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quinta-feira, 24 de março de 2022

Teatro Oficina monta Esperando Godot pela primeira vez no Sesc Pompeia

 

 Estragão (Marcelo Drummond)  | Foto: Jennifer Glass 

A peça de Samuel Beckett, escrita pós Segunda Guerra Mundial, nasce para o mundo mais uma vez, como sempre surgiu, entre guerras, estremecendo nossas inércias e os abismos que nos circundam. Com estreia marcada para o dia 30 de março de 2022, no Sesc Pompeia, Esperando Godot celebra também neste dia quente, os 85 anos de José Celso Martinez Correa, uma das grandes forças de direção e criação da Companhia Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona. O espetáculo faz 3 semanas no Sesc SP e segue para estrear na rua Lina Bo Bardi, no terreyro eletrônico do Teat(r)o Oficina levando essa peça-pulso do aqui agora para o Bixiga.  

Esperando Godot é uma peça de forte simbologia para a Companhia – foi o último espetáculo de Cacilda Becker (1969), força motriz de criação para as muitas gerações de artistas do Teat(r)o Oficina. Esperando Godot marca também a volta aos palcos de Zé, como sua primeira direção de teatro depois de 2 anos desde  a suspensão imposta pela pandemia. Depois de quase dois anos à espera e à espreita da chegada do grande público, a companhia se prepara para receber coros de multidão no teatro do Sesc Pompeia, para des-esperar Godot, em teatro.  

Sobre esta correalização, Danilo Santos de Miranda, Diretor do Sesc São Paulo, diz que “com sua verve dionisíaca e carnavalesca - em um mundo que se encontra órfão de encontros e fantasias - e sua interpretação mordaz das feridas que permanecem abertas, o Teatro Oficina volta a pisar o tablado diante de uma plateia”. E completa que “na encruzilhada do Teatro Sesc Pompeia e conduzidos por Estragão e Vladimir, interpretados por Marcelo Drummond e Alexandre Borges, Zé Celso e sua trupe esperam Godot. Todos atados pelo nó confeccionado por Beckett, no século passado, e por nós mesmos, nesses tempos incertos.“ O Teat(r)o Oficina completou 63 anos de existência. No teatro se encarnam as entidades do mundo que atravessam as épocas, os corpos, as guerras e a peste, criando novos mundos, imaginando, experimentando e interpretando a vida a partir do fogo dos que vieram antes de nós e dos que nos esperam adiante.  

No Brasil, no mundo, muitas vidas estão agora sob grande ameaça. Estados assumem sua ação em políticas de morte. Todos os povos que neste momento, e desde há muito, pulsam suas existências e se insurgem contra as violências institucionais estão sob a mira da extinção, do apagamento, do desaparecimento forçado. Os povos da cultura, seus operários-criadores, os povos do teatro, das artes, também são foco de extermínio e soterramento. Para atravessar este pântano, será preciso invocar, e ao mesmo tempo encarnar, a sabedoria das alianças e das confluências, como os rios correm juntos em direção aos vales. fazer parentes, fazer-teatro, lutar-junto, criar-junto é agora uma tecnologia política e uma máquina de guerra, contra a guerra. Malditas sejam todas as cercas que nos apartam do poder da nossa força coletiva de ação: só se existe em ATO. 

A Árvore que está presente no Beckett é uma personagem muito importante na montagem de 2022, totem das transmutações do tempo, é um sujeito que catapulta ações na cena e fora dela. Tem correspondências diretas com a árvore plantada por Lina Bo Bardi, nos anos 80, nas terras internas do chão do Teat(r)o Oficina: uma Cesalpina; faz ligação direta, ainda, com o abacateiro tombado pela tempestade e que insiste em germinar e dar frutos, na horizontal, mais vivo do que nunca, no último chão de terra livre do centro de sp, entre as ruas jaceguai, japurá, santo amaro e abolição. A Árvore de Esperando Godot é o que insiste e reexiste como força cosmopolítica de insurreição da vida, como o rio Bixiga, que corre a 4m do chão, no epicentro das terras verdes que circundam o Teat(r)o Oficina.  

A peça marca também o retorno de Alexandre Borges a um espetáculo da companhia depois de quase 30 anos. O ator viveu o Rei Cláudio na montagem de Ham-let, de William Shakespeare em 1993, espetáculo que reinaugurou o Teat(r)o Oficina, com o atual projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi e Edson Elito. 

 

 Sinopse  

​​Estragão (Marcelo Drummond) e Vladimir (Alexandre Borges) são dois palhaços vagabundos que se encontram no fim do mundo, na encruzilhada entre a paralisia e a tomada da ação. Enquanto esperam Godot, embora não saibam quem ou o que é, a dupla se encontra com as personagens que passam pela estrada: Pozzo – O Domador (Ricardo Bittencourt), Felizardo – A Fera (Roderick Himeros) e O Mensageiro (Tony Reis), que traz notícias inquietantes que podem determinar a perpetuação da inércia ou a libertação total da paralisia numa reviravolta absurda.   

Mas afinal, até quando Esperar Godot?  

 

eu abro a porta  

 

não era nada  

 

não é ninguém  

 

Godot não vem  

 

(...)  

