Pesquisar no Blog

terça-feira, 11 de março de 2014


Alcoolismo é tema de discussão em novela

Doença merece atenção especial e necessita de acompanhamento médico

Como de costume, o autor Manoel Carlos em sua nova novela global "Em família" tratará de temas polêmicos. Um deles é o alcoolismo. O ator Thiago Mendonça lidará com o drama da dependência alcoólica. Na pele do médico Felipe, o ator deixará um paciente morrer por conta do vício em bebidas.

Com o crescimento da população, mudanças sociais, novos padrões de comportamentos, novas bebidas alcoólicas, entre outros fatores, o alcoolismo cresceu em números absolutos e relativos. Dr. Isidoro Cobra, psiquiatra da Clínica Maia Prime explica que "o alcoolismo é uma doença crônica e progressiva que se caracteriza pela perda de controle sobre o uso do álcool e pode oferecer diversos danos à saúde como consequências sociais, psicológicas, legais e físicas."

De acordo com o especialista, a faixa etária de 18 a 24 anos apresenta maiores índices, com 27,4% de dependentes entre os homens e 12,1% entre as mulheres. Um fator importante que o psiquiatra ressalta é o diagnóstico: "o diagnóstico nem sempre é fácil, pois um alcoólatra geralmente demora a reconhecer e admitir para si mesmo os múltiplos problemas da sua vida - e saúde - causados pelo álcool e a verdadeira relação desses problemas com o consumo de bebidas alcoólicas."

A psicóloga e coordenadora terapêutica da Clínica Maia Prime, Ana Cristina Fraia ressalta que os sintomas mais comuns da doença são o aumento da tolerância a intoxicação, ou seja, a pessoa passa a beber cada vez mais sem apresentar alterações em seu comportamento, mas precisa cada vez mais da bebida.  "A resistência aos efeitos colaterais do álcool está diretamente associada ao desenvolvimento da tolerância e ao alcoolismo", afirma.

O tratamento para o alcoolismo é realizado com a desintoxicação em clínicas de internações em regime fechado e também com o acompanhamento terapêutico multidisciplinar. "O tratamento é amplo e a adesão do paciente é fundamental. A terapia ocupacional, a psicoterapia, a terapia cognitivo comportamental e o estudo social individual de cada caso são importantes, auxiliando o paciente durante o tratamento. Orientações adequadas à família, uma dieta balanceada e exercícios físicos também podem ajudar muito. O paciente necessitará estar sempre vigilante", reforça Dr. Isidoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados