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segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Tendências e tecnologias para transformar o setor financeiro em 2022

O setor bancário vem buscando formas de sustentar a experiência adquirida durante a pandemia da Covid-19 para impulsionar a transformação digital, por meio da utilização intensiva de programas de inovação, convergência com outras indústrias, Open Finance, mudanças regulatórias e significativas transformações culturais, levando-o a descobrir novos modelos de negócios, muito mais centrados no cliente e alinhados às demandas globais urgentes, como o ESG, por exemplo.

No entanto, não apenas as circunstâncias impostas pela pandemia foram responsáveis pelo processo de mudança no setor, mas também as agendas de inovação e simplificação regulatória dos Bancos Centrais ao redor do mundo, associadas à abundância de tecnologia disponível, que já vinham fomentando a transformação digital do mercado, consolidando cada vez mais o digital como um componente vital para o crescimento dos negócios.

Diante deste cenário de transformações e desafios, os investimentos do setor bancário brasileiro em tecnologia devem atingir a marca de R$ 30 bilhões em 2022, um crescimento de 11%, segundo a Fundação Getulio Vargas – FGV.

Mas quais são as tendências tecnológicas que devem marcar o ano de 2022 no setor financeiro? Veja abaixo as principais:



• A escalada da computação em nuvem flexível


A adoção de cloud será definida por uma abordagem mais técnica e abrangente, que contempla diferentes modalidades de nuvem: privada, pública, híbrida, virtual ou comunitária. Assim, os bancos possam aproveitar os benefícios de forma integrada, rápida e econômica, buscando adicionar serviços, produtos, canais e aplicações digitais.

A adoção de uma estratégia de nuvem flexível também é fundamental para o sucesso da iniciativa de Open Finance, visto que cada vez mais as instituições financeiras estarão integradas, não apenas entre elas, mas também com players de outras indústrias, criando grandes ecossistemas transacionais.


• Crescimento do Banking as a Service (BaaS)

Segundo estudo da Americas Market Intelligence (AMI), o mercado potencial de BaaS no Brasil deverá alcançar os US$ 15 bilhões até 2025. Essa tendência está amparada em uma projeção realizada por Bill Gates nos anos 90, dizendo que nós precisamos de serviços financeiros e não, necessariamente, de bancos.

O BaaS é um modelo de plataforma bancária regulamentada que permite às startups, fintechs e instituições que desejem operar transações no Sistema Financeiro Nacional (SFN)  estejam aptas a fazê-lo sem a necessidade de se desenvolver tecnologia própria.  É uma opção rápida e de menor custo para transacionar no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e para participantes indiretos no Sistema de Pagamento Instantâneo (SPI), permitindo o uso do PIX, por exemplo.

Por meio das plataformas BaaS, bancos podem monetizar seus produtos utilizando APIs consumíveis fora de seus canais próprios ou, simplesmente, ofertar toda a sua infraestrutura tecnológica num formato White Label, monetizando sua tecnologia e criando diversas outras entidades bancárias.



• Open Banking como uma oportunidade de negócios


O futuro é, sem dúvida, digital e interconectado. A criação de ecossistemas de serviços financeiros abertos, com experiências personalizadas e interconectadas, se tornará regra nos próximos anos. De acordo com o Gartner, "A economia das APIs facilitará o processo de transformação de uma empresa ou organização em uma plataforma. As plataformas potencializam a criação de valor ao cliente, pois permitem que os ecossistemas de negócios dentro e fora da empresa convirjam entre os usuários, facilitando a criação e/ou troca de bens, serviços e moeda, a fim de que todos os participantes possam obter valor."

O Open Banking empodera o usuário, na medida em que os dados estão sob seu poder. Somente com o consentimento explicito é que outras entidades poderão fazer uso dessas informações. A quebra de paradigma no setor bancário deve provocar uma profunda mudança no segmento de crédito, criando melhores opções aos tomadores de recursos financeiros.

Além de melhores condições de crédito, o Open Banking também é uma mola propulsora para melhoria da educação financeira da sociedade, visto que soluções de agregação de contas e de assistentes para finanças pessoais têm se proliferado no mercado.



• Aumento do investimento em privacidade, segurança de dados e cibersegurança

Há alguns anos, investimentos em segurança estavam entre as 5 principais prioridades dos executivos das grandes instituições financeiras, entretanto, este investimento não era uniforme em todas as indústrias. Até hoje muitas organizações não tratam a cibersegurança e a proteção de dados como investimento, o que pode custar caro. De acordo com uma pesquisa recente da IBM, que contou com 500 organizações globais e mais de 3.200 profissionais de segurança, o custo médio de uma violação de dados é de US$ 3,86 milhões. No mesmo estudo, as empresas entrevistadas que não tinham uma equipe de resposta a incidentes arcaram, em média, com US$ 5,29 milhões em custos por violações de dados. Já aquelas que contavam com uma equipe dedicada e estavam preparadas gastaram por volta de US$ 2 milhões.

As leis de proteção de dados e o Open Banking pressionam ainda mais o setor financeiro a investir em segurança cibernética e privacidade de dados. Além disso, a transição acelerada dos canais físicos para o digital, provocada pela pandemia que manteve fechados os pontos de atendimento presenciais, também trouxe enormes desafios em termos de segurança e proteção do consumidor, com expressivos aumentos em todos os tipos de fraudes.

Para evitá-los, é preciso automatizar controles, educar o consumidor e investir em tecnologia de ponta, capaz de monitorar, analisar e combater em tempo real não só a fraude digital, mas também operações com indícios de crimes financeiros.



