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segunda-feira, 1 de julho de 2024

Lei do MEI completa hoje 15 anos de vigência

 Conheça  a história do Paulão Churrasqueiro, que também festeja seus  15 anos como microempreendedor individual, formalizado e feliz com seu negócio


A Lei Complementar 128/2008, que criou a figura do Microempreendedor Individual (MEI), completa, hoje (1/7), 15 anos de vigência, carregando o grande mérito de ter trazido para o mercado formal quase 16 milhões de empreendedores. Além de maior programa de formalização no mundo, a criação do MEI tem funcionado também como grande propulsor do empreendedorismo, dando condições legais, sociais e econômicas para as pessoas que desejam ingressar nessa atividade e crescer no mercado. 

Assim aconteceu com Paulo Roberto de Oliveira, o Paulão Churrasqueiro, que abriu sua empresa logo que a figura do MEI começou a existir.  Para festejar os 15 anos de vigência da lei, a Agência Sebrae de Notícia irá trazer, em cada dia, desta semana, as histórias de empreendedores e empreendedoras que começaram como microempreendedor individual e prosperaram, confirmando esse modelo de negócios como uma alternativa viável para quem quer empreender. Paulo Roberto é quem nos inspira, primeiramente, com sua trajetória de vida empreendedora.  

Pontualidade, qualidade e conhecimento. São essas as três características que o empreendedor mineiro destaca como importantes para ter sucesso. Há 24 anos trabalhando entre assados e clientes, o microempreendedor individual Paulo Roberto faz parte da primeira leva de trabalhadores que obtiveram sua formalização na esteira da Lei Complementar 128/2008. Ele celebra, em 2024, 15 anos na formalidade.  

Considerada como a maior política de inclusão econômica do mundo, atualmente o MEI representa mais de 70% de todas as empresas do país. Sem burocracia e com uma série de benefícios, a tendência é que os números da categoria continuem a crescer. “Ter um CNPJ facilitou o nosso trabalho em termos de compras. E com a contribuição para o INSS, também ficamos assegurados”, comentou empreendedor.  

Com a criação do MEI, os empreendedores informais passaram a ter acesso a direitos e vantagens como o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), Aposentadoria, auxílio-doença; salário-maternidade; facilidade na abertura de contas e obtenção de crédito, possibilidade e vantagens na participação de compras públicas, emissão de notas fiscais e recolhimento de menos tributos e de forma simplificada.

 

Seu próprio negócio

Antes de ter uma agenda movimentada e conduzir churrasqueiras em municípios para além da fronteira de Belo Horizonte, Oliveira era digitador. Em 1998, quando a empresa em que trabalhava faliu, passou a trabalhar como freelancer com o concunhado. “Ele não deixava a gente operar a churrasqueira. Então, eu atendia às mesas, servia carne, limpava, repunha”. Foi assim que eu aprendi a lidar com o público”, conta.  

Segundo o churrasqueiro, o colega com quem dividia as funções tinha a pretensão de aprender mais sobre o ofício e trabalhar por conta própria. “E aí me impulsionou a ter meu próprio negócio”, lembra. Em 2009, com a implementação da figura do MEI, conseguiram seus CNPJ. Nesse processo, ele destaca que o Sebrae foi fundamental. “O profissionalismo do Sebrae abrange todos os aspectos do MEI”. 

Saiba como o Sebrae pode ajudar o MEI em www.sebrae.com.br/mei  

“Todo o corpo de profissionais do Sebrae, no dia a dia, vai desenvolvendo técnicas para atingir o que há de melhor para o MEI poder crescer”, disse. Atualmente, Oliveira não emprega nenhum funcionário, mas faz contratações de profissionais para garantir a qualidade do seu churrasco. “O pessoal elogia demais a qualidade do trabalho, das carnes, a estrutura”, comenta o microempreendedor.

 

Jornada MEI  

Quer começar a empreender? Já tem um negócio? Ou precisa organizar sua empresa? O Sebrae criou as jornadas MEI com uma série de informações que vão apontar os caminhos para melhorar vários aspectos do seu dia a dia empresarial.

Clique aqui e confira. https://diagnostico.sebrae.com.br/programas/jornada-mei


Confira as três províncias do Canadá que mais acolhem brasileiros e oferecem as melhores oportunidades

Colúmbia Britânica, Ontário e Quebec são as principais de acordo com Daniel Braun, especialista em imigração para o país


Se você está pensando em imigrar para o Canadá é importante conhecer as províncias que mais acolhem brasileiros e oferecem as melhores vagas de emprego. “A região da Colúmbia Britânica, mais especificamente a cidade de Vancouver, é uma escolha popular entre os brasileiros por ser um importante centro para as indústrias de tecnologia e cinema, oferecendo grandes oportunidades de emprego para imigrantes em diversas áreas”, destaca Daniel Braun, especialista em imigração para o Canadá e fundador da Meegra, plataforma que descomplica o processo de imigração.

Segundo Daniel Braun, a região de Ontário também é muito acolhedora e com grandes oportunidades. “Toronto, que fica na província de Ontário, é muito conhecida por ser um ambiente multicultural, facilitando a integração dos recém-chegados e a formação de redes de apoio”.

Para o especialista em imigração, a província de Quebec também é muito atraente para os brasileiros pois tem um menor custo de vida em relação a Colúmbia Britânica e Ontário. “A província de Quebec, especialmente a cidade de Montreal, atrai muitos brasileiros devido ao forte apoio comunitário da região e também por ser mais em conta do que as outras províncias. Existem boas oportunidades na área de tecnologia e engenharia, principalmente na construção civil com alta procura desses profissionais”, destaca Braun.

