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quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

A importância da educação financeira durante uma crise econômica

Thiago Martello, especialista em educação financeira, relata os principais pontos de atenção para quem quer ter uma vida financeira mais organizada

 

A educação financeira não costuma ser um assunto recorrente entre os brasileiros, com o País ocupando a 74ª colocação no ranking de acordo com o levantamento da S&P (Standard and Poor’s), agência de rating reconhecida mundialmente. A pesquisa, realizada em 2014 envolvendo 144 países, ainda aponta que as primeiras colocações são ocupadas por países extremamente desenvolvidos, como Noruega, Dinamarca e Suécia, que possuem grande riqueza e apostam na formação financeira de seus cidadãos.

De acordo com Thiago Martello, fundador da Martello Educação Financeira, manter a saúde financeira em dia pode trazer vários benefícios importantes. “A falta de preocupação financeira resulta em mais saúde e qualidade de vida, tanto física quanto emocional. Fortalece a estrutura familiar e auxilia no planejamento de ações para o futuro, como aposentadoria digna e tranquilidade na terceira idade. Além disso, existe a facilidade para cobrir despesas imprevistas ou emergências”, pontua.

Para o educador, existem diversos motivos para a escassez de planejamento financeiro por parte dos brasileiros, sendo que o principal erro é a percepção equivocada de valores ganhos e gastos, fato conhecido como um viés comportamental dentro da psicologia econômica, intitulado de “contabilidade mental”. “Não saber administrar as entradas e saídas mensais é um problema enorme, por isso, as pessoas acabam ficando no vermelho ou criam uma bola de neve de dívidas”, explica.

A inflação do Brasil também é um ponto que desfavorece a organização do dinheiro, afinal, impacta diretamente o poder de compra de consumidores pela desvalorização da moeda, interferindo nos preços de produtos e serviços no país. Além disso, esse fenômeno afeta também os ganhos reais de empreendedores e investidores do mercado que investem na região.

A pandemia contribuiu negativamente para este cenário e, segundo dados divulgados pela Serasa Experian, cerca de 60 milhões de brasileiros estão em situação de inadimplência.

Martello afirma que a organização necessária para sair do sufoco pode ser cansativa, com aplicativos e planilhas que obrigam um preenchimento metódico de todos os gastos efetuados. “Diante de uma vida corrida e atarefada, onde existem tantas outras prioridades, é improvável que se consiga operacionalizar esses registros de forma sistemática e frequente”, analisa.

O especialista em investimentos relata que existem recursos que facilitam essas práticas, inclusive, oferecidas pela própria Martello. “O objetivo é ensinar as pessoas a usarem totalmente, e da maneira correta, os recursos que o mercado já disponibiliza. Com isso, se tira proveito para que a organização financeira aconteça automaticamente e em tempo real. Ao passar por essa etapa, somos apresentados a uma forma de equilíbrio que impõem travas, com o intuito de não extrapolar o orçamento. Tudo isso é adequado à realidade e prioridade de cada pessoa ou família”, comenta Martello.

Imprevistos para quem não possui educação financeira podem ser extremamente perigosos, chegando ao ponto de afetar contas básicas como luz, gás, água, combustível e até mesmo alimentação.

Para o empreendedor, a educação financeira é um tema de suma importância e deve fazer parte do cotidiano educacional de cidadãos pelo Brasil inteiro. “Em uma esfera mais ampla, a falta de organização com o dinheiro impacta diretamente no cenário econômico, na geração de riqueza do País, desigualdade social, segurança e índice de desenvolvimento humano. No longo prazo, a tendência de uma sociedade sem educação financeira é se tornar cada vez mais pobre, com maior distância entre classes sociais. Isso causa problemas como aumento do índice de criminalidade, violência e abandono familiar”, finaliza.

 

Martello Educação Financeira

martelloef.com.br 

 

Thiago Martello - Apaixonado por finanças, Thiago Martello é administrador de formação, pós-graduado pela FGV, especialista e agente autônomo de investimentos, além de atuar como educador e planejador financeiro desde 2015. Ele começou a trajetória aos nove anos, vendendo balas no farol perto de casa e hoje já mudou a vida de mais de mil pessoas com uma metodologia exclusiva, simples e divertida e que transformou a vida de muitas famílias. Com bom humor, ele mostra que é possível organizar as contas de forma prática e dar uma “martellada” definitiva na desordem financeira.

https://martelloef.com.br/  

https://www.youtube.com/c/MartelloEF


Os desafios para o mercado foodservice em 2022


Após quase dois anos de muita incerteza, temos visto o setor de foodservice, um dos mais afetados pela crise pandêmica e econômica, se recuperar. Alguns dados recentes divulgados por entidades do segmento mostram esse movimento e trazem maior otimismo para a atividade neste ano. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), pela primeira vez desde o início da pandemia, estabelecimentos com lucro superaram os com prejuízo, entre dezembro e janeiro. Outra pesquisa, realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), aponta que, após cair 24% em 2020, a participação do foodservice nas vendas da indústria de alimentos e bebidas cresceu 26% em 2021, somando faturamento de R$ 176,3 bilhões. Com a população vacinada e os os encontros em grupos com familiares e amigos voltando gradualmente ao normal, o setor vive agora a expectativa de uma retomada mais robusta, que ao mesmo tempo vem cheia de desafios.

