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quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

A importância do estágio no desenvolvimento de profissionais

Existem diversas características que compõem um profissional. Algumas habilidades importantes podem, inclusive, ser adquiridas ao longo da trajetória de cada pessoa. O trabalho em equipe e a capacidade de delegar e se adaptar a diferentes situações são alguns exemplos do que se pode aprender ao longo de uma carreira. Mas isso depende de um processo composto por diferentes fases. Muitas vezes, é no momento do estágio que se inicia o contato com situações que irão proporcionar esse desenvolvimento.

O estágio na área profissional escolhida tem um peso importante na carreira de qualquer profissional em formação. Isso porque, além de fazer parte do processo acadêmico, sendo uma exigência das universidades, a experiência de estagiar contribui para que o estudante se prepare para o mercado de trabalho da melhor forma possível. O estágio é, quase sempre, o primeiro contato de um profissional com seu mercado de atuação.

Um estagiário que já trabalha muito bem em grupo pode, por exemplo, se dedicar ao desenvolvimento de seu raciocínio crítico individual, trazendo para a empresa ideias que surgiram a partir de suas próprias experiências, inclusive como cliente da marca, e do dia a dia na faculdade. Além disso, quando uma companhia dá aos seus colaboradores o devido estímulo à criatividade, o que é comum nas empresas de inovação e tecnologia, são criadas novas e importantes situações desafiadoras, que também podem ser traduzidas como grandes oportunidades de aprendizado prático para esse grupo específico.

Ao contrário do que se pensa, o programa de estágio não é um espaço em que apenas a empresa e seus colaboradores mais experientes oferecem conhecimento aos estudantes. Companhias que sabem aproveitar iniciativas como essa, podem se beneficiar do conhecimento recém-adquirido, da curiosidade e, principalmente, das ideias frescas que os estagiários tendem a trazer. Imagine uma roda de conversa entre estagiários e colaboradores de diferentes gerações da empresa. Enquanto uns podem colaborar com sua experiência, outros podem compartilhar conhecimento sobre novas plataformas e perspectivas, gerando uma poderosa troca de conhecimento que, se bem aproveitada, pode impactar na criação de novas ações da companhia.

Essas são algumas das práticas adotadas pela Samsung em seu Programa de Estágio. Em um ambiente de trabalho inovador e aberto a novas ideias, a empresa carrega em seu DNA uma cultura de trabalho em equipe, em que todos os colaboradores e parceiros entendem a importância de seu trabalho, individual e em grupo, para que os objetivos da marca sejam alcançados. Dessa forma, os estagiários da empresa também são totalmente integrados à equipe desde o momento de sua chegada. E durante todo o programa, são constantemente lembrados do valor de seu trabalho para que a empresa atinja seu propósito.

No Programa de Estágio da Samsung, os candidatos selecionados passam por frequentes avaliações de desempenho e feedbacks com a área de Recursos Humanos. Com isso, durante todo o programa, eles têm o suporte necessário para aprimorar suas habilidades ao máximo e adquirir novas competência. Esse acompanhamento é também uma oportunidade para que cada estagiário avalie pontos de melhoria em sua própria atuação, o que a longo prazo pode contribuir para obter o sucesso esperado em sua carreira.

Pela primeira vez em todas as edições do Programa de Estágio da Samsung, o modelo de trabalho híbrido é um diferencial para os estudantes que desejam otimizar seu tempo de estudo. Em 2022, a companhia adotou essa modalidade para todos os seus colaboradores, entendendo que é um fator importante para elevar a qualidade de vida dos profissionais, independentemente de seus cargos ou áreas de atuação. É importante que cada vez mais empresas entendam que essa opção representa uma flexibilidade e autonomia importantes para que os colaboradores alcancem seus objetivos, inclusive acadêmicos.

Mais informações e inscrições para o Programa de Estágio 2023/24 da Samsung estão disponíveis no link https://samsung.across.jobs/.

 

Fauze Diab- diretor de recursos humanos na Samsung Brasil.

 

O brasileiro precisa aprender a poupar e as empresas podem ajudar

Sempre que me deparo com os números sobre o endividamento no Brasil, me espanto. Não tem como considerar normal que 79,3% dos lares do país estejam endividados. E isso não é fala minha, é resultado de pesquisas. Esse dado eu tirei de um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Claro que num país onde o desemprego é alto, hoje ainda temos quase 9% da população economicamente ativa sem emprego, não é difícil entender o endividamento. Mas agora eu pergunto: quando foi diferente? Quando o desemprego foi baixo? E quando o poupar entrou na tabela de gastos e entradas do brasileiro?

Ter um planejamento de gastos e um controle do orçamento familiar é fundamental. Pode ser no papel, no excel ou mesmo em algum aplicativo. O que não pode deixar de existir é um controle recorrente das despesas. Porque é aí que se descobre os exageros e se identifica as oportunidades de economia.

