Ação, realizada
nas unidades Ipiranga, Mooca, Santana e Pompeia da Rede, inclui dicas da consultora
Suellen Sartorato e tem como objetivo fortalecer a autoestima das mulheres
durante o tratamento
O cuidado com a autoestima é fundamental para a
melhoria da qualidade de vida e bem-estar da paciente com câncer de mama,
sobretudo diante dos efeitos do tratamento, que podem impactar a saúde mental
da mulher nesta etapa. Essa foi a motivação da Rede de Hospitais São Camilo de
São Paulo, que realizou uma ação em parceria com a consultora de imagem e
estilo Suellen Sartorato, dando dicas de amarrações de lenços a pacientes em
tratamento.
A iniciativa integra uma série de ações da campanha
“O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, mobilizando seus parceiros e apoiadores da
causa durante todo o mês de outubro, com o objetivo de propagar informação e
conscientização sobre a importância da prevenção e do cuidado à saúde.
As sessões estão sendo realizadas presencialmente
nas unidades Ipiranga, Mooca, Santana e Pompeia, oportunizando a participação
das pacientes e acompanhantes, enquanto aguardam atendimento.
Segundo a consultora, que divulga conteúdos
especiais durante a campanha Outubro Rosa todos os anos em seus canais nas
redes sociais, ensinando de maneira simples e prática sobre imagem, moda e
beleza que podem fazer uma grande diferença no dia a dia dessas mulheres.
“Estar em contato com as pacientes em tratamento e poder ajudá-las a resgatarem
o amor-próprio, para que voltem a sorrir ao se olharem no espelho durante este
momento delicado da vida, é muito gratificante”, destaca.
Entre as pacientes que participaram da atividade
está Meriele, 35 anos, diagnosticada com um tumor na mama em fevereiro. A
paciente realizou uma cirurgia em maio e iniciou as sessões de quimioterapia em
julho, cujos efeitos incluem a queda do cabelo. Ela esteve na unidade da Mooca
no último dia 14, aprendendo a fazer novas amarrações e até a brincar com o
acessório.
A paciente conta que gosta de brincar com o visual
e aproveita o lenço para passar a mensagem de que a beleza está muito além do
cabelo. “Somos bonitas como somos, através do nosso olhar, da nossa essência,
do nosso sorriso. E acredito que o lenço, a peruca, a maquiagem, tudo isso pode
ser usado como uma forma de expressar nossa personalidade e encarar o
tratamento com mais leveza e alegria”, afirma.
A paciente descobriu o nódulo durante um autoexame
e procurou atendimento médico imediatamente. “Eu já estava preparada para o
diagnóstico porque sempre li a respeito e sabia que tinha que levar a sério”,
ressalta. Quando recebeu as orientações sobre o início do tratamento e soube que
o cabelo poderia cair, Meriele iniciou um processo de mudança interna que
envolveu toda a família.
“Eu quis mostrar para meus amigos e familiares,
para as pessoas que amo, que estava bem e que ia dar tudo certo”, lembra a
paciente que, ao saber que seu cabelo cairia, resolveu realizar algumas
vontades que sempre teve: pintar o cabelo nas cores do arco-íris e cortar
chanel.
O processo marcou uma nova fase, que ela encara
como um recomeço. “Estou enfrentando o tratamento com a autoestima lá em cima.
Me sinto bonita e amada, e a doença não vai me derrubar”, comemora.
Para Suellen, histórias como a de Meriele servem
como exemplo de como o cuidado com a autoestima podem contribuir para o
enfrentamento da doença. “É emocionante ver o resultado deste trabalho, motivando
mulheres a se amarem mais e buscarem recursos para se sentirem mais bonitas”,
finaliza.
Sobre a campanha
Considerado um dos líderes mundiais da campanha “O
Câncer de Mama no Alvo da Moda”, administrada pelo CFDA Foundation (Fundação do
Conselho de Designers de Moda), o Brasil já soma 26 anos de ações de sucesso em
prol da causa, sendo representado pelo São Camilo Oncologia como
licenciado exclusivo da marca.
A unidade, que possui uma trajetória de mais de 50 anos na
Mooca, oferecendo serviços especializados no tratamento do câncer,
integra a Rede de Hospitais São Camilo São Paulo.
Em todos estes anos, a campanha “O Câncer de Mama
no Alvo da Moda” já teve mais de 100 parceiros e cerca de 250 produtos
licenciados, além da realização de eventos que ampliam a visibilidade do tema,
como desfiles, palestras, workshops e exposições de fotos.
A instituição já arrecadou mais de R$ 82 milhões,
com mais de 8 milhões de camisetas vendidas e outros produtos. “A Corrida e
Caminhada contra o Câncer de Mama”, um dos eventos anuais mais conhecidos da
campanha, já contou com mais de 190 mil participantes em 12 cidades
brasileiras.
“A Rede São Camilo reforça a necessidade do
autocuidado e trabalha na conscientização sobre uma das doenças que mais mata
mulheres no mundo. É uma campanha honrosa e que faz toda a diferença em seu
importante papel social. Estamos muito felizes com o sucesso deste trabalho ao
longo de mais de duas décadas, nos impulsionando a seguir em frente”,
complementa Dra. Aline Thomaz, CEO da Rede de Hospitais São Camilo de São
Paulo.
Para a campanha Outubro Rosa 2021, a ação conta com
a participação ativa das marcas parceiras Hering, Cacau Show, Chamex, Lindoya
Verão, Boni Natural e Jorge Bischoff, com o lançamento de produtos licenciados,
além de ações promocionais e de conscientização nos pontos de venda, redes
sociais e outras mídias.
Hospital São Camilo
@hospitalsaocamilosp