 

já esperei  

 

estou no fim  

 

e enfim  

 

cheguei  

 

Trecho de Cacilda!  

 Dramaturgia de  Zé Celso &  Marcelo Drummond  

 

  

 Sesc Pompeia

 Rua Clélia, 93 - Água Branca, São Paulo, SP  

instagram.com/sescpompeia 

facebook.com/sescpompeia 

youtube.com/sescpompeia 

dias: 30, 31/03; 1º, 2, 3, 6, 7, 8, 9, 10, 14, 16, 17/04  

horário: quarta a sábado, 19h. domingo, 17h. (15/04, feriado da Sexta-feira Santa, não haverá apresentação) 

ingressos: R$ 40 (inteira), R$ 20 (credencial plena do Sesc: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes e meia: estudante, servidor de escola pública, + 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência). 

Venda online a partir de 22 de março, terça-feira, às 14h. 

Venda presencial nas unidades do Sesc SP a partir de 23 de março, quarta-feira, às 17h. 

Indicação etária: 18 anos 

  

Protocolos de segurança  

Pessoas com mais de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19, evidenciando DUAS doses ou dose única para ingressar em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo. O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto. 


5 eventos para continuar as comemorações do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Agenda Tarsila indica as melhores programações que acontecem esta semana

 

 

Até hoje, A Semana de Arte Moderna influencia o jeito de fazer cultura no país. A Agenda Tarsila, pioneira e maior plataforma dedicada ao movimento modernista, já reúne os principais e melhores eventos sobre o Modernismo que ocorrem pelo país, até o momento foram mapeados mais de 500 eventos sobre o marco cultural. 

 

Na plataforma, os interessados terão a chance de conhecer uma vasta programação de eventos que trazem obras, fatos históricos, trajetórias e curiosidades ligadas à Semana de Arte Moderna em diferentes lugares do país que podem ser visitados tanto de maneira online quanto presencial. 


A Agenda Tarsila também possui entrevistas exclusivas com parentes dos modernistas, pesquisadores e artistas contemporâneos como Tarsilinha, sobrinha-neta de Tarsila do Amaral, Rudá K. Andrade, neto de Oswald de Andrade, o diretor de teatro Zé Celso, o estilista Ronaldo Fraga, entre outros. 

 

Além disso, a plataforma possui curiosidades sobre a semana que revolucionou o curso da arte e da cultura brasileira. Um verdadeiro guia sobre a Semana de Arte Moderna.  

Confira a programação indicada para esta semana!

 

‘Tarsilinha’ estreia nas salas de cinema do país

O longa Tarsilinha, produzido pela H2O filmes, segue nas salas de cinema do país. Na animação, Tarsilinha descobre que a Lagarta roubou a memória de sua mãe e se lança em uma aventura para recuperá-la. Ela entra em um mundo fantástico, povoado por estranhos seres, onde precisará buscar aliados e enfrentar inimigos. Superada a crise e o susto iniciais, a guerreira em Tarsilinha desperta e as habilidades para se adaptar e usar seu julgamento vêm à tona. Ela conhece o Sapo, um mentor atrapalhado e cômico, que lhe dá as primeiras dicas sobre como se movimentar naquele lugar. A partir daí, a menina vai encontrando pistas pelo caminho, na forma das próprias lembranças roubadas, que a Lagarta vai deixando para trás. A história original foi escrita por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila

 

 

Exposição no Museu Afro Brasil mostra o extraordinário Mário de Andrade

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realiza até 30 de junho, a exposição ``Esse Extraordinário Mário de Andrade”, uma homenagem ao aniversário de morte do intelectual e em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna.


A mostra conta com curadoria do diretor geral do Museu Afro Brasil, Emanoel Araujo, e da equipe da instituição, traz diferentes aspectos da atuação de Mário de Andrade, poeta, cronista, romancista e pesquisador, além de crítico de arte e de literatura, musicólogo e fotógrafo. Um dos destaques é a Missão de Pesquisas Folclóricas, expedição organizada por Mário de Andrade para investigar as manifestações culturais presentes em diferentes regiões do Brasil. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila

 

 

Farol Santander realiza a exposição ‘Identidades – 22&22&22’

O Farol Santander SP reverencia a história e a contemporaneidade ao realizar a grandiosa exposição Identidades – 22&22&22. A mostra é apresentada em três andares e no hall de entrada do icônico centro de cultura, lazer, empreendedorismo e gastronomia.

 

Com obras emblemáticas do Acervo Artístico-cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e da Coleção Santander Brasil, mais de 140 trabalhos estão exibidos em um total de 867m² de área expositiva. Sob curadoria de Ana Cristina Carvalho e Carlos Augusto Faggin, e concepção de projeto visual e arquitetônico de Fernando Brandão, a mostra apresenta um recorte sobre três séculos de produções artísticas no Brasil, com trabalhos de artistas fundamentais para a criação e desenvolvimento da identidade cultural do País.

 

Entre os grandes destaques, está o imponente mural Tiradentes (1948-1949), considerado uma das principais obras de Candido Portinari, que será pela primeira vez exibido fora do Memorial da América Latina. A obra de grandes dimensões (309×1767 cm) será instalada no hall do Farol Santander SP.

