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terça-feira, 19 de outubro de 2021

O Natal do Parque Ibirapuera está de volta: repleto de novidades, o evento trará a continuação da fábula encantada focada na fauna e flora do Parque

 Em uma experiência inovadora, o público poderá assistir, todos os dias, a um espetáculo de som e luz no lago, repleto de elementos mágicos.


A Urbia, responsável pela administração do Parque Ibirapuera, traz de volta o Natal do Parque, dando sequência à fábula encantada focada na fauna e flora na decoração natalina neste ano. Com previsão de início para o dia 04 de dezembro, a edição de 2021 promete trazer ainda mais encanto para a região do lago com espetáculos diários, durante todo o mês de dezembro. A agência Innova AATB é a responsável pela criação, idealização e produção do Natal do Parque.

Com o mote “Natal no Parque Ibirapuera: a festa da natureza”, a proposta é dar uma nova vida aos bichos, insetos e flores existentes no Parque, por meio de uma história mágica e emocionante focada na importância da conservação ambiental. O intuito é ampliar o conhecimento dos frequentadores sobre a temática.

Entre algumas das novidades previstas para este ano, a projeção holográfica na fonte do lago, cria efeitos mágicos que simulam animais e objetos que poderão ser visualizados de dentro do Parque, em qualquer ponto da grande margem de 1,5 km. O objetivo é evitar aglomerações por conta da pandemia da Covid-19. Para complementar a decoração, serão colocadas esculturas iluminadas nos formatos de flores, paltas aquáticas e borboletas, com alturas que variam entre dois ou três metros, por toda a superfície do lago.

“Em diversos pontos do Parque, incluiremos decorações que trazem um conteúdo interativo. Para isso, serão instalados QR Codes nas peças expostas e, ao direcionar a câmera do celular, o visitante terá acesso à fábula de aventura encantada que retrata, de forma lúdica, a fauna e flora do Parque”, afirma Samuel Lloyd, diretor da Urbia.

A celebração também contará com um circuito formado por árvores natalinas que ficarão expostas ao redor do lago, e completam a decoração se tornando elementos presentes no show de luzes.

Mensagens de esperança e de positividade também ficarão expostas em diferentes pontos do Parque. Outro diferencial será a possibilidade de alterar a cor da iluminação das palavras, por meio de um aplicativo, antes de tirar uma foto em frente aos painéis. Posteriormente, os registros poderão ser enviados para a organização do evento para serem projetados por uma noite na fonte do lago. “Essa é uma forma de trazermos os visitantes para dentro do show de Natal”, completa Lloyd.

Muitas atividades e diversões estão esperando os visitantes para curtirem essa festa com os personagens do Parque, completando o circuito de Natal, que estará concentrado na região do lago das fontes.

“Queremos convidar as pessoas para uma festa que tem como anfitriões os habitantes do Parque Ibirapuera. Para desenvolver esse projeto, fizemos uma pesquisa a fim de contar de forma lúdica como são os hábitos desses animais no Parque, os locais em que vivem e suas características. Nosso intuito é enaltecer a maior riqueza do Ibira: as ricas fauna e flora do local”, conta Paulo Prado, diretor de Projetos Especiais da Innova AATB.


Serviço: Natal no Parque Ibirapuera: a festa da natureza continua

Quando: de 4 de dezembro a 6 de janeiro, a partir das 19h30
Local: Parque Ibirapuera
Entrada: gratuita

 

 

Urbia - Gestão de Parques de São Paulo

 

Innova AATB

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Como utilizar os recursos do LinkedIn em suas estratégias digitais

Em um mundo altamente conectado, as mídias sociais têm papel fundamental. Para o bem ou para o mal. A diferença está no uso das ferramentas com inteligência e critério. E também na escolha da melhor opção de rede social para os interesses envolvidos.

Neste ambiente de redes sociais, uma alternativa bem interessante é o LinkedIn, a maior rede social para negócios do mundo. Diferente do que muitos acreditam, ele não serve apenas para a busca de emprego e divulgação de currículos. Na verdade, seu objetivo primordial é criar conexões entre pessoas e, a partir disso, gerar oportunidades de relacionamentos profissionais e negócios entre empresas.