• Hiper personalização de produtos e serviços: o cliente no centro

Os bancos tradicionais de varejo terão que se distinguir de seus concorrentes, fintechs, neobanks e big techs, para evitar redução de suas margens e perda de clientes, sob pena de se tornarem irrelevantes no mundo digital. A estratégia de atendimento centrada no cliente passa a ser fundamental para conquistar a confiança do consumidor digital. Segundo a milleniumdisruptionindex.com, 73% dos consumidores acreditam que seus bancos não promovem uma boa experiência de uso, quando comparados às bigtechs como Facebook, Google, Apple, entre outros.

A era da experiência está transformando o mundo dos negócios. O consumidor está cada vez mais exigente e demanda das marcas soluções personalizadas e de valor. Para responder a esse novo consumidor, cada vez mais empoderado e consciente, a hiper personalização de produtos e serviços tende a acelerar, criando uma onda de fusões e aquisições como forma de compor verdadeiros ecossistemas digitais.



• Início das Moedas Digitais Reguladas

O tema criptomoeda é bastante conhecido no mundo todo e, apesar de seu crescimento exponencial nos últimos anos, com o surgimento de diversos criptoativos para investimentos, pode-se dizer que ainda há uma certa desconfiança da sociedade em relação ao seu uso em escala como moeda para transações do cotidiano.

A falta de regulação das criptomoedas causa insegurança jurídica para os mercados, instituições e consumidor, inibindo a adoção em escala. Associado a isto, a ausência de entidades reguladoras impede a implementação de medidas de prevenção à lavagem de dinheiro, combate ao financiamento do terrorismo e definição de regras tributárias.

Em paralelo às discussões sobre regulamentação, os Banco Centrais pelo mundo vêm discutindo a criação de suas próprias moedas digitais (CBDC). Tais moedas possuem um potencial de melhorar a eficiência do mercado de pagamentos de varejo e de promover a competição e a inclusão financeira para a população ainda inadequadamente atendida por serviços bancários. A crise da pandemia evidenciou a importância de os instrumentos digitais de pagamentos chegarem aos segmentos mais vulneráveis e afetados da população.

O Banco Central Brasileiro vem trabalhando ativamente na implementação do Real Digital, com laboratórios de testes de ideias e inovações em pleno funcionamento. A expectativa é que o Real Digital seja lançado em 2024.

Por fim, podemos concluir que as expectativas dos consumidores estão aumentando num ritmo muito mais rápido do que a própria capacidade do setor bancário de se transformar digitalmente. É um processo que tende a se intensificar em 2022 e continuará avançado nos próximos anos. O céu não é o limite para as novidades que o setor financeiro, apoiado pela tecnologia, nos apresentará.

 

 

Flavio Gaspar - diretor de Produtos da Topaz, empresa do Grupo Stefanini especializada em soluções financeiras.

 

5 primeiros passos para começar um projeto social na sua comunidade

Com o início de um novo ano, muitas pessoas começam a repensar suas vidas e não há dúvidas de que é essencial ter um propósito. Muitas vezes, temos a vontade e a ideia do que queremos realizar, mas é difícil dar os primeiros passos. Caso o seu sonho seja iniciar um projeto social, o Instituto Devolver, organização sem fins lucrativos para apoiar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, lista os 5 primeiros passos para quem deseja dar o pontapé e tirar essa vontade do papel. 


Pesquise profundamente sobre a causa que pretende ajudar

Após ter muito bem definida qual a causa social que pretende apoiar, é importante pesquisar sobre as necessidades reais e como poderá contribuir para melhorar aquela situação específica. Por exemplo, se você pretende criar uma organização para apoiar moradores de rua, faça uma imersão na realidade dessas pessoas, entenda quais são as suas principais dores, dificuldades e necessidades. 


Faça um plano de ação realista

O plano de ação é essencial para indicar o caminho que deve ser percorrido para alcançar os objetivos do projeto, mostrando como as ações se relacionam e a ordem que acontecerão. É preciso definir a frequência e duração das ações, a quantidade necessária de pessoas para fazer acontecer, se precisará de algum profissional específico, entre outras questões. 


Planeje o seu orçamento

Com o plano de ação pronto, é necessário estimar os custos e despesas para iniciar o projeto, bem como o valor mensal para mantê-lo ativo de forma contínua. Nessa fase, é importante planejar se e como irá arrecadar fundos, por exemplo com a criação de uma vaquinha online, patrocínios de marcas ou captação de doações voluntárias. Cada projeto social terá suas características particulares de originação dos seus recursos orçamentários.


Regularize a sua instituição

Nesta fase, defina qual será o seu modelo de atuação: associação civil, fundação ou negócio social. Após, com o apoio de um advogado, será necessário registrar um estatuto social, e regularizar a sua instituição nas autoridades governamentais, como Receita Federal, Fazenda Estadual e Prefeitura.   


Mão na massa!

Com as quatro fases anteriores bem definidas e estruturadas, é hora de começar a trabalhar. Divulgue o seu projeto, procure as pessoas que precisam de apoio e, acima de tudo, faça com amor, carinho, transparência e responsabilidade. Não tenha dúvidas: a solidariedade é um sentimento totalmente transformador e, quando começa a ser colocada em prática, é capaz de transformar não só a vida das pessoas que serão ajudadas, mas também a vida de quem se propõe a ajudar. 

