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quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Liderança inclusiva: como manter equipes multidisciplinares no ambiente de trabalho?


Está cada vez mais comum ver empresas investindo em equipes multidisciplinares. Mas, como fazer com que todos se sintam parte da organização?


Idade, orientação sexual, diferentes etnias, necessidades especiais e gênero. Diferentes grupos que, se inseridos no mesmo ambiente de trabalho, formam uma equipe diversificada e multidisciplinar. 

Atualmente é bastante comum ver empresas investindo em inclusão e diversidade dentro das organizações. Mas, simplesmente contratar grupos diferentes não garante que a empresa apresente um alto desempenho ou que seja admitida como uma empresa inclusiva. 

A coach especialista em desenvolvimento de lideranças e certificada pela Marshall Goldsmith Stakeholder Centered Coaching, Carolina Valle Schrubbe, explica que somente uma liderança inclusiva garante que todos os membros da equipe sintam-se tratados com respeito e justiça, valorizados e pertencentes ao local de trabalho. “Há uma pressão muito grande para que as empresas consigam acelerar seus esforços de inclusão a fim de que se tornem acessíveis para todos os grupos de pessoas. Porém, a inclusão não pode acontecer apenas para benefício próprio da empresa, ela precisa engajar os colaboradores e aceitar que diferentes pensamentos e habilidades trazem benefícios para todos”, comenta.
Uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review mostra que equipes que possuem líderes inclusivos têm 17% mais chances de obter um alto desempenho, 20% mais chances de tomar decisões de alta qualidade e 29% mais chances de relatar comportamento colaborativo. 

A especialista explica que as lideranças corporativas precisam considerar o poder da diversidade e da inclusão para a geração de valor da empresa. “É preciso rever a forma de realizar o recrutamento, para que desde a contratação a empresa se mostre inclusiva e receptiva a todos os tipos de pessoas”, ressalta.
A real mudança acontece quando, além dos gestores da empresa, os colaboradores entendam que a diversidade e a inclusão faz parte do ambiente de trabalho e, que todos devem ser respeitados e tratados da mesma forma. 

A Harvard Business Review, pesquisou mais de 4.100 funcionários sobre inclusão e entrevistou empresas consideradas altamente inclusivas. Com a pesquisa, foram identificadas seis características ou comportamentos que distinguem os líderes inclusivos dos outros:

Compromisso visível: articulam um autêntico compromisso com a diversidade, desafiam o status, responsabilizam os outros e tornam a diversidade e a inclusão uma prioridade pessoal.

Humildade: eles são modestos em relação às capacidades, admitem erros e criam espaço para que outras pessoas contribuam.

Consciência do viés: eles mostram o conhecimento de pontos cegos pessoais, bem como falhas no sistema e trabalham duro para garantir a meritocracia.

Curiosidade sobre os outros: eles demonstram uma mentalidade aberta, e profunda curiosidade sobre os outros, ouvem sem julgamento e buscam com empatia entender as pessoas ao seu redor.

Inteligência cultural: eles estão atentos às culturas de outras pessoas e se adaptam conforme necessário.

Colaboração eficaz: eles capacitam outras pessoas, prestam atenção à diversidade de pensamento e segurança psicológica e se concentram na coesão da equipe.

“As características observadas pela pesquisa são amplamente importantes para uma boa liderança. Se as pessoas dentro da empresa entenderem que tais ações são para benefício de todos, certamente a inclusão fará parte dos valores da organização”, afirma.

Carolina lembra que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que as empresas tornem-se realmente organizações praticantes da diversidade. “As pessoas são importantes e querem ser respeitadas em todos os ambientes, principalmente, no trabalho”, finaliza.




Carolina Valle Schrubbe -coach executiva da Marshall Goldsmith Group e sócia da SINN Coaching. Seu trabalho é apoiar líderes para que aumentem a eficácia do comportamento de liderança, com impacto direto no resultado dos negócios. Soma mais de 15 anos de experiência corporativa, sendo, dez em liderança com cargos de gestão na Caixa Econômica Federal e nove anos de experiência como instrutora estratégica para líderes e seus times.   Carolina é certificada em Global Leadership Assessment pela MGSCC, practitioner SOAR pela Florida Christian University e em Alpha Assessment pela SBC. Trabalha com o desenvolvimento de profissionais em todo o Brasil.


1 de cada 5 brasileiros é consumidor de produtos orgânicos

Recente pesquisa realizada pelo Organis-Brain, nas cinco regiões do país, apontou que 1 de cada 5 brasileiros consome orgânicos e consegue fazer escolhas mais conscientes de produtos mais seguros, com rastreabilidade certificada e em conformidade com a Lei 10.831/2003, garantindo menor impacto ao meio ambiente, quando comparado com a produção de alimentos convencionais, e aumento da  cultura de preservação de nossos biomas.

