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terça-feira, 18 de março de 2014


Dia Mundial da Água: Projeto aposta em professores de escolas públicas para a preservação das águas


Projeto Rios Voadores quer conscientizar crianças e adolescentes de todo o País sobre a importância de preservar as florestas para proteger as águas

O fenômeno denominado “rios voadores”, massas de ar úmido que trazem vapor de água da Amazônia para outras regiões do Brasil e da América do Sul, é a inspiração de uma nova campanha educacional que será lançada pelo Projeto Rios Voadores na próxima sexta (21/3), na Escola da Natureza, em Brasília (DF). A iniciativa, patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, consiste em transformar conteúdo científico e ambiental em material de fácil compreensão do público jovem e infantil por meio da capacitação de professores da rede pública de ensino. A distribuição de material didático específico conta com uma novidade: o livro Rios que voam, de Yana Marull. O objetivo é despertar a conscientização de crianças e adolescentes sobre o papel das florestas – e de cada árvore – na preservação das águas doces do Brasil. No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água.

 

O projeto teve início em 2007, com a ideia de aproximar o público em geral aos resultados de pesquisas científicas (em curso há três décadas) sobre a floresta amazônica e o regime de chuvas no Brasil. Numa parceria com cientistas brasileiros renomados, como os professores Enéas Salati e Antonio Nobre, o piloto aventureiro Gérard Moss percorreu principalmente a Amazônia e o Centro-Oeste coletando amostras de vapor de água em um pequeno avião adaptado. A análise das amostras no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) teve o objetivo de levantar mais dados técnicos sobre os rios voadores oriundos da Amazônia, conhecidos assim devido ao enorme volume de água que transportam na forma de vapor. A umidade provem da evapotranspiração das árvores da floresta amazônica (com 5,5 milhões de km²), e tem forte impacto no clima do Brasil.

 

Educação ambiental

Segundo o piloto e ambientalista Gérard Moss, diretor do Projeto Rios Voadores que promove oficinas de formação para professores de escolas públicas sobre o tema desde 2011, o interesse em assuntos ambientais começa com crianças cada vez menores. Justamente para abraçar também o público infanto-juvenil, o projeto vai capacitar professores com materiais exclusivos direcionados às crianças. Através dos professores, o projeto multiplica o conhecimento e gera esperança na conservação das florestas e das águas do Brasil. Serão beneficiados alunos desde a educação infantil até o ensino médio. Nestas primeiras oficinas, cerca de 200 professores (das disciplinas de ciências e geografia) serão capacitados no DF em parceria com a Escola da Natureza.

 

“Com o lançamento do livro Rios que voam, temos agora um material colorido e cativante para as crianças pequenas. Nossa meta é alcançar milhares delas, principalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste, mas também em outras regiões do Brasil. Nossa intenção é que até mesmo os pequenininhos entendam e sejam mais conscientes da importância da floresta, e mesmo da árvore em frente à sua casa, que também faz sua parte para fornecer vapor de água para a atmosfera”, diz Gérard, que acompanhou o treinamento de 625 professores em ações anteriores do projeto, os quais repassaram a matéria para mais de 80 mil alunos nos últimos três anos.

 

País de água

Para o aventureiro suíço, naturalizado brasileiro, que ficou conhecido em todo Brasil por ser o primeiro piloto a dar a volta ao mundo em um motoplanador, apesar da decepção com a falta de comprometimento do mundo com a Rio+20, o Brasil possui vantagem em relação à sustentabilidade. No entanto, é preciso mais informação e conscientização entre seus próprios cidadãos.

 

“O Brasil é o país campeão de chuvas no mundo (com o volume de 15.200 km³ de água por ano) graças à existência de dois elementos: a Floresta Amazônica e a Cordilheira dos Andes. A evapotranspiração das árvores da floresta lança vapor de água para a atmosfera. As massas de ar úmido, ou rios voadores, são empurradas ao oeste e encontram a barreira natural da cordilheira, onde são desviadas rumo ao sul.”, explica.

“Da mesma forma que todos conhecem as peculiaridades climáticas da sua respectiva região (época das chuvas ou da estiagem), é importante que entendam a dinâmica que influencia o clima do país e sua sustentabilidade. O Brasil é um país de água, mas em certas regiões, não podemos nos dar o luxo de desperdiçá-la. Onde não há água suficiente, pelo motivo que for, precisamos dar mais valor e respeito a ela e à vegetação”, avalia Gérard, ao destacar que uma árvore de grande porte da Floresta Amazônica é capaz de produzir mais de mil litros de água por dia.

Para o piloto de 58 anos, o Dia Mundial da Água significa não somente refletir sobre o uso da água, mas comemorar a existência da Floresta Amazônica, que funciona como uma imensa bomba d’água. “Temos que reconhecer o papel da floresta no conforto das nossas vidas, mesmo para quem vive bem longe da Bacia Amazônica. No Brasil, temos o luxo de abrigar a maior floresta tropical do mundo no nosso quintal, e vale a pena refletir sobre as consequências sérias que seria perdê-la para sempre”, comenta.


“A agricultura em outros países grandes, como a China e os Estados Unidos, não é sustentável porque depende bastante de água do subsolo, bombeada de profundidades cada vez maiores, para irrigar o cultivo. No Brasil, apenas 5% da agricultura usam irrigação mecanizada e 95% se beneficiam das chuvas que caem gratuitamente do céu. Devemos dar mais valor à abundância de chuva que temos no Brasil, pensando no futuro e preservando a floresta que fornece uma boa parte da umidade que se transforma em precipitações. Vale a pena derrubar as árvores para eventualmente, um dia, ficar com escassez de água? Acho que o Brasil é o único país do planeta que, em longo prazo, seja capaz de fornecer alimentos para países como a China e a Índia, com acelerado crescimento populacional e sem os recursos de água que nós temos.”, conclui.

