica de Istambul, mas também ao esforço contínuo para promover a cidade como um destino acolhedor e acessível.

Carol  Caro, diretora da agência especializada em destinos exóticos e Oriente Médio Excursy, compartilhou sua visão sobre o crescente interesse por Istambul: “A cidade oferece uma combinação única de cultura, história e hospitalidade. Muitos de nossos clientes têm expressado o desejo de explorar esse destino que proporciona uma experiência enriquecedora.”


Dicas e Passeios Recomendados:

Istambul é uma cidade repleta de atrações, desde os icônicos pontos turísticos até os encantadores bairros locais. Anna Carolina Caro destaca alguns dos destaques que não podem ficar de fora do roteiro, além de sugestões para uma experiência mais autêntica:


  1. Santa Sofia (Hagia Sophia): O magnífico museu e antiga basílica, construído no século VI, é um testemunho da rica história de Istambul. 
  1. Mesquita Azul (Sultanahmet Camii): Conhecida por seus impressionantes azulejos azuis, esta mesquita é um exemplo extraordinário da arquitetura otomana. 
  1. Palácio Topkapi: Antiga residência dos sultões otomanos, o palácio é um mergulho fascinante na história do Império Otomano. 
  1. Bazar das Especiarias: Um paraíso para os amantes da culinária, este mercado oferece uma variedade de especiarias, chás, doces e outros produtos locais. 
  1. Basílica Cisterna: Uma maravilha subterrânea, esta antiga cisterna oferece um vislumbre surreal da engenharia bizantina. 
  1. Bairro de Balat: Explore as casas coloridas e a atmosfera boêmia deste antigo bairro, repleto de cafés charmosos e lojas de antiguidades. 
  1. Ilha de Büyükada: Faça uma viagem de balsa até esta tranquila ilha, onde você pode passear de bicicleta ou charrete e admirar as belas mansões antigas. 
  1. Espetáculo de Dervixes Rodopiantes: Assista a uma cerimônia sufi tradicional para uma experiência cultural única. 
  1. Rua Francesa (Fransız Sokağı): Desfrute da vida noturna nesta rua charmosa em Beyoğlu, repleta de bares, restaurantes e música ao vivo. 
  1. Museu de Arte Moderna de Istambul: Admire a impressionante coleção de arte contemporânea turca e internacional. 
  1. Bairro de Kadıköy: Descubra o lado asiático de Istambul, com seu mercado de alimentos frescos, bares descolados e cena artística vibrante. 
  1. Parque Emirgan: Relaxe neste belo parque, especialmente durante o Festival de Tulipas em abril, para apreciar a natureza e as vistas do Bósforo.

Carol Caro ressalta: “Recomendo explorar não apenas os pontos turísticos famosos, mas também se perder pelas ruas estreitas de bairros como Beyoglu e Balat, onde a autenticidade de Istambul se revela.”


Outras dicas interessantes de Carol:

Melhores Lugares para Desfrutar da Vista

  • Torre Gálata: Proporcionando uma vista panorâmica da cidade, esta torre histórica é um local perfeito para apreciar o pôr do sol sobre o Bósforo.
  • Café Pierre Loti: Localizado no topo de uma colina, oferece uma vista deslumbrante da cidade e do Bósforo.

Imperdíveis

  • Gastronomia Local: Experimentar pratos tradicionais turcos é essencial. Não deixe de provar o famoso kebab, baklava e o café turco.
  • Cruzeiro pelo Bósforo: Um passeio de barco pelo estreito que separa a Europa e a Ásia oferece uma perspectiva única da cidade.

Ao planejar uma viagem a Istambul, a escolha de uma agência de turismo confiável pode fazer toda a diferença na qualidade da sua experiência. A Excursy, sob a liderança de Anna Carolina Caro, destaca-se ao oferecer serviços que garantem tranquilidade, liberdade e conforto aos seus clientes, desde guias especializados até transfers em carros seguros e confortáveis.


Guia Especializado para Explorar a Cidade:

Contratar uma agência de turismo como a Excursy proporciona aos visitantes acesso a guias especializados que não apenas compartilham informações históricas e culturais, mas também garantem uma experiência personalizada. Os guias da Excursy são profissionais qualificados que conhecem a cidade intimamente, proporcionando insights valiosos e sugerindo roteiros adaptados aos interesses individuais dos viajantes.

Anna Carolina Caro enfatiza a importância de um guia experiente: “Nossos guias são apaixonados por Istambul e estão comprometidos em tornar a estadia dos nossos clientes memoráveis. Eles não apenas conduzem, mas também contam histórias que transformam cada visita em uma jornada enriquecedora.”