            Num mundo, com cada vez mais críticas aos governantes que irresponsavelmente se negam a reconhecer o impacto ambiental ou entram em disputas verbais ideológicas, políticas e de fundamentação não científica para justificar seus interesses, as recentes críticas da imprensa nacional e internacional, governos de outros países e entidades do terceiro setor geram manchetes sobre  Amazônia, agronegócio, Anvisa, lista de produtos agrotóxicos liberados; o setor de orgânicos continua produzindo boas notícias.

             A verdade vem nos mostrando que quanto mais produtos chamados de agrotóxicos são liberados e utilizados, maior é a procura para o consumo de orgânicos, e esta tendência é confirmada pelos dados da pesquisa Organis-Brain que aponta: 84% dos consumidores pesquisados elegem a condição de procura por saúde e segurança ser a principal razão de busca e compra de produtos orgânicos.  Não há como negar que há maior conscientização por parte dos consumidores em relação ao reconhecimento de que o produto orgânico é associado a maior credibilidade do mercado, na medida que a certificação com o selo dá esta garantia. Cerca de 90% dos consumidores identificados, já reconhecem a importância e obrigatoriedade do selo de certificado orgânico do Ministério da Agricultura.  No ano de 2017, este número era pouco mais de 78%.

             Outro dado interessante é que 48% dos consumidores acham justificados e entendem a diferença de preço em relação ao convencional pelos processos de produção serem diferenciados e com maior seguridade. Por outro lado, preço para 65% da população continua sendo o principal fator de limitação para o crescimento do consumo de orgânicos.

            Os números finais apresentaram que as regiões Sul (23%) e Nordeste (20%) foram as regiões com uma maior margem de consumidores ao passo que a região Sudeste ficou na faixa intermediária em terceiro lugar (19%),  seguidos por Região Centro Oeste (17%) e Norte (14%). A pesquisa mostra que 19% dos brasileiros consomem orgânicos!

   Tivemos um leve crescimento em relação a 2017, quando efetuamos a primeira pesquisa apontando que, em média, 15% dos consumidores haviam consumido produtos orgânicos nos últimos 30 dias.  A segunda edição da pesquisa não apenas apontou o consumo nos últimos 30 dias, mas também com que frequência e quais produtos os consumidores compraram efetivamente nos últimos 6 meses.  Esses dados apontam que apesar de baixo o número de consumidores, quando comparados com mercados internacionais, já há uma fidelização ou o início de hábitos de compra repetitivos.

            Os números apurados estão longe do maior mercado mundial dos orgânicos: os Estados Unidos, onde 8 de cada 10 consumidores já consumiram ou são consumidores frequentes dos produtos, setor que movimentou mais de US$ 50 bilhões no ano passado, e que teve um crescimento na ordem de 7% no número de novas unidades produtivas com o selo orgânico. Um mercado no qual este segmento já representa 5% de todos os produtos perecíveis comercializado no país, com produtos orgânicos em praticamente 75% de todos os segmentos comercializados no varejo.    

Estes números demonstram o potencial que a indústria do Brasil ainda tem pela frente, cada vez maior e um mercado com demanda crescente.  Um segmento que vai às margens de uma economia estagnada ou classificada em recessão técnica nos últimos anos.  Outra prova deste crescimento está na Pesquisa realizada também pela Organis, comparando o número de unidades produtivas no país de 2016 a 2019, que aponta um crescimento real de 45% no número de unidades produtivas cadastradas no MAPA. Atualmente há pouco mais de 19.000 unidades produtivas ativas e cadastradas em conformidade com a legislação. 

Curiosamente houve ainda um número significativo e crescente de entidades produtivas fora do país e com certificado interno. Em 2016 eram 12 e, atualmente, 21 entidades no exterior estão habilitadas a comercialização. Este movimento de abertura ao mercado externo reflete em parte também as iniciativas apresentadas em maio por conta do primeiro acordo de equivalência em andamento com o Chile.

Sem dúvida, é um mercado que só cresce na medida em que políticas de uso e liberação de produtos agrotóxicos são anunciados, o que nos leva à “torcer” que mais consumidores se tornem conscientes de que há alternativas para quem busca maior segurança e rastreabilidade dos produtos que levam para casa!




Ming Liu - diretor executivo do Organis.


HORROR EXPO 2019



 Atração gratuita recria clássico de parques de diversão em versão com diferentes cenários em VR e muita emoção

Os amantes de Trem Fantasma, uma das atrações mais disputadas em tradicionais parques de diversão e parques temáticos mundo afora, já podem comemorar, pois viverão na HORROR EXPO 2019 uma experiência completamente revigorada e tecnológica em VR (Realidade Virtual).
Durante os três dias do evento, que acontece entre 18 e 20 de outubro no Expo Center Norte (São Paulo/SP), os visitantes poderão participar da atividade de forma gratuita e viver momentos de pura emoção com um grau de imersão de sentidos que a mais alta tecnologia da Realidade Virtual tem a oferecer. Serão diferentes cenários, realizados em sessões diárias, em uma área e equipamentos especiais para a prática.
Cenários assustadores, envolvendo mansões assombradas 
 