Tarsila do Amaral, uma das maiores artistas brasileiras, terá sete obras exibidas, entre elas, Autorretrato I (1924); e A Samaritana (1911). Outras figuras fundamentais como Anita Malfatti e Alfredo Volpi também terão diversos trabalhos expostos na mostra. A mostra fica disponível até 22/05. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila

 

Exposição ‘Portinari Sonoro’ pode ser escutada no MIS

A Universidade São Judas promove a exposição Portinari Sonoro no MIS (Museu da Imagem e do Som). É uma paisagem sonora para nove telas de Cândido Portinari, que estarão na exposição Portinari Para Todos, no MIS Experience. Esses áudios serão ouvidos com o escaneamento de QR codes em cada reprodução de telas. A entrada é gratuita e a exposição irá até o dia 30 de junho. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila

 

Exposição ‘Antropofágico Vivo’ está em cartaz no Shopping Frei Caneca

Há um século acontecia a Semana de Arte Moderna de 1922. Com um legado que se estende até os dias atuais, o momento marcou a polarização da divergência entre as antigas escolas européias e as ideias inovadoras dos modernistas. Em sua homenagem, o Shopping Frei Caneca traz a exposição Antropofágico Vivo. Sob curadoria de Carolina Breitenvieser, da Breit Produções Culturais, a mostra é um convite para conhecer o Modernismo pelo olhar do artista visual Carlão Bernini, que apresenta sua técnica de preenchimento carregada de desenhos relacionados a São Paulo, cidade que sediou o evento histórico. A estranheza visual é um artifício fundamental do trabalho de Bernini, que busca levar ao público uma nova experiência com arte. 


No espaço, os visitantes podem interagir com as releituras aumentadas dos clássicos Abaporu e Antropofagia, de Tarsila do Amaral, e Os Candangos, do escultor Bruno Giorgi. Além de se transformarem em retratos divertidos dos modernistas Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Heitor Villa Lobos. Localizada no piso 1 do Shopping Frei Caneca, a mostra instagramável e gratuita está disponível até o dia 30 de abril, no mesmo horário de funcionamento do empreendimento.


Estação Sé do Metrô recebe releituras de obras de Candido Portinari

Onze painéis serão exibidos a partir de 24/03 no mezanino da estação mais movimentada da capital paulista

 A exposição é uma iniciativa do MIS Experience, Museu Catavento e Fábricas de Cultura, do Governo de SP

         


   
                                       Releituras das obras “Retirantes” (1944) e “Cangaceiro”, por Del André e Pixote Mushi, respectivamente. fotos: Divulgação/MIS Experience


Painéis com onze releituras das obras de Candido Portinari serão expostos na estação da Sé do Metrô a partir de 24/03. A ação inédita é uma parceria entre o MIS Experience – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo –, o Museu do Catavento e o programa Fábricas de Cultura. Os trabalhos assinados por grafiteiros da capital paulista permanecerão em exibição até 24/04.

Com o apoio da Companhia do Metropolitano de São Paulo, sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), a proposta é que a exposição circule por outras estações nos próximos meses. “Essa ação no metrô é a oportunidade de aproximar os brasileiros da obra de um pintor que passou a vida retratando a cultura, as mazelas e as alegrias do nosso país”, observa Marcos Mendonça, diretor geral da ACCIM – Associação Cultural Ciccillo Matarazzo, que gere o MIS, MIS Experience e Paço das Artes.

Na estação Sé, os painéis serão alocados no mezanino, logo após as catracas, e contarão com reproduções criadas pelos artistas Lais da Lama, Ana Kia, Del André, PRETOtna, Dimas Miguel, Mari Pavanelli, Pixote Mushi, Tiago Zaka, Fernando Berg, Thiago Monster Ectoplasma e Rodrigo Mandi. “O Mestiço” (1934), “Cangaceiro” (1951), “Retirantes” (1944) e “Chorinho” (1942), de Portinari, foram alguns dos trabalhos que inspiraram os artistas.

Livres para criar, os grafiteiros trouxeram um novo olhar para temáticas genuinamente brasileiras – uma marca de Portinari. O pintor produziu cerca de 5 mil obras ao longo da sua vida e é considerado um dos artistas que mais retratou seu país e sua gente.


Portinari para todos

Paralelamente aos painéis do Metrô, o MIS Experience exibe a mostra Portinari para todos até 10/07. Considerada uma das maiores exposições já realizadas sobre o pintor, a mostra permite uma experiência única e imersiva, a partir de vários recursos tecnológicos. O destaque fica por conta de uma grande sala, na qual o público entra e tem a sensação de estar dentro das telas do artista, projetadas por todo o espaço.

A exposição reúne mais de 150 obras, entre telas e reproduções, e em breve será ampliada com a estreia de Quintal do Portinari. Com cerca 400 m2, essa área funcionará como um espaço recreativo para quem deseja relembrar ou conhecer brincadeiras de outros tempos, que remetem à infância, inspiradas também nas obras do artista.