Aprendizado lúdico

Para a diretora da Escola da Natureza, Lêda Bhadra, a parceria com o projeto tem sido satisfatória tanto para alunos quanto para professores de Brasília. Segundo ela, a iniciativa faz toda a diferença no aprendizado. Desde 1997, a escola é voltada para o atendimento de professores, alunos e projetos ligados ao tema ambiental, com atividades diárias.

“Com esse tipo de iniciativa o professor se sente mais seguro e com mais propriedade para trabalhar, e de forma diversificada e lúdica com seus alunos. É uma oportunidade de trabalhar de forma diferenciada e sair um pouco do comum, com um material que é bastante rico”, afirma.


Livro Rios que Voam

O livro infanto-juvenil Rios que Voam traz em suas 24 páginas ilustrações divertidas e textos enxutos que explicam o fenômeno dos rios voadores e seu impacto na relação com o ser humano e a natureza. Escrito e ilustrado pela jornalista Yana Marull, que possui experiência na cobertura de matérias comportamentais e sobre o meio ambiente, a obra também conta com colaboração de Margi Moss. Além de reflexões sobre a conservação da água e das florestas, o livro traz ainda curiosidades diversas como, por exemplo, como ocorre o processo de evaporação da água, a formação das nuvens e da chuva.

Autoexame bucal pode auxiliar na descoberta do câncer de boca, que já é a sexta forma mais frequente de tumor do mundo

Dr. Sérgio Kignel dá dicas de como fazer avaliação da cavidade bucal



 

Muito se escuta falar sobre o câncer em diversas partes do corpo, mas pouca gente sabe que também existe o de boca, que é mais frequente em homens do que em mulheres, que costuma atingir pessoas com mais de 40 anos de idade e que já é a sexta forma mais frequente de tumor do mundo. Um dos principais fatores de risco é o fumo associado ao consumo excessivo de bebida alcóolica. 


Para que o tratamento, que pode ser apenas cirúrgico ou incluir a radioterapia ou quimioterapia, provoque menos sequelas possíveis o câncer de boca deve ser detectado o mais precocemente possível. “Este tipo de doença pode ser fatal, com uma taxa de sobrevivência de cincos anos de 50%. Uma das razões desse prognóstico ser tão negativo é o fato dos primeiros sintomas não serem reconhecidos logo. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento”, afirma o dentista especialista em saúde bucal, Dr. Sérgio Kignel.
Como nem sempre é possível visualizar os primeiros sinais que indicam a existência do câncer bucal, torna-se importante uma visita regular ao dentista. Porém, além das consultas de rotinas, é essencial comentar com o profissional caso tenha notado os seguintes sinais:

- Feridas nos lábios, na gengiva ou no interior da boca que não cicatrizam;
- Aumento de tecidos ou inchaço sem causa aparente;
- Manchas negras, brancas ou vermelhas em qualquer outra parte da boca;
- Dificuldade para mastigar ou para engolir;
- Dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta;
- Inchaço que impede a adaptação correta da dentadura.

AUTOEXAME BUCAL: APRENDA
Para evitar que o câncer bucal chegue a um estágio muito evoluído, o autoexame bucal passa a ser fundamental. Por isso, saiba como fazer essa checagem:
Antes de iniciar o procedimento:
- retire próteses removíveis ou dentaduras;
- faça um bochecho rigoroso com água;
- certifique-se que tenha boa iluminação.

Bochecha
Inspeção visual: puxe a bochecha com os dedos procurando por feridas, sangramentos, manchas brancas, escuras ou vermelhas.
Palpação: com o dedo indicador percorra toda a extensão da bochecha a procura de caroços, endurecimentos e áreas dormentes.
“Faça esse processo tanto na bochecha direita quando na esquerda”, alerta Dr. Kignel.

Lábios Inspeção visual: procure feridas e alterações de cor nos lábios e nos cantos da boca. Puxe o lábio inferior com os dedos para baixo, procurando feridas, sangramentos e manchas brancas, escuras ou avermelhadas. Faça o mesmo processo com o lábio superior.
Palpação: com o dedo indicador e o polegar em forma de pinça, apalpe toda a extensão do lábio a procura de caroços, endurecimentos e áreas dormentes.

LínguaInspeção visual: coloque toda a língua para fora observando o dorso (porção superior). Procure por feridas, sangramentos e manchas brancas, escuras ou avermelhadas.
Puxe a língua para observar as bordas laterais, procurando por feridas, sangramentos e manchas brancas, escuras ou vermelhas.
Palpação: com os dedos indicador e polegar em forma de pinça, palpe toda a extensão do lábio procurando caroços, endurecimentos e áreas dormentes.

Assoalho bucal (embaixo da língua)
Inspeção visual: posicione a língua no céu da boca (palato) e observe se há sangramentos e manchas brancas, escuras ou avermelhadas.
Palpação: com o dedo indicador de uma mão e o polegar da outra mão, palpe toda a extensão do assoalho bucal procurando caroços, endurecimentos e áreas dormentes.

Céu da boca (palato)
Inspeção visual: incline a cabeça para trás, abra bem a boca e procure por feridas ou manchas.
Palpação: com o dedo indicador palpe toda a extensão do palato procurando por caroços e áreas dormentes.

O Dr. Sérgio Kignel é especialista em Estomatologia, Professor titular de Semiologia da UNIARARAS e Mestre e Doutor em diagnóstico bucal pela FOUSP-SP, sendo considerado uma das mais respeitadas referências em diagnóstico oral no Brasil. À frente da tradicional Clínica Kignel, em São Paulo, o Dr. Sérgio é uma autoridade em neoplastias bucais, congressista nacional e internacional e autor de livros como “Diagnóstico Bucal” e “Estomatologia, base do diagnóstico para o clinico geral”, única obra de Odontologia a receber o 1º lugar do concurso Jabuti, em ciências da saúde.


segunda-feira, 17 de março de 2014


Roteiro Meteorológico no Museu Catavento

 

Para marcar o Dia Mundial da Meteorologia, o Catavento mostra como se formam raios e tornados e a influência das ações do homem nas mudanças climáticas

 

Efeito estufa, poluição da atmosfera, falta de chuva (e consequente falta de água para consumo), excesso de chuva (e previsíveis enchentes), incidência de raios... São tantos os temas ligados à Meteorologia debatidos à exaustão ultimamente na mídia, que o clima já começa a fazer parte das preocupações até das crianças menores.