 

Conheça 5 recursos de segurança úteis inclusos no Zoom Desktop Client

O aplicativo está disponível para download em computadores e facilita o uso na área de trabalho

 

 

O Zoom Desktop Client recebeu atualizações e possui cinco recursos de segurança de destaque. Foi pensado para ajudar os usuários com proteção reforçada em relação ao acesso do canal de comunicação de sua escolha. O aplicativo possibilita o uso de mensagens instantâneas no Zoom Chat, o agendamento rápido do Zoom Meetings e até mesmo fazer chamadas de forma simples com o Zoom Phone. 

 

Os usuários podem baixar e acessar o app para definir e utilizar determinadas configurações/recursos, como o background virtual, configurações de áudio/vídeo, entre outras opções. 

 

O aplicativo possui criptografia AES-GCM de 256 bits padrão e permite uma colaboração otimizada e segura. Recentemente o Zoom se tornou o primeiro desktop client (aplicativo para desktops e laptops) de comunicações em vídeo a obter a certificação Common Criteria, vinculada ao Zoom Meeting Client versão 5.6.6.

 

Conheça os 5 principais recursos de segurança:

 

1. Login autenticado

 

Disponível para os usuários do Zoom no momento que fazem login no app, o recurso inclui o logon único (SSO), que é uma propriedade de autenticação de segurança. Para quem não puder usar o logon único, o Zoom recomenda optar pela autenticação de dois fatores (2FA) para adicionar uma camada extra de segurança ao processo.

 

Esse login é mais rápido e também pode ser feito por meio de um processo OAuth, que permite aprovar um aplicativo - Google ou Facebook - para interagir com o Zoom em seu nome, dessa forma não precisa inserir uma senha manualmente. Para qualquer usuário que faça login manualmente sem usar nenhum desses protocolos, é recomendado implantar uma senha forte e complexa. 

 

2. Agendamento seguro de reuniões

 

Ao agendar uma reunião do Zoom, é possível alternar rapidamente para algumas configurações diretamente no app para ajudar a proteger sua próxima sessão.

 

A partir do "Início" na navegação superior do Zoom é só clicar em "Agendar", em seguida surgirá um pop-up que permite adaptar as configurações da reunião às necessidades individuais. Há uma seção inteira de "Segurança" incluída neste pop-up, onde é possível selecionar opções como "Somente usuários autenticados podem participar" e "Sala de espera", que adiciona camadas úteis de proteção.

 

Também é possível selecionar a criptografia preferida para a reunião, escolhendo entre criptografia avançada ou nossa opção de criptografia de ponta a ponta (E2EE). Ambas as opções usam a criptografia AES-GCM padrão de 256 bits, com a diferença de onde as chaves de criptografia são armazenadas. 

 

Com o E2EE ativado, as chaves criptográficas são conhecidas apenas pelos dispositivos dos participantes da reunião. A ativação do E2EE para reuniões desativa determinados recursos e exige que todos os participantes entrem na reunião através do Zoom Desktop Client, do aplicativo móvel ou por meio do Zoom Rooms.

 

3. Atualizações automáticas

 

O Zoom lançou recentemente o recurso de atualização automática projetado para ajudar a simplificar o processo de atualização do software e correção de bugs. É possível ativá-lo diretamente no app seguindo estas etapas rápidas:

 

Ao selecionar o botão "Configurações", o usuário clica em "Geral", marca a caixa de seleção "Manter meu Zoom atualizado automaticamente" para tornar permanente as atualizações e, se mudar de ideia, é só voltar ao menu e desmarcar a opção.

 

Quando uma nova versão do Zoom estiver disponível e o usuário não estiver em uma reunião do Zoom, ele recebe a solicitação para atualizar. Se estiver em uma reunião, será solicitado a atualização imediatamente após o término.

 

É possível também indicar uma preferência pela frequência de recebimento de atualizações. A opção “Lento”, selecionada por padrão, fornece atualizações menos frequentes e se concentra em maximizar a estabilidade. A opção “Rápido” permite a adoção dos recursos e atualizações mais recentes assim que estiverem disponíveis. Quando atualizações críticas de segurança estão envolvidas, as atualizações irão para todos.

 

Os usuários que habilitarem esse recurso receberão automaticamente atualizações do software do Zoom no futuro. Esse recurso pode já estar ativado para alguns dispositivos em contas corporativas, onde o administrador tem as configurações de atualização automática existentes ativadas.

 

4. Criptografia avançada de bate-papo

 

A criptografia avançada de bate-papo permite uma comunicação segura, na qual apenas o destinatário pretendido pode ler a mensagem protegida. Embora esse recurso precise ser ativado pelos administradores da conta, os usuários podem implantá-lo ao comunicar informações particularmente confidenciais em um bate-papo individual ou em grupo.

 

Quando a criptografia avançada de bate-papo está habilitada, os dados são criptografados por chaves de criptografia geradas e operadas nos dispositivos dos participantes do bate-papo. Os dados de bate-papo em trânsito, no entanto, são criptografados por meio da criptografia TLS (Transport Layer Security).

 

5. Gerenciamento de usuários bloqueados

 

Se o usuário aceitar uma solicitação de contato externo desconhecido ou enfrentar um comportamento perturbador de um outro usuário, é possível bloqueá-lo. Basta ir ao nome do usuário que deseja bloquear, que fica no lado esquerdo da janela do Zoom Chat, e clicar na seta “Opções” no lado direito da barra. No menu suspenso há a opção de bloquear, todos os usuários bloqueados aparecerão nas “Configurações” em “Chat”, onde você pode gerenciar a lista e desbloquear um usuário.