 

No que diz respeito ao atendimento em espaços físicos de bares e restaurantes, sem dúvida, a tecnologia é uma das ferramentas mais indispensáveis para empreendedores que pretendem conceder maior praticidade e segurança aos frequentadores. Por isso, é necessário, mais do que nunca, digitalizar e automatizar os serviços e operações. Além de ajudar a trazer mais eficiência e personalização no atendimento e deixar o cliente mais confortável para escolher o seu pedido e visualizar as promoções, a digitalização possibilita que os estabelecimentos atuem com uma equipe um pouco mais enxuta, otimizando o atendimento dos consumidores.

 

Para os donos de bares e restaurantes, também é imprescindível estar atento às novas tendências de vendas. Neste ano, o investimento em marketing digital para atração e retenção dos clientes será tão importante quanto contratar um contador para cuidar das atribuições fiscais e financeiras do negócio. Isso porque a potencialização dos canais prioritários, realizada de forma estratégica, pode ajudar a trazer tráfego ao estabelecimento, permitindo que o empreendedor não se torne refém dos marketplaces.

 

Outro ponto de extrema importância é o Customer Centric, que apesar de ser um termo já batido, se torna novamente uma prática indispensável, até porque é preciso sempre ouvir o consumidor, afinal, são eles quem fazem um negócio acontecer. Portanto, entender as mudanças de comportamento é essencial para criar ações e estratégias direcionadas a essas novas necessidades. Basicamente, hoje o consumidor deseja ter boas experiências, quer ser atendido pelo canal onde tem maior familiaridade (normalmente os digitais) e busca serviços ágeis e de qualidade.

 

Além disso, com os aumentos nos preços dos alimentos e bebidas nos últimos meses, investir na engenharia do cardápio se torna fundamental para os estabelecimentos reterem os clientes. Uma estratégia eficiente para não repassar integralmente os custos da inflação aos clientes, é colocar força na venda de itens do cardápio que tragam maior margem e repaginar outras opções no menu, tornando-as mais rentáveis na operação.

 

Sem dúvida, os restaurantes que seguirem essas estratégias e incorporarem tecnologias como aliadas do negócio tendem a se sobressair e ganhar relevância no mercado. 2022 tem tudo para ser o ano da virada do foodservice. 

 

Felipe Maia Lo Sardo - CEO da Goomer, startup que oferece soluções digitais para bares e restaurantes e tem a missão de apoiar o setor de foodservice em sua transformação digital. Engenheiro de Controle e Automação, há 7 anos fundou a Goomer com o propósito de ser o braço direito de tecnologia dos restaurantes no atendimento, vendas e relacionamento com os clientes.


Indra prepara os blindados europeus do futuro para se impor nos cenários digitais

A solução vai potencializar a consciência situacional e permitir aos blindados operar em rede como um sistema de sistemas, multiplicando a inteligência, agilidade e coordenação 

 

A Indra, uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria, coordena dentro do programa FAMOUS (European Future Highly Mobile Augmented Armoured Systems), que lidera a empresa Patria, o design do Sistema de Missão que permitirá aos blindados europeus da próxima geração impor a sua superioridade no campo de batalha digitalizada, no qual o controle sobre os dados e a informação é o principal.

Somente os exércitos que fazem uso das tecnologias mais avançadas, baseadas na inteligência artificial, a hiperconectividade, a nuvem de combate e o uso de sensores de nova geração, poderão intervir neste tipo de cenário.

O programa FAMOUS, que participam 19 empresas europeias, aborda o design de arquitetura e firmará as bases para o futuro desenvolvimento e fabricação de um offroad e um veículo blindado rápido com rodas para infantaria, que poderiam entrar em operação no final desta década e que estarão dotados de tecnologias inovadoras.

A Indra trabalha na arquitetura eletrônica e lidera, além disso, o desenvolvimento do Sistema de Missão, dentro de um projeto no qual participam as empresas Nexter, Cybernetica, Savox, e LMT. Este sistema é o ‘cérebro de bordo’ que oferecerá ao veículo a consciência situacional e a capacidade para interoperar em tempo real com outras plataformas e soldados pelo terreno. “Operarão em rede, formando um autêntico sistema de sistemas e trocando dados com outras plataformas de forma contínua. Esta coordenação, este trabalho em equipe, é o que multiplica a inteligência e eficácia”, destaca a Indra.