Veja o caso do uso do 13º salário, muitos já receberam a primeira parte e aguardam ansiosos o restante, e para que? Para pagar dívidas. Notou que as dicas dos economistas são quase sempre para usar esse dinheiro extra na quitação de débitos. É claro, a maioria está endividada e quando esse é o cenário não tem como fugir.  Caso tivéssemos um planejamento financeiro não seria assim, pois poupar estaria na tabela de destino do dinheiro.

O RH de algumas empresas, já atento a esse quadro, começa a oferecer planos de controle financeiro como um benefício humanizado a seus funcionários. Isso é fantástico, além de garantir o futuro de seus colaboradores garante, por tabela, que eles tenham mais foco no trabalho, mais produtividade, menos turnover e menos noites de sono perdidas. A recente pesquisa Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro, encomendada pela Serasa e produzida pelo Instituto Opinion Box, mostra que 83% dos endividados têm dificuldade para dormir por conta das dívidas; 78% têm surtos de pensamentos negativos devido aos débitos vencidos e, dentre vários outros apontamentos, 74% afirmam ter dificuldade de concentração para realizar tarefas diárias.

O empoderamento financeiro muda a vida das pessoas. É preciso mudar a relação das pessoas com o dinheiro, independentemente da renda mensal de cada um. Por meio de (re) educação financeira e com a ajuda de planejadores financeiros é possível conquistar o equilíbrio das finanças e o bem-estar pessoal.

 

Lucas Radd - sócio-fundador e CEO da Rufy, plataforma de saúde financeira, destinada para pessoas e empresas, interessadas em oferecer o sistema como benefício aos colaboradores.


FecomercioSP projeta vendas 8% maiores no Natal de 2022

 
Valor do 13º salário a ser destinado às compras de fim de ano deve ser 37,5% maior que em 2021

 
As vendas do comércio varejista no Estado de São Paulo devem crescer 8% em dezembro de 2022, impulsionadas pelo pagamento do décimo terceiro salário e pelo consumo do Natal. O porcentual representa R$ 8,8 bilhões a mais do que o faturado no mesmo período do ano passado. A projeção é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A expectativa é de que o varejo paulista fature R$ 112,4 bilhões no último mês do ano.
 
Diante do crescimento no número de trabalhadores formais, após dois anos de pandemia, o montante injetado pelo benefício do décimo terceiro na economia do Estado deve ser 10% maior – passando de R$ 72,6 bilhões, em 2021, para R$ 79,9 bilhões, neste ano –, resultado fundamental para o cenário positivo no período.
 
Apesar de o valor do recurso não ser totalmente direcionado às compras de Natal – uma vez que a maior parte deve ser destinada à quitação de dívidas e às despesas de início de ano, como custos escolares, IPVA e IPTU –, a projeção da FecomercioSP é que o montante seja 37,5% maior. Isso representa cerca de R$ 14 bilhões em consumo financiado pelo benefício, ante R$ 10,2 bilhões registrados no ano passado.
 

 

Destaque para o setor de vestuário


Pelo segundo ano consecutivo, o segmento de vestuário, tecidos e calçados deve obter o melhor desempenho entre as atividades do varejo, com crescimento estimado de 16%, ante dezembro de 2021. Concessionária de veículos e o setor de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento têm aumento estimado de 12% e 11%, respectivamente.
 
Diferentemente de 2021, quando apresentaram dados negativos, supermercados, farmácias e perfumarias devem registrar desempenho positivo em dezembro, de 6% e 8%, na devida ordem.
 
Por outro lado, mais uma vez, o 12º mês do ano não deve ser bom para o segmento de móveis e decoração, com previsão de saldo negativo em 12% no período.

 


 

FecomercioSP

Kantar: Aumentam os gastos com limpeza entre os lares brasileiros sem empregada doméstica

Marcas econômicas se destacam em vendas.

 

Para equilibrar o orçamento, o brasileiro vem fazendo escolhas mais racionais na hora de comprar produtos de limpeza do lar, que tiveram um aumento médio de preço em 12,5% este ano em relação a 2021. Casas com empregada doméstica diminuíram os gastos com a cesta este ano e os lares sem a profissional têm impulsionado as vendas. É o que mostra o mais novo relatório Consumer Insights da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, que analisa trimestralmente o comportamento de consumo de alimentos, bebidas, produtos de limpeza do lar e artigos de higiene e beleza pessoal no País.

 

Lares sem funcionária doméstica, que são 1 milhão a mais hoje do que eram em setembro do ano passado, registraram aumento de 2% em unidades e de 13% em gasto médio com itens de limpeza do lar nos últimos 12 meses terminados em setembro de 2022 (ano móvel) versus o mesmo período de 2021. Esses domicílios impulsionaram a cesta de limpeza via categorias básicas e marcas econômicas.