A ferramenta oferece a possibilidade de expor ideias, conhecimentos, pesquisas, tutoriais, compartilhar dicas e tendências de mercado, sendo bastante útil para pessoas e empresas que queiram construir autoridade diante seu público-alvo inserido na plataforma.

Além de perfis pessoais, o LinkedIn permite a criação de páginas corporativas, para contar a história da empresa, novidades sobre produtos e serviços, aproximá-la de seus consumidores e publicar vagas de emprego.

Assim, seja qual for o objetivo empresarial, o LinkedIn é claramente um canal relevante e que pode gerar bons resultados já no curto prazo. Veja baixo:


8 sugestões para impulsionar sua estratégia digital com o uso do Linkedin

Os principais objetivos de empresas que investem nessa plataforma são gerar leads, nutri-los, disponibilizar conteúdo relevante e criar boas oportunidades de negócios.

Para alcançar essas metas, cujos desafios são muitos e grandes, a elaboração de um plano eficaz e que impulsione os resultados se baseia em:


1 – Construir autoridade

O LinkedIn é um instrumento incrível para quem quer construir uma imagem de autoridade. Mais direcionado e focado, o conteúdo oferecido costuma ser de alta qualidade e refinado.

Esse aspecto da rede influencia de forma positiva, ajudando as pessoas, empresas ou marcas a se tornarem referências de autoridade.

O objetivo do perfil pessoal é apresentar projetos e habilidades, agregar informações da carreira profissional e estruturar, a partir daí, a autoridade. Já a página empresarial visa a expandir os negócios e divulgá-los. Na página da empresa, é importante conter todas as informações que geram credibilidade, todas as novidades e serviços oferecidos. Com todos esses itens estruturados, ganha-se espaço e reconhecimento.


2 – Criar rede de contatos

Para ter um bom alcance é preciso ter contatos, seguidores, ou seja, rede de conexões. Mais importante que a quantidade, é a qualidade das suas conexões.

É preciso trabalhar para aumentar a lista, conectando-se com quem pode trazer vantagens, proporcionar parcerias e fazer o seu empreendimento crescer, como pessoas que são referência e que podem somar e agregar valor ao negócio.

O importante é aproveitar a porta que se abriu e criar oportunidades que serão benéficas a todos.


3 – Oferecer conteúdo de qualidade

Disponibilizar conteúdos de qualidade para seus seguidores é primordial, tanto para atrair possíveis clientes e conquistar novos seguidores, como para a construção da autoridade.

Pode-se compartilhar links externos, artigos criados no próprio LinkedIn, compartilhar conteúdos interessantes que viu em outros lugares. O crucial é sempre manter a página atualizada, com uma frequência de postagens organizada e regular.


4 – Integrar grupos de discussões

Os grupos no LinkedIn proporcionam muitas vantagens. Um grupo fechado é um excelente local para propagar temas relevantes, responder perguntas, esclarecer dúvidas e procurar entender bem o que se passa na mente de seguidores de nichos específicos.

Uma dica interessante é aproveitar e criar redes de contatos, já que os grupos possuem pessoas com interesses que se unem para discutir assuntos pertinentes a elas.


5 – Buscar ser visto

No LinkedIn, é possível firmar um contato direto com uma pessoa ou empresa com quem se quer estreitar um relacionamento. Portanto, deve-se publicar materiais de interesse na página da empresa, no perfil pessoal, e republicar conteúdos que são relevantes. Dessa forma, a timeline do perfil pessoal ou empresarial estará mais ativa e será mais acessada.

Segundo dados do ReTargeter.com, a taxa de conversão no LinkedIn é 277% mais eficaz para empresas que no Facebook ou Twitter.


6 – Usar ferramenta de Pesquisa Avançada

Um dos grandes benefícios de usar o LinkedIn é a oportunidade de fazer buscas sobre um profissional ou empresa, utilizando filtro que permitem encontrar públicos ou pessoas de segmentos exclusivos, únicos, por categorias, como empresa, cargo, especialização, influenciadores, mercado, etc.