 

Para que os interessados conheçam um pouco mais sobre esses e outros assuntos relacionados ao clima e à Natureza, o Catavento Cultural e Educacional, museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, programou para o dia 23 de março, Dia Mundial da Meteorologia, um esclarecedor Roteiro Meteorológico.

 

Serão três sessões, nas quais os visitantes percorrerão um roteiro bastante esclarecedor, que começará com uma visita à Estação Medidora da CETESB, localizada no Parque Dom Pedro II (entrada pelo pátio interno do Catavento). Ali, conhecerão a aparelhagem de medição da poluição do ar, seus processos e consequências. Em seguida, serão conduzidos à seção Ecologia, no piso superior do museu, onde poderão ver e ouvir sobre as mudanças climáticas, entender um pouco mais sobre os efeitos da ação do homem sobre o clima, o efeito estufa, aquecimentos global e derretimento de geleiras, entre outros assuntos.

 

Após, os visitantes passarão à seção Engenho (térreo do Museu Catavento), onde serão demonstradas instalações como a Fábrica de Raios (Wimshurst) e o Tornado de Água, para que entendam como se formam os raios, os tornados, os tufões e os furacões. O roteiro termina na exposição Momento Único, com fotos de raios feitas no Brasil.

Evento: Roteiro Meteorológico

Data: 23 de março de 2014

Horário: 11h; 13h30 e 15h

Interessados devem retirar senhas na bilheteria.

 

Sobre o Catavento

Fruto de parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, o espaço foi inaugurado em março de 2009. São mais de 250 instalações, em oito mil metros quadrados, divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade), cada uma delas elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes.

Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Júlio César e Gandhi, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo.

No local também é possível conferir as atrações da Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo, que teve seu acervo transferido para o Catavento no início de 2011. Entre os principais equipamentos estão a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

 

Serviço

Catavento Cultural e Educacional

Onde: Palácio das Indústrias - Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP.

Telefone: 11 3315-0051

Quando: terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h).

Quanto: R$ 6 e meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência. Entrada gratuita aos sábados.

Idade mínima para visitação: recomendado para crianças a partir de seis anos.


Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II.

Estacionamento: R$ 10 até 4 horas (para visitantes do museu). Adicional por hora: R$ 2,00 (capacidade para 200 carros). Ônibus e vans: R$20,00.

Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotora.

quinta-feira, 13 de março de 2014


Cursinho popular abre inscrições para curso preparatorio para Enem 2014

No dia 29 de março o Cursinho do XI inicia o curso preparatório para a prova do Enem,  as aulas serão aos Sábados, das 13h às 17h:30min.

O curso tem como objetivo orientar os alunos sobre os assuntos principais do Ensino Médio, bem como trabalhar a construção das respostas para as 180 questões objetivas. Ajudando, assim, os estudantes a se prepararem para a prova.

A grade de aulas conta com as quatro áreas do conhecimento cobradas nos exames: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

As aulas acontecem no período da tarde, porém os alunos são convidados a participarem do curso de Filosofia e laboratório de Redação a partir das 11h30.

Alem das aulas os alunos contarão com material didático e plantões de dúvidas nas tardes de segunda a Sexta–feira.

Cursinho do XI, é um projeto social fundado pelo Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP. Hoje é mantido pela Associação Pró-Cultura Cidadã, formada por professores.  Por ser um projeto sem fins lucrativos, o aluno pagará somente pela manutenção do curso, o valor mensal é de R$ 150,00.   Os estudantes que quiserem podem participar de uma prova de bolsa para conseguir desconto de 20% a 80%. 

Para se inscrever no curso os interessados devem apresentar cópias simples do RG, do CPF e de um comprovante de residência, mais uma foto 3x4 e a taxa de inscrição R$ 50,00 na secretaria do cursinho (Av. Brigadeiro Luis Antonio, 277, 5º andar, Bela Vista, próximo ao metrô sé, São Paulo), de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e Sábado, das 8h às 16h.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3107-6293 / 3101- 4583 

14 DE MARÇO: DIA NACIONAL DOS ANIMAIS



Manipulação de medicamentos veterinários é uma boa opção para melhorar a qualidade de vida dos animais











Em 14 de março é celebrado o Dia Nacional dos Animais. A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de respeito e carinho a todos os animais, de informar sobre as novidades para a melhoria na qualidade de vida dos bichos e também ressaltar a importância que eles têm na vida das pessoas. A DrogaVET, pioneira na manipulação veterinária no Brasil, aproveita o momento para falar sobre a possibilidade de oferecer tratamento sem sofrimento aos amigos bichos.
Segundo a veterinária da empresa, Mônica Veras, alguns donos têm receio e acham complicado o momento da medicação, já que, muitas vezes, o animal se recusa a ingerir os medicamentos, levando a diversas complicações. “Uma das alternativas é a manipulação veterinária, que possibilita um tratamento sem estresse. Além disso, o custo dos remédios é menor, pois são produzidos na dose certa e para o período determinado pelo médico veterinário, não havendo desperdício”, detalha a profissional.
Essa solução está diretamente relacionada ao desenvolvimento de formas farmacêuticas e sabores mais palatáveis ao gosto do paciente animal como, por exemplo, biscoitos medicamentosos, pastas orais e xaropes, em sabores como: picanha, salsicha, atum, bacon, pão, queijo, entre outros.

“As opções oferecidas pela DrogaVET visam o bem-estar animal com inovação e qualidade, atuando na prevenção, tratamento e longevidade dos animais. Nosso objetivo é trabalhar na busca contínua de tendências e novidades em medicamentos relacionados à saúde animal, para, assim, comemorar o Dia Nacional do Animal diariamente”, informa a sócia-fundadora da empresa, Sandra Schuster.


quarta-feira, 12 de março de 2014

15 de Março - Dia Mundial do Consumidor

Era digital: Consumidor conectado – Poder ou Perigo?
 Vladmir Valladares, Consultor em gestão de atendimento ao cliente fala das conquistas, mas também dos perigos que a era digital representa


Já é sabido que a internet revolucionou o modo de consumo e vem mudando diariamente o processo de atendimento ao cliente das empresas. Vladimir Valladares, consultor em gestão de atendimento ao cliente da V2 Consulting, afirma que apesar de todas as conquistas para o consumidor, é preciso ficar alerta para os perigos e armadilhas que a web pode representar.
“É claro que as novas tecnologias deveriam contribuir para a melhora da qualidade do atendimento ao cliente e até trazer mais consciência de consumo e certamente trouxe muitos avanços”. Mas, é preciso observar que a prestação do serviço vinculada à tecnologia pode acabar gerando um aumento de conflitos de consumo e de demanda aos órgãos de defesa, pois muitas vezes esses canais não são integrados ao SAC ou a cultura da empresa e acabam por cometer grandes falhas no atendimento em diferentes plataformas, lembra Valladares.
O consumidor assumiu o poder na era digital. As redes sociais tem se tornado cada vez mais o meio para mudanças de processos e de pensamentos das corporações, visto que é hoje a plataforma mais utilizada pelos clientes que buscam rapidez e facilidade em ser ouvido e atendido nas suas necessidades. Ao expor de forma ampla sua insatisfação ou até mesmo satisfação com um serviço, o poder de propagação gerado, acaba por reter a atenção e muitas vezes criar o cuidado esperado por esse consumidor.
As inciativas para resolver os problemas e afinar essa comunicação empresa x cliente, já vêm sendo debatidas e aprovadas, como a mais recente construção do marco civil da internet e a regulação da proteção de dados pessoais. Trata-se do projeto de lei que estabelece direitos e responsabilidades no uso dos meios digitais. O marco civil ainda está para ser aprovado na Câmara, mas a sua existência já é um ganho para todos os consumidores.
Já aprovado pela ANATEL no ultimo mês foi o Regulamento Geral dos Direitos do Consumidor de Telecomunicações. Quanto a estas decisões, ganhou o cliente e também as empresas preocupadas com seus produtos e consumidores. “Tenho discordâncias com o modo operante das agências reguladoras, que muitas vezes não respaldam o consumidor e as empresas com boas práticas, mas sempre há pontos positivos a destacar nas tentativas da lei”.
Poder cancelar um contrato/serviço pela internet ou por uma opção eletrônica no atendimento telefônico, ter o retorno em caso de queda na ligação e poder contestar cobranças são conquistas importantes do consumidor trazidas pelos avanços tecnológicos. Mas Valladares adverte que se não houver um processo automático para isso, qualquer mobilização pelas redes sociais sobre essas questões pode travar o processo de análise das operadoras de telesserviços e causar grandes transtornos para estas empresas.
Hoje, o consumidor já é visto como o responsável pela melhoria não só dos canais de atendimento, mas também dos processos internos das empresas e dos produtos. Mas, precisa estar atento com a forma de se manifestar, com os registros criados e ainda pensar com cautela se há coerência em suas reclamações. “A reflexão se faz necessária, especialmente para não banalizar o espaço conquistado e não perder todo o crédito e poder adquirido até aqui”, finaliza Valladares.

Vladimir Valladares: Diretor da V2 Consulting. Graduado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Qualidade e Produtividade pela Fundação Vanzolini/Escola Politécnica da USP. Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de Gestão, Qualidade, Processos e Relacionamento com Clientes. Atuou em empresas como Serasa, Embraer, Teleperformance Brasil e TecBan. Liderou e teve participação ativa em projetos de melhoria da qualidade e produtividade empresarial, com conquistas do Prêmio Nacional da Qualidade, certificações ISO 9000, COPC e Programa Brasileiro de Auto-Regulamentação do Setor de Relacionamento com Clientes. https://www.facebook.com/v2consultingedesing - https://twitter.com/v2consulting - http://www.youtube.com/user/V2Consulting

terça-feira, 11 de março de 2014


Um Ano de Francisco

 

Em 13 de março de 2013, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito papa e adotou o nome de Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis.  Em um ano de pontificado muita coisa aconteceu. A audiência das atividades promovidas pelo Vaticano mais que quadruplicou e os acessos às redes sociais oficiais da Igreja dispararam. Neste período, a freqüência nas paróquias européias, até então declinante, cresceu significativamente. Uma atividade da Igreja nunca reuniu tanta gente como na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

No final de 2013, o papa Francisco foi escolhido como personalidade do ano pela revista Times, e também pela revista The Advocate, especializada na defesa dos direitos dos homossexuais. Eugenio Scalfaro, editor-chefe do jornal italiano La Repubblica, confessamente ateu, publicou uma série de perguntas que gostaria de fazer ao papa, sem, no entanto, esperar que ele as lesse. Dias depois, o próprio papa, como é de seu costume, pegou o telefone e ligou pessoalmente ao Sr. Scalfaro convidando-o para um encontro. As respostas às perguntas do editor-chefe, assim como a íntegra do encontro entre os dois, foram publicadas no jornal. 

Das inúmeras declarações marcantes, proferidas pelo papa nesse curto período de pontificado, podemos selecionar algumas que servem para traçar o perfil do pontífice.

 

- Se uma pessoa que é gay, procura a Deus, e têm boa vontade, quem sou eu para julgá-la.