O Canadá tem um mercado de trabalho diversificado e em constante expansão com oportunidades para diversas áreas de atuação. “O país valoriza a diversidade e a inclusão, reconhecendo a contribuição de imigrantes para o desenvolvimento econômico e cultural. Se você tem formação superior e ganha por volta de 4 mil reais no Brasil, mas sem perspectivas de carreira, no Canadá, a sua profissão é altamente remunerada e reconhecida. Existe também a possiblidade de sair do Brasil já contratado por uma empresa canadense com tudo pago. Geralmente o pré-requisito para isso é ter formação superior aqui no Brasil. Iremos explicar como isso é possível no nosso evento online Sua Profissão no Canadá”, finaliza Daniel Braun.  



Daniel Braun
https://www.instagram.com/danielmbraun/
inscreva-se no evento “Sua Profissão no Canadá”, em https://www.danielbraun.com.br/evento-insc-org-v1?utm_source=Instagram_Bio&utm_medium=Organico&utm_content=Pagina&utm_campaign=LI4.24&utm_term=Organico

 

Os 12 empregos mais populares entre os brasileiros para começar a vida na Austrália

Oportunidades são para pessoas que não sabem inglês e o salário mínimo oferecido no país é de aproximadamente 915,90 dólares australianos por semana, um dos maiores do mundo


A Austrália é um país com diversas oportunidades de emprego para quem está começando a vida por lá. Os empregos mais populares entre os brasileiros que não sabem inglês são os considerados mais “braçais”, como faxina, mudança, lavador de pratos, entregador de panfletos, obra (pedreiro), dog walker, entregador, jardineiro, servir bebidas ou comidas em cafés e eventos, ajudante de cozinha, barista ou babá. “Para o brasileiro que está chegando na Austrália e quer começar a trabalhar de alguma maneira, essas oportunidades são uma boa porta de entrada e o salário mínimo é de aproximadamente 915,90 dólares australianos por semana, um dos maiores do mundo”, afirma Priscila Werneck, brasileira que vive há 10 anos no país, agente educacional na Austrália e fundadora da Oi Austrália, empresa que oferece mentorias especializadas para quem deseja trabalhar ou estudar no país de maneira legalizada, além disso ela também é referência em conteúdos sobre o país no Instagram.

Para quem tem inglês intermediário e avançado é possível ingressar em oportunidades de acordo com a sua área de atuação e formação do Brasil. “O importante nessas oportunidades é saber se comunicar em inglês, fazer networking, ter um bom currículo e a permissão para trabalhar podendo ser na sua área de formação do Brasil”, afirma Priscila Werneck.

Segundo a especialista, o tipo de visto mais indicado para os trabalhos citados é o Work and Holiday Visa e Visto de Estudante. “O Work and Holiday Visa te permite trabalhar full time (38 horas semanais) e isso facilita no momento de conseguir emprego. Esse tipo de visto é mais barato e com menos requisitos, por exemplo, o aplicante precisa ter entre 18 e 30 anos, apresentar uma comprovação financeira de 5000 dólares australianos e um nível de ‘functional english’ na prova de proficiência em inglês. Já o visto de estudante, atualmente te permite trabalhar meio período (24 horas semanais) durante as aulas e full time durante as férias, que acontecem a cada 11 semanas”, garante Priscila Werneck.

O salário mínimo da Austrália é de 24,10 dólares australianos por hora ou 915,90 dólares por semana, sendo considerado um dos maiores do mundo. “Mesmo iniciando em um trabalho considerado braçal, este é o salário de entrada. Eu conheço baristas que recebem 45 dólares australianos por hora de trabalho e pedreiros com salário de 60 dólares por hora. Sydney, Melbourne e Brisbane são as três maiores cidades da Austrália que mais precisam de pessoas para trabalhar. Mas é importante analisar as principais fontes econômicas e o custo de vida de cada uma delas. No meu próximo evento ‘Rota para a Austrália’, eu vou tirar todas as dúvidas para quem quer conseguir um emprego na Austrália, além de explicar mais sobre os tipos de vistos e compartilhar dicas sobre planejamento financeiro. O evento é totalmente online e gratuito e vai acontecer no dia 7 de julho”, finaliza Priscila Werneck.

Para se inscrever no evento “Rota para a Austrália”, acesse https://rotaparaaustralia.com.br/midia

Para ficar por dentro de dicas e informações gerais sobre a Austrália, clique em https://www.instagram.com/oiaustralia/

 


Oi Austrália
https://www.oiaustralia.com.br/voce-na-australia-yt

 

Férias de julho na Disney: 5 dicas para uma viagem inesquecível

Freepik

Com quase 50 milhões de visitantes anuais, os parques da Disney World na Flórida, nos Estados Unidos, continuam sendo um dos destinos turísticos mais populares do mundo. Para garantir uma experiência mágica e sem contratempos, é fundamental se planejar com antecedência, usar aplicativos de planejamento e aprender inglês.