Quem utilizar a conta Premium, pode ainda explorar recursos especiais, como o envio de mensagem direta para o organizador de contatos, busca com resultados expandidos, entre outras vantagens.


7 – Anunciar

O LinkedIn Ads é uma ótima ferramenta para anunciar, por conta da grande audiência e segmentação precisa. Ele permite que você estratifique seus anúncios baseados nas informações disponíveis dos seguidores, tais como função, títulos, nível de experiência, tamanho da empresa, entre outras.


8 – Analisar os resultados

O LinkedIn oferece ferramentas de análise que acompanham a interação dos seguidores, o que auxilia na produção de novos conteúdos direcionados. Com elas, é possível observar as melhores métricas, mensurar informações e os dados mais relevantes para traçar suas estratégias.

 


Ederson Dé Manoel - Growth Hacker especialista em LinkedIn e Lead Generation. Pós-graduado em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atualmente dedica-se à projetos de Data Marketing, Growth Hacking e Gestão de Experimentos de Marketing Científico. Já atendeu clientes, como Google, Corinthians, Vogue, Netshoes, Faber Castell, Cerveja Proibida, entre outros.

 

Pandemia aumenta debate sobre royalties do streaming musical e artistas buscam alternativas mais rentáveis para seu trabalho

Comercialização de catálogos musicais mostrou-se saída vantajosa para aumentar ganhos, sem depender da monetização via streaming 

 

Com o surgimento e a expansão dos serviços de streaming de música, a indústria fonográfica e os profissionais do setor viveram uma grande transformação na forma como o seu trabalho é consumido e remunerado. O play no Spotify se tornou indicador, com métricas nem sempre justas, já que o streaming é sustentável para artistas pop cujas faixas são reproduzidas digitalmente milhões de vezes ao mês. Mas para músicos cuja carreira não é tão desenvolvida, o modelo pode ser desastroso.

 

E o debate sobre os royalties de streaming ganhou mais força com a pandemia, já que o isolamento social impulsionou o uso do serviço digital e muitos artistas cancelaram shows e turnês – perdendo assim a receita que vem com eles. 

 

“A suspensão dos shows, que para muitos costumava ser a principal fonte de renda, tornou ainda maior a dependência dos artistas em relação à renda gerada pela música gravada. Sendo assim, a reivindicação por uma remuneração mais justa das plataformas, que já era uma realidade, se intensificou com a chegada da pandemia”, comenta João Luccas Caracas, CEO da gestora musical Adaggio.


 

Como são feitos os pagamentos via Streaming?

 

As empresas não costumam ser claras sobre a forma de pagamento dos artistas. Porém, no início do ano, uma das maiores plataformas do mercado de música digital lançou uma página para esclarecer como a receita gerada pela empresa é repassada aos cantores e compositores.

 

Um dos pontos mais relevantes é que o dinheiro não vai diretamente para os artistas. Ele chega nas mãos de quem possui os direitos sobre as músicas, isto é, gravadoras, distribuidoras e afins. A cada play, os detentores dos direitos recebem, portanto, uma fatia do valor arrecadado com a sua utilização (publicidade veiculada e assinaturas). 

“Os artistas e compositores escolhem os titulares dos seus direitos e os acordos sobre suas músicas, inclusive dando permissão para elas estarem nas plataformas de streamings. As plataformas fazem o pagamento a esses titulares e são eles que repassam ganhos aos artistas e compositores”, esclarece João.

 

Rendimentos antecipados

 

Hoje, entretanto, os artistas e compositores têm alternativas para aumentarem os ganhos com suas obras. Uma delas é a comercialização do catálogo musical, por meio de uma gestora musical, modelo já bastante difundido mundo afora, mas ainda recente no Brasil. "Basicamente, o artista cede o direito de receber royalties futuros em troca de uma liquidez imediata, ou seja, uma antecipação de recebimentos, para investir como bem entender. A gestora musical trabalha esse catálogo para potencializar seus rendimentos e identificar novas oportunidades comerciais, diminuindo assim a dependência da monetização via plataformas de streaming”, explica o CEO.