 

- Não vou ficar falando o tempo todo de aborto, casamento gay e uso de contraceptivos, pois a Doutrina da Igreja já é clara a este respeito, e eu sou filho da Igreja.

 

- A Corte Eclesial é a lepra da Igreja.

 

- Eu não poderia viver sozinho no Palácio. Preciso de gente, encontrar pessoas, falar com as pessoas…

 

- Enquanto não se eliminar a ex­clusão e a desigualdade dentro da sociedade e en­tre os vários povos, será impossível desarraigar a violência.

- Não nos preocupemos somente com não cair em erros doutrinais. Por­que «é frequente dirigir aos defensores da “orto­doxia” a acusação de passividade, de indulgência ou de cumplicidade culpáveis frente a situações intoleráveis de injustiça e de regimes políticos que mantêm estas situações»

- Quem dera que se ouvisse o grito de Deus, perguntando a todos nós: «Onde está o teu ir­mão?» (Gn 4, 9). Onde está o teu irmão escravo? Onde está o irmão que estás matando cada dia na pequena fábrica clandestina, na rede da pros­tituição, nas crianças usadas para a mendicância, naquele que tem de trabalhar às escondidas por­que não foi regularizado? Não nos façamos de distraídos! Há muita cumplicidade...

- Desejo uma Igre­ja pobre para os pobres.

 

- As doenças enfrentadas por diversas instituições eclesiais, ao longo da história, têm raízes na auto-referencialidade, numa espécie de narcisismo teológico.

 

- Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído às ruas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias segurança.

 

O papa também tomou decisões profundas e corajosas, que geraram ódio e maledicências nos setores reacionários da Igreja. Ele confirmou Gerhard Muller, amigo e seguidor do pai da Teologia da Libertação, o peruano Gustavo Gutierrez, como Prefeito da Sagrada Congregação para Doutrina da Fé. Depois, o promoveu a Cardeal. O papa também fez questão de prefaciar um novo livro escrito por Muller com participação de Gutierrez. No Consistório que criou novos cardeais, a grande maioria dos nomeados vêm de países em desenvolvimento, inclusive dos países mais pobres do mundo, como Haiti e Burkina Faso.

Para promover mudanças na cúria, o papa nomeou um grupo de oito cardeais, de todos os continentes. Várias sugestões, dadas pelo chamado G8, já começaram a ser implantadas, como a criação de uma Secretaria especializada em assuntos financeiros. Ação que reduz as tarefas da antes toda poderosa Secretaria de Estado.

No aspecto teológico, o papa Francisco também tem promovido uma revolução. Nas reuniões anteriores à sua eleição, ele fez um resumo sobre a direção que a Igreja deveria tomar para reencontrar o seu vigor apostólico. Para ele a Igreja deve sair de si mesma e ir às periferias geográficas e existenciais, deve resgatar o cristianismo primitivo, baseado no ensinamento capital: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. A principal função da Igreja deve ser evangelizar, levar Cristo aos que sofrem e estão longe Dele. A Igreja, como dizia Paulo VI, deve voltar a ser a mãe fecunda que vive a doce e confortadora alegria de evangelizar.

Mesmo tendo promovido importantes mudanças, resta muito a ser feito na Igreja. Peçamos a Deus que dê vida longa a Francisco para que ele possa fazer todas as reformas necessárias para tornar irreversível o caminho de retorno à Igreja primitiva dos tempos de Jesus Cristo, a verdadeira Igreja Cristã.  

 

 

Alcides Leite - economista e professor da Trevisan Escola de Negócios

Shopping ABC realiza primeira feira de adoção de animais

Evento gratuito acontece no dia 22 de março (sábado) e idealiza a adoção consciente de animais abandonados

 

No dia 22 de março (sábado), o Shopping ABC em parceria com a OSCIP Ampara Animal promove a primeira Feira de Adoção de Cães no estacionamento G3 do empreendimento. O evento que ocorre das 14 às 20h é gratuito e aberto ao público.

São 25 cães disponíveis para adoção. A iniciativa ajuda a encontrar um lar para os animais que foram vítimas de maus tratos, rejeição e abandono.

Para adotar um dos animais presentes na feira é necessário apresentar RG, CPF, Comprovante de Residência, e ser maior de 18 anos. Os novos donos também precisam passar por uma avaliação realizada pela própria equipe da Ampara, assim como uma socialização para garantir a confiança e bem estar do cão.

 

Shopping ABC – Feira de Adoção de Animais

 Estacionamento G3

das 14h às 20h.

Indicação etária: Livre

Entrada: Gratuita

Copa do Mundo: será que estamos preparados mesmo?

O noticiário está inundado de notícias a respeito da realização da Copa do Mundo e das olimpíadas aqui em terras brasileiras. Em que pese os dois eventos tratarem de esportes, os assuntos das reportagens são vários. Fala-se dos atrasos das obras dos estádios, da falta da infraestrutura, tão prometida pelas autoridades, e, até mesmo, da inflação causada pela realização dos eventos esportivos em terras tupiniquins.

O que muitos dos comentaristas se esquecem está relacionado com o turismo que, embora esteja na berlinda para receber os  visitantes não estão preparados para receberem um turista que deve vir para cá, mas que nem todos os empresários do setor atentos para ele: o turista que deve vir para o brasil acompanhar as atividades esportivas acompanhado de seu ‘melhor amigo’, ou seja, o animal de estimação.

Boa parte de quem mora em países da Europa, da Ásia e dos Estados Unidos está acostumado a viajar na companhia de seu ente familiar de quatro patas, independentemente se esteja seja um cachorro ou um gato. Equivoca-se quem imagina que essa preparação para receber esse tipo de cliente diferenciado deve ser apenas para os proprietários e funcionários dos hotéis das cidades sedes. Restaurantes, lanchonetes, shoppings centers, lojas e demais estabelecimentos também precisam se adequar para isso. Não pense, caro leitor, que basta colocar uma placa na porta do estabelecimento com os dizeres: “aqui seu pet é bem vindo”. Existe a necessidade de adequações no sentido de oferece bons serviços e conforto para os turistas animais e humanos.