 

Já os domicílios que optaram por contratar ou manter empregadas domésticas tiveram que fazer escolhas para desafogar o bolso e diminuíram em 4% os gastos com produtos de limpeza e em 8% o volume médio comprado no ano móvel de 2022 em comparação ao de 2021.

 

“Essa movimentação indica que os lares sem empregada doméstica acabaram adquirindo mais produtos para simplificar a rotina de limpeza de casa. Na contramão, os lares com essa funcionária tiveram que racionalizar os gastos com a cesta para não prejudicar o bolso,” explica Vanessa Mateus, Gerente de Contas da divisão Worldpanel da Kantar.

 

As vendas totais de itens de limpeza para casa aumentaram 4% nos últimos 12 meses terminados em setembro deste ano versus o ano móvel anterior e o gasto com a cesta aumentou 12%. Destaque para marcas econômicas, que registraram aumento de mais 8,5% em volume de vendas.

As categorias de limpeza que apresentaram maior aumento em unidades vendidas este ano foram limpador brilho (+15%), amaciante (+5%) e limpador sanitário (+4%), enquanto as que mais perderam em volume vendido foram alvejante sem cloro (-14%), produtos de limpeza pesada (-14%) e desengordurante de cozinha (-11%).

 

Os dados apresentados fazem parte do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do país. A amostra representa 59 milhões de lares do Brasil. 


 

Kantar

www.kantar.com/brazil


Iniciação de Transação de Pagamento (ITP) é o futuro do setor financeiro

A Iniciação de Transação de Pagamento, também conhecida como ITP, está ganhando cada vez mais força para revolucionar o mercado financeiro. As ITPs são uma nova modalidade de instituição de pagamento, que foi ao ar com a Fase 3 do Open Finance, e cuja definição é instituição que inicia transação de pagamento ordenada pelo usuário final, porém não gerencia conta de pagamento, nem detém em momento algum os fundos das transações iniciadas.

Recentemente, a Cumbuca, primeira fintech brasileira a oferecer conta compartilhada gratuita via aplicativo, uma espécie de conta conjunta reinventada, implantou o ITP. A funcionalidade permite que os usuários realizem um comando de PIX vindo do seu banco dentro do aplicativo da Cumbuca. O cliente não precisa abrir o app do banco, pois autoriza a realização do PIX diretamente da Cumbuca.

Essa iniciativa teve como parceira estratégica a Quanto, empresa de tecnologia que transforma o potencial do Open Finance em resultados de negócios. Além da parceria tecnológica, as duas empresas integram o grupo fundador da nova Associação dos Iniciadores de Transação de Pagamentos (INIT), que tem como objetivo contribuir com os casos de uso do Open Finance, e veem nessa parceria uma maneira eficiente de pavimentar o futuro da modalidade.

Caso o tema já esteja no escopo de alguma pauta em andamento ou tenha interesse em abordar o assunto, gostaria de sugerir como fonte especialista o CEO e fundador da Cumbuca, Daniel Ruhman. O executivo afirma que com o ITP, os usuários terão como benefício uma experiência ainda mais fluida, proporcionada por aplicativos e soluções criadas pensando na experiência de pagamento em si e não em outras frentes ou com outros interesses, como costuma ser o caso do banco. O cliente não precisa mais abrir mão de cuidar bem do seu dinheiro.

O ITP é o que existe de mais avançado hoje no que se refere à tecnologia financeira. A autonomia do cliente tende a ser um fator transformador no curto e longo prazo, proporcionando possibilidades infinitas para players dos mais variados segmentos, não apenas para as instituições financeiras como costumava ser. 

 

Daniel Ruhman - fundador e CEO da Cumbuca, primeira fintech brasileira a oferecer conta compartilhada gratuita via aplicativo, uma espécie de conta conjunta reinventada. Daniel é dropout de Engenharia da Computação pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e também é membro fundador e conselheiro da INIT, a Associação das ITPs. Empreendedor e programador desde criança, com 14 anos criou o app Dígito 9 para iPhone, o primeiro do país a atualizar automaticamente a agenda de contatos para o novo padrão de 9 dígitos adotado na época, e não parou desde então.


O nosso país conta atualmente com 1,3 milhão de advogados e segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deve ultrapassar a marca de 2 milhões até o ano de 2023. A tendência é apontada devido ao crescimento no número de profissionais no mercado todos os anos. Além disso, o Brasil possui a maior proporção de advogados por habitante, sendo um advogado para cada 170 habitantes.

Essa crescente de advogados no país estimula ainda mais a competitividade, porque depois de passarem na tão temida prova da OAB, o que os profissionais mais querem é começar a atuar de fato. O empreendedorismo digital pode ser um caminho para que advogados consigam se destacar, utilizando ferramentas e recursos da internet a favor de potencializar e alavancar suas carreiras.