2 anos de COVID-19: 5 lições tecnológicas que aprendemos até agora

Já faz mais de 2 anos que convivemos com um vírus que mudou a história da humanidade e, consequentemente, da tecnologia. Ao que tudo indica, com a variante Ômicron e o aumento de casos de infecção pelo mundo, ainda levará algum tempo para acabar com a pandemia. Isso, no entanto, não nos impede de refletir sobre as lições aprendidas até então no universo tecnológico.

 

1.A cibersegurança nunca foi tão importante

 

Ataques hackers em todo o mundo já representaram perdas globais estimadas entre US$ 1 trilhão em 2020 e US$ 6 trilhões em 2021, segundo a União Internacional de Telecomunicações. A necessidade de um ciberespaço seguro tornou-se muito importante dada a crescente dependência que pessoas e empresas têm da internet. Instituições que já foram vítimas de criminosos e aquelas que temem aderir a essa estatística buscam se armar, adquirindo mais serviços de segurança e compartilhando informações.

O aumento da demanda por cibersegurança se traduz nos resultados do setor. Em 2020, o mercado de segurança da informação faturou US$ 156,2 bilhões em todo o mundo, e deve chegar a US$ 352,2 bilhões em 2026, de acordo com levantamento da consultoria Mordor Intelligence. Na América Latina, o setor foi avaliado em US$ 4,84 bilhões no ano passado e deve chegar a US$ 9,57 bilhões em 2026.

 

Uma pesquisa da Fudo Security com um grupo diversificado de executivos seniores de segurança cibernética nos Estados Unidos, Europa, Ásia, Oriente Médio e Norte da África descobriu que 42% dos CISOs em todo o mundo concordam que a pandemia mudou suas prioridades de segurança cibernética. Em parte, a culpa é o aumento de ataques usando o COVID como um gancho para seus golpes. Embora haja progresso sendo feito com o lançamento de vacinas, a batalha da segurança cibernética está longe de terminar. Infelizmente, à medida que as empresas voltam ao escritório de alguma forma, alguns problemas remotos exclusivos podem permanecer.


 

2.Segurança no trabalho remoto é essencial

 

Milhões de pessoas em todo o mundo começaram a trabalhar em casa em vez de ir a escritórios e outros locais de trabalho durante a pandemia. Isto nos mostra que esse tipo de trabalho não reduz a produtividade e fez muitas empresas abandonarem a resistência que tinham em adotá-lo.

 

Em uma pesquisa global com mais de 200.000 pessoas em 190 países, a Boston Consulting descobriu que 89% das pessoas esperavam poder trabalhar em casa pelo menos algumas vezes na semana após o término da pandemia. Este é um aumento considerável em relação à taxa pré-pandemia: apenas 31% das pessoas tinham esse desejo.

 

Embora o trabalho em casa tenha seus méritos, como custos mais baixos para as empresas, esse aumento meteórico levou a alguns problemas preocupantes de segurança de TI. Veja o que as empresas aprenderam até agora:

  • Transição para a nuvem: desde o início da pandemia, as soluções de acesso remoto são preferidas e as organizações estão gradualmente movendo processos críticos de negócios para a nuvem. No entanto, confiar cada vez mais na nuvem e criar agilidade nela pode criar mais vulnerabilidades se não for devidamente protegido. A Microsoft descobriu que 39% das empresas estão priorizando investimentos em segurança na nuvem sobre segurança de dados e informações ou até mesmo segurança de rede. A PKI pode ajudar a proteger a nuvem e fornecer autenticação forte e integridade operacional em escala.
  • Phishing de e-mail: o phishing por e-mail durante a pandemia disparou. Há uma prioridade cada vez maior para treinar trabalhadores e prepará-los para reconhecer e saber lidar com ameaças e desenvolver melhores práticas para acesso seguro a e-mail.
  • Dispositivos remotos variados: os dispositivos móveis precisam de sua própria proteção de segurança exclusiva. Mas 52% das organizações acham desafiador proteger dispositivos móveis contra problemas de segurança cibernética. Um primeiro passo crítico para resolver isso é implantar uma política eficaz de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM).
  • Nenhuma segurança cibernética baseada em escritório: sua empresa fica mais vulnerável quando sua equipe não pode usar medidas de segurança de TI do escritório, como firewalls. Felizmente, com ferramentas como o Enterprise PKI Manager da DigiCert, você pode aumentar a segurança e fornecer aos trabalhadores remotos acesso VPN seguro.
  • Protegendo senhas: os funcionários devem ser treinados nas práticas recomendadas de política de senha e sua organização deve implementar a autenticação multifator. Além disso, com funcionários trabalhando em casa, eles podem ficar tentados a compartilhar senhas de trabalho com amigos ou familiares para ajudá-los em determinadas tarefas de comerciais. Obviamente, esta é uma questão de segurança e precisa ser abordada com treinamento adequado para todos os funcionários.

 

  1. Os ataques de engenharia social ficaram mais complexos 

De acordo com o Relatório de Investigações de Violação de Dados da Verizon para 2021, a engenharia social é um dos principais vetores de ataque para hackers. Os testes gratuitos de COVID-19 foram fortemente aproveitados por agentes maliciosos nos últimos dois anos. Os golpistas usaram engenharia social para enganar os usuários a fornecer um endereço de correspondência, número de telefone e número de cartão de crédito com a promessa de cobrar 25 centavos para verificar suas informações e se qualificar para uma oferta gratuita de teste COVID-19.