Com o intuito de ajudar aos empresários e aos funcionários do setor de turismo, o ‘Portal Turismo 4 Patas’ criou um checklist de quais pré-requisitos devem ser atendidos para que um estabelecimento possa recepcionar os clientes que possuem animais de estimação. A expertise construída ao longo dos seis anos de existência da empresa faz com que o selo PetFriendly traga a segurança buscada  pelos turistas e assessoria que sua empresa precisa para fazer bonito e agradar aos seu cliente. Como diz um dito popular: “cliente bem atendido sempre volta”.

Sei que estou colocando o dedo na ferida, tratando da excelência no atendimento prestado pelas empresas ligadas ao turismo, mas é preciso avisar antes que as coisas aconteçam. Será grande a decepção dos clientes que buscarem por uma eficácia e eficiência e as empresas ditas prontas não tiverem condições e conhecimento para atender aos clientes diferenciados do segmento pet. Pense nisso!

 

Larissa Rios dos Santos e Clarissa Matos - são especialistas, respectivamente, em turismo e em mercado turístico

Alcoolismo é tema de discussão em novela

Doença merece atenção especial e necessita de acompanhamento médico

Como de costume, o autor Manoel Carlos em sua nova novela global "Em família" tratará de temas polêmicos. Um deles é o alcoolismo. O ator Thiago Mendonça lidará com o drama da dependência alcoólica. Na pele do médico Felipe, o ator deixará um paciente morrer por conta do vício em bebidas.

Com o crescimento da população, mudanças sociais, novos padrões de comportamentos, novas bebidas alcoólicas, entre outros fatores, o alcoolismo cresceu em números absolutos e relativos. Dr. Isidoro Cobra, psiquiatra da Clínica Maia Prime explica que "o alcoolismo é uma doença crônica e progressiva que se caracteriza pela perda de controle sobre o uso do álcool e pode oferecer diversos danos à saúde como consequências sociais, psicológicas, legais e físicas."

De acordo com o especialista, a faixa etária de 18 a 24 anos apresenta maiores índices, com 27,4% de dependentes entre os homens e 12,1% entre as mulheres. Um fator importante que o psiquiatra ressalta é o diagnóstico: "o diagnóstico nem sempre é fácil, pois um alcoólatra geralmente demora a reconhecer e admitir para si mesmo os múltiplos problemas da sua vida - e saúde - causados pelo álcool e a verdadeira relação desses problemas com o consumo de bebidas alcoólicas."

A psicóloga e coordenadora terapêutica da Clínica Maia Prime, Ana Cristina Fraia ressalta que os sintomas mais comuns da doença são o aumento da tolerância a intoxicação, ou seja, a pessoa passa a beber cada vez mais sem apresentar alterações em seu comportamento, mas precisa cada vez mais da bebida.  "A resistência aos efeitos colaterais do álcool está diretamente associada ao desenvolvimento da tolerância e ao alcoolismo", afirma.

O tratamento para o alcoolismo é realizado com a desintoxicação em clínicas de internações em regime fechado e também com o acompanhamento terapêutico multidisciplinar. "O tratamento é amplo e a adesão do paciente é fundamental. A terapia ocupacional, a psicoterapia, a terapia cognitivo comportamental e o estudo social individual de cada caso são importantes, auxiliando o paciente durante o tratamento. Orientações adequadas à família, uma dieta balanceada e exercícios físicos também podem ajudar muito. O paciente necessitará estar sempre vigilante", reforça Dr. Isidoro.

Lançamento de viga na Rodovia dos Bandeirantes na saída de São Paulo 

O motorista que seguir da capital para o interior na noite desta terça (11) deve ficar atento ao fechamento da alça de acesso pela Marginal do Tiete e de faixas na Rodovia dos Bandeirantes  

Nesta terça-feira, dia 11 de março, a partir das 22 horas, três faixas da Rodovia dos Bandeirantes, na altura do km 16, sentido Norte (Interior), serão fechadas para lançamento de viga referente às obras de construção da 5ª faixa. Neste momento, o tráfego fluirá apenas pela faixa 1. A alça de saída da marginal do Tiete para a Rodovia dos Bandeirantes também estará fechada durante a operação e o tráfego será desviado para a Via Anhanguera. A operação tem previsão de término às 4 horas da manhã, quando as faixas e a alça serão liberadas para o tráfego.

CCR AutoBAn

Atitudes simples ajudam na prevenção de doenças nos rins

Dia Mundial do Rim, celebrado na próxima quinta-feira, dia 13 de março, convida a todos a começar o dia bebendo um copo de água

 

O corpo humano tem suas habilidades, muitas vezes doloridas, de dizer que não está bem. As pessoas estão acostumadas a tomar medidas quando a situação já chega ao limite. Porém, algumas doenças podem ser silenciosas, como é o caso dos rins. Responsáveis por filtrar impurezas do sangue, regular a composição do organismo e a pressão arterial, entre outras funções, esse par de órgãos se manifesta gradativamente e os sintomas só se tornam aparentes quando cerca de 80% da capacidade já está comprometida.

Com atitudes simples, como beber água todos os dias, podem proteger os rins e diminuir os casos da Doença Renal Crônica (DRC). Esse é o tema do Dia Mundial do Rim deste ano, que também quer alertar a sociedade a respeito dos cuidados com os rins na melhor idade. Esta edição convida a todos a começar o dia bebendo um copo de água. O gesto simbólico quer espalhar para o mundo que um simples ato ajuda a salvar os rins. Porém, outros cuidados são necessários também para combater a doença renal crônica.

Pesquisas apontam que cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo têm alguma forma de lesão renal. De uma em cada 10 pessoas têm algum grau de Doença Renal Crônica (DRC), e  para a próxima década está previsto um aumento de 17% dos casos. Hoje, essa doença é tratada como um problema global de saúde pública. Se detectada precocemente e com o cuidado adequado, a deterioração dos rins pode ser retardada ou mesmo estagnada.