As férias de julho estão chegando e muitos brasileiros sonham em visitar os parques da Disney. Com quase 50 milhões de visitantes anuais, a Disney World na Flórida, Estados Unidos, continua sendo um dos destinos turísticos mais populares do mundo. Para garantir uma experiência mágica e sem contratempos, é importante se planejar bem. Aqui estão cinco dicas essenciais para quem pensa em passar as férias na ‘terra do Mickey Mouse’:

  1. Planeje com antecedência
    Reservar passagens aéreas, hospedagem e ingressos para os parques com antecedência pode garantir melhores preços e evitar surpresas desagradáveis. A alta temporada na Disney atrai turistas do mundo todo, então garantir seus bilhetes e acomodações com meses de antecedência é uma boa prática. Lembre-se também de ter o seu visto em dia.
  2. Utilize aplicativos de planejamento
    Existem diversos aplicativos que ajudam a planejar sua visita aos parques da Disney. Aplicativos como o My Disney Experience permitem agendar atrações, fazer reservas em restaurantes e ver os tempos de espera em tempo real. Essas ferramentas são valiosas para maximizar seu tempo e aproveitar melhor o dia.
  3. Aprenda inglês
    Embora muitas atrações e serviços na Disney sejam oferecidos em vários idiomas, inclusive o português, falar inglês pode enriquecer muito a sua experiência. Conhecer o idioma facilita a interação com funcionários, a compreensão de informações e a participação em atividades. A KNN Idiomas oferece cursos de inglês digitais e presenciais, adaptados às suas necessidades e horários, garantindo que você esteja preparado para aproveitar tudo o que a Disney tem a oferecer.
  4. Esteja preparado para o clima
    O verão na Flórida pode ser bastante quente e úmido. Use roupas leves, protetor solar e mantenha-se hidratado. Leve garrafas de água reutilizáveis para encher nos bebedouros disponíveis nos parques. Não se esqueça de verificar a previsão do tempo e planejar suas atividades de acordo com as condições meteorológicas.
  5. Explore as opções de alimentação
    A Disney oferece uma variedade enorme de opções de alimentação, desde lanches rápidos até refeições gourmet. Pesquisar previamente os restaurantes e fazer reservas pode garantir que você aproveite ao máximo as delícias disponíveis. Além disso, conhecer as opções pode ajudar a economizar e evitar filas longas.

Com essas dicas, suas férias na Disney têm tudo para serem inesquecíveis. Planeje-se bem, esteja preparado e, acima de tudo, aproveite cada momento dessa experiência mágica! 




KNN
www.knnidiomas.com.br


Boleto parcelado é possibilidade de crédito para clientes de infoprodutores

Segundo CEO da TMB Educação, alternativa possibilita dobrar a receita com custo baixo de execução


A média de limite dos brasileiros no cartão de crédito é de apenas R$ 1.400, enquanto o ticket médio dos produtos de um infoprodutor é de R$ 2.400. Essa disparidade explica a importância do oferecimento de outros meios de pagamento para os potenciais clientes de produtos digitais. 

Segundo Reinaldo Boesso, especialista financeiro e CEO da TMB Educação, fintech que oferece a possibilidade de pagamentos parcelados por meio de boletos bancários, mais de 76% dos dos alunos de cursos online não têm limite suficiente no cartão de crédito e precisam comprar através de boleto parcelado. “Ainda que esse aluno não gaste no supermercado, em padaria, em feira, ele não tem limite suficiente para comprar o ticket médio dos infoprodutores. Então, o boleto vem como uma solução para esse público”, conta. 

Reinaldo explica que o público que tem limite suficiente de crédito para comprar um infoproduto continua pagando no cartão de crédito, de forma que o boleto parcelado acaba sendo uma opção extra, permitindo ao infoprodutor dobrar a receita. “A gente traz um público que quer muito acessar o curso, adquirir o conteúdo, mas não tem limite no cartão de crédito e não quer pedir cartão de crédito emprestado para ninguém. E aí o boleto vem para trazer esses clientes novos que o infoprodutor não teria se não fosse através dessa opção”, exemplifica.

O executivo conta que boa parte dos infoprodutores que oferecem boleto parcelado através da TMB Educação costumam rodar 50% de pagamentos no cartão de crédito e 50% no boleto ou, ainda, 40% no cartão e 60% no boleto. “Eles não deixaram de vender no cartão só porque oferecem boleto, então eles dobraram de tamanho. Se vendiam R$ 500 mil no cartão, agora continuam vendendo os mesmos R$ 500 mil no cartão e mais R$ 500 mil no boleto, então dobramos o faturamento deles porque é uma opção que está presente para a maioria dos nossos produtores”, diz o CEO da TMB Educação.

De acordo com Reinaldo Boesso, para ter acesso ao boleto parcelado como opção de pagamento, a média de preço cobrada dos infoprodutores é de 5% do valor do ticket. “Claro que depende muito do volume vendido pelo infoprodutor, mas essa é a média. E não cobramos nada além disso para parcelar em 10, 12 ou até 24 vezes, por exemplo”, declara Reinaldo Boesso.

 


Reinaldo Boesso - CEO da TMB Educação, uma fintech especializada em crédito educacional, que tem como grande missão democratizar o conhecimento para transformar a economia através da educação. É formado em Análise de Sistema e possui pós-graduação em gestão empresarial e gestão de projetos. Também é especialista financeiro liderando times de M&A em fundos de investimento.



TMB
Para mais informações, acesse o site
@tmbeducacao.


Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS) passa a valer em 2025

A partir do ano que vem, países que não exigem visto precisarão do formulário preenchido e vinculado ao passaporte


A partir do próximo ano, residentes de diversos países precisarão preencher uma nova documentação antes de viajarem isentos de visto. O aguardado Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS) será lançado em meados de 2025, marcando um novo momento na segurança e facilitação de viagens para a Europa. Ele será uma exigência para cidadãos de países que não precisam de autorização de turismo, incluindo o Brasil, e que desejem visitar qualquer um dos 30 países europeus participantes.