No entanto, é preciso tomar cuidado. Ter uma presença forte digitalmente para o seu escritório de advocacia ou para a sua carreira requer responsabilidade, e tratando-se de advocacia, não são todos os posts que são aceitos. De acordo com o Código de Ética da OAB, no que se refere ao Marketing Digital, não é permitido que os advogados utilizem os meios digitais para fazer propagandas diretas de seus trabalhos e passar valores para eventuais clientes.

Por outro lado, os profissionais estão liberados para falar dos mais variados assuntos relacionados à área do direito de maneira didática, sempre focando em esclarecer as dúvidas do público-alvo, para que seja criada uma interação e possa ser desenvolvida uma relação entre as partes. Ao transmitir confiança, transparência e seriedade, por meio de postagens de maneira regular e constante, é possível começar a ter sucesso.

No entanto, mesmo tendo perfis públicos para buscarem inspiração e ideias, muitos advogados não sabem por onde começar, justamente por não possuírem as habilidades necessárias para ingressarem neste universo digital altamente lucrativo por conta própria. Mas calma, vocês não estão mais sozinhos! Hoje em dia, é possível encontrar caminhos que podem ajudá-los a contornar essa situação.

Apenas 15% dos advogados, profissionais e empresas dizem que estão totalmente integrados com o mundo digital, mas ainda é tempo de mudar isso. A plataforma de ensino do Mercado Digital para Advogados, Você.Expert para Advogados, revela um mapa para se obter êxito com ferramentas e recursos digitais. Nesse mercado em ascensão, sai à frente quem se posiciona bem no ambiente digital.

A internet oferece um enorme leque de possibilidades, que podem confundir e até mesmo assustar quem não está acostumado com um turbilhão de informações. Por essa razão, reforço que apostar na capacitação profissional é a resposta para se sobressair no meio digital, conseguindo filtrar e também identificar o que é melhor e qual trabalho faz mais sentido para o tipo de conteúdo que você quer entregar.

Desta forma, advogados recém-formados não precisam ficar tão dependentes de uma contratação de grandes escritórios de advocacia para construírem suas respectivas carreiras. Pode-se criar e gerar autoridade online mesmo que outras portas estejam fechadas. E os profissionais mais experientes na área do direito, assim como escritórios de advocacia, por sua vez, possuem a oportunidade de se alavancarem no ambiente digital, expandindo horizontes ao mesmo tempo que se mantêm atualizados com as novidades trazidas pelo mercado tecnológico. 

 

Candice Pascoal - criadora e apresentadora da plataforma de ensino Você.Expert. Com experiência internacional na expansão de empresas norte-americanas, e CEO da agência americana Alfredus Prosperitas (nomeada pela Entrepreneurs Magazine como uma das 10 melhores agências de Inovação e Marketing Digital dos EUA), Candice tem sido responsável pelo crescimento exponencial de empresas que lidera em Nova Iorque. A executiva conquistou importantes prêmios de UX (Inovação Latam), Impacto Social (Cartier Awards) e Comunicação Inovadora (Proxxima) por sua atuação como CEO e fundadora da Kickante, principal e mais completo marketing para financiamento de projetos e arrecadação de doações financeiras. Em 2017, foi nomeada uma das 20 figuras internacionais que mudarão a forma como vivemos e fazemos negócios nos próximos 20 anos. Autora best-seller (Seu Sonho tem Futuro, Ed. Gente), premiada internacionalmente pelo seu impacto na realização dos mais variados projetos no Brasil, Candice Pascoal especializou-se no segmento de inovação tecnológica e esteve à frente de importantes projetos no Brasil, na Europa, na Ásia e nas Américas. 

 

Tanque para criação de camarão precisa ser de boa qualidad

Tanque de criação de camarão em cativeiro

Materiais de má durabilidade causam prejuízo e podem comprometer toda a produção, além do investimento feito para a implantação da estrutura de cultivo


A carcinicultura, ou criação de camarões em cativeiro de tanques escavados utilizando água doce ou salgada, é hoje a maior fonte dessa proteína para consumo no Brasil. Na região Nordeste é onde se concentra quase 100% da produção nacional, que em 2020 alcançou 63 mil toneladas. Destacam-se os estados do Rio Grande do Norte e o Ceará, que juntos representam cerca de 70% desse volume. Mas para obter sucesso nesse tipo de criação é preciso atenção com a montagem dos tanques.

A recomendação de especialistas é para a utilização de uma geomembrana de qualidade e com procedência para o revestimento dos tanques. Um material seguro proporciona maior produtividade, sustentabilidade e a redução do risco de doenças, quesitos importantes principalmente para negócios ligados à produção de camarão e outras espécies aquáticas. Evitando, assim, risco de perfuração e consequentemente perda dos camarões e do investimento realizado na implantação da estrutura para a criação.