O sistema de missão fará uso da inteligência artificial e a realidade virtual e aumentada para apresentar para a tripulação a informação tática, mostrando de forma contextual dados sobre a posição do adversário, ameaças detectadas ou avanço de unidades próprias e aliadas. “Trata-se de apoiar a tomada de decisões para elevar ao máximo a precisão, aproveitando uma visão que é construída a partir de dados recolhidos por múltiplas plataformas e soldados espalhados por todo o local de operações”, observam.

O nível de inteligência que oferece esta capacidade facilita uma coordenação quase perfeita, algo especialmente crítico em conflitos assimétricos ou híbridos, nos quais o adversário tenta passar despercebido. A Indra aponta que as táticas militares estão sofrendo uma importante mudança com a chegada desses novos sistemas: “uma plataforma adiantada pode facilitar dados de forma imediata para veículos que avançam por outro ramo, oferecendo uma grande vantagem e a possibilidade de surpreender o adversário, por exemplo”.

Esta tecnologia também permitirá aos veículos se moverem junto com plataformas terrestres ou aéreas não tripuladas, que oferecerão apoio e abrirão caminho para evitar ataques com artefatos explosivos improvisados.

A equipe liderada pela Indra assegurará a completa integração de todos os sistemas de defesa eletrônicos, sobrevivência, comunicações e sensores do veículo colocando cada dado a serviço da missão. “Para a tripulação, todas essas melhoras são traduzidas em um maior controle da situação, menor grau de complexidade e mais segurança”, destacam.

A cibersegurança é outro dos fatores que mais estão sendo cuidados desde as primeiras fases do design. Com isso, se certifica a máxima resistência do veículo frente a este tipo de ataque.

Todo o desenvolvimento estará baseado, além do software aberto, em um núcleo que poderá ser adaptado a diferentes veículos de forma simples. Este tipo de subsistemas – entre os quais se encontra o próprio sistema da missão – será adaptável tanto para veículos com anos de serviço como para os modelos mais modernos. Poderiam ser convertidos, desta forma, em um padrão para os blindados europeus, oferecendo economia em futuros desenvolvimentos, fornecimentos ou modernizações.

O objetivo é dotar os veículos com soluções mais avançadas e poder incorporar as tecnologias que vão surgindo de forma simples. “Nos preparamos para uma carreira na qual haverá a integração de novos sistemas de forma cada vez melhor e mais rápida”, acrescenta a empresa.


 O domínio dos dados

Operar de forma coordenada e simultânea em todos os domínios da defesa: T          erra, Mar, Ar, Ciberespaço e Espaço. Esse é um dos grandes objetivos que a defesa tem para responder a ameaças futuras.

Os sistemas de missão são um dos elementos sobre os quais é constituída esta capacidade, junto com os sistemas de gestão do campo de batalha (BMS). Estes equipamentos permitem interconectar sistemas, sensores e dispositivos para troca de informação entre eles e com o comando. A Indra está implantando o sistema de missão nos veículos 8x8 Dragão do Exército de Terra espanhol e equipou centenas de veículos do Exército de Terra com sistemas BMS.

E empresa trabalha paralelamente com seus superiores para iniciar operações de multidomínio e lidera o que é o projeto mais ambicioso impulsionado pela União Europeia neste terreno: o desenvolvimento do Sistema Estratégico de Comando e Controle para Missões e Operações Conjuntas de Segurança e Defesa (ESC2). Também trabalha no desenvolvimento da Plataforma Europeia para a Ciberconsciência Situacional (ECYSAP) que será encarregada de identificar e avaliar riscos associados ao plano tecnológico de qualquer operação e estimar a propagação e possível impacto de um ciberataque, oferecendo chance de resposta.

 

 

Indra

www.indracompany.com

 

Metaverso: "Big bang" digital

Praticamente a cada 10 anos, as plataformas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) passam por uma mudança de paradigma. Na década de 1990, foi a comunicação do PC; nos anos 2000, a web, e na década de 2010, os smartphones. Já nos anos 2020, o novo paradigma é o Metaverso.

Metaverso é um ambiente virtual 3D e forma social que integra uma variedade de novas tecnologias. Ele fornece uma experiência imersiva baseada na tecnologia de Realidade Aumentada, cria uma imagem espelhada do mundo real com base na tecnologia de gêmeos digitais, constrói um sistema econômico baseado na tecnologia blockchain, e integra firmemente o mundo virtual e o mundo real nos sistemas econômico, social, cultural, jurídico e de identidade.

Uma multitecnologia norteada pelas noções de sociabilidade, temporalidade e hiperespaço. Nela, o 5G e 6G são a base de comunicação, e a Internet das Coisas (IoT) desempenha um papel vital na infraestrutura de rede. Nesse contexto, tecnologias de gestão e gerenciamento de recursos, energia e sessões são essenciais. E as tecnologias comuns fundamentais incluem Inteligência Artificial (IA), consistência espaço-temporal, segurança e privacidade.