Realização

A exposição Portinari para todos, apresentada pelo Bradesco, é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e MIS Experience por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do Promac. A concepção é da Magnetoscópio e conta com as parcerias de TV Cultura, Projeto Portinari e Museu Casa de Portinari.

O patrocínio master é da Sabesp e a mostra conta também com patrocínio da Cerâmica Portinari, EMAE, Vivo, e Vertical Garden. Tem apoio institucional de Kapitalo, TozziniFreire Advogados, PWC, Bain, Madri Soluções e Telium; e apoio operacional de GP&A Royal Boutique Jardins e Eko Comunicação.

 

Sobre o MIS Experience 
Construído numa área total de 5.200 metros quadrados, sendo 3.000 de espaço expositivo, o MIS Experience é o mais novo espaço do Museu da Imagem e do Som (MIS) – instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – que traz para a cidade de São Paulo um novo conceito de exposições culturais. O MIS Experience foi inaugurado em 2 de novembro de 2019, com o objetivo de proporcionar a realização de exposições imersivas que se utilizem de novas tecnologias, levando o público a interagir de maneira diferente com artistas e suas obras de arte. A abertura do espaço aconteceu com a exposição Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio, experiência que possibilitou ao visitante conhecer a vida e o legado de Da Vinci. A exposição foi um sucesso de público: recebeu cerca de 500 mil visitantes, teve mais de 85 mil visitações gratuitas e, a cada 15 minutos, uma escola foi atendida pela equipe do Educativo. O investimento para a criação do espaço, manutenção e montagem da exposição foi de R$ 8 milhões. 
 
Sobre o Museu Catavento
O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade) e distribuídas em 12 mil m² de área expositiva. Cada seção foi elaborada com uma expografia que contribui para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir relatos de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs, fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga, e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.  O Catavento foi instalado no Palácio das Indústrias, prédio tombado e patrimônio cultural do estado de São Pailo, inaugurado em 1924.
 
Fábricas de Cultura
Desenvolvido desde 2007 pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Programa Fábricas de Cultura objetiva estimular o desenvolvimento integral dos indivíduos e grupos, por meio da cultura e de experimentação artística, bem como incentivar e potencializar a articulação de redes de produção e de circulação cultural. O Programa contém 12 unidades, localizadas nas regiões leste, norte e sul, e nas cidades de São Bernardo do Campo e Diadema, e ainda este ano deve inaugurar outras 5 no interior e litoral do estado. A Organização Social Catavento Cultural e Educacional administra 6 das 12 unidades do Programa, 5 na zona leste e 1 em São Bernardo do Campo, a 1ª 4.0 do estado, e a Poiesis outras 6, 5 nas zonas norte e sul e 1 em Diadema. As Fábricas de Cultura oferecem à população, em prédios próprios de cerca de 6 mil m², uma diversa e intensa programação cultural, com apresentações locais e de artistas profissionais, além de cursos de dança, teatro, música, circo, artes visuais, multimeios, xadrez, artes digitais, tecnologia e inovação; bibliotecas com cerca de cinco mil títulos cada; teatros modernos e bem equipados e estúdios de áudio e vídeo. Todas as atividades são gratuitas.

 

 

Serviço

Portinari para todos no metrô

Data: 24/03 a 24/04

Horário: 04h40 à 00h29 (todos os dias)
Local: Praça da Sé, São Paulo

Gratuito

Exposição Portinari para todos

Data: Até 10/07/2022

Horário: de terça a sexta-feira e domingo das 10h às 17h | sábados e feriados das 10h às 18h

Ingressos: terça-feira gratuito | quarta a sexta-feira R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia) | sábado, domingo e feriado R$45,00 (inteira) e R$22,50 (meia)

Local: MIS Experience – Rua Vladimir Herzog, 75 – Água Branca – São Paulo/SP

Formato: Presencial


Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo expõe “A tensão” de Leandro Erlich

Depois de estrondoso sucesso nos CCBBs de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, chegou a vez de São Paulo conferir a mostra do artista argentino, a partir de 13/04;

Leandro Erlich é conhecido mundialmente por criações baseadas em “lugares-comuns”, mas representadas de maneira a subverter sua condição de “normalidade”;

Uma das obras mais emblemáticas do artista, “A Piscina”, ficará instalada no térreo do CCBB São Paulo, prédio histórico da capital paulista

  

 A Piscina de Erlich, no CCBB Belo Horizonte  foto: Agência Galo/divulgação

 Vai parecer que o CCBB foi reformado, mas é uma exposição. A partir de 13 de abril, um conjunto de 16 obras vai transformar os espaços do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo. Barco e elevador flutuantes, janelas para jardins imaginários e até uma piscina em que o visitante pode ficar submerso sem medo de se afogar fazem parte da mostra de um dos nomes mais provocativos e populares da arte contemporânea, o argentino Leandro Erlich.

A exposição que chegará em São Paulo, depois de passagens pelo CCBB BH e CCBB RJ, tem um nome bastante explícito, “A tensão” (e sonoramente ambíguo: quem não lê pode ouvir “atenção”), revelador de um dos prováveis sentimentos que os visitantes sentirão diante das instalações do artista. Isso porque Erlich trabalha com referências que são, literalmente, “lugares-comuns”, espaços que estamos acostumados a ver no dia a dia, mas deslocados da condição de normalidade. Como afirma o curador, Marcello Dantas, “a obra de Leandro Erlich é estruturada no mecanismo da dúvida. O que nossos olhos veem está em desacordo com o que nossa mente conhece”, sintetiza.