 

No Brasil, a Adaggio é o primeiro fundo de investimento especializado na aquisição de catálogos musicais. Em 2021, a empresa já alocou 40% do capital levantado e está fazendo diligência em 60 catálogos que, juntos, valem cerca de R$ 250 milhões. Fazem parte do portfólio da empresa nomes como Jorge Aragão, Délcio Luiz, Dado Villa-Lobos, Toni Garrido, Danilo Caymmi, Dinho, do Mamonas Assassinas, entre outros grandes artistas.

 

João reforça que, para além do aspecto financeiro da parceria com os cantores e compositores, a aquisição de catálogos musicais valoriza o trabalho dos artistas e fortalece a cultura do país – todo o portfólio da Adaggio é formado por composições nacionais. “A cada parceria fechada, além do imenso orgulho que sentimos em trabalhar os direitos autorais de artistas tão respeitados e consagrados, somos motivados a buscar também a valorização dessas obras e da cultura do país, pois conseguimos manter vivos grandes sucessos e aumentar o alcance dessas canções”.

 

 

 

João Luccas Caracas - CEO da gestora musical Adaggio.

 

Sobre a Adaggio

A Adaggio é uma gestora musical fundada pelo músico João Luccas Caracas, que conta com um time de executivos veteranos da indústria fonográfica. O fundo Arbor Adaggio é gerido pela Arbor Capital, com recursos de clientes e sócios da gestora e sócios da Atmos Capital. Juntos, oferecem aos investidores uma exposição pura e simples de canções e direitos de propriedade intelectual dos compositores e artistas associados. A empresa já alocou 40% do capital e está fazendo diligência em 60 catálogos que, juntos, valem cerca de R$250 milhões. Formada por músicos e para músicos, tem como missão eternizar e ressignificar canções.


Em homenagem ao Outubro Rosa, SP Market ganha iluminação especia

Durante todo o mês de outubro, fachada do shopping estará iluminada com a cor rosa como forma de apoio e incentivo ao diagnóstico precoce do câncer de mama


O Outubro Rosa é uma campanha mundial criada para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que, a cada 3 anos, 66.280 novos casos da doença podem surgir no Brasil. Em apoio a causa, o SP Market, shopping da Zona Sul de São Paulo, ilumina sua fachada com a cor rosa, como forma de chamar a atenção do público e encorajar as mulheres a realizarem o autoexame e se prevenirem contra o câncer de mama.

As luzes serão acesas, diariamente, durante todo o mês de outubro, a partir das 18 h.

 


Shopping SP Market

http://www.shoppingspmarket.com.br/novidade.php?novidade_id=27831

Av. das Nações Unidas, 22540 - Jurubatuba - São Paulo/SP

Horário: Segunda à sábado, das 10h às 21h.

Domingo e feriados, das 14h às 20h

 

Crise mundial de logística eleva custo de vida no Brasil

Créditos: Envato
País tem inflação mais alta dos últimos seis anos; inviabilidade na exportação e importação é um dos principais motivos



Desencadeada pelo início da pandemia, a crise na logística que o mundo todo enfrenta, especialmente por conta da falta de contêineres, é um dos grandes motivos para o aumento do custo de vida no Brasil. Com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro, a inflação acumulada dos últimos doze meses chegou a 10,25%. Somente em 2021, a alta do IPCA é de 6,90%, bem acima do teto de 5,25%, que era a meta estipulada pelo governo para a inflação deste ano.

O aumento do preço dos fretes é um dos fatores que encarece o valor das mercadorias, tanto na exportação quanto na importação. “Essa crise escancarou ainda mais os problemas de infraestrutura que o país possui, e ainda há muitas incertezas no caminho para a melhora do cenário atual”, esclarece o coordenador do curso de Comércio Exterior e professor de Relações Internacionais da Universidade Positivo (UP), João Alfredo Lopes Nyegray.

Segundo ele, essa crise logística é reflexo da forma como cada país lidou com o início da pandemia. Enquanto alguns faziam a contenção da primeira onda da doença, outros ainda enfrentavam o auge. Por conta disso, muitos contêineres ficaram parados e, consequentemente, veio o aumento dos preços dos fretes. “O Porto de Ningbo, na China, por exemplo, terceiro maior porto do mundo em movimentação de contêineres, ficou parado por duas semanas por conta de um caso de covid-19. Além disso, não podemos esquecer do incidente portuário no Canal de Suez. Com todos esses problemas, as cadeias mundiais de suprimento e abastecimento foram sofrendo uma grande pressão por não conseguir acompanhar a demanda”, explica.