A oferta de tecnologias de ponta falsas e “aprovadas pelo governo” para combater o COVID e medir a temperatura das pessoas próximas induziu os usuários a baixar aplicativos maliciosos em seus dispositivos inteligentes que foram aproveitados para atividades nefastas por hackers. Por esse motivo é importante que os usuários estejam atentos e não cliquem em links nas redes sociais e fiquem atentos a e-mails fraudulentos que solicitam o clique em links ou a revelação de dados pessoais. É sempre importante verificar a legitimidade do site em questão, seja olhando além do cadeado e verificando seus certificados TSL/SSL.

 

3.Foco em soluções de automação e eficiência no mercado de segurança 

À medida que as organizações trabalhavam para manter as luzes acesas e examinar os resultados, houve um grande impulso para a eficiência nas tecnologias de segurança. Também houve ênfase em tecnologias que permitiram que as organizações fizessem mais com menos, e a automação desempenhou um papel significativo em termos de inovação de segurança. 

À medida que os investimentos em segurança se concentram no valor imediato, a computação quântica continua avançando. Como ela permite que as tarefas sejam mais eficientes, as organizações estão priorizando seu desenvolvimento contínuo.

 

4.O novo normal se tornou o normal 

Indivíduos e empresas se ajustaram a um novo normal. Esse novo normal resultou em um aumento de viagens e uma transição para os trabalhadores retornarem ao escritório, levando a ataques dos atores de ameaças a seguir. Fraudadores que procuram tirar proveito dos novos viajantes normais com fome de férias que procuram boas ofertas on-line ou por e-mail. Os ataques de phishing foram a ferramenta de escolha e serão aproveitados com sucesso pelos fraudadores. Por isso é importante ter cuidado ao navegar, seja em sites, redes sociais ou aplicativos. É altamente recomendável não abrir ou baixar arquivos de sites suspeitos ou desconhecidos ou clicar em links enviados em redes sociais ou aplicativos de mensagens. Outra dica é manter o aparelho com um antivírus atualizado. 

Os provedores de telessaúde abriram- se para ataques cibernéticos em uma escala sem precedentes. O valor de um único registro de saúde é alto, e isso se tornou um alvo crescente para fraudadores que procuram tirar proveito dessa situação. Os provedores de assistência médica precisam se apressar para configurar os sistemas e acompanhar o crescimento das consultas de telessaúde , enquanto os hackers procuram alvos fáceis e de alto valor. Por esse motivo, proteger as informações do paciente é uma alta prioridade nos cuidados de saúde atuais.

Ao não criptografar as comunicações de um dispositivo médico em rede para outro, um hacker pode roubar as credenciais de login de um funcionário da área de saúde, fazer login no ecossistema conectado de um hospital e exfiltrar o PPI, que é vendido a um preço mais alto no mercado negro do que credenciais de cartão de crédito. Essas violações de dados são demoradas e podem ser financeiramente devastadoras para uma organização de saúde.


 

Dean Coclin - Diretor Sênior de Desenvolvimento de Negócios da DigiCert

 

DigiCert, Inc.

@digicert.


Pequenas empresas têm flexibilizadas as regras de implementação da LGPD

Nova resolução publicada no Diário Oficial da União flexibiliza a implementação de determinados aspectos da lei 



Informar o número do CPF para obter um desconto. Cadastrar a biometria para entrar em um prédio comercial. Essas são ações que muitos de nós realizamos com frequência, mas, na maioria das vezes, sem nos questionarmos sobre o que é feito das nossas informações pessoais. A resposta a esse questionamento é importante, afinal, os dados pessoais nunca foram tão valiosos quanto agora.

A fim de criar as bases legais para o tratamento de dados pessoais, foi criada a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) (Lei 13.709/2018), que equivale à General Data Protection Regulation (GDPR) da União Europeia (EU). Ela garante segurança jurídica no que se refere ao uso de dados pessoais de todas as pessoas que estejam no território brasileiro.

“Em vigor desde agosto de 2020, a LGPD trouxe uma série de obrigações para todas as empresas que tratam dados pessoais. Desde o investimento em segurança de dados, treinamento de funcionários, até a nomeação de um encarregado de dados, ou Data Protection Officer (DPO). É importante ressaltar que as multas e sanções em caso de descumprimento das regras são onerosas”, afirma Marcelo Barsotti, CCO da Pryor Global.

A princípio, as empresas eram igualmente obrigadas a respeitar as determinações da LGPD. Mas foi publicada a Resolução CD/ANPD Nº 2, no dia 27 de janeiro de 2022, no Diário Oficial da União (DOU), que trata da aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados para micros e pequenas empresas. Essa nova resolução objetiva flexibilizar a implementação de determinados aspectos da lei e facilitar a adequação das pequenas empresas.

Dentre as principais simplificações trazidas pela resolução se destacam:
Os agentes de tratamento de pequeno porte não são obrigados a indicar o encarregado pelo tratamento de dados pessoais exigido no art. 41 da LGPD.
Eles também não precisam indicar um encarregado para disponibilizar um canal de comunicação com o titular de dados para atender o disposto no art. 41, § 2º, I da LGPD.
Devem adotar medidas administrativas e técnicas essenciais e necessárias, com base em requisitos mínimos de segurança da informação para proteção dos dados pessoais, considerando, ainda, o nível de risco à privacidade dos titulares de dados e a realidade do agente de tratamento.
Precisam também cumprir a obrigação de elaboração e manutenção de registro das operações de tratamento de dados pessoais, constante do art. 37 da LGPD, de forma simplificada. A ANPD fornecerá modelo para o registro simplificado de que trata o caput.

