Ferramentas ajudam
a organizar o fluxo de trabalho, construir um site atrativo e apresentar o
portfólio profissional para prospectar mais clientes
Rafael Bigarelli -
um dos mais conhecidos fotógrafos de casamento do Brasil – separou algumas
dicas para ajudar os profissionais a aperfeiçoarem seu negócio
Um
dos grandes problemas que os fotógrafos enfrentam hoje em sua carreira é atrair
mais clientes pela internet. Como se destacar da concorrência? De acordo com
pesquisa divulgada no Meio Bit, 80% desses profissionais não encaram a sua
atividade como uma empresa e por isso muitos desistem de seu hobby antes que
eles virem de fato sua profissão.
A
boa notícia é que já existem diversas ferramentas que ajudam a organizar o
fluxo de trabalho, construir um site atrativo e apresentar o portfólio
profissional para prospectar mais clientes. Rafael Bigarelli - um dos mais conhecidos
fotógrafos de casamento do Brasil – separou algumas dicasâ?¯para ajudar os
profissionais a aperfeiçoarem seu negócio de forma certeira:
1. Escolha um público-alvo
Delimitar
seu público-alvo é o primeiro passo para quem busca se profissionalizar.
Escolher a área que gosta de trabalhar, avaliar os aspectos financeiros de sua
escolha e acompanhar as tendências desse mercado são importantes para definir o
caminho que vai seguir e para quem vai vender.
2. Construa uma linguagem única
Estilos
de cores, texturas, contrastes e enquadramentos são alguns dos itens que
compõem a linguagem do fotógrafo, ajudando a construir sua “marca” no mercado.
Ter uma linguagem própria é o que vai diferenciá-lo dos demais profissionais e
possivelmente trazer mais admiradores do seu trabalho.
3. Mostre seu talento ao mundo
Investir
em um portfólio profissional ajuda a mostrar seu trabalho para mais pessoas e,
assim, fechar mais negócios. A Alboom (www.alboom.com.br) oferece uma plataforma que integra
diversos serviços para que esses profissionais possam desenvolver sites de
forma muito mais simples, acessível e com fácil atualização.
4. Invista no relacionamento com seus
clientes
Construir
uma carteira sólida de clientes também é essencial para os fotógrafos que buscam
profissionalizar seus negócios. Por isso, entender as necessidades e
preferências de seus públicos e trata-los de forma personalizada são bastante
importantes.
5. Conecte-se nas redes sociais
As
redes sociais podem ser grandes aliadas no processo de captação de potenciais
clientes, além de serem ótimos canais para manter relacionamento com os atuais.
É indicado usar essas ferramentas para divulgação dos trabalhos já realizados
e, por isso, é importante manter o perfil ativo e sempre atualizado.
6. Continue estudando
Fazer
cursos e ler livros de fotografia ou manuais de câmeras e acessórios são
exemplos de boas práticas para que o profissional esteja sempre atualizado em
sua área e se destaque da concorrência.
7. Pratique sempre
A
fotografia requer muita prática. Treinar o olhar diariamente, aplicando os
conceitos que adquirir nos estudos, é imprescindível para quem busca estar em
evidência.
Alboom