Algoritmos de IA são a chave para conectar o mundo virtual e o mundo real. Os três elementos da IA – dados, algoritmos e poder de computação – são essenciais no estabelecimento e desenvolvimento do Metaverso. Tecnologias imersivas de Realidade Estendida (XR), como Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR), Realidade Mista (MR) e somatossensorial, proporcionam aos usuários as mesmas sensações visuais e auditivas que no mundo real.

A consistência espaço-temporal é uma característica fundamental. A forma final do Metaverso é o continuum espaço-tempo digital paralelo, que não se detém na construção de um espaço digital estático, mas de um espaço virtual que evolui paralelamente ao mundo real dinâmico. Portanto, dados espaço-temporais consistentes são críticos para o mapeamento entre o mundo real e o Metaverso, como sincronização de tempo, posicionamento de alvo, registro espacial e de tempo.

A segurança e a privacidade dos dados do usuário são dois dos maiores problemas do mundo. Com o Metaverso, a quantidade e riqueza de dados pessoais coletados não tem precedentes. Por isso, é muito provável que várias empresas e instituições optem por trabalhar juntas para construir um ou mais Metaversos, com a intenção de coordenar e interagir dados entre esses diferentes mundos virtuais, e garantir proteção das informações. Gerenciamento de ativos digitais, como avatares, também pode significar grandes desafios na proteção dos usuários contra cópias digitais. Em contrapartida, pesquisas sobre autenticação de acesso de usuários, consciência de situação de rede, monitoramento de comportamento perigoso e identificação de tráfego anormal fornecem referências que estão sendo realizadas para otimizar a segurança e a privacidade. 

Importante lembrar que o surgimento do Metaverso não substituirá as relações sociais reais pelas relações sociais virtuais, mas trará um novo tipo de relacionamento, em que online e offline estarão integrados. Ao estudar o comportamento humano e as relações, a computação social prevê uma lei de operação e, também, tendências de seu desenvolvimento futuro.

A integração do espaço social físico com o espaço social virtual requer o mapeamento contínuo das interações sociais e eventos no mundo social-virtual. Também, deve atender aos requisitos de realismo para que os usuários se sintam emocionalmente imersos no mundo virtual: ubiquidade, acessível em vários dispositivos e locais e com avatares conectados durante as transições; interoperabilidade, para empregar padrões que permitam ao usuário se teletransportar sem problemas entre diferentes locais no Metaverso, sem desconexões e interrupções em sua experiência; e escalabilidade, capacidade de gerenciar o poder computacional de tal forma que um grande número de usuários possa interagir socialmente no mundo virtual.

O Metaverso tem um poder arrebatador antes nunca visto, e será amplamente utilizado em diversos campos, como educação, indústria, economia, smart city, medicina, arte, jogos, cultura, socialização, entre outros. O desenvolvimento da tecnologia impulsiona a transição da internet atual para o Metaverso, tornando tênue o limite entre ambientes físicos e virtuais. O futuro imersivo será mais interativo, incorporado, vivo e multimídia graças a dispositivos de computação poderosos e inteligentes. Mas, existem desafios a serem superados antes que o Metaverso se integre ao mundo físico e à realidade cotidiana.  

 

Débora Morales - mestra em Engenharia de Produção (UFPR) na área de Pesquisa Operacional com ênfase a métodos estatísticos aplicados à engenharia, inovação e tecnologia, especialista em Engenharia de Confiabilidade (UTFPR), graduada em Estatística e em Economia. Atua como Estatística no Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).


Carnaval é associado a festa por 19% dos brasileiros

COVID-19 impedirá que 82% dos foliões pulem carnaval este ano

 

Você sabe o que a Madonna, Will Smith e Tim Burton têm em comum? Todas essas celebridades já escolheram festejar o Carnaval no Brasil, referência internacional, o feriado atrai pessoas do mundo inteiro, mas o que o brasileiro planeja para a data com o cenário atual não é claro, por isso a MindMiners, pesquisa de tecnologia em pesquisa, realizou um estudo para entender a comemoração. As respostas são interessantes, visto que 58% dos foliões esperam descansar no feriado

 

Os brasileiros associam o feriado à festa, e 20% dos foliões viajam na data, desses 38% da classe A contra 11% da classe C, a maioria dos viajantes (21%) possui idade entre 25 e 30 anos. As viagens internacionais são poucas, apenas 10% considera viajar para outro país.

 

Quando perguntados o que fariam no carnaval, 57% responderam que ficaram em casa para descansar: 35% assistindo série ou filme e 12% irão fazer tarefas domésticas. Até mesmo os foliões que irão festejar, 58% afirmam que descansar é essencial no carnaval

 

O ritmo é de descanso, a maioria dos respondentes afirma esse ser o maior benefício do feriado, em segundo lugar o benefício é justamente ser o maior feriado do ano e na terceira posição consta a folia, curtição e festa. 