Segundo Carolina Palomino, engenheira de polímeros na Nortène, a empresa pioneira e especializada no fornecimento de reservatórios de geomembrana, fazer a escolha certa garante a sobrevivência da atividade. "Nós, por exemplo, oferecemos para esse tipo de tanque a Polimanta Agro, que se destaca por várias características na carnicicultura”, diz.

A profissional aponta como um dos benefícios a redução do risco de doenças. Até pouco tempo atrás a engorda ou recria de camarões era geralmente realizada em viveiros escavados em solo natural, que está suscetível à contaminação pelo vírus da mancha branca, muito agressiva à espécie.

“A impermeabilização dos tanques-berçário (raceways) e dos viveiros com a Geomembrana de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) como a nossa, impede a contaminação via solo pelo vírus, que quando ocorre nos tanques-berçário causa mortalidade de 100% das pós-larvas. Pode ser mais efetivo ainda se utilizado em conjunto com uma cobertura de filme ou tela de sombreamento, que também dispomos em nossa linha para a atividade”, pontua Carolina.


Outros ganhos com material certo

O aumento de produtividade também é um dos ganhos que se tem com a escolha correta por uma geomembrana de PEAD. Por exemplo, uma impermeabilização utilizando o material possibilita o aumento na densidade de estocagem de 5 a 25 larvas/m2 para 100 a 300 larvas/m2, ou seja, 10x em relação ao sistema convencional sem impermeabilização. “Isto se deve ao ambiente seguro que se forma ao se evitar o contato direto com o solo e prováveis vetores e contaminações”, esclarece a especialista.

Além disso, existe mais agilidade no repovoamento, já que nos viveiros escavados em solo natural o processo de limpeza após a despesca dura aproximadamente 15 dias. Já nos tanques impermeabilizados com geomembrana de PEAD, o repovoamento pode ser realizado imediatamente após a limpeza dos resíduos orgânicos, sem nenhuma etapa intermediária que exija tempo adicional. Para a engenheira, isso propicia ganho de produtividade, já que esse período economizado garante, ao menos, uma produção a mais no ano.

Outro ponto que a Polimanta Agro favorece a carnicicultura é a facilitação na reutilização da água, pois os tanques são completamente esvaziados em cada despesca, após a fase de engorda. “A utilização da geomembrana permite a reutilização da água, que é transportada através de canais e imediatamente reaproveitada no viveiro seguinte. Dessa forma, além de não haver perda com infiltração, a geomembrana promove sustentabilidade ambiental”, sinaliza Carolina.


Do que é feita

A Polimanta Agro da Norténe é fabricada com resina virgem de polietileno de alta qualidade. São adicionados à resina o negro de fumo, termoestabilizantes e antioxidantes que garantem resistência aos raios ultravioleta e às intempéries, mesmo em condições de exposição ao ambiente agressivo. “Entre os diferenciais da Polimanta Agro, quando comparada a uma geomembrana padrão, destacam-se maior resistência mecânica, principalmente resistência à perfuração, além da elevada durabilidade e tempo de garantia de sete anos”, diz a profissional.

 

Grupo Nortène 

 

Check list: 5 dicas de como fazer uma melhor preparação para a Fuvest

Especialista do SAS Plataforma de Educação ressalta a importância do Raio-X da prova, que traz os assuntos mais cobrados nos últimos anos pela instituição


Estamos a poucos dias da primeira fase da Fuvest, um dos vestibulares mais concorridos do país e porta de entrada para a Universidade de São Paulo (USP). Neste período, é importante que os estudantes organizem seu plano de estudos e pesquisem informações sobre as provas anteriores, o que pode ajudá-los a conquistar a tão sonhada aprovação.  

Baseado nisso, o SAS Plataforma de Educação realizou um Raio-X do exame da Fuvest, no qual foi possível identificar quais os assuntos mais cobrados, em todas as disciplinas. O levantamento leva em consideração as provas dos anos de 2009 a 2022 e traz o percentual de incidência de assuntos abordados, inclusive analisando e classificando as questões interdisciplinares.  

Conhecida pelas suas questões de leitura obrigatória de obras literárias, a prova traz em Língua Portuguesa perguntas sobre “Movimento Literários” (27%), atrás somente das questões voltadas para “Interpretação de Texto” (40%), cobradas também em Inglês (89%). Já em Matemática, “Geometria Plana” e “Geometria Espacial”, “Trigonometria” e “Funções” somam, juntas, quase 83% da avaliação. Em Química, questões relacionadas a “Físico-Química” (35%) e “Química Geral” (31%) são as que mais costumam cair. O foco em Física, por sua vez, costuma ser em “Mecânica” (39%) e “Eletricidade” (17%).   