Em meio a essas dicas e números promissores, Istambul permanece como uma joia turística, cativando visitantes com sua riqueza cultural e sua atmosfera única. Como destaca Anna Carolina Caro, “Istambul é mais do que uma viagem; é uma jornada pela história e pela hospitalidade turca, uma experiência que ficará gravada na memória de quem a visita.”


Caixa d'água sem vedação adequada contribui para proliferação da dengue e outras doenças

Reservatório deve ser higienizado a cada seis meses; especialista explica como realizar a limpeza

 

Os números de casos de dengue no país apontam o que muitos especialistas já alertavam: o pico dos casos de dengue no Brasil nos meses de abril e maio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o atual surto da doença caminha para ser o pior da história na América Latina. 

Apesar de todos os esforços públicos para controle da doença, o principal foco de transmissão da dengue está dentro das casas, o que reforça a necessidade de cuidados com os recipientes que podem armazenar água.

Nesse cenário, um dos itens que muitos não costumam dar atenção é a caixa d'água. Devido ao difícil acesso, por estarem localizadas nos telhados, a falta de cuidado pode transformar esses reservatórios em meios de transmissão da doença. 

Segundo o engenheiro de laboratório da Culligan, Alexandre Mariz, chuvas com ventos fortes ou mesmo a falta de manutenção são alguns dos motivos que danificam as tampas das caixas d'água, evitando a vedação. O especialista afirma que este é o principal erro que pode ser cometido, por conta da contribuição para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, como gastroenterites, hepatite A e leptospirose. 

"A caixa d'água é o principal reservatório da casa de uma família e está diretamente relacionada à qualidade do líquido para nosso consumo. A responsabilidade da qualidade da água dentro das casas é do cidadão, que deve garantir um ambiente controlado de acordo com a recomendação dos fabricantes das caixas", alerta o engenheiro. 

De acordo com Mariz, a higienização das caixas deve ser realizada a cada seis meses ou quando o morador percebe a presença de um material "gelatinoso" nas paredes. "A presença deste material indica a formação de biofilme, ou seja, impregnação microbiológica na superfície do reservatório, o que representa um comprometimento da qualidade da água para consumo", ressalta. 

Um dos fatores que levam a proliferação deste material nas paredes da caixa d'água é a diminuição da concentração de cloro na água. O especialista explica que, se a concentração de cloro é inferior a 0,2 mg/L, permite a proliferação de microrganismos que oferecem riscos ao organismo humano. 

O engenheiro conta que a concentração de cloro diminui quando a água fica muito tempo parada, sem consumo. Por isso, diz ele, quando a família fica alguns dias fora de casa, é recomendado que o registro de abastecimento da caixa seja desligado para evitar que ela encha. 

"Ao retornar, essa água não deve ser utilizada para hidratação ou para cozinhar, apenas para a higienização. Apenas depois do esvaziamento completo, a caixa d'água deve voltar a encher e o consumo continuar", detalha.
 

Como realizar a higienização? 

Com o registro de entrada de água fechado, o morador precisa utilizar a água armazenada até ficar com apenas 20 cm de altura de água no reservatório (aproximadamente um palmo). Com uma escova de fibra vegetal ou de plástico, é preciso esfregar as paredes da caixa para retirar todo o resíduo. "Não se deve utilizar detergente ou outros produtos, muito menos escova de aço ou vassoura, pois pode danificar o material", ensina Mariz. 

Em seguida, o morador deve utilizar um pano limpo e um balde para retirar a água que fica no fundo da caixa e secar com um pano limpo. Retirada toda água utilizada para a limpeza, o morador deve abrir o registro de entrada de água até chegar a 20 cm de altura e adicionar dois litros de água sanitária. 

"Com a ajuda de um balde, o morador deve passar essa solução nas paredes da caixa e deixar descansando por duas horas. É preciso verificar, a cada 30 minutos, se as paredes secaram. Se sim, passar a solução quantas vezes forem necessárias até completar o tempo. Após esvaziar a caixa abrindo todas as torneiras, lembrando que esta água não deve ser utilizada de forma alguma, é necessário enxaguar as paredes e fundos, descartar o líquido e abrir o registro de entrada de água", diz. 

O especialista ainda ressalta que essa primeira água deve ser utilizada para limpeza da casa e a caixa deve ser novamente bem fechada. "Anote a data da higienização para programar a próxima", finaliza.


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