De acordo com Patricia Valentim, administradora de empresas com MBA em marketing e diretora executiva da CV Assessoria Internacional, empresa especializada em imigração, nacionalidade e negócios internacionais, o ETIAS vai proporcionar uma camada adicional de segurança para a Europa, enquanto facilita o processo de entrada para viajantes. “É essencial que os turistas estejam cientes das informações corretas para evitar fraudes e golpes”, completa.

Nesse aspecto, vale destacar que, até o momento, o ETIAS não está em funcionamento e não são recolhidos pedidos. Para evitar fraudes, é preciso saber que existe apenas um site oficial do ETIAS. O formulário de inscrição estará disponível exclusivamente no endereço, assim que o sistema for lançado. 

“Fique atento a sites fraudulentos que se passam por oficiais utilizando o logotipo da União Europeia e coletam dados pessoais dos viajantes”, completa a especialista. Ela explica que, embora intermediários comerciais possam candidatar-se em nome dos viajantes quando o sistema estiver ativo, é crucial utilizar serviços confiáveis para evitar roubo de dados pessoais e cobranças indevidas. “Lembre-se: a inscrição oficial no ETIAS custará apenas 7 euros”, pontua.

Uma vez que o procedimento é realizado, o documento será vinculado ao passaporte do viajante e terá validade de até três anos ou até a expiração do passaporte, o que ocorrer primeiro. Com uma autorização de viagem ETIAS válida, será possível entrar e permanecer nos países europeus por até 90 dias em qualquer período de 180 dias. No entanto, a autorização não garante automaticamente a entrada no território. Isso porque, ao chegar, os policiais de fronteira verificarão se todas as condições de entrada são cumpridas.

O processamento da maioria das solicitações deve ser rápido, levando apenas alguns minutos. No entanto, em casos específicos, o processamento pode demorar até 30 dias. Após a aprovação, é fundamental verificar se todas as informações no documento ETIAS estão corretas para evitar problemas na fronteira.

“Para evitar contratempos, verifique se seu passaporte é válido por pelo menos três meses após a data prevista de partida da Europa. Recomenda-se solicitar a autorização de viagem ETIAS com antecedência suficiente antes de sua viagem planejada”, conclui.

 

Patricia Valentim - Administradora de Empresas com MBA em Marketing pela FGV/SP, Patricia possui uma vasta experiência de mais de 25 anos nos mercados financeiro, administrativo e de gestão de negócios no Brasil. Ao longo de sua carreira, trabalhou em renomadas multinacionais, como o Grupo Pão de Açúcar, Fic (Financeira do Itaú em parceria com o Grupo Pão de Açúcar), Carrefour, MFS - Mobile Financial Services (uma joint venture da Mastercard e Vivo) e a Mais Solution Group. É fundadora e diretora executiva da CV Assessoria Internacional.

CV Assessoria Internacional
@cv.assessoria.internacional

 

Registrar bens e investimentos é uma maneira de se proteger durante divórcio

Advogado especializado explica os principais desafios no momento de uma separação e como superá-los

 

O número de divórcios no Brasil continua a crescer, assim como os desafios envolvendo esse tipo de resolução. Segundo as Estatísticas do Registro Civil de 2022, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país registrou um aumento de 8,6% nos divórcios em comparação ao ano anterior, passando de 386.813 para 420.039. Desses, 340.459 foram realizados de forma judicial e 79.580 de maneira extrajudicial. 

De acordo com Paulo Akiyama, advogado especializado em direito de família no Brasil, diante desse cenário, contar com um advogado de família qualificado é fundamental para lidar com os muitos desafios que surgem durante um divórcio. "Um bom advogado de família ajuda a garantir que os direitos de ambas as partes sejam respeitados, mas também mediar conflitos e facilitar um processo mais harmonioso, especialmente quando há filhos envolvidos", explica.

Os dados do IBGE revelam que a maioria dos divórcios no Brasil ocorre entre casais com filhos menores de idade, representando 54,2% em 2022, um aumento em relação aos 50,9% registrados em 2020. Esse aumento destaca a complexidade adicional que esses casos trazem, ressaltando a importância de um acordo justo e a proteção dos interesses das crianças envolvidas.

A média de duração dos casamentos antes do divórcio também tem diminuído, de 15,9 anos em 2010 para 13,8 anos em 2022. Aqueles que terminam em menos de 10 anos correspondem a quase metade dos divórcios, o que destaca uma tendência de separações mais precoces. A região Sul do país apresenta a maior duração média dos casamentos, com 15,3 anos, enquanto o Centro-Oeste tem a menor, com 12,7 anos.

Além das dificuldades emocionais, o divórcio envolve questões financeiras, a custódia dos filhos, divisão de bens e a necessidade de reestruturar vidas. "Além da presença de um advogado de família, é importante que ambas as partes tenham clareza e segurança em momentos de incerteza, ajudando a construir um novo capítulo de vida de forma mais tranquila e estruturada", pontua o especialista.

Outro importante aspecto do divórcio é a questão do patrimônio comum do casal e a possível sonegação de bens, que podem surgir como desafios legais complexos, suscitando debates sobre equidade e justiça. “À medida que relacionamentos chegam ao fim, é comum que disputas evoluam para a ocultação de ativos e recursos financeiros por parte de um dos cônjuges”, lamenta o advogado. Ainda assim, a legislação em diversos países oferece recursos jurídicos para lidar com essas situações, como o pedido de prestação de contas dos bens do casal, que envolve a apresentação de documentos como extratos bancários, declarações de imposto de renda e avaliações de propriedades, visando garantir uma divisão justa.