Outro prejuízo que o Brasil enfrenta com essa alta dos fretes é o encarecimento das exportações. Um frete China-Paranaguá, que estava na casa dos mil dólares, agora está custando 11 vezes mais. O frete China-Manaus atingiu os 24 mil dólares. “Em um momento em que o real está desvalorizado e o país poderia estar aproveitando para exportar mais, acaba sendo prejudicado pelo alto valor do frete”, aponta Nyegray.

A previsão para melhora de apenas alguns desses problemas é no primeiro semestre de 2022, mas ainda há muitas incertezas pelo caminho, como as variantes do coronavírus, por exemplo. Nyegray explica que, enquanto as exportações e importações encareceram por conta do frete, o custo de vida continua elevado por conta da falta de opções de meios de transportes dentro do próprio país. “Se o Brasil contasse com linhas férreas confiáveis para o transporte de produtos, a situação poderia estar melhor. Porém, o frete no país é caro porque depende do modal rodoviário, cujos preços subiram por conta do aumento dos combustíveis”, justifica.

 


Universidade Positivo

up.edu.br/

 

Criptomoedas são alternativas para investidor diversificar carteira

Com a inflação em alta, desafio financeiro é fazer com o que o dinheiro não perca seu poder de compra, aponta Yubb

 

A instabilidade financeira gerada pela pandemia e intensificada com o cenário político traz um desafio para cada um que deseja investir. E com o rendimento da poupança abaixo da inflação, isso significa que o dinheiro guardado hoje poderá comprar menos coisas no futuro. Para Bernardo Pascowitch, fundador do Yubb (https://yubb.com.br/), maior buscador de investimentos do país, as criptomoedas são uma alternativa para diversificar a carteira e evitar a desvalorização do dinheiro investido.

“As criptomoedas são, hoje, os ativos com o maior potencial de valorização da década. A sua volatilidade é realmente alta, mas o que faz com que o investidor tradicional não confie nas moedas digitais tem mais a ver com uma falta de entendimento do mercado e do seu perfil enquanto investidor, do que um receio ligado à volatilidade”, explica Bernardo.

Para o especialista, se o investidor se preocupa com o seu futuro, ele tem que considerar o investimento em criptomoedas. “Investir em criptomoedas está estritamente ligado à proteção do patrimônio a longo prazo. A gente estuda para comprar um carro, estuda qual o melhor restaurante para comer, estuda qual profissão seguir. Mas, na hora de investir nosso dinheiro, a gente pula o mais importante: o estudo. O investidor precisa conhecer qual o seu perfil de risco para assim poder atuar com segurança na renda variável e, consequentemente, com criptomoedas”.

O Yubb realizará até o dia 21 de outubro (quinta-feira) a Semana da Revolução Cripto, uma programação especial online para educar o investidor a atuar com criptomoedas. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site da ação.

“Investir em criptomoedas é entender alguns passos. O primeiro é que o investidor não deve aplicar aquele dinheiro guardado para sua reserva de emergência, ou seja, aquela verba que pode ser retirada a qualquer momento para suprir despesas. Para isso, a renda fixa é mais recomendável. Já o segundo ponto é a conscientização da volatilidade das moedas: a pessoa somente deve investir o que ela tem ciência que pode perder”, complementa.

“Nós ainda temos aquela visão de que investir é para um público segmentado, mas não é assim, e a internet está auxiliando na difusão da educação financeira. As informações estão mais acessíveis, é só a pessoa ficar atenta. Agora, uma última dica: ao escolher uma corretora, procure aquela que tem menos taxa. Afinal, quanto menos você pagar, mais dinheiro tem para render”, conclui Bernardo.