Leandro Erlich, nascido em 1973 e produzindo suas obras nos seus ateliês em Buenos Aires e Montevidéu, está constantemente rompendo as fronteiras que normalmente acreditamos existir entre a realidade e a ilusão. Em entrevista ao jornal argentino Clarín, o artista explicou seu projeto: “Estou interessado principalmente em transformar elementos que as pessoas acreditam que não podem ser transformados, que não podem ser diferentes. Trata-se de uma utopia de apresentar a possibilidade de transformar o que existe em uma outra coisa, e essa ação nos convida a imaginar a realidade de uma maneira diferente”.

Uma das mais bem sucedidas experiências nesse sentido – que se tornou uma de suas obras mais populares e desconcertantes – é “Swimming Pool” (piscina, em português), que será instalada no piso térreo do CCBB SP. Atração onde quer que seja exposta, a piscina de Erlich provoca sensações absurdas tanto por quem entra nela – sem se molhar – quanto para quem está do lado de fora: uma camada de água entre um lado e outro cria a ilusão de que as pessoas ao fundo estão de fato mergulhadas numa piscina.

Outra obra desconcertante e grande destaque entre as instalações de Erlich que estarão presentes na exposição de São Paulo é “Classroom”. Nela, quando o público entra na sala, sua imagem é refletida num vidro, como se ele fizesse parte de uma cena diferente. Os visitantes ficam parecidos com fantasmas, como se estivessem numa sala de aula abandonada – as memórias de infância se projetam para um cenário de crise e de abandono.


Acima e abaixo, a obra “Classroom” (1999), de Leandro Erlich, em versão criada para o Malba. Foto: Guyot/Ortiz

Em diferentes obras, Erlich recorre à ideia de recorte visual sugerida pelas janelas. Um desses trabalhos se chama, justamente, “Blind Window”. “O que guarda a memória? Nosso cérebro ou nossos olhos?”, perguntou o artista, de forma retórica, durante uma entrevista no Japão. “Gosto da ideia de pensar que o olho, ou o vidro, também são capazes de guardar histórias”. É justamente essa a proposta de Erlich ao fixar paisagens, situações imaginárias e inusitadas, em objetos arquitetônicos ou decorativos, como uma janela ou um falso espelho num elevador.

Erlich participou de algumas grandes exposições no Brasil. Em 1997, integrou o rol de artistas que estiveram na 1ª Bienal do Mercosul e, em 2004, figurou entre os nomes da 26ª Bienal de São Paulo. Em 2001, representou a Argentina na 49ª Bienal de Veneza, onde voltou a estar em 2005. São, também, dezenas as grandes exposições coletivas em que Erlich esteve, assim com são dezenas as exposições individuais de Erlich pelo mundo: New York, Barcelona, Londres, Seul, Paris, Buenos Aires: onde quer que seja exposta, a arte de Leandro Erlich provoca o público.

Ao deslocar o conhecimento prévio do espectador daquilo que poderíamos chamar, agora recorrendo a um lugar-comum da linguagem, de “zona de conforto”, Erlich coloca o expectador necessariamente em confronto com o que dizia sua experiência sobre dada situação, exigindo “um engajamento e uma atenção participativa para desvendar cada obra”, explica o curador Marcello Dantas: “cada situação só se materializa com a presença do público, em que a obra abre um espaço de acontecimento. O título da exposição já conclama essa dúvida: pede-se atenção ao mesmo tempo em que carrega em si o mistério provocado pela tensão que existe no espaço vazio antes da participação”, completa.

As ilusões óticas e a subversão da realidade propostas por Erlich fazem dele um artista, simultaneamente, conceitual e tremendamente popular. A exposição “Ver e crer”, no Museu Mori de Tokio, aberta no fim de 2017, atraiu 400 mil espectadores pagantes nos três primeiros meses, superando a bilheteria alcançada pelo japonês Takashi Murakami (315 mil ingressos) e se aproximando do resultado obtido pelo Ai Weiwei (460 mil) no mesmo período. À época, o museu destacou o interesse que a obra do argentino provocava entre os jovens e adolescentes, que representavam cerca de metade dos visitantes.

Além de provocar o olhar dessas pessoas em particular, as obras de Erlich convidam à interação nas redes sociais. Por onde passa, o Instagram fica cheio de fotos de pessoas integradas ao espaço expositivo. Quando expôs no Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires (Malba), em 2015, fez “desaparecer” um pedaço de um grande obelisco da capital argentina enquanto uma réplica da ponta do monumento era exibida na porta do museu.

Montar uma exposição de Leandro Erlich não é tarefa simples. Ao trabalhar com peças grandes e instalações que exigem adaptações específicas para os espaços expositivos, e que rompem com a lógica cotidiana da arquitetura e do urbanismo, parte das obras exige uma montagem prévia, feita em galpões no próprio Brasil, antes de serem levadas ao CCBB.