Outro dado preocupante é que metade das pessoas com 75 anos ou mais têm algum grau de DRC. A doença renal pode afetar pessoas de todas as idades, mas após os 40 anos, a filtração renal começa a diminuir, cerca de 1% por ano. Por isso, é importante sempre visitar um médico, fazer exames de rotina, beber muita água, ter hábitos saudáveis e evitar excessos. Na maioria dos casos, os indivíduos se sentem inchados, a pressão está alta, muito cansaço e alterações urinárias - manifestações que tendem a ser confundidas com outras enfermidades -, principalmente quando já se tem uma idade avançada.

Criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia e a Federação Internacional de Fundações do Rim, o Dia Mundial do Rim reúne milhões de pessoas em mais de 150 países para a conscientização sobre a saúde dos rins.

Algumas dicas são importantes para proteger seus rins em qualquer idade:

1. Nosso corpo precisa de hidratação. Beber água é essencial para o bom funcionamento dos rins e evita a formação de pedras;

2. Manter uma dieta equilibrada, ou seja, controlar os excessos na alimentação, não abusando do sal, de gorduras, carnes vermelhas e doces;

3. Sempre verificar a pressão arterial e controlar a diabetes;

4. Praticar exercícios físicos regularmente, uma caminhada, natação, ginástica, corrida – na companhia sempre de uma garrafinha de água;

5. Não usar medicamentos sem orientação médica;

6. Não fumar e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;

7. Consultar seu médico periodicamente e solicitar exames de urina e sangue que checam o funcionamento renal.

 

Com pequenas atitudes, é possível cuidar do rim e manter uma vida longa e saudável.


Fonte: Danone | Bonafont

Dia Internacional do Consumidor
Guia para suas principais dúvidas
 
Dia 15 de março comemora-se o Dia Internacional do Consumidor, data festejada por muitas. A lei 8.078/90  - Código de defesa do Consumidor é bem abrangente e garante muitos direitos aos consumidores, porém ainda há muito para ser melhorada especialmente nas relações bancárias.
Os direitos do consumidor são levados a sério na maioria dos países, porém aqui no Brasil impera a impunidade. A exemplo disso temos as empresas de telefonia, bancos e planos de saúde, os quais lideram os rankings de queixas do Procon ano após ano, entidade essa que emite pesadas multas financeiras punitivas, mas que porém nunca foram pagas. Nosso Código de defesa do Consumidor é o mais avançado do mundo e a  figura do consumidor deve ser respeitada.
Como não temos eficácia na punição por parte dos órgãos competentes, cabe a nós consumidores fazer justiça com as próprias mãos, contestando as irregularidades e arbitrariedades, através de entidades sérias e do poder judiciário.
Pensando nisso a Associação Brasileira do Consumidor preparou uma coletânea de informações importantes para lhe proteger no seu dia a dia.
 
Compras On-line – Seus Direitos
Entrega: no Estado de São Paulo o fornecedor é obrigado a dar a opção ao consumidor de escolher data e turno de entrega do produto comprado (Lei 13.747/09).
Tratamento: no caso de aquisições feitas em sites de compra coletiva, o estabelecimento comercial não pode tratar o consumidor de maneira diferenciada em relação aos outros clientes por ele estar utilizando algum cupom de desconto.
Gorjeta: também em compras coletivas, o pagamento da taxa de serviço dos restaurantes é opcional.
Promoções: os sites que reúnem as promoções de diversos endereços de compras coletivas não têm responsabilidade por eventuais problemas na comercialização dos produtos e serviços, pois eles apenas divulgam as ofertas.
Arrependimento: o consumidor que compra pela internet pode se arrepender da compra em até 7 dias, contados a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato. Para isso, deve ser formalizado um pedido de cancelamento e solicitada a devolução de qualquer quantia eventualmente paga.
Devolução: o fornecedor não pode exigir que a embalagem do produto não tenha sido violada, como condição para aceitar o pedido de devolução da compra.
Termo de Garantia: todo produto ou serviço tem garantia, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Não precisa haver um documento com termo de garantia para que ela exista.
Garantia Estendida: Não caia nessa. A garantia estendida é uma verdadeira roubada. Esse serviço é prestado por empresas de seguro e não pela empresa que vendeu ou pela fabricante do produto. Como toda seguradora, na hora que você mais precisa, um monte de exigências são feitas e documentos exigidos impedindo assim que você venha a utilizar o serviço. É o tipo de serviço que você paga, mas nunca leva.
Compras Coletivas: em caso de problemas em compras coletivas, o consumidor pode reclamar ao próprio site de compra coletiva ou clube de compra, que é tão responsável quanto o estabelecimento que ofereceu o produto ou serviço. Se não conseguir solucionar a questão com o site ou com o estabelecimento, pode recorrer ao auxílio de um órgão de defesa do consumidor, como o Procon.
Como Registrar minha Queixa – sempre por escrito, de preferência via correios com AR – Aviso de Recebimento. Não confie que a ligação está sendo gravada, pois mesmo solicitando você nunca terá acesso as gravações.
 