Cartórios de São Paulo registram ao menos 3,8 mil órfãos de Covid até seis anos de idade

Levantamento realizou o cruzamento entre registros de nascimentos e de óbitos com base no CPF, emitido pelos Cartórios desde 2015 diretamente nas certidões de nascimento


Ao menos 3.836 crianças de até seis anos de idade em São Paulo ficaram órfãos de um dos pais vítimas da Covid-19 entre 16 de março de 2020 e 24 de setembro deste ano. Os dados foram levantados com base no cruzamento entre os CPFs dos pais nos registros de nascimentos e de óbitos feitos nos 836 Cartórios de Registro Civil do estado desde 2015, ano em que as unidades passaram a emitir o documento diretamente nas certidões de nascimento das crianças recém-nascidas em todo o território estadual.

Os números obtidos pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), entidade que representa os Cartórios de Registro Civil do Brasil e administra o Portal da Transparência (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), mostram que 64 pais faleceram antes do nascimento de seus filhos, enquanto 9 crianças, até a idade de seis anos, perderam pai e mãe vítimas da Covid-19.

"Por meio dos números contabilizados nos cartórios de Registro Civil do estado paulista, conseguimos analisar diversas situações da sociedade civil e, consequentemente, auxiliar na base de dados do poder público", explica Luis Carlos Vendramin Junior, presidente da Arpen/SP. "E pelo acordo realizado com a Receita Federal para a emissão do número do CPF na certidão de nascimento, conseguimos levantar estes dados que, mesmo parcialmente, geram impacto", concluiu.



Dados nacionais

Já no Brasil, no mesmo período, ao menos 12.211 crianças de até seis anos de idade ficaram órfãs de um dos pais vítimas da Covid-19.

Segundo os dados levantados pela Arpen-Brasil, 25,6% das crianças de até seis anos que perderam um dos pais na pandemia não tinham completado um ano. Já 18,2% tinham um ano de idade, 18,2% dois anos de idade, 14,5% três anos, 11,4% quatro anos, 7,8% tinham cinco anos e 2,5% , seis anos. São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Ceará e Paraná foram os estados que mais registraram óbitos de pais com filhos nesta faixa etária.

Os dados de nascimentos, casamentos e óbitos estão disponíveis no Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), base de dados abastecida em tempo real pelos atos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Arpen-Brasil, cruzados com os dados históricos do estudo Estatísticas do Registro Civil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados dos próprios cartórios brasileiros.



Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo  - Arpen/SP


Black Friday: a hora das recompensas instantâneas

O evento é o momento certo para o imediatismo das recompensas instantâneas, estratégia que auxilia nas vendas e na fidelização de clientes

 

  • O imediatismo está em alta, entenda porque as recompensas instantâneas são ótimas estratégias de entrada na fidelização de clientes 
  • Além dos descontos, devem fazer parte da estratégia dos lojistas o cashback e o bounceback (o abatimento na próxima compra)

 



No ano passado, a Black Friday movimentou R$ 7,72 bilhões (incluindo a CyberMonday), com R$ 4,02 bilhões somente no e-commerce, segundo a Neotrust/Compre&Confie. A edição 2021 se aproxima e desde já é importante para as empresas sinalizarem a seus clientes que eles farão um bom negócio - e rápido.

Seja na loja física, em um site próprio ou inserida em um marketplace, o foco das marcas é garantir - e anunciar - vantagens aos consumidores. E, nesse quesito, quanto mais imediatas, melhor. O tripé qualidade-atendimento-preço se complementa com o chamariz das recompensas instantâneas, uma estratégia de fidelização que está em alta.

Recompensas instantâneas são formas de se premiar o consumidor no exato momento da compra (cashback, descontos e até o bounceback, o abatimento na próxima compra). Elas são também a marca do nosso tempo. Hoje, tudo incentiva a característica imediatista de nosso comportamento: da tecnologia às crises, passando até pelas relações sociais.



Pesquisas comprovam a força da instantaneidade

Um estudo publicado no Journal of Consumer Research¹ pelos pesquisadores Yan Zhang e Leilei Gao aponta que recompensar os consumidores instantaneamente fortalece a associação entre consumir e ser recompensado. Isso pode motivar esses consumidores a continuar buscando recompensas - via consumo, é claro, num ciclo contínuo com a marca.