Desse modo, a tensão provocada pelo artista é resultado não apenas de uma percepção aguda das possibilidades visuais de uma dada situação, mas também de uma preocupação com o próprio espaço que abriga as mostras, que se tornam, desse modo, únicas. A percepção da piscina em São Paulo, por exemplo, em num prédio de importância histórica, será bastante diferente da provocada pela instalação no Malba, de Buenos Aires.

Justamente por dialogar com o entorno e com as experiências prévias dos visitantes, o trabalho de Leandro Erlich expressa, como poucos, nossa época. Como explica Marcello Dantas, essa é também uma sensação progressiva: “A cada etapa dessa viagem pela exposição, nos damos conta da relação entre expectativa, tensão e atenção que traduzem o espírito de um tempo de incertezas”.

“A exposição propõe um olhar diferente para aquilo que seria cotidiano. Isso tem muita relação com o nosso dia a dia na BB DTVM, onde estamos sempre buscando oportunidades para inovar e trazer o que existe de melhor para o nosso investidor, contribuindo para uma sociedade cada vez mais sustentável”, afirma Isaac Marcovistz, gerente executivo de produtos, comunicação e marketing da BB DTVM, patrocinadora da exposição.

“Trazer um nome de peso internacional como Erlich, reafirma o compromisso do Banco do Brasil em democratizar o acesso à cultura e contribuir com a promoção, divulgação e incentivo à arte”, afirma Cláudio Mattos, gerente geral do CCBB SP.

 

REGRAS PARA VISITAÇÃO

  • O CCBB São Paulo permanece aberto todos os dias, das 09h às 19h (exceto às terças)
  • A entrada do público é permitida apenas com apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19
  • Os ingressos podem ser reservados pelo aplicativo ou site Eventim.

 

Serviço:

Exposição “A tensão” – Leandro Erlich

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Período: 13 de abril a 20 de junho

Ingressos: Agendamento no site bb.com.br/cultura 

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP

Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 19h, exceto às terças

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.

Valor: R$ 14 pelo período de até 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.

Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.

 

Depois de realizar 942 atendimentos em Guapó, Caminhão da Saúde estaciona em Goiânia neste fim de semana


Divulgação 
 Comunidade do Bairro São Carlos receberá atendimento médico gratuito que inclui consulta,  ultrassonografia, testes de IST’s e exames de pressão e glicemia

  

A comunidade de Posselândia, na cidade de Guapó, foi atendida no último fim de semana pelos serviços gratuitos prestados pelo Caminhão da Saúde que entregou 942 procedimentos entre consultas médicas, ultrassonografia, testes de IST’s, exames de pressão e glicemia. Já nos dias 26 e 27 de março, será a vez do Bairro São Carlos, em Goiânia, receber a ação solidária a partir das 7h. 

 

O projeto assistencial é da Associação Estadual de Apoio à Saúde (AAS), com iniciativa do  médico Dr. Cláudio Brandão, trabalha para levar acesso à saúde para população carente de periferias e zona rural há mais de 10 anos. Para isso, o Caminhão da Saúde  oferece consulta médica e ultrassonografias gratuitas, além de exames laboratoriais a preços populares e atendimento humanizado para os mais necessitados.  

 

Para ter acesso ao serviço, basta a pessoa interessada ir até a Av. Comercial, em frente a escola Municipal Bernardo Elis, com documento pessoal, fazer uma triagem e passar pela consulta. Posteriormente ela pode ser submetida às ultrassonografias e eletrocardiograma gratuitos do Caminhão, e à coleta de material para exames laboratoriais.

 

Uma das bandeiras do trabalho realizado é a prevenção dos cânceres de mama e próstata, doenças que se forem diagnosticadas precocemente, a probabilidade de cura aumenta imensamente.  Outras doenças como hipertensão e diabetes, que assolam a população brasileira,  também podem ser identificadas com o atendimento no Caminhão da Saúde. Para as doenças do coração, o suporte de cardiologia se dá através da realização de eletrocardiograma laudado por especialista.  

 

Exames gratuitos

São exames como ultrassom urinária, da mama, próstata, pré-natal, eletrocardiograma e, ainda, laboratoriais a preços populares como hemograma, glicemia, PSA, ureia e creatina. Os laudos dos exames de imagem são emitidos na hora e entregues ao paciente,  já com indicação de tratamento ou receita médica. 

 

Já os laboratoriais são enviados diretamente para o médico pelo laboratório, que entra em contato pessoalmente com o paciente, quando ficam prontos. Caso haja necessidade, uma receita médica digital é emitida e a pessoa poderá seguir com as indicações. 

 

O projeto se ancora em um sonho pessoal, mas tem como meta “cuidar de gente”, comemora Brandão , que ainda completa:  “queremos fazer isso bem”.  

 

A unidade móvel de saúde é adaptada com salas de consultas e exames que possibilitam a realização de até 450 procedimentos diariamente. Contudo, a  expectativa dos organizadores é que sejam realizados mais de 300 exames laboratoriais e de imagem durante o fim de semana.  