“É importante ressaltar que a nova resolução não isenta as empresas do cumprimento da LGPD, conforme o Art. 6º. Trata-se apenas de uma flexibilização das obrigações dispostas neste regulamento e não isenta as pequenas empresas da necessidade de cumprimento dos demais dispositivos da LGPD, inclusive das bases legais e dos princípios, de outras disposições legais, regulamentares e contratuais relativas à proteção de dados pessoais, bem como direitos dos titulares”, explica Barsotti.

Esta é uma boa notícia para as pequenas empresas porque elas ganham tempo e são dispensadas de terem recursos humanos exclusivos para tratar da lei, mas Independentemente das flexibilizações, assim como as grandes e médias, continuam tendo de proteger corretamente os dados de funcionários, parceiros comerciais e clientes. Para ajudar na disseminação de informações sobre a LGPD, a Pryor Global disponibiliza gratuitamente o e-book sobre a Lei Geral de Proteção de Dados.

 

Fake News na mecânica! Como não ser enganado?

Notícias que ludibriam o consumidor ou que enganam o reparador também estão no segmento automotivo. Veja algumas dicas para encontra o melhor conteúdo 

 

O termo em inglês Fake News (notícias falsas) ganhou notoriedade em tempos de pandemia. A palavra consiste na disseminação de desinformação por meio de veículos de comunicação, sites e redes sociais. A notícia neste formato é elaborada com a intenção de enganar e a maior parte das vezes usa manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas.

Apesar de ser absolutamente reprovável, é muito utilizada atualmente, para influenciar a opinião pública, sobre os mais diversos assuntos. E na mecânica, infelizmente, a história não é diferente.


Existem algumas dicas para fugir da Fake News!

1.    Leia a informação por completo, não compartilhe algo apenas pelo título;


2.    Avalie até que ponto a notícia pode ser falsa ou verdadeira;


3.    Veja se a fonte é confiável. Desconfie dos endereços ou links desconhecidos;


4.    Faça uma contraprova e veja se a mesma informação também foi publicada em outras fontes;


5.    Cautela com expressões como “Atenção! Alerta! Cuidado!”;


6.    Repare se as informações como data, local e horário estão presentes;


7.    Desconfie de pedidos como “compartilhe logo”;


8.    Verifique se há erros ortográficos, normalmente as notícias falsas não prezam por isso.

Ao mesmo tempo que a Internet se tornou um poderoso instrumento de pesquisa, ela também se tornou um antro para quem intencionalmente divulga notícias falsas, as chamadas Fake News, explica o Gerente do Maxxi Trainning Academy, Leandro Mateus Vanni. 

Para ele é muito importante que o reparador ou o consumidor busque informações em plataformas confiáveis, pois no segmento mecânico uma mentira ou notícia equivocada pode impactar vidas. “Dentro da plataforma Maxxi Trainning Academy temos cursos técnicos para profissionais que estão iniciando e para aqueles que já estão em um nível mais avançado. Todo o material que nós passamos é desenvolvido em parceria com os principais fabricantes de autopeças do país. Ou seja, tudo é certificado e aprovado”, explica Vanni, reforçando que mais de 130 mil profissionais foram certificados nos últimos 10 anos.

Outra fonte de informação precisa e segura é a que está no portal do CTTi Lab (Centro de Tecnologia Treinamento & Inovação), unidade independente da Companhia DPaschoal, que tem a responsabilidade de debater e disseminar conteúdo automotivo relevante, com um viés claro de influenciar a redução do impacto ambiental e disseminar uma informação confiança. “No canal do Youtube do Maxxi Trainning/CTTi  (www.youtube.com/c/CTTiLAB), o conteúdo é ideal para o consumidor final e para especialistas. Trabalhamos temas variados e fazemos um movimento de sinergia com o Maxxi Trainning Academy”, reforça o gerente.


Superlotação em abrigos de cães e gatos acende alerta de saúde pública

Conscientizar a população sobre a necessidade de não abandonar e de ajudar os protetores e ONGs é indispensável neste momento 

 

Gastos mensais que ultrapassam R$ 50 mil, demanda diária por resgates, busca constante por novos espaços para abrigar os animais e necessidade de voluntários fazem parte da rotina de ONGs e protetores independentes de cães e gatos no Brasil.  

Muitas pessoas ainda procuram estas instituições para “doar” seu animais quando encontram qualquer dificuldade para cuidar deles, como mudança de endereço, redução de renda, divórcio e qualquer outra justificativa. 

“A realidade dos abrigos é a de não parar de receber cachorros. Todo dia tem pedido de resgate. É como se o cachorro não fosse um membro da família, como se ele não coubesse naquele planejamento familiar, e este princípio que está errado. Quando temos um bichinho, precisamos entender que não podemos deixá-lo para trás”, comenta Fernanda Delboni, Fernanda Delboni, sócia da plataforma PetPonto, que conecta possíveis adotantes de cães e gatos às ONGs e protetores.  

“A maioria das ONGs e protetores independentes está passando por uma dificuldade de recursos financeiros e humanos muito grande, que piorou com a pandemia, com redução de voluntários e falta de eventos de adoção. As pessoas não vão estão encontrando ONGs com disponibilidade para aceitar um animal”, comenta a veterinária e gerente de projetos da AMPARA Animal, Rosangela Gebara. 