 

E, quais são os principais pontos negativos?

Em primeiro lugar a falta de segurança: Roubos e furtos, empatados na segunda posição foram apontados assédio sexual e sujeira e poluição nas cidades.

 

Os desfiles de carnaval possuem grande cobertura da mídia tradicional, mas não agradam muito os brasileiros, apenas 35% afirmam gostar de acompanhar o evento, 60% dos que gostam dos desfiles moram no Sudeste e 53% afirmaram acompanhar somente pela televisão. 

 

Em anos anteriores os carnavais de rua tornaram-se populares, entretanto 52% dos respondentes nunca foram a um. Sobre as comemorações, as festas privadas estão ainda menos populares este ano - 61% afirmam não ter intenção de ir em alguma este ano. Entre os respondentes que afirmaram ir em blocos de carnaval, 88% afirmou ir em blocos da sua cidade, 54% gostam da música e 45% de poder se fantasiar e se expressar sem ser julgado

 

Marcas e Carnaval 

As marcas investem fortemente na data, empatados em primeiro lugar na cabeça dos consumidores estão Brahma e Skol. 39% dos foliões afirmam gostar quando as marcas distribuem itens de proteção pessoal como protetor solar e 38% gostam de receber kits das marcas. 


Qual o nível de responsabilidade que as marcas têm sobre a conscientização dos consumidores?

87% dos brasileiros afirmam que as marcas são sim responsáveis socialmente durante a festa: 50% totalmente responsáveis e 37% parcialmente responsáveis. Entre essas responsabilidades, 47% afirma que as marcas são parcialmente responsáveis por conscientizar o consumidor acerca de causas importantes como LGBTQIA+, feminismo e acessibilidade. Já 52% afirmam que as marcas são totalmente responsáveis por fornecer opções alternativas de descarte do lixo. 

 

Carnaval e COVID-19


 82% não irão aproveitar e festejar o carnaval de nenhuma forma, dado que os desfiles e blocos foram cancelados, a principal razão é por não se sentirem seguros para isso - 87%. Os respondentes que se sentem seguros, se sentem graças à vacina e por uso obrigatório de máscara em locais públicos. Já o que faria os que não sentem segurança sentirem? 66% afirmam que é impossível se sentir seguro no cenário atual da doença e 26% se sentiriam melhor se todos os participantes estivessem vacinados. 

 

O ano de 2023 também não possui muita expectativa de comemoração, 49% não acreditam que a situação estará melhor no próximo ano e 45% afirma que não participará de nenhuma comemoração no ano que vem. 

 

 MindMiners - empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital.


Sem celebrações de Carnaval, Brasil deve ter aumento nas vendas online

Especialista explica como a transformação digital acelerou em tempos de pandemia

 

O Carnaval deste ano foi cancelado ou suspenso em 24 capitais e no Distrito Federal, por causa do aumento no número de casos de Covid-19 no Brasil e do avanço da variante Ômicron. Até as celebrações mais tradicionais, como o Carnaval de Salvador, foram canceladas. Os desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro foram remarcados para o feriado de Tiradentes, em 21 de abril. 

Com as pessoas em casa e o chamado “empurrão da pandemia”, as vendas online têm disparado no Brasil. O e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, totalizando mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior, segundo levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce brasileiro.  

“O fato é que a transformação digital é um caminho sem volta, considerando que a tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia. A grande vantagem da digitalização é a eliminação de intermediários e isso significa benefícios para o consumidor, que passa a ter total controle sobre suas decisões de compra. Já para as empresas, entregar rapidamente e com qualidade é indispensável na conquista de novos clientes”, explica o engenheiro, especialista em logística e Presidente do Conselho de Administração da Pathfind, Antonio Wrobleski.  

Mas, será que o Brasil suporta esse crescimento tão rápido do mercado online? Antonio explica que o varejo online continua com tendência de crescimento, mesmo após a flexibilização das restrições devido à pandemia e a retomada gradual do comércio físico. “Quem não se adaptar a isso, vai ficar para trás. O futuro chegou mais rapidamente graças à Covid-19 e não há como retroceder”, concluiu.  

 


Antonio Wrobleski - presidente do Conselho de Administração da Pathfind. Engenheiro, com MBA na NYU (New York University), também faz parte do Conselho da BBM Logística e é sócio da Awro Logística e Participações. Ele foi presidente da Ryder no Brasil de 1996 até 2008, em 2009 montou a AWRO Logistica e Participações, com foco em M&A e consolidação de plataformas no Brasil. Foi Country Manager na DHL e Diretor Executivo na Hertz.