 

Sobre o Caminhão da Saúde 

Idealizado pelo médico Dr. Cláudio Brandão, que além de médico, é advogado e professor universitário, o Caminhão da Saúde surgiu do desejo de levar atendimento de qualidade aos menos afortunados e de uma inquietação e desilusão com o modelo existente de atendimento médico existente. 

 

A unidade móvel de saúde foi a ferramenta ideal para colocar a ONG Associação de Apoio à Saúde (AAS) em andamento, literalmente.  Para isso, uma carreta foi adaptada e transformada em um consultório e clínicas sobre rodas. Possui três espaçosos consultórios com mobiliário próprio, dando comodidade, aconchego e rapidez ao cuidar de pessoas em qualquer lugar. Basta estacionar e receber os pacientes.   Possui um consultório de oftalmologia, com todo o aparato para diagnosticar e tratar a maior parte das patologias visuais.  

 

 

Serviço 

Atendimento gratuito no Caminhão da Saúde 

Onde:  Av. Comercial, em frente a escola Municipal Bernardo Elis, 

Horário: das 7h às 17h 

 

Exames de imagem gratuitos   

Ultrassonografia 

- Obstétrico

- Próstata 

- Abdômen Total 

- Urinário 

- Ginecológico 

- Eletrocardiogramas 

 

Laboratoriais a preços populares

Hemograma completo 

Ureia 

Creatinina

Glicemia jejum 

Perfil Hepático

Lipidograma 

Amilase Pancreática


Especialistas alertam para o aumento do número de casos de câncer no pós-pandemia

Oncologista do Instituto Câncer Brasília (ICB) defende que o diagnóstico precoce é a principal arma na luta contra a doença

 

Nos próximos dez anos, o Brasil pode ter um aumento de 42% nos casos de câncer. A estimativa faz parte de um estudo inédito da Varian Medical Systems, empresa de softwares e equipamentos para tratamentos oncológicos, em parceria com a The Economist Intelligence Unit (EIU). Esses dados apresentam um contexto que já incluía a falta de acesso a diagnóstico precoce e a intervenção adequada, diminuindo as chances de sobrevida de pacientes, que foi agravado pela pandemia de covid-19. “A interrupção de exames e consultas, foi mais um entrave no combate a uma doença que responde por cerca de 625 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca)”, afirma Regina Vidal, oncologista do Instituto Câncer Brasília (ICB). 

Embora o INCA indique que a taxa de sobrevida seja maior quando o mal é detectado em estágio inicial - cerca de 90% dos casos obtêm sucesso no tratamento - o câncer ainda é a segunda maior causa de mortes no mundo: mais de 7 milhões de vítimas por ano, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). E esse número tende a subir. De acordo com a diretora da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS), Elisabete Weiderpass, em razão da queda expressiva na realização de atendimentos de saúde pelo temor da transmissão do vírus, é esperado um crescimento de rastreamentos tardios da doença nos próximos meses, refletindo-se no aumento de mortalidade por doenças oncológicas nos próximos anos. 

Regina explica que a supressão no diagnóstico e, por consequência, no tratamento, agrava o quadro da doença. “Ainda que alguns tipos de tumores se apresentem de maneira agressiva, a maioria dos cânceres é passível de intervenções curativas com melhores resultados quando diagnosticado no início. Quanto antes realizadas, menores são os riscos de complicações”, argumenta a oncologista. 

“No ICB, somos uma clínica especializada no tratamento oncológico e, ainda sim, nosso cuidado e acolhimento se estende a pacientes de diferentes perfis, a partir de um olhar integral, também fundamental nos acampamentos médicos. Um panorama completo da saúde do paciente, permite prepararmos atendimentos personalizados. Por isso, contamos com mais de 15 especialistas em nossa equipe, além de realizarmos exames e procedimentos, o que permite agilizar o diagnóstico e a atuação médica”, defende Vidal.


Saiba a Importância do Pré-Natal Odontológico

A gravidez é um período que envolve mudanças fisiológicas e psicológicas complexas. Assim, torna-se uma etapa favorável para a promoção de saúde, pela possibilidade de estabelecimento, incorporação e mudanças de hábitos, pois esse período remete a uma série de dúvidas que podem estimular a gestante a buscar informações e, com isso, adquirir novas e melhores práticas de saúde. 

“Dessa forma, é possível que se obtenham melhorias no autocuidado da gestante em relação à saúde bucal e consequente diminuição do aparecimento de cáries dentárias e da doença periodontal durante a gravidez.” alerta a cirurgiã dentista Dra. Bruna Conde.

Assim, de acordo com as Diretrizes da política nacional de saúde bucal propostas em 2004, as ações educativo-preventivas com gestantes qualificam sua saúde e tornam-se fundamentais para introduzir bons hábitos desde o início da vida da criança. Em trabalho conjunto com a equipe de saúde, a gestante, ao iniciar o pré-natal, deve ser encaminhada para uma consulta odontológica, que inclui avaliação completa da saúde bucal, presença de cáries, restaurações deficientes, alteração do hálito, paladar, dicas para ânsia na escovação, hábitos alimentares (ingestão de açúcares) entre outros.