“A verdade é que muitas pessoas não imaginam as dificuldades já enfrentadas pelas ONGs e acreditam que podem simplesmente entregar um animal para que elas resolvam o problema. ONG não é depósito de animal”, alerta Celso Zucatelli, embaixador da PetPonto. O jornalista explica que a plataforma produz hoje material informativo e educativo para ajudar na conscientização da população sobre a responsabilidade com os Pets e sobre o papel fundamental dos protetores. “No aplicativo e no site, reportagens mostram a realidade do universo Pet e o que podemos fazer para melhorar a situação de cães e gatos sem um lar.” A plataforma ainda envia este conteúdo por e-mail para quem assina a newsletter, tudo sem cobrar nada. “Nosso objetivo é espalhar informação e, como isso, o cuidado com os animais.”  

Além de sobrecarregados, os abrigos enfrentam a dificuldade de determinados perfis de cães e gatos serem adotados. Os idosos, adultos, sem raça definida, de cor preta e grande porte são os menos escolhidos. 

“Tem animais que passam a vida inteira dentro de um abrigo. As pessoas acham que abrigo é solução, que é um local que pode descartar os animais e não é assim. Para começar, eles não têm mais espaço, e os animais abandonados terão um sofrimento muito grande, porque já estão acostumados a viver em uma família, de ter carinho e cuidado individualizado. Dentro de abrigo, o animal é mais um número e, por maior que seja o esforço do protetor, é muito difícil prover todas necessidades de um alto nível de bem-estar”, afirma a gerente de projetos da AMPARA Animal, "ONG mãe" que auxilia mais de 530 ONGs e protetores em todo Brasil. 

Uma ponte entre os abrigos e os interessados em adotar foi criada com a chegada do aplicativo da plataforma PetPonto, também apelidado de “Tinder dos pets e adotantes”, por facilitar o "match" entre possíveis adotantes e os animais ainda sem família. Ele já conta com mais de 500 cadastrados identificados como ONGs, protetores independentes e lares temporários, que juntos compartilham cerca de 2,5 mil perfis de cães e gatos para adoção em todo Brasil. 

Além de ser uma plataforma de divulgação dos animais disponíveis, o aplicativo PetPonto propõe uma nova forma de lidar com a proteção animal e a adoção, permitindo que as ONGs se profissionalizem e tenham o aporte tecnológico para o trabalho tão importante que exercem. 

“Hoje, as ONGs têm um perfil 100% assistencialista, com o foco em captar ração, veterinário, medicação e voluntários, sem conseguir dar atenção à promoção das adoções. O aplicativo surge com a ideia de ser mais do que uma tecnologia que promove a adoção. É também um apoio ao desenvolvimento da sociedade, para mudar o modo de ver tudo que envolve o trabalho de resgate e encaminhamento dos animais”, explica Fernanda. 

Na plataforma, ao preencher o perfil pessoal, o interessado tem acesso à lista de cães e gatos disponíveis, com fotos e informações completas de idade, tamanho e personalidade. As perguntas no cadastro do interessado – como é a constituição do núcleo familiar, qual tempo disponível para o pet, qual a infraestrutura que a pessoa pode oferecer – ajudam as ONGs a mapearem as condições mínimas para a adoção. Na tentativa de evitar abandonos e devoluções, é comum negar a adoção a quem não cumpre requisitos do checklist feito pelos protetores.    

Acredita-se que há mais de 30 milhões de cães e gatos sem uma família no Brasil.

Outra projeção é de que mais de 170 mil animais estão sob os cuidados de 370 ONGs e grupos que atuam na área de proteção animal, conforme pesquisa do Instituto Pet Brasil feita em 2020.

“Se a pessoa não puder adotar, vale apadrinhar um animal com colaboração mensal dos custos, podendo inclusive visitar ele no abrigo, passear com ele”, sugere Rosangela.

 

O aplicativo PetPonto

Lançado em agosto, o aplicativo PetPonto logo foi apelidado de “Tinder dos pets e adotantes” porque sua primeira função e mais necessária é justamente dar o match entre possíveis adotantes e os animais ainda sem uma família. ONGs lotadas precisam de exposição para promover a adoção. Já é possível visualizar cerca de 2,5 mil perfis de cachorros e gatos para dar “match” com um melhor amigo e realizar buscas personalizadas por geolocalização, gênero do animal, idade e porte, além da necessidade de ser bom com outros pets e/ou crianças.


Cientistas usam material biodegradável para encapsular fertilizantes agrícolas

Estratégia testada na UFSCar permite diminuir a quantidade de produto aplicado na lavoura, reduzindo o impacto ambiental (medições feitas no solo; crédito: acervo das pesquisadoras)

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Um dos graves problemas ambientais da atualidade são os resíduos de fertilizantes, pesticidas e reguladores de crescimento deixados no solo pela agricultura – principalmente nas unidades produtivas de grande escala. Além do fato de que esses agroquímicos poderiam, em muitos casos, ser substituídos por alternativas ambientalmente saudáveis e sustentáveis, existe o agravante de que eles são, geralmente, aplicados em quantidades muito maiores do que as necessárias, com o intuito de compensar eventuais perdas por volatilização, solubilização ou lixiviação para o solo.

No caso específico dos fertilizantes, uma forma de reduzir a quantidade de material utilizado, promover sua eficiência e minorar tanto quanto possível o impacto ambiental é encapsular os nutrientes com revestimentos biodegradáveis, que garantam sua liberação controlada e gradativa na água e no solo.

Uma linha de pesquisa voltada para o desenvolvimento de materiais destinados ao encapsulamento de fertilizantes vem sendo conduzida desde 2014 por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no campus de Araras.

Artigo a respeito foi publicado no periódico Carbohydrate Polymers.