5 motivos para estabelecer Estabilidade Emocional na sua empresa

 66,3% das empresas estão preocupadas com a saúde mental dos colaboradores, segundo pesquisa

 

Ações de Marketing de Incentivo influenciam para o alcance da estabilidade emocional na sua empresa. (Imagem: Freepik).


Ter uma estabilidade emocional no trabalho é essencial para obter uma carreira promissora e ser feliz no dia a dia. Nos últimos dois anos, a pandemia nos fez adaptar nossas rotinas e fez as empresas implantarem novos formatos de trabalho (como o sistema híbrido ou 100% home office). Todo este cenário impactou na vida das pessoas de todo o mundo principalmente na saúde mental. 53% dos brasileiros declararam que o bem-estar emocional piorou um pouco ou muito no último ano, conforme pesquisa do instituto Ipsos (empresa de pesquisa e de inteligência de mercado), encomendada pelo Fórum Econômico Mundial e cedida à BBC News Brasil. 

Uma saúde mental equilibrada influencia no ritmo de trabalho, produtividade, e no melhor convívio com os colegas e gestores. Por isso, muitos gestores estão em busca de criar um clima organizacional mais saudável e estão dando a devida atenção às questões emocionais do time. Segundo a pesquisa do HUBRH+ABPRH (Associação Brasileira de Profissionais de RH) feita através de uma entrevista com profissionais de recursos humanos (mais de 500 funcionários), 66,3% das empresas estão preocupadas com a saúde mental dos colaboradores, sendo um dos principais desafios das empresas no momento pós-pandemia.

 

A eficiência de um profissional pode ser alcançada com a união de um acompanhamento médico (clínica psicológica) e por ações de Marketing de Incentivo. Afinal, quando os colaboradores são reconhecidos pelas suas performances isso impacta diretamente no bem estar mental. Trabalhador feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação aos outros, de acordo com um estudo, de 2019, da Universidade da Califórnia.


 
Rodolfo Carvalho, CEO da Incentivar, ressalta que com uma boa saúde mental, um colaborador se sente mais motivado em realizar o seu trabalho e influencia positivamente, o ambiente organizacional e as pessoas ao seu lado. “Empresas que priorizam entender o psíquico do seu time e buscam reconhecer o desempenho da equipe com base em um software de incentivo, em que o favoritismo não existe, e que a meritocracia é praticada, só tem a crescer em 2022", evidencia Carvalho que tem experiência de mais de 10 anos em Marketing. 

Um time com boa saúde mental terá uma alta performance para impulsionar os negócios, e tem a tendência de desenvolver características como competência, expertise e comprometimento nas suas tarefas. 

Muitas empresas estão reconhecendo a importância de manter a estabilidade emocional no ambiente interno de trabalho. Pesquisa da consultoria WTW (Willis Towers Watson) apontou que, de 2015 para 2021, houve um aumento de 33% no interesse das empresas em implantar ações de saúde e bem-estar na rotina de seus colaboradores. 

O especialista Rodolfo Carvalho, da Incentivar, cita 5 motivos para a sua empresa implantar a Estabilidade Emocional em 2022:

1- O trabalho em equipe melhora, logo o clima organizacional também;

2- Aumenta a sinergia entre colaboradores e gestão no foco do crescimento da empresa;

3- Diminui o turnover;

4- Os colaboradores terão mais acesso a estabilidade emocional fora da empresa (A empresa pode fazer parcerias com clínicas de psicanálise para tornar os preços mais justos) e o estado emocional do time ser refletido no convívio empresarial;

5- Aumenta o sentimento de pertencimento pela empresa.
 

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Rol taxativo e exemplificativo: Entenda a discussão que pode limitar o acesso a tratamentos em planos de saúde

Julgamento aconteceu na quarta-feira (23) e, após pedidos de revisão foi adiado; atualmente o convênio deve realizar tratamentos gratuitos fora da lista da ANS 

 

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) suspendeu na última quarta-feira (23) o julgamento sobre os limites de uma lista de tratamentos que devem ser bancados pelos planos de saúde. A discussão em pauta era decidir se a lista de tratamentos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) é exemplificativa, ou seja, que permite a entrada de novas terapias, ou taxativa, restrita e sem possibilidade de mudança até a atualização da relação.

Apenas dois dos nove ministros apresentaram seus votos: a Nancy Andrghi, a favor da exemplificativa e o relator Luis Felipe Salomão, a favor da taxativa. O adiamento ocorrei após pedido de mais tempo para analisar o tema e uma nova sessão deve ocorrer em até 90 dias. 