“O período gestacional revela-se como oportunidade para a prevenção de problemas bucais e para a educação em saúde bucal, já que as gestantes se encontram receptivas e ávidas de conhecimentos que possam contribuir para o bem estar do bebê.” esclarece a especialista em saúde bucal, Bruna Conde. No entanto, a saúde bucal da gestante é cercada de muitas dúvidas e crenças que são passadas ao longo dos tempos, através de experiências relatadas por suas avós, mães e outras gestantes. Vários estudos têm evidenciado que as gestantes desconhecem fatores biomédicos importantes referentes à saúde bucal e possuem percepções na cultura popular no que diz respeito às doenças bucais e gravidez, bem como ao tratamento odontológico no período gestacional. “Desta maneira, muitas gestantes não colocam o pré-natal odontológico como prioridade, contribuindo para o agravo de problemas bucais e para a precariedade das condições bucais tanto da mãe quanto de suas crianças.” completa Bruna.

Mas você sabia que o pré-natal odontológico é imprescindível para a saúde da mãe e do bebê?

Segundo a Dra. Bruna Conde, no pré-natal odontológico, além de toda a avaliação da saúde bucal as gestantes recebem orientações sobre os cuidados necessários com a cavidade bucal do futuro bebê, sobre aleitamento materno, utilização de bicos artificiais (chupeta e mamadeira), sintomas de erupção dentária e alimentação saudável para o desenvolvimento dos dentes do bebê. 

Além disso, várias evidências comprovam a relação entre infecções bucais durante a gestação e o risco para o bebê nascer com baixo peso ou prematuramente. Estima-se que mais da metade dos partos prematuros, sem fator de risco estabelecido, podem estar associados à doença periodontal.

“Assim como um pré-natal convencional, o pré-natal odontológico fornece todas as informações para que a gestante possa cuidar da saúde bucal do bebê.” afirma a Dra. Bruna Conde.

 

 Dra Bruna Conde - Cirurgiã Dentista.

CRO SP 102038


"Março Roxo": Mitos x verdades sobre a Epilepsia

Estresse é um dos fatores que mais desencadeia crise epiléptica

 

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a epilepsia atinge cerca de 50 milhões de pessoas no mundo e aproximadamente 2 milhões de pessoas no Brasil.  Apesar da epilepsia atingir a vida de muita gente, ainda é uma doença em que a maior parte da população tem pouco conhecimento, fazendo com que quem convive com esta doença passe por grandes desafios, devido à falta de informação. Isto mostra a importância do dia 26 de março, pois é o dia internacional da conscientização sobre a epilepsia.

As causas da doença são variadas, podendo ser genética, estrutural, metabólica, infecciosa, imunológica ou até mesmo de causa indeterminada.

Além da busca por novos tratamentos, ainda é preciso esclarecer a população sobre os sintomas e diagnóstico da epilepsia, pois existe muito preconceito e estigmas envolvendo questões sociais e psicológicas.

Como estamos no “Março Roxo”, mês voltado para a conscientização da doença, a neurologista e neurofisiologista, Dra. Natália Longo, vai ajudar a esclarecer alguns dos mitos e verdades sobre a epilepsia. Veja abaixo.

 

Quando uma pessoa estiver tendo uma crise convulsiva, devo segurar os braços e a língua dela?

MITO. Nessa situação o ideal é você proteger a cabeça do paciente e colocá-lo deitado de lado, pois isso irá facilitar a saída de possíveis secreções e evitar a aspiração de vômitos.

Não tente impedir os movimentos, não introduza qualquer objeto na boca da pessoa e não ofereça nenhum alimento ou bebida para ela, pois isto pode causar acidentes tanto para a pessoa que está tendo a crise, quanto para a pessoa que está tentando ajudar.

 

O estresse emocional pode levar a pessoa a ter uma crise de epilepsia?

VERDADE. O estresse é um dos principais fatores que desencadeiam uma crise epiléptica. Outros fatores muito comuns são a privação de sono, ficar muito tempo sem comer ou dietas radicais que podem levar a alterações metabólicas como hipoglicemia (baixa de glicose no organismo) e/ou hiponatremia (baixa de sódio no organismo).

 

Toda convulsão é epilepsia?

MITO. Qualquer pessoa pode ter uma crise convulsiva, pelo menos uma vez na vida e não ser epiléptica. Geralmente, estas pessoas apresentam crise durante um quadro infeccioso, ou uma alteração metabólica, ou até mesmo durante um trauma na cabeça. Neste caso chamamos isto de crise convulsiva sintomática. 

 

Epilepsia é uma doença mental?

MITO. A epilepsia é uma doença neurológica com causa geralmente muito bem definida (estrutural, genética, infecciosa e outras), fazendo com que o paciente apresente crise epiléptica quando há alteração na passagem de informação entre os neurônios. As doenças mentais são de natureza psiquiátrica, e geralmente não causam lesões estruturais no cérebro.

 

 Dra. Natália Longo – médica neurologista e neurofisiologista graduada em medicina pela Universidade Federal do Pará. Residência médica de neurologia clínica na Santa Casa de São Paulo. Título de especialista em Neurofisiologia pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC). Fellowship no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) em neurofisiologia com ênfase em epilepsia, eletroencefalograma e videoeletroencefalograma.

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