O estudo contou com apoio da FAPESP por meio de Auxílio Regular concedido à sua coordenadora, Roselena Faez. E de Bolsa de Doutorado, concedida à segunda autora, Débora França.

“Os fertilizantes são constituídos por sais muito solúveis, facilmente carregáveis pelas chuvas. O encapsulamento possibilita que sejam liberados de forma controlada e gradativa, permitindo reduzir a quantidade utilizada e o desperdício”, diz Faez à Agência FAPESP.


Eficiência aprimorada

Segundo a pesquisadora, resolver a questão do encapsulamento é um passo indispensável para a obtenção dos chamados “fertilizantes de eficiência aprimorada” (EEFs, na sigla em inglês). Estes pressupõem o ajuste de vários parâmetros: a liberação de nutrientes e sua absorção pela cultura; a biodegradabilidade do material de revestimento; e a relação custo-benefício do produto. “Para chegar ao material apropriado para o revestimento, nós partimos da quitosana, um polímero de base biológica, abundante, renovável e fácil de obter”, afirma.

A quitosana é produzida por meio da quitina, um polissacarídeo presente nos exoesqueletos de crustáceos – como camarões, lagostas e caranguejos – e nos revestimentos de insetos e micélios fúngicos. “A quitosana possui propriedades mecânicas muito boas, aliadas à capacidade de formar géis, fibras, filmes e microesferas, que possibilitam as mais diversas aplicações. É extremamente atraente devido à sua biocompatibilidade, biodegradabilidade e não toxicidade”, informa a pesquisadora.

Com base na quitosana, Faez e suas colaboradoras prepararam microesferas e microcápsulas para revestir os fertilizantes. “Em trabalho anterior, realizado em parceria com o professor Claudinei Fonseca Souza (UFSCar-Araras), nós já havíamos utilizado uma técnica para monitorar a liberação dos nutrientes do fertilizante no solo, sem precisar fazer coletas. Isso se consegue medindo-se a condutividade elétrica do solo e correlacionando tal parâmetro com a liberação dos nutrientes”, conta.

No trabalho atual, o grupo cotejou a liberação com a biodegradação, para verificar se durante a liberação já tem início o processo de biodegradação. “Nossos resultados são inéditos na literatura. Verificamos que a liberação se relaciona tanto com o processo difusional, isto é, com a entrada de água e saída de nutrientes, quanto com a biodegradação da matriz. Observamos que, durante os primeiros 30 dias, ocorre o processo de liberação, relacionado com o mecanismo de intumescimento e difusão, e a biodegradação. Após 40 dias, todo o nutriente já se encontra liberado e a biodegradação ocorre apenas na matriz”, relata Faez.

Após a publicação do artigo, o grupo prosseguiu com as pesquisas, visando agora compreender o efeito dos nutrientes, seu tipo e quantidade no processo de biodegradação. “Estamos trabalhando com macronutrientes essenciais (potássio, nitrogênio e fósforo) e também micronutrientes (cobre, manganês, ferro etc.), avaliando o sistema microbiológico do solo durante e após a biodegradação do polímero”, diz a pesquisadora.

O artigo Biodegradation and viability of chitosan-based microencapsulated fertilizers pode ser acessado em: www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0144861721000230.

Um artigo de revisão sobre os avanços obtidos ao longo dos últimos 20 anos em polímeros à base de polissacarídeos aplicados como fertilizantes de eficiência aprimorada – intitulado A review of advances over 20 years on polysaccharide-based polymers applied as enhanced efficiency fertilizers – acaba de ser publicado por Faez e colaboradores e está disponível em: www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0144861721014016.

 

 

José Tadeu Arantes

Agência FAPESP

https://agencia.fapesp.br/cientistas-usam-material-biodegradavel-para-encapsular-fertilizantes-agricolas/37918/


Plataforma gratuita reúne vagas de emprego abertas na Nestlé e em outras 35 empresas

No portal Nestlé CONECTA, jovens profissionais também têm acesso a conteúdos gratuitos de capacitação  

 

A Nestlé lançou, em fevereiro, a plataforma Nestlé Conecta -- iniciativa que oferece capacitações e oportunidades de emprego em companhias que integram as iniciativas Aliança pelos Jovens e MOVER. Na ferramenta, jovens de todo o país podem consultar todas as vagas de emprego disponíveis nas mais de 35 empresas participantes. 

Além disso, na plataforma, é possível acessar conteúdos de capacitação exclusiva lançados durante o Festival Conecta, em temas importantes para a carreira dos futuros profissionais, como inovação e criatividade, empreendedorismo, currículo e entrevistas, equilíbrio, autocuidado e finanças pessoais. Os conteúdos são apresentados por nomes de peso, como a youtuber Xan Ravelli, os rappers Emicida e Fióti, a influenciadora Pequena Lo, a empreendedora social Monique Evelle, a atriz e apresentadora Dora Figueiredo e a planejadora financeira Vivian Rodrigues. 

Todo o conteúdo ficará disponível na plataforma para assistir e fazer download até 28 de fevereiro. A plataforma pode ser acessada aqui.
 

Nestlé Iniciativa Pelos Jovens  

Em 2015, a Nestlé, em âmbito global, assumiu o compromisso de ajudar 10 milhões de jovens a terem acesso a oportunidades no mercado de trabalho até 2030. Além de ações como Programas de Trainee, Estágio e Capacitação, a Companhia possui programas externos que têm o objetivo de aumentar a empregabilidade dos jovens no país por meio da educação complementar e qualificação profissional. Atualmente, no Brasil, 33% dos colaboradores da Nestlé são jovens.


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