Cenários com vermes gigantes em pirâmides do antigo Egito 
 
 Cenários em 360º repletos de detalhes, tensão e sustos 
 

A tecnologia por trás do Trem Fantasma VR

Serão montados quatro vagões enfileirados, cada um com capacidade para duas pessoas, todos equipados com óculos VR (individuais), sistema de vibração/movimento externo, ventoinhas para simulação de vento em velocidade e som ambiente. Todos os vagões serão conectados a um sistema central, que carregará o software do cenário para que todos os participantes tenham a mesma experiência simultânea! A tecnologia e integração do Trem Fantasma VR, patrocinado pela Mundo360, será feita pela Esconderijo Criativo, consultoria especializada em inovações disruptivas.
Os cenários serão exibido em sessões diárias, cada um com temas diferentes e assustadores, envolvendo mansões assombradas, vermes gigantes em pirâmides do antigo Egito, pântanos sombrios e dinossauros monstruosos. A imersão e os sustos são garantidos!

Atrações da Horror Expo 2019

Juntamente com a tecnologia do Trem Fantasma em Realidade Virtual, estão tradicionais atrações como Labirinto do Terror e Cemitério, ambas desenvolvidas pela Indiana Mystery (empresa que atuou em grandes parques como Playcenter, Hopi Hari e Beto Carrero World), um Hospital Abandonado, ativação temática que será oferecida pela Prevent Senior e rede hospitalar Sancta Maggiore, patrocinadores do evento e o fantástico Museu dos Monstros, acervo do cineasta Rodrigo Aragão que engloba cenários e personagens dos filmes “Mangue Negro” (2008), “A Noite do Chupacabras” (2011), “Mar Negro” (2013), “As Fábulas Negras” (2015), “A Mata Negra” (2017) e o novíssimo “O Cemitério das Almas Perdidas”, que tem previsão de lançamento para este ano. Também foi desenvolvida uma área com mais de 1000 m² batizada como Horror Artists’ Pavilion, que reunirá ilustradores, autores, quadrinistas e escultores.
A organização da HORROR EXPO 2019 também já anunciou a participação de convidados internacionais, como o cineasta Mick Garris, parceiro de longa data de Steven Spielberg, Stephen King e Michael Jackson, que dirigiu e/ou escreveu grandes clássicos do horror/terror para cinema e TV; o artista Derek Riggs, mundialmente conhecido por ser responsável por muitas das capas clássicas de álbuns dos britânicos do Iron Maiden e a criação de “Eddie”, mascote que acompanha a arte da banda desde os seus primórdios até os dias de hoje; a atriz Naomi Grossman, que viveu a personagem Pepper em “American Horror Story: Asylum” e “American Horror Story: Freak Show” e retornou no papel de Samantha Crowe em “American Horror Story: Apocalypse”; e o ator Mark Sheppard, mundialmente conhecido por viver o personagem Crowley por oito temporadas seguidas da série de sucesso Supernatual, além de participar em outras produções como “Arquivo X”, “Battlestar Galactica”, “Star Trek: Voyager”, “Doctor Who”, “CSI”, “CSI: NY”, “24 Horas”, “White Collar”, “Firefly”, “Chuck”, “MacGyver” e “Doom Patrol”.
Das atrações musicais, já foram confirmadas a banda sueca Therion, que se apresentará no palco principal no domingo, dia 20 de outubro às 20h, fazendo um repertório exclusivo, com foco no cultuado álbum “Theli” (1996) e outros clássicos da carreira, e fará um painel especial no sábado, 19; e a Orquestra de Metais da Banda Marcial de Cubatão, que executará no dia 19 às 15h, releituras para trilhas sonoras de filmes e séries exclusivamente de horror, como “O Exorcista”, “Sexta-Feira 13”, “A Hora do Pesadelo”, “Halloween”, “Os Caça Fantasmas”, “A Família Addams”, “Gremlins”, “O Estranho Mundo de Jack”, “Psicose”, “Tubarão” e “Beetlejuice: Os Fantasmas se Divertem”, “The Walking Dead”, “Stranger Things”, “Além da Imaginação” e “Amazing Stories.
Juntamente com artistas e profissionais do cinema, TV, música, literatura e outros setores, o evento contará com grandes marcas expositoras, lojas de artigos relacionados com o gênero e experiências exclusivas.
Os ingressos da HORROR EXPO 2019 já estão disponíveis. Qualquer visitante que adquira o ingresso inteiro comum ou passaporte inteiro comum, pode adquirir sua entrada com 50% de desconto com o Ingresso Solidário Horror Expo, mediante à doação de 1 kg de ração para cães ou gatos, que deve ser entregue no dia do evento. Toda a venda de ingressos da HORROR EXPO 2019 é operada pela Eventbrite e está disponível para comercialização pelo site oficial do evento, horrorexpo.com.br.


SERVIÇO HORROR EXPO 2019:
Datas: 18, 19 e 20 de outubro de 2019
Horário: das 12h às 22h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo/SP, CEP: 02055-000

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