“Estamos nos aproximando da reta final de preparação para um dos mais importantes vestibulares do país. E, daqui para a frente, a organização será fundamental para os alunos. Neste momento, não é hora de aprender conteúdos novos, mas focar em praticar o que já sabe e priorizar os principais assuntos que caem na prova. Montando um cronograma de estudos, não há o que temer.”, comenta Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS.

A cartilha completa do Raio-X da Fuvest está disponível gratuitamente em: https://blog.saseducacao.com.br/raiox-fuvest2023/ 

Além de dedicar um tempo para estudar o Raio-X da prova, Celedônio também dá 5 outras dicas. Confira no check list abaixo:  

  • Reforce os estudos nas matérias que possui mais dificuldade, especialmente aquelas que tem ligação com o curso escolhido, pois são as que contarão mais pontos durante a segunda fase, caso seja aprovado;
  • Saúde mental também é importante! Os momentos de lazer vão proporcionar mais calma e tranquilidade para a realização da prova. No dia que antecede o exame, planeje ir ao parque, descansar e realizar uma boa alimentação, pois isso irá contribuir positivamente;
  • Tenha um cronograma de estudos para o dia a dia e descubra qual método é o que mais se adapta ao seu estilo de vida e personalidade;
  • Faça simulados. Além de ajudar a fixar os conteúdos, eles são um bom caminho para que se entenda como se portar diante do exame;
  • Por fim, acredite no seu potencial! Foco, confiança e dedicação são as chaves para conquistar a tão sonhada aprovação. 

Recentemente, a USP anunciou que foi aprovada a implementação do sistema Enem-USP, onde os candidatos serão convocados diretamente pela Fuvest a partir das notas que obtiveram no Enem.  Atualmente, a USP utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ligado ao Ministério da Educação (MEC), para selecionar os estudantes. Celedônio comenta que, “esse novo sistema irá facilitar a entrada dos estudantes sem depender das datas do SISU, o que acaba atrapalhando, por vezes, o calendário de aulas. E, apesar de haver muitas especulações neste momento e dúvidas compreensíveis por parte dos alunos, todos devem estar cientes de que as mudanças serão benéficas àqueles que desejam entrar em uma das melhores universidades da América Latina.”

 

SAS é uma Plataforma de Educação

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Como criar uma reserva de emergência pode ser uma fonte de saúde mental

Economista fala sobre os impactos no bem-estar e elenca dicas para poupar

 

De acordo com a pesquisa “Raio-X dos Brasileiros em Situação de Inadimplência”, realizada pela MFM Tecnologia em parceria com o Instituto Locomotiva, em setembro de 2022, 84% dos entrevistados afirmaram ter enfrentado noites de insônia por conta das contas não pagas. Além disso, 66% das pessoas afirmaram que as contas em atraso também afetaram o apetite. Em paralelo a este cenário, outros estudos apontam, ainda, que o endividamento das famílias brasileiras causam fortes consequências no bem-estar dos lares. 

Exemplo disso é o levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que aponta que, no mês de agosto, o número total de famílias endividadas foi de 79%. Para Gabriela Chaves, economista e CEO da NoFront - Empoderamento Financeiro, é imprescindível falar sobre educação financeira, especialmente diante do recorde de endividamento das famílias, como estamos vendo agora. “Isso gera um impacto na saúde emocional da população, seja pela escassez, pela dificuldade, pela fome ou pelo endividamento elevado. Tudo isso causa uma redução na qualidade de vida das pessoas e precisa ser uma pauta priorirária”, comenta. 

A economista também alerta para as consequências que as dívidas causam nos devedores. “O endividamento prejudica a autoestima dos indivíduos, gera ansiedade e depressão. Além disso, é importante lembrar que um cidadão endividado tem dificuldade de idealizar o futuro e de fazer planejamentos porque essa dívida opera como se fosse uma âncora puxando ele para a estagnação”, afirma. 

Vale lembrar também que os cuidados com a saúde mental envolvem custos e lidamos com o fato de que muita gente não faz terapia por não ter dinheiro para pagar. “A educação financeira é uma porta de saída para que a população consiga se reorganizar financeiramente. E, assim, aprender a fazer e administrar o seu dinheiro para ela conseguir investir no cuidado necessário relacionado às questões de saúde mental que requer profissionais qualificados”, diz a executiva.

 

Dicas para criar uma reserva de emergência

A organização financeira pode ser uma fonte de saúde mental e esse conhecimento permite que as pessoas consigam se preparar para momentos de crise, como o que vivemos nessa pandemia, por exemplo. Pensando nisso, a economista elencou dicas para a criação de uma reserva de emergência e valor economizado com a finalidade de suprir despesas no futuro de necessidades e emergências. Confira:

 

1- Poupar constantemente não importa o valor

”É importante que as pessoas criem disciplina de pelo menos uma vez no mês guardar dinheiro, além de não subestimar o poder do poupar”, fala Gaby. Mesmo que seja um valor pequeno é importante guardar e ter consciência de que mesmo que seja pouco isso já ajudará no futuro.