No Brasil, a lei que trata do assunto está principalmente no Código Civil Brasileiro (Lei nº 10.406/2002), nos artigos 1.639 a 1.688, que detalham os diversos regimes de bens e as regras para a divisão patrimonial em caso de divórcio. Escolher o regime de bens durante o casamento ou união estável é um primeiro passo importante, pois influencia diretamente na divisão do patrimônio. 

“Vale a pena também manter registros detalhados de todos os bens e investimentos, o que facilita a identificação de qualquer tentativa de sonegação”, diz o Dr. Paulo. Outro recurso legal é a investigação de patrimônio, que busca ativos ocultos ou transferidos ilegalmente para terceiros. Diante dos desafios legais e emocionais, é necessário destacar a existência de recursos legais disponíveis para apoiar aqueles que se sentem prejudicados na disputa, oferecendo suporte e orientação durante esse processo delicado.

“Tenha sempre em mente: o melhor sempre é buscar a mediação do conflito, pois a partir do momento que se judicializar a partilha de bens existe o lapso temporal para uma definição por sentença e patrimônio não aceita desaforo, acaba por depreciar ao longo da disputa”, alerta Akiyama. 





Paulo Akiyama - formado em economia e em direito desde 1984. É palestrante, autor de artigos, sócio do escritório Akiyama Advogados Associados e atua com ênfase no direito empresarial e direito de família.


Akiyama Advogados
Para mais informações acesse o site


Segurança de dados: não há tecnologia que sobreviva sem conscientização

Bastante citada no mercado de ciência de dados, a frase do matemático Clive Humby, “Data is the new oil” ou “Dados são o novo petróleo”, é autoexplicativa. Cientes disso, as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de proteger seus dados sensíveis, e a segurança da informação deixou de ser uma preocupação exclusivamente técnica e passou a ser compreendida como uma peça fundamental e intrínseca à estratégia de negócios de qualquer instituição. Desta forma, investir em medidas robustas de segurança não é apenas uma questão de proteger os interesses da empresa, mas também de manter a reputação da marca. 

Investir é o único caminho, seja devido a exigências regulatórias, por uma reação a incidentes ou, como deveria ser para todas as empresas, por uma abordagem preventiva. Estamos falando de implementar controles planejados e pensados para a realidade de cada área, desenhados não apenas para oferecer a proteção necessária, mas também para garantir a viabilidade do negócio. Isso envolve planos de ação e uma gestão de risco constantes e bem estabelecidos.

Sendo assim, para garantir uma sólida postura de segurança da informação, é necessário adotar uma abordagem abrangente, que inclua  tecnologia, processos e pessoas. As iniciativas não devem ser pautadas somente pelo aspecto técnico, mas também pela humanização e integração das diferentes áreas da empresa. Além de soluções de TI, é essencial realizar treinamentos regulares sobre segurança de dados para todos os colaboradores. 

Algumas estratégias eficazes incluem o uso de ferramentas lúdicas, como jogos, que despertam o interesse e promovem o engajamento. Tais iniciativas incentivam o uso da tecnologia de forma recreativa para reforçar a segurança, demonstrando que as soluções são desenvolvidas considerando tanto as características específicas da empresa quanto as necessidades individuais de seus colaboradores. 

Nenhum esforço será suficiente sem o comprometimento integral de todos os envolvidos em cada setor da empresa. A engenharia social está aí para nos provar que não há tecnologia que sobreviva sem a devida conscientização. É crucial engajar e assegurar que cada colaborador se sinta valorizado e responsável pelo seu papel. Embora o desafio pareça grande, é justamente essa união que nos fortalece em direção a um objetivo comum.

 


Cássio Ricardo de Araújo - diretor nas áreas de Segurança da Informação e Governança de TecnoIogia da Informação do Grupo Marista


Itaú Unibanco abre inscrições para a 6ª Edição do Edital Itaú Esporte

Em sua 6ª edição, o edital destinará cerca de R$ 9 milhões para apoiar projetos aprovados pela Lei do Esporte que promovam impacto social; as inscrições são gratuitas e estão abertas até 18 de agosto.

 

O Itaú Unibanco anuncia a abertura das inscrições para o Edital Itaú Esporte 2024, que visa apoiar projetos aprovados pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte nas modalidades de desporto educacional e de participação. Com inscrições abertas até 18 de agosto, a iniciativa está em sua 6ª edição e destinará cerca de R$ 9 milhões para projetos esportivos que promovam educação integral e impacto social. 

Não há um número pré-definido de projetos a serem selecionados, e as propostas podem apresentar orçamentos variados. A quantia de apoio será decidida com base na avaliação dos projetos e na disponibilidade de recursos incentivados. Podem se inscrever Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sem fins lucrativos, de direito privado e devidamente regularizadas, com pelo menos dois anos de existência comprovada. 

O edital prioriza iniciativas que promovam inclusão e desenvolvimento pessoal e comunitário, com um foco especial nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, embora propostas de todo o país sejam bem-vindas. Os projetos selecionados devem se enquadrar em uma das seguintes categorias de apoio:

  • Educação Integral: projetos que utilizem o esporte como ferramenta educacional, focando em crianças e adolescentes de escolas públicas;
  • Formação e Capacitação: projetos que visem a qualificação de equipes envolvidas em iniciativas socio esportivas;
  • Diversidade: projetos que promovam equidade, empoderamento, prevenção e/ou enfrentamento de todas as formas de discriminação por meio da prática esportiva, especialmente para populações em situação de vulnerabilidade.

Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco, destaca o compromisso do Itaú com a valorização das práticas esportivas: “Para nós, o esporte é um poderoso agente de inclusão social e desenvolvimento individual, sendo um parceiro na educação. O Edital Itaú Esporte reforça nosso compromisso com a democratização e a transparência na seleção de projetos esportivos, utilizando o esporte como ferramenta de educação integral e exercício da cidadania”, finaliza a executiva. 

Além do edital, o Itaú Unibanco, consciente dos desafios que organizações sociais enfrentam para estruturar e acessar recursos incentivados pela Lei do Esporte, lançou o projeto Capacitação e Transformação no final do ano passado. Em parceria com a Nexos, o Instituto Futebol de Rua e a Rede Igapó, o projeto visa formar redes de projetos esportivos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, oferecendo estudos sobre a Lei de Incentivo ao Esporte e mentorias para captação de recursos e estruturação de projetos. 

As inscrições para o Edital Itaú Esporte são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 18 de agosto, exclusivamente pelo link. Para mais informações sobre o projeto Capacitação e Transformação, acesse.


Mercado de trabalho no varejo de proximidade cresce mais que o triplo do setor nos últimos 40 meses

Estudo da FecomercioSP aponta revalorização do consumo em estabelecimentos locais e impacto sobre a geração de empregos 



O varejo de proximidade, uma tendência no Comércio, passou a integrar ainda mais o cotidiano das famílias após a pandemia. Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apontam que o mercado de trabalho no País tem se beneficiado dessa realidade. Segundo estudo realizado pela Entidade, em 40 meses, a variação do estoque de empregos nos segmentos chamados “varejos de vizinhança” foi o triplo da taxa geral registrada por todo o comércio varejista no período.

O levantamento da FecomercioSP, realizado com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), mostra que o varejo nacional obteve um aumento porcentual no estoque de postos de trabalho de 12,1%, entre dezembro de 2020 e abril deste ano. Em números, foram 764.056 novas vagas criadas. Com esse resultado, o estoque de empregos do setor passou de 6,32 milhões para quase 7,1 milhões.

No mesmo intervalo de tempo, o mercado de trabalho do varejo de mercadorias em lojas de conveniência apresentou um salto de 43,7% [tabela 1], segundo o Caged. Isso significa 10.058 novas vagas, fazendo com que o estoque de empregos formais passasse de 23.037 para 33.095 vagas de empregos em menos de três anos e meio. O porcentual é mais que o triplo da taxa geral do varejo nacional, como mencionado acima.


Ainda entre as atividades ligadas ao varejo de proximidade, destacaram-se o varejo de doces, balas, bombons e semelhantes, cujo estoque de vínculos celetistas avançou 38,8%, seguido pelo de bebidas (38,1%) e de materiais hidráulicos (34,8%) e elétricos (30,5%). Tais segmentos, dentre aqueles que formam o varejo e possuíam ao fim de 2020 ao menos 10 mil empregados ativos, foram os que tiveram as maiores taxas de crescimento de mercado de trabalho nesse período.



Localização estratégica e praticidade


O varejo de vizinhança pode ser caracterizado por um estabelecimento com porte estrutural menor que oferece várias opções de mercadorias, as quais não ficam restritas a comida e a bebidas industrializadas, e que normalmente estão em uma localização estratégica. Muitos estão sediados em corredores urbanos ou nas proximidades de residências, sendo uma boa opção para quem precisa comprar um produto no caminho de casa até o trabalho e não quer perder tempo com grandes deslocamentos.

Embora o avanço dessa modalidade de comércio já fosse conhecida, a pandemia foi um fator determinante para a acelerar os seus efeitos. A transformação social ocorrida no período, frente à redução da mobilidade de consumidores e aos avanços do home office e do trabalho híbrido, levou o Comércio, principalmente dos grandes centros, a se ajustar a essa nova realidade, na qual os consumidores buscam mais praticidade, menos custos com deslocamento e agilidade nas atividades.

Além disso, o desafio de manter grandes estabelecimentos também ajuda a explicar o sucesso desse tipo de negócio. Empreendedores que optam por lojas maiores precisam arcar com despesas de aluguel, além de custeio e operacionalização elevados. Isso sem mencionar a dificuldade de encontrar terrenos em que possam se instalar. O resultado é a migração para esse varejo de comodidade, em modelos compactos e com localização facilitada. Minimercados, mercearias e armazéns, por exemplo, têm apresentado crescimento da empregabilidade mais acelerado em comparação aos supermercados e hipermercados. O levantamento da FecomercioSP aponta ainda que, entre dezembro de 2020 e abril de 2024, os supermercados foram o segmento do comércio varejista que mais criaram vagas, em números absolutos. Foram 98 mil, o que representa um crescimento de 8,7% do estoque de vínculos ativos [tabela 2], ficando abaixo da média do varejo em geral. Por outro lado, o varejo de minimercados avançou o dobro dessa taxa no mesmo período (17,6%).


A pesquisa da Federação também apontou que os pequenos estabelecimentos varejistas — que, geralmente, empregam entre 1 e 9 trabalhadores — também contribuem com o mercado de trabalho numa proporção ainda maior em atividades do varejo de proximidade que a média geral do varejo. Estatisticamente, é natural que os segmentos com menores estoques de empregos estejam mais suscetíveis a maiores variações porcentuais, mas as atividades de varejo de proximidade que obtiveram maior variação têm uma relevância significativa. Enquanto no total do varejo brasileiro estes estabelecimentos respondem por cerca de 40% da mão de obra ativa, nas lojas de conveniência, por exemplo, respondem por 59,4% do mercado de trabalho do segmento. Já os estabelecimentos que comercializam doces, balas, bombons e semelhantes abrigam 68% do total, seguido pelo varejo de bebidas (65,2%), materiais hidráulicos (48,8%) e material elétrico (46,3%).