A discussão ganhou mais repercussão na mídia após figuras públicas demonstraram indignação e serem contrárias ao rol taxativo. O apresentador Marcos Mion fez um vídeo que viralizou nas redes sociais onde se dizia contra a decisão de limitar o acesso a tratamentos fora da lista da ANS: “Dependendo do resultado desse julgamento, a gente vai ter um aumento nas negativas por parte dos planos de saúde, o que é extremamente revoltante e preocupante”, disse Mion em sua conta no Instagram. O apresentador é um ativista pela causa dos autistas e seu filho adolescente, portador do espectro autista, dá nome à Lei Romeo Mion, que cria a carteira de identificação das pessoas com essa condição. 

Confira alguns exemplos de tratamentos médicos que podem ser negados se o rol taxativo e limitado for aprovado:

  • Integração sensorial para crianças autistas ou com paralisia cerebral
  • Análise do Comportamento Aplicado (ABA), para autismo e paralisia
  • Metodologia Cuevas, para autismo e paralisia
  • Tratamentos realizados em “home care”
  • Limitação de quantidades e tempos de duração de tratamentos já aceitos, como quimioterapias contra o câncer

O rol da ANS de tratamentos que possibilitam a gratuidade da aplicação é atualizado a cada seis meses, porém em situações solicitadas, apresentando um laudo médico, podem ser aplicadas terapias não inclusas na lista. A aprovação do rol taxativo vai inibir qualquer interferência, favorecendo a cobrança dos planos de sáude sobre os tratamentos não inclusos na ANS. 

 

Instituto ABAcare contra o rol taxativo

O instituto ABAcare atende pacientes com atrasos no desenvolvimento intelectual, de linguagem, e também capacitação e consultoria para as pessoas envolvidas com esse público. A organização é referência nacional em aplicação da terapia ABA em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

As diretoras do instituto Profa. Dra. Giovana Escobal e psicóloga Dra. Dafne Fidelis, se posicionam contrarias ao rol taxativo. “A limitação dos tratamentos que não estão inclusos na lista da ANS pode afastar pais e crianças que necessitam de terapias essenciais para o desenvolvimento social” reforça a Dra. Giovana. “Dependendo da situação do paciente, esperar seis meses para uma atualização e uma possível inclusão do tratamento na lista, pode ser tempo demais e pode trazer danos irreversíveis”, conclui a psicóloga Dra. Dafne Fidelis.

5 maneiras de evitar golpes em apps de delivery

Pexels
Golpes desse tipo cresceram 186% na pandemia, segundo o Procon de São Paulo. Especialista orienta cuidados ao fazer pedidos e pagamento

 

O uso de aplicativos de delivery aumentou durante a pandemia da Covid-19. Segundo uma pesquisa da agência Edelman, promovida pelo PayPal, o número de pessoas que pedem delivery uma vez por semana saltou de 40,5% para 66,1% nesse período. Já o número de clientes que solicitam delivery todos os dias, aumentou de 14,2% para 22,1%.

 

Apesar de ser um serviço que economiza tempo e traz praticidade para o consumidor, é preciso tomar alguns cuidados na hora de utilizar os aplicativos, para não cair em golpes. Uma pesquisa do PROCON- São Paulo revela que golpes desse tipo cresceram 186% na comparação entre 2020 e 2021 e o prejuízo total chega a mais de R$1,3 milhão.

 

“A facilidade dos aplicativos deixa as pessoas muitas vezes desatentas e sujeitas a caírem nessas situações. O golpe pode acontecer de diversas maneiras, por maquininhas falsas, entregadores mal-intencionados, entre outras coisas. Pesquise antes sobre o aplicativo e desconfie de tudo que fuja do normal”, destaca Artur Rosa, CTO da Liuv, startup de soluções digitais para bares e restaurantes.

Para evitar cair em golpes, Artur Rosa orienta 5 cuidados ao usar apps de delivery:

 

1- Não compartilhe dados

É necessário preencher algumas informações na hora de fazer o cadastro no aplicativo, mas desconfie sempre quando é pedido algo além do comum, como por exemplo o entregador solicitar senha e CPF na hora da entrega do pedido. O documento é necessário para plataforma de delivery, porém o entregador não deve ter acesso a esse tipo de informação.

 

2- Fique atento ao entregador

Quando for receber a comida, verifique a identificação que a plataforma de delivery faz do entregador, caso as informações não batam, não aceite e não pague pela mercadoria.

 

“Cuidado também com filmagens durante a entrega. Verifique se o entregador não está filmando os dados do seu cartão enquanto você paga”, recomenda o CTO.

 

3- Desconfie de ofertas

Alguns estabelecimentos, para conquistar clientes, fazem promoções, mas verifique com atenção se são ofertas confiáveis. Antes de efetuar a compra, pesquise sobre o estabelecimento na internet ou na plataforma de delivery e verifique avaliações de outros clientes. Se encontrar reclamações não solucionadas, acenda o sinal de alerta.

 

4- Verifique a maquininha

Um dos meios de pagamento mais comuns é a maquininha, mas são muitos os golpes envolvendo-a. Não faça nenhum pagamento caso o visor esteja danificado. Pode ter sido colocado um valor maior que o real.