 

2- Poupar enquanto uma prioridade

A população não pode deixar para investir o que sobra, é preciso colocar o investimento na reserva de emergência como uma parte das contas. “Ao receber o pagamento, é importante já fazer o investimento desse dinheiro. Uma dica, aqui, é determinar esse valor a partir do quanto se ganha”.

 

3- Aprenda a investir

A poupança tem gerado rendimentos baixos e, infelizmente, é considerada a primeira opção quando o assunto é investimento. "No entanto, contamos, atualmente, com aplicações que permitem rendimentos acima da inflação. Nessas modalidades, é possível garantir que o poder de compra desse dinheiro vai ser mantido ao longo do tempo”.

 

4- Reorganizar as escolhas

Priorizar a reserva de emergência envolve eventualmente reduzir e repensar alguns gastos. Embora pareça difícil, a economista diz: “É uma fonte de saúde mental muito grande para você saber que, independente do que aconteça, você consegue lidar com as suas contas essenciais por pelo menos três meses”.



Retenção de talentos: um desafio para todas as empresas

Mas o que as empresas têm feito para segurar os profissionais? Short Friday, horários flexíveis, semanas de 4 dias de trabalho e folga no dia do aniversário, são algumas das ações adotadas pelas empresas brasileiras para reter os talentos -- mas isso é o suficiente?

 

A pandemia trouxe o que há muito tempo a maioria dos profissionais desejavam: mais flexibilidade no trabalho. Isso inclui poder trabalhar em casa, horários flexíveis e o foco da liderança em resultados, ao invés de em cumprimento de carga horária. O que leva a possibilidade da redução de jornada sem redução de remuneração, uma tendência que começou na Islândia, se espalhou pela Europa e já chegou ao Brasil. 

“Nos últimos dois anos, empresas de todo o mundo tiveram que repensar seus métodos e acompanhar as transformações aceleradas nos negócios, na inovação e na cultura organizacional, o que criou um novo ecossistema de trabalho com diferentes visões de estratégia de negócios e eficiência operacional, além de uma ampla variedade de soluções tecnológicas para gerenciamento de projetos”, afirma Ricardo Triana, diretor-geral do Project Management Institute para o Brasil e a América Latina. 

A consideração do elemento humano também aumentou. Nunca foi tão crítico como nesse novo cenário mundial ter colaboradores se sentindo felizes com o trabalho e agentes qualificados para transformações organizacionais. Um gerente de projetos está preparado para conduzir uma mudança em uma empresa navegando efetivamente às novas necessidades de um ambiente de trabalho. 


Pesquisa Global do PMI e PwC revela atributos dos melhores Gerentes de Projetos do Mundo -- perfeitos para implantar uma transformação como menos horas de trabalho, semana útil mais curta e horários flexíveis.  

O que podemos aprender com aqueles que estão no topo? As conclusões do relatório são baseadas em uma pesquisa global com 4.069 indivíduos que lideram ou facilitam a entrega de projetos, programas e portfólios. O Top 10% é composto por 230 gerentes de projetos que superam seus pares atraindo e retendo talentos, usando inovação e tecnologia para melhorar a medição e alcançando maior influência e resultados de projetos mais bem-sucedidos. Esses gerentes de projeto líderes estão mais alinhados com a estratégia organizacional e são considerados pelos líderes executivos como parceiros estratégicos. Na verdade, os 10% principais superaram as organizações em geral em termos de receita, aquisição de clientes, satisfação do cliente e indicadores ambientais, de sustentabilidade e governança (ESG).  

O estudo Megatendências 2022 destaca a importância desses profissionais em suas respostas à pandemia -- grandes mudanças e projetos de resposta rápida -- onde eles puderam apoiar o admirável pivô que suas organizações adotaram na rápida expansão de novas formas de agregar valor aos negócios. 

“Os profissionais de projeto têm um papel vital a desempenhar a medida que o mundo navega pelas mudanças e incertezas contínuas em torno do trabalho híbrido e do futuro dos modelos de trabalho”, diz Triana. 


Mais flexibilidade no trabalho, menos horas trabalhadas e outros benefícios pode evitar a escassez de mão de obra qualificada

O estudo Megatendências 2022, desenvolvido pelo PMI, aponta que um dos seis maiores impactos no mercado de trabalho e na sociedade em 2022 será uma escassez histórica de mão de obra. 

Intensificada pela pandemia e pela grande onda de demissão causada por ela, essa escassez está abalando o mercado de trabalho de novas maneiras que fazem os líderes organizacionais questionarem como podem reter e atrair talentos. 