Contudo, embora esse tipo de negócio esteja alinhado com as mudanças de hábitos dos consumidores, a FecomercioSP ressalta que também há desafios operacionais, em especial no longo prazo. Ainda que essas lojas trabalhem com margens menos apertadas, elas convivem com um tíquete médio menor em relação aos negócios maiores, o que traz o desafio de os empreendedores sustentarem também um maior giro de clientes.



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Inscrições para segunda turma gratuita e on-line do Instituto PROA em 2024 estão abertas até 31 de julho

Vagas são exclusivas para quem conclui esse ano ou concluiu o Ensino Médio em escolas públicas em SP, RJ, MG, PR, SC, RS, MS, GO, DF, BA, PE e PA


Oferecendo formação profissionalizante para o mercado de trabalho, o Instituto PROA inscreve até 31 de julho para suas 35 mil vagas gratuitas nos estados de SP, RJ, MG, PR, SC, RS, MS, GO, DF, BA, PE e PA. O curso on-line é para jovens de 17 a 22 anos. As aulas começam em 2 de setembro. Os interessados devem se inscrever no site do instituto (www.proa.org.br). 

Além de habilidades interpessoais, o curso do PROA oferece complementação opcional sobre Administração, Excel e Power BI, Varejo, Logística, UX Design, Promoção de Marcas, Educação Financeira ou Atendimento a Clientes.

As vagas são exclusivas para estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas ou que estão concluindo esse ano. Elas são distribuídas por estado, sendo 15 mil para São Paulo, 8 mil para o Rio de Janeiro, 4 mil para Minas Gerais e 2 mil para o Rio Grande do Sul. Os estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Bahia terão 1 mil vagas cada e Goiás e Distrito Federal receberão 750 vagas, respectivamente.

Para Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA, a oferta de cursos profissionalizantes é essencial para apoiar jovens que ainda estão buscando o primeiro emprego. “Os últimos dados do IBGE mostram que a taxa de desocupação entre jovens de 18 a 24 anos é de mais de 23%. Isso significa que temos muitos recém-formados do Ensino Médio querendo trabalhar, mas com dificuldades de encontrar emprego por falta de formação técnica e comportamental”, constata.

“O PROA surge para potencializar as chances dos jovens de escolas públicas no mercado de trabalho”, reforça Alini. “Queremos ser o apoio nessa fase tão importante do início da vida adulta qualificando, desenvolvendo e oferecendo oportunidades reais. Esse é o nosso comprometimento.”


O curso

Para participar do processo seletivo, os interessados devem fazer a inscrição no site do PROA, depois responder a um teste básico de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico e, se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula no curso.

O curso tem 100 horas e é dividido em quatro módulos, que preparam os alunos para o primeiro emprego. Os temas são: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Uma vez por semana, os jovens participam de encontros remotos ao vivo mediados por tutores.

Os jovens podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. São oito carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Administração (P&G), Logística (P&G), Excel e Power BI (Microsoft), Varejo (Fundação Casas Bahia), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF), Educação Financeira (Bloomberg + Dahlia Capital) e Atendimento a Clientes (IMFG + Grupo Bmg). 

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego.


Serviço 

Curso Profissionalizante do PROA 

Local: Plataforma PROA (on-line)

Inscrições: https://www.proa.org.br/ 

Período de inscrições: até 31/07

Início do curso: 02/09

 

Requisitos 

- Ter entre 17 e 22 anos;

- Morar no Estado onde o PROA oferece vagas; 

- Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.

 

Vagas por Estado

São Paulo: 15 mil

Rio de Janeiro: 8 mil

Minas Gerais: 4 mil

Rio Grande do Sul: 2 mil

Paraná: 1 mil 

Santa Catarina: 1 mil 

Mato Grosso do Sul: 1 mil 

Pernambuco: 1 mil 

Bahia: 1 mil 

Goiás: 750 

Distrito Federal: 750 

Pará: 200 




Sobre o Instituto PROA
O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, dividindo conhecimentos sobre carreiras, planejamento, autoconhecimento para vocações e comunicação. Desde então, já impactou mais de 36 mil alunos com seus dois principais projetos, Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação para quem deseja ser um Desenvolvedor Java Junior. A Plataforma PROA está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e em 2024, chega em Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco e Pará.
https://www.proa.org.br/

 

Férias escolares: 62% dos pais consideram estressantes equilibrar trabalho com recesso escolar

  • 62% dos pais consideram estressantes ter que equilibrar o trabalho com cuidados com os filhos, durante as férias escolares;
  • 56% dos pais enxergam os espaços de trabalho flexível como seu principal aliado durante as férias escolares, especialmente entre os pais mais jovens, de 25 a 34 anos (67%).

 

Profissionais/pai/mães se beneficiam com o trabalho híbrido no período de férias escolares 

Principais informações: 

  • 88% dos trabalhadores híbridos atuaram de locais distantes de suas sedes em 2022;
  • 67% dos funcionários disseram acreditar que podem desempenhar suas funções trabalhando de uma viagem;
  • 71% considerariam entrar para um novo trabalho, apenas se oferecesse a flexibilidade para trabalhar remotamente, em parte do tempo.
  • A pesquisa também aponta o Rio de Janeiro como uma das melhores cidades do mundo para realizar o "workation”.

