Pesquisar no Blog

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Horizonte ampliado: a necessidade de acessibilidade digital para deficientes auditivos




A internet é uma fonte de conhecimento, entretenimento, relacionamento e muito mais. Ela realmente expandiu os horizontes para toda a população global, e apesar dos nossos problemas de conexão, o Brasil também está nesse universo expandido que é a globalização digital. Entretanto, há uma grande parcela da população que é privada disso devido a problemas envolvendo a deficiência auditiva.

Atualmente se estima que um em cada quatro brasileiros possua algum tipo de deficiência. Quando nos focamos em apenas uma dessas deficiências, a surdez, podemos arredondar o número para 10 milhões de cidadãos com algum grau de perda auditiva. O que a maioria das pessoas não sabe é que a surdez afeta também a compreensão da língua portuguesa.

O Censo do IBGE de 2010 estimou que 70% dos deficientes auditivos, 7 milhões de brasileiros, não conseguem lidar bem nosso idioma, isso ocorre por diversos motivos, porém, um dos principais é que o português brasileiro é uma língua bastante fonética, e o aprendizado durante a alfabetização está muito ligado aos sons. Portanto, adaptar conteúdo online com legenda não é necessariamente o caminho ideal para a inclusão dessas pessoas.

Apesar da Lei Brasileira de Inclusão ter entrado em vigor em janeiro de 2016, não são todos os sites que são acessíveis ainda. Para esses milhões de brasileiro, o mundo ainda é off-line. Existem alguns iniciativas que estão buscando essa equidade. A L’Oréal, multinacional de cosméticos e beleza, é uma delas.

O ponto inicial dessa jornada é o projeto do portal Voz da Beleza, concebido para ser a plataforma de SAC do grupo L’Oréal para os consumidores brasileiros. Como o foco do projeto era entregar a todos os consumidores, informações completas sobre os produtos de todas as marcas. A ideia de construir um site acessível passou a fazer todo o sentido. A CRP Mango, empresa especialista em marketing digital, esteve à frente do projeto e cuidou para que o portal fosse amigável ao público deficiente auditivo, utilizando a ferramenta Hand Talk como base. 

A aplicação é um tradutor automático de texto em Libras, a linguagem brasileira de sinais. O portal nasceu com essa iniciativa, visando não só cumprir a lei, mas também incluir aqueles que muitas vezes eram excluídos. Em pouco tempo, a solução passou a ser aplicada para todos os sites brasileiros do grupo. A iniciativa foi tão bem recebida que acabou reconhecida pela matriz, chegando a ser destaque em publicações da imprensa francesa.

Meses depois 97% das páginas da empresa já estão adaptadas, incluindo e-commerce. A iniciativa foi a primeira do gênero, e foi apresentada ao Grupo em outubro, durante a edição de 2016 dos Troféus para Iniciativas de Incapacidade. Além da tradução para Libras, muitos sites da marca já são compatíveis com ferramentas para deficientes visuais, além de serem parcialmente navegados com o teclado.

Muitas outras marcas já estão correndo atrás de realizar esse processo, não só por demanda legal, mas por que vivemos em uma época de inclusão, onde problemas e erros passados são opbservados, corrigidos e op que se busca é mais bem estar social aliado à tecnologia. Esse caso foi apenas um exemplo de um projeto em que tive o privilégio de trabalhar.

Vivemos em uma era digital, mas não para todos. A acessbilidade é essencial para que se guie o futuro da sociedade para um local onde mais vozes sejam ouvidas. O século XXI é o tempo do crescimento através da cooperatividade, da observância da moral e do bem estar. Com a dignidade humana respeitada, mais se multiplica o acesso ao conhecimento, mais ele se espalha e maior é o progresso. A acessibilidade não é só para incluir, é para ampliar.





Diego Puerta - formado em Sistemas de Informação, especialista em marketing digital, e Diretor da CRP Mango.





Quase 8% da força de trabalho do País tem processo na Justiça




Levantamento da ProJuris revela os setores que mais sofrem com processos na Justiça do Trabalho



Um levantamento realizado pela companhia de softwares de soluções jurídicas ProJuris mostrou que, no ano passado, aproximadamente 8% do estoque de força de trabalho do Brasil entrou com processos na Justiça. Foram três milhões de ações abertas, para 38,4 milhões de carteiras assinadas no País.

De acordo com o responsável pela pesquisa, o diretor comercial e sócio da ProJuris, Cristiano Silva, a complexidade da legislação trabalhista brasileira torna o País um dos que mais judicializa as relações de trabalho. E isso, segundo ele, é um péssimo negócio para os empresários.

"É gasto muito dinheiro para administrar processo trabalhista. Temos um cliente (que preferiu não ser identificado) que gasta R$ 120 mil por mês com contadores para fazer cálculos para saber quanto é devido nas reclamações dos empregados. É um dinheiro que praticamente vai para o lixo no sentido de retorno operacional", afirma Silva.

Dentro dessa realidade, há setores que sofrem mais com processos na Justiça do Trabalho do que outros. O segmento de call center, por exemplo, respondeu por 21% das reclamações em 2016, dentro de um universo de dez setores e 613 empresas analisadas pela ProJuris. Em seguida ficaram as empresas de segurança privada, com 19% dos processos e as companhias que fazem transporte de cargas, com 15% das ações. Ao todo, as empresas pesquisadas sofreram perto de 900 mil ações apenas no ano passado.






VOCÊ SABE FAZER USO ADEQUADO DO E-MAIL MARKETING?



Como profissional de tecnologia especializado no e-commerce, um dos grandes problemas com o qual me deparo diariamente é o preconceito que a grande maioria dos consumidores tem com relação ao e-mail marketing, aquelas mensagens normalmente enviadas por empresas dos mais variados segmentos, que eu, você e todo mundo que tem um endereço de e-mail normalmente recebemos.


Se você for usuário recorrente da internet, fizer compras online e cadastros em sites diversos para ter acesso a informações, então, a quantidade de mensagens na sua caixa de entrada tende a ser cada vez maior. Infelizmente, é por conta do uso indiscriminado dessa ferramenta tão poderosa que muitas pessoas acabam configurando a caixa de entrada e direcionando esse tipo de comunicação direto para uma caixa nomeada como spam.


Porém, como eu disse antes, o e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa, especialmente quando usada de maneira inteligente e sem excessos. A grande verdade é que adotando boas práticas é possível fazer dela uma verdadeira ferramenta de relacionamento com o consumidor e chegar a resultados impensáveis.


Que tal pensar no assunto?


Uma prática muito comum é, literalmente, bombardear os endereços de e-mail com ofertas. Okay, muitas pessoas gostam de descontos e de comparar preços, mas receber mensagens com o mesmo teor inúmeras vezes durante o dia pode não surtir o efeito desejado. Como proceder, então?


Na verdade, antes de tomar qualquer atitude, você precisa definir quem é o seu público. Supondo que você tenha uma loja especializada em móveis para quartos de bebês, você provavelmente não vai direcionar suas campanhas de e-mail marketing para homens de 50 anos de idade. Vai, provavelmente, trabalhar com o público feminino, na faixa etária entre 18 e 45 anos – talvez estendendo um pouco mais, para os 50 ou 60 anos, pensando nas avós. É possível, também, que você trace uma margem de acordo com os valores dos móveis que você comercializa e também com o raio de entrega que você pode atingir.


Vamos supor que você possa trabalhar com o Brasil inteiro. Também vai precisar pensar no tipo de material que vai usar na confecção dos seus produtos, no transporte, no tempo de entrega, no que é costume em cada região e, principalmente, nos nomes que cada móvel tem em determinado estado a fim de adequar a linguagem da comunicação.


Definido o público, você passa a se preocupar com a interface visual do seu e-mail marketing. Provavelmente, um especialista saberá lhe orientar quanto ao posicionamento da logomarca, onde inserir os produtos, preços, botões de “confira aqui”, etc. Dependendo do público com o qual você se comunica, seu e-mail marketing será bem trabalhado com cores e informações ou então será mais “clean”, com uma roupagem que ressalte bem as qualidades e atributos das peças que você comercializa.


Além de tudo isso, existe outro ponto de grande importância e que deve ser pensado. Será que você deve enviar mensagens diárias aos seus clientes e potenciais consumidores informando sobre os produtos da sua loja? Será que deve fazer intervalos relacionados a esses envios? Será que os e-mails marketing só valem para comunicar sobre ações promocionais? Ou será que eu posso criar uma relação de proximidade com o meu cliente ao oferecer, por exemplo, dicas de decoração?


Será que não é delicado enviar uma mensagem de felicitações no dia do aniversário do meu cliente, desejando um excelente ano e oferecendo um cupom de descontos bem bacana válido para aquele dia? Ou, de repente, mostrar a ele que aquele produto pelo qual ele se interessou, mas acabou não comprando naquele momento, pode ser dele, porque pode ser parcelado em diversas vezes ou porque pode ter um desconto especial caso ele volte à loja virtual da sua marca?


Percebe como as possibilidade de uso do e-mail marketing vão muito além do que o simples bombardeio das caixas de entrada dos seus clientes ou potenciais clientes? Fazer bom uso do e-mail marketing vai muito além do que simplesmente selecionar um produto e informar que ele está com desconto. É levar conteúdo e possibilidades ao consumidor. Oferecer a ele a possibilidade de se sentir compreendido pela empresa e mais do que simplesmente um sifrão.


Fazendo o uso correto e consciente dessa ferramenta que está em suas mãos você só tem a ganhar. Vai elevar o ticket médio das vendas da sua empresa, aumentar o faturamento mensal, reverter o índice de carrinhos de compras abandonados no seu e-commerce. Mas, além de tudo isso – e principalmente - vai levar aos seus clientes e a todas as pessoas que fazem parte do círculo de amizade e proximidade deles, a imagem de uma empresa que sabe se relacionar e que se preocupa com o consumidor. Algo válido e extremamente importante nos dias de hoje. Pense nisso!






Felipe Rodrigues - especialista em tecnologia e e-commerce, sócio-fundador da Enviou, plataforma especializada em e-mail marketing e recuperação de carrinhos abandonados no e-commerce



Posts mais acessados