 

“Caso você opte por pagar na entrega, sempre fique atento às máquinas de cartão. Se tiver algum sinal danificado e o visor estiver embaçado, impossibilitando visualizar dados, não efetue o pagamento”, sugere Artur Rosa.

 

5- Preste atenção em taxas

Não faça pagamento de taxas extras. Nenhum valor a mais deve ser cobrado na hora de receber o pedido, a não ser que você queira dar uma gorjeta ao entregador. 

“Nunca aceite pagar uma taxa extra que não foi acordada previamente dentro da plataforma. Caso ocorra esse tipo de situação, comunique imediatamente à plataforma e ao restaurante, para que medidas sejam tomadas”, finaliza o especialista.

 


Liuv - foodtech que tem como missão ajudar donos de estabelecimentos do ramo de food service, como bares, restaurantes e baladas, por meio de soluções digitais.


ENEL DISTRIBUIÇÃO SÃO PAULO: O QUE ABRE E FECHA NO FERIADO DE CARNAVAL

        Lojas de atendimento em toda área de concessão estarão fechadas na segunda (28) e terça-feira (01), retornando na quarta-feira, ao meio-dia

 

        Canais digitais funcionam normalmente e são uma opção para entrar em contato com a distribuidora

  

As lojas de atendimento da Enel Distribuição São Paulo em toda área de concessão estarão fechadas durante o feriado de Carnaval, dias 28 de fevereiro e 1º de março, retornando na Quarta-Feira de Cinzas, 02, a partir do meio-dia. 

Os clientes terão à disposição os canais de atendimento para registrarem as suas solicitações. Os consumidores podem entrar em contato com a companhia por meio da Agência Virtual (https://www.enel.com.br/ptsaopaulo), do aplicativo Enel SP, disponível gratuitamente para iOS (https://apple.co/2VpYh8q) e Android (http://bit.ly/2VmOsIj), do WhatsApp Elena (2199601-9608) e do Call Center (0800 72 72 120 – atendimento comercial – e 0800 72 72 196 – atendimento emergencial).

 

Prestação de serviço 24h:  

                  Central de Atendimento Comercial (0800 72 72 120): Negociações, consulta de débito, segunda via de conta, religação, pedido de novas ligações, débito automático, oscilação de voltagem, consumo elevado e suspensão do fornecimento de energia. 

 

                  Central de Atendimento de Emergência (0800 72 72 196): Informações sobre falta de energia, casos de fios partidos, postes ou problemas na rede de distribuição.

 

                  Os clientes podem ainda falar com a Enel SP por meio do WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608. A atendente virtual Elena atende e oferece serviços como falta de energia, consulta de débitos e envio de 2ª via da conta, além de tirar dúvidas sobre as perguntas mais frequentes.

 

Unidades do Poupatempo estarão fechadas durante o feriado de Carnaval

Serviços presenciais estarão suspensos na segunda (28/2) e terça-feira (1/3); postos voltam a funcionar normalmente, mediante agendamento, na quarta-feira (2/03), após às 12h

 

Os postos do Poupatempo estarão fechados para o atendimento presencial nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. A medida atende ao decreto que estabeleceu ponto facultativo nas repartições públicas do Estado na segunda e terça-feira de Carnaval, e a retomada do expediente após às 12h da Quarta-Feira de Cinzas.  

No dia 2 de março, às 12h , todas as unidades voltam a funcionar habitualmente para o atendimento presencial, mediante agendamento prévio de data e horário. 

O agendamento pode ser feito pelos canais digitais do programa, onde também estão disponíveis mais de 190 serviços eletrônicos, para que o cidadão acesse quando e onde quiser. Entre as opções mais procuradas, estão a renovação da CNH, Carteira de Trabalho Digital, Seguro-desemprego, licenciamento de veículos, carteira de vacinação da Covid-19, entre outros. Todos permanecem disponíveis para a população 24 horas por dia, sete dias por semana. Para acessar, basta baixar o aplicativo Poupatempo Digital, no celular, ou acessar o site do Poupatempo.  

Importante reforçar que os atendimentos nos postos do Poupatempo são realizados somente para serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como os de RG (primeira via e renovação com alteração de dados), transferência interestadual e mudança nas características de veículos, por exemplo.  


Mutirão de CNH 

No sábado, dia 26 de fevereiro, o atendimento nas 117 unidades do Poupatempo será normal. Durante o expediente será realizado o segundo dia do mutirão para renovação de CNH. Cerca de 9 mil vagas foram disponibilizadas para atendimentos e o agendamento (obrigatório) pode ser feito pelos canais eletrônicos (portal, app e totens de autoatendimento).  

Para saber os horários de funcionamento dos postos é só acessar o portal - www.poupatempo.sp.gov.br.


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