 

Como benefícios do trabalho híbrido:  

  • 76% destacaram equilíbrio entre vida pessoal e o trabalho,
  • 52% a possibilidade de passar mais tempo com amigos e familiares,
  • 47% economizar dinheiro viajando em dias de menor movimento
  • 30% desfrutar de férias mais longas

 

Para famílias: 

  • 62% dos pais consideram estressantes ter que equilibrar o trabalho com cuidados com os filhos, durante as férias escolares;
  • Mais da metade utiliza suas folgas anuais para cumprir com responsabilidades parentais.
  • 56% dos pais enxergam os espaços de trabalho flexível como seu principal aliado durante as férias escolares, especialmente entre os pais mais jovens, de 25 a 34 anos (67%). 

A temporada de férias escolares está próxima e os pais já começam a organizar suas rotinas e muitas vezes acabam sendo impedidos de aproveitar os momentos com a família em razão do trabalho.

O conceito de trabalho híbrido e a adoção do modelo "anywhere office" têm ganhado destaque no mundo corporativo e têm mostrado vantagens significativas, especialmente para as famílias durante as férias escolares das crianças. Uma vez que a prática proporciona flexibilidade, redução de estresse, economia de tempo e apoio na supervisão de atividades. Já para as empresas, o formato é crucial para atrair e reter talentos, aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais e se adaptar às mudanças do mercado.

 

A fim de conciliar os momentos de lazer e cumprir com as obrigações muitos viajantes praticam o chamado “workation”. 

Dados levantados pelo International Workplace Group – líder global e nacional em espaços de trabalho flexíveis como coworkings e escritórios, revelou que 62% dos pais consideram estressante equilibrar o trabalho com os cuidados parentais durante as férias escolares de seus filhos. Como resultado, mais da metade dos pais utiliza sua licença anual para cumprir essas responsabilidades pessoais, enquanto apenas 10% conseguem aproveitar totalmente suas férias nesse período. 

Tentando reduzir o estresse e aproveitar o período com as crianças, 56% dos pais encontraram no modelo híbrido a solução para unir seus trabalhos às férias, especialmente entre os pais mais jovens, de 25 a 34 anos (67%). 

De forma geral, 78% dos pais expressam sua preferência por usar um espaço de trabalho flexível próximo de onde estão localizados. Os números são ainda mais significativos entre os adultos de 25 a 34 anos, dos quais 90% afirmam que aproveitariam um espaço de trabalho no modelo de hub-and-spoke, uma forma de organização de espaços de trabalho que conta com um espaço central (o "hub") e os outros mais periféricos (“spokes”). 

Outro dado relevante mostra que 67% dos funcionários disseram acreditar que podem desempenhar suas funções trabalhando de uma viagem, mas em caso de necessidade de uma infraestrutura mais adequada podem contar com os escritórios da Regus e Spaces, que estão localizados em nas cidades como Vitória, Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Campinas, São Bernardo do Campo, Curitiba e Porto Alegre. 

Outra pesquisa do IWG, com dados de sua rede, composta por quatro mil escritórios flexíveis em mais de 120 países, apontou o Rio de Janeiro como a sexta melhor cidade do mundo para praticar o “Workation”, ainda destacou que entre os benefícios do “anywhere office”, os mais citados pelos entrevistados foram também:

  • 76% o equilíbrio entre vida pessoal e o trabalho,
  • 52% a possibilidade de passar mais tempo com amigos e familiares,
  • 47% economizar dinheiro viajando em dias de menor movimento e 30% desfrutar de férias mais longas.

 

Durante as férias escolares, os pais muitas vezes se preocupam em encontrar atividades seguras e educativas para seus filhos. Com o trabalho híbrido, eles podem supervisionar diretamente essas atividades ou estar mais presentes em casa, oferecendo um ambiente mais seguro e estruturado. 

Para Tiago Alves, CEO do International Workplace Group no Brasil, o modelo de trabalho híbrido é uma das principais megatendências de trabalho para 2024 e está mudando a forma como as pessoas. O formato, segundo ele, traz benefícios significativos, como aumento da felicidade dos funcionários, melhoria da produtividade e maior retenção e atração de talentos. Ele ainda destaca que os períodos destinados ao descanso dos executivos muitas vezes são comprometidos pela vida profissional. 

“Muitos até mesmo deixam de viajar e estar com família e amigos por conta de não estar próximos do trabalho caso haja a real necessidade finalizar ou dar andamento em um compromisso. Nesse caso, é relevante pontuar que os profissionais do regime híbrido podem ajustar seu trabalho às suas vidas, inclusive reduzindo a necessidade de longos deslocamentos diários. Oferecer a opção híbrida é uma maneira importante e simples para as empresas mostrarem que se importam com seus funcionários. Isso permite que eles tenham mais controle sobre seus horários e mais tempo livre”, pontua Tiago Alves.

 

Estudo da Buffer mostrou que 90% dos trabalhadores remotos sentem-se mais confiantes em suas habilidades de gerenciamento de tempo e acreditam que isso os ajuda a equilibrar melhor suas responsabilidades pessoais e profissionais. 

A informação também é reforçada pelo Global Workforce of the Future 2023 (LHH), realizada com mais de 30 mil colaboradores, que constatou que, a nível global, 39% do público entrevistado acredita que o sucesso está intrinsecamente ligado ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Além disso, um estudo feito pela consultoria Randstand revelou que, no Brasil, 81% do público ativo no mercado de trabalho busca equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. 



International Workplace Group
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