 
Dívidas Bancárias – Seus Direitos
Direito a Informação – é comum os bancos e financeiras não fornecerem cópia de contrato ao consumidor. Nesse caso envie sua solicitação ao banco através de uma carta via correios com AR – Aviso de Recebimento. Se mesmo assim o banco não fornecer é sinal que o contrato tem alguma coisa errada.
Dívidas Cartão de Crédito e Cheque Especial– os cartões de crédito cobram taxas de juros de mais de 800% ao ano. Ou seja; que está pagando o mínimo dificilmente conseguirá sair dessa areia movediça. O problema é que o consumidor não sabe conferir a fatura tão pouco calcular a dívida a fim de verificar se os juros cobrados estão corretos. A Associação Brasileira do Consumidor Alerta! “As dívidas de cartões sempre ocultam muitos erros”.
O banco bloqueou meu salário – é comum os bancos bloquearem os salários dos devedores, principalmente o banco do Brasil com os funcionários públicos.  Saiba que seu salário é impenhorável, independente do tipo de contrato que você tenha assinado. Se isso acontecer você poder pedir a indenização por danos.
Busca e Apreensão de Veículos – 90% das buscas e apreensões de veículos são feitas de forma totalmente ilegal, isso porque os contratos de financiamentos estão repletos de erros, sendo assim antes de perder seu bem, procure por ajuda.
Escritórios de cobrança – os juros cobrados por escritórios de cobrança são extremamente abusivos. Os juros devidos são os juros contratuais. Honorários advocatícios também não podem ser cobrados por eles, uma vez que não existe ação judicial em andamento. O consumidor não poderá também ser exposto ao ridículo tão pouco coagido na cobrança de dívidas.
 
Falta de fornecimento de água - Como todos os anos, a falta de água é um problema recorrente na época do verão. No entanto, por se tratar de uma questão que afeta a saúde da população, algumas medidas preventivas podem ser tomadas para evitar grandes períodos sem o fornecimento deste serviço essencial. As concessionárias de água poderiam fazer campanhas e enviar na própria conta orientações sobre a necessidade de economizar água e evitar o desperdício.                                                                                      Além disso, no atendimento ao consumidor, quando da falta de água, as informações sobre o motivo e a previsão de normalização do abastecimento deveriam ser mais claras e objetivas. O direito à informação é garantido pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor).
Quando o serviço de abastecimento de água tiver acontecido por motivo de má prestação de serviço, como por exemplo, um vazamento de água fora do domicílio, a concessionária deve ressarcir ao consumidor todos os custos decorrentes deste problema, como a compra de um caminhão pipa. A empresa é responsável pela reparação de danos e o consumidor deve guardar todos os comprovantes de gastos para exigir esse reembolso.
 
Enchentes - A chegada de Janeiro, além do calor do verão, também é marcada pelas tradicionais chuvas de final de tarde. Em megacidades, como São Paulo, os alagamentos e pontos intransitáveis surgem como acompanhantes inseparáveis dos temporais. Os prejuízos são iminentes a moradores de áreas próximas a rios, córregos, morros e encostas e as seguradoras residenciais não estão isentas de auxiliar os moradores que tiveram suas casas atingidas.
 
Em casos de enchente, o consumidor deve comunicar o fato à seguradora imediatamente, munido de documentos que comprovem o dano causado, como fotos da situação do imóvel. Como regra geral, os itens básicos de qualquer apólice de seguro residenciais contemplam incêndios, raios e explosões. Mas frequentemente as seguradoras cobram à parte acidentes como queda de granizo, tornado, ciclone e alagamentos.                                                                                                                                              Já no casos dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos atingidos pela enchente, os seguros residenciais não são obrigados a cobrir o ressarcimento do consumidor. Cabe à concessionária de energia da região essa função, desde que os danos tenha relação direta com os serviços oferecidos pela empresa, como um corte de energia provocado pela chuva.
No caso dos automóveis, as enchentes e demais acidentes naturais geralmente estão vinculados às cláusulas contratuais. Desde 2004, a Susep (Superintendência de
Seguros Privados), órgão que fiscaliza as operações do mercado de seguros, determinou que todos os planos básicos (contra incêndio e roubo), devem cobrir também acidentes causados por catástrofes naturais.
O consumidor deve atentar ao questionário de avaliação de riscos, geralmente preenchido antes da assinatura do contrato. Qualquer alteração nas condições do veículo, ou mudança de endereço, por exemplo, devem ser informadas à seguradora, para evitar transtornos posteriores. Todas as condições devem estar explicitadas no contrato e devem ser de pleno conhecimento do consumidor
 
Problemas com voos - A resolução 141/2010 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) regulamenta o direito dos passageiros em casos de voos atrasados ou cancelados, ou então por impedimento do embarque por excesso de passageiros - o chamado "overbooking". As regras foram elaboradas em virtude da ação civil pública ajuizada pelo Idec e outras entidades de defesa do consumidor, como Procon-SP, contra a União Federal, a Anac e companhias aéreas em 2006, por ocasião do apagão aéreo, que prejudicou milhares de passageiros. O objetivo é assegurar ao consumidor o direito à informação e a reparação material em caso de problemas com o voo.
Por mais que a chuva ou o mau tempo não sejam culpa da empresa aérea, ela não pode deixar de prestar assistência material e informar devidamente o tempo de atraso do voo ou do cancelamento.
Caso o consumidor precise adiar seu retorno ao local de origem por motivo de atraso ou cancelamento, a empresa deve arcar com as despesas do passageiro como transporte, hospedagem e alimentação.
Por outro lado, se o consumidor se atrasar e perder seu voo por causa do mau tempo, ele tem o direito a outra passagem ou a receber seu dinheiro de volta, já que o não comparecimento ao aeroporto se deveu a razões alheias à sua vontade.
 
Garantia estendida - O início de novembro, o CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados), modificou as regras do seguro de garantia estendida por meio da Resolução nº 296. Este seguro tem por objetivo propiciar ao segurado uma extensão de tempo de um bem adquirido e, quando previsto, complementar a garantia oferecida a este bem.
 A contratação deste seguro é facultativa - ou seja, não obrigatória - e isto deve ser ressaltado ao consumidor no momento da contratação do seguro. Adotando como referência  a norma estabelecida no CDC (Código de Defesa do Consumidor) no que se refere à venda casada, a resolução do CNSP ressaltou ser proibido condicionar a compra do bem à contratação do seguro de garantia estendida, assim como condicionar a concessão de desconto no preço à sua aquisição.
 

 

 

 
Marcelo Segredo – Diretor Executivo
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