As organizações precisarão criar uma cultura de retenção bem-sucedida, se alinhar a iniciativas de impacto social, entender a importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal e fornecer maior reconhecimento às contribuições dos funcionários. A semana de quatro dias de trabalho com certeza é uma ótima iniciativa para atrair os melhores talentos para uma empresa. 

“Estamos falando de uma verdadeira transformação organizacional que requer habilidades baseadas em projetos para transformar uma ideia em realidade. E o gerenciamento de projetos é uma poderosa ferramenta capaz de preparar a empresa para os mais diferentes cenários, sem perder a motivação das equipes e garantir a retenção de talentos”, finaliza Triana. 


Como um gerente de projetos pode ajudar a colocar em prática menos horas de trabalho?Para os benefícios funcionarem para empresas e colaboradores, líderes precisam saber como planejar e gerenciar a mudança. Uma forma de conseguir isso é instituir um PMO (Project Management Office) para possibilitar mudanças e transformações estratégicas em qualquer organização. 

Os PMOs variam muito. Alguns servem para padronizar os processos de governança relacionados ao projeto e facilitar o compartilhamento de recursos e ferramentas. Outros servem como centros de excelência, enquanto outros alinham o trabalho do projeto e do programa à estratégia corporativa em toda a empresa. 

Aqui estão os melhores benefícios que os PMOs trazem para construir processos e sistemas adaptativos e centralizados que acomodam as diversas necessidades de projetos e equipes.  

 

  1. Clareza do processo 

    Para uma semana de quatro dias ser bem-sucedida, todos precisam de claras diretrizes para navegar neste novo modelo de trabalho e o que é preciso fazer para que ele dê certo. Novos fluxos que facilitem as formas de trabalho e reuniões mais curtas para maximizar os resultados, são alguns exemplos de quais processos precisam ser ajustados ao reduzir uma semana útil sem afetar os bons resultados da empresa. 

     
  2. Alinhamento de Expectativa vs. Realidade 

    Ao navegar pela mudança, a gestão estratégica não é suficiente. Os PMOs permitem agilidade e adaptabilidade para apoiar o crescimento sustentável. Por meio de projetos e programas, além de entregar resultados ao estabelecer alinhamento com equipes, departamentos, unidades de negócios e estratégia organizacional geral. 

     
  3. Bússola de transformação de negócios 

    Quando se navega com uma bússola se sabe para onde está indo. E quando os ventos sopram contra, é possível reajustar a rota. PMOs fornecem um roteiro com foco e direção enquanto implementam e garantem entregas bem-sucedidas e em tempo. A equipe de gerentes de projetos consegue pensar em soluções para que as novidades sejam adotadas no menor tempo possível -- incluindo, implementar um projeto como uma semana de quatro dias de trabalho. 

    O papel dos PMOs está mudando do gerenciamento de processos para reunir pessoas para colaborar, construir relacionamentos pessoais e profissionais e realmente se conectar com os negócios, a missão e o propósito exclusivos de uma empresa. Novos comportamentos, tecnologias e políticas realmente serão necessários para permitir que o trabalho flexível e virtual prospere, e também precisaremos apoiar o coaching, a mentoria e uma experiência mais justa e inclusiva. “Um profissional com essas habilidades é capaz de se adaptar bem a qualquer mudança e ajudar a empresa a crescer”, diz Triana. 
     
     

Project Management Institute (PMI)

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VLI prorroga prazo de inscrição para seu Programa de Estágio 2023

Agora os estudantes têm até o próximo dia 12 para se inscreverem no processo seletivo, que será totalmente digital 

 

O prazo para inscrição no Programa de Estágio 2023 da VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – foi prorrogado. Ao todo são ofertadas 32 vagas de estágio, distribuídas pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Maranhão e Sergipe. Estudantes de todos os cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogos, que tenham disponibilidade para estagiar por seis horas diárias, podem se candidatar até o dia 12 de dezembro no site https://www.vli-logistica.com.br/estagio-2023/ 

A seleção será totalmente digital e a previsão é de que os selecionados iniciem o estágio entre fevereiro e março de 2023. O contrato dos estagiários de bacharelado e licenciatura tem duração de um ano, podendo ser renovado por igual período. Por sua vez, os alunos de cursos de tecnólogo devem estagiar por um ano.  

 

Benefícios 

Os novos estagiários terão como benefícios: vale-refeição (oferecido nas unidades onde não há refeitório); vale-transporte e/ou ônibus fretado (dependendo da localização em que irá trabalhar); assistência médica e odontológica; Gympass (plataforma de academias, com foco em sua saúde e bem-estar); cesta de Natal; modelo híbrido de trabalho (home office duas vezes na semana em algumas localidades); assistências jurídica, financeira, psicológica e social (Programa Apoiar); seguro de vida em grupo; dress code flexível (em algumas localidades); além de uma rede de descontos em várias lojas, restaurantes, salões e outros.  

 

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