Parece óbvio, mas o ponto crucial aqui é o timing, o imediatismo. Outra pesquisa, esta publicada no International Journal of Research in Marketing², afirma que receber vantagens a cada compra (como colecionáveis, por exemplo) seria mais atrativo que acumular para uma troca futura, pois essa última modalidade quebra a associação compra-recompensa.



O aqui e o agora


Tempo é a palavra-chave. O equilíbrio entre o esforço e a entrega da recompensa afeta a motivação do cliente. O estudo do International Journal of Research in Marketing também confirma que recompensas instantâneas resultam em idas incrementais às lojas - e varejistas sabem que isso gera oportunidades de interação com o cliente e compras por impulso.

A edição 2021 do Loyalty Barometer Report³, da Merkle, aponta que 70% dos consumidores preferem descontos e ofertas em sua relação com as marcas. Esse comportamento teria sido impulsionado pela pandemia acompanhada da crise econômica, já que muitas famílias viveram (e ainda vivem) tempos de incertezas. É a Pirâmide de Maslow⁴: o instinto de preservação nos empurrando para a segurança.



Tecnologia e impaciência


O feedback de aprovação das redes sociais é um exemplo. De forma viciante, ele reforça nossa necessidade de gratificação instantânea (likes) agindo no campo emocional. Além disso, estamos cada vez mais impacientes.

Estudo famoso da University of Massachusetts⁵ Amherst and Akamai Technologies com 6,7 milhões de usuários mostrou que eles abandonavam vídeos que levassem mais de dois segundos para carregar. Além disso, segundo o Nielsen Norman Group, os usuários permaneciam em uma página web tempo suficiente para ler apenas 20% do conteúdo.



Economia comportamental


Esse imediatismo generalizado e a eficácia da instantaneidade não acontecem apenas com a recompensa, mas também com o reconhecimento. Diferentemente da recompensa, mais racional e impessoal, o reconhecimento se traduz pelo componente emocional, com a pessoalidade. Ambos, porém, funcionam melhor quanto mais imediatos forem.

A explicação vem da economia comportamental, onde há um princípio chamado desconto hiperbólico. Entre duas recompensas similares, nossos cérebros preferem a que chega primeiro, minimizando o valor daquela que vem depois, mesmo que adiada apenas algumas horas. No campo do B2E, essa forma de incentivo, por exemplo, pode se traduzir em um simples “obrigado” ou “parabéns”, de forma pública e imediata, para membros da equipe.



Recompensas instantâneas e a experiência a longo prazo

Temos, assim, predisposições internas e estímulos externos agindo ao mesmo tempo em favor das recompensas instantâneas, sejam likes ou descontos. Mas o consumidor está escolhendo os produtos e serviços daquela marca ou apenas o desconto? Se for o desconto ele não é um cliente, mas um comprador ocasional que irá trocá-la assim que surgir uma oferta melhor.

É importante saber que se as alavancas instantâneas atraem, o que retém o cliente é o relacionamento com a marca. O ideal é que essas recompensas façam parte de uma estratégia de relacionamento e não sejam utilizadas apenas como simples abatimento. Afinal, trata-se de uma renúncia de receita, uma tática que precisa ter sua sustentabilidade financeira avaliada.



O mercado de fidelização no Brasil

Em 2021, o Brasil chegou a 170,4 milhões de membros de programas de fidelidade. Em 2019, esse mercado havia movimentado R$ 7,7 bilhões. Apenas a pandemia conseguiu desacelerar o setor que havia anos crescia a dois dígitos, e que, mesmo assim, faturou R$ 5,3 bilhões em 2020.

Mas este ano já indica uma retomada. Dados apontam crescimento no segundo trimestre de 4,2% sobre o faturamento bruto das companhias (R$ 1,28 bilhão) em comparação aos três primeiros meses do ano. O total de pontos/milhas resgatado no período foi de 61,7 bilhões, crescimento de 44,6% na mesma comparação⁶.



Julio Quaglia - Empreendedor e gestor com mais de 25 anos de experiência em CRM, Loyalty, Analytics e Business Intelligence. É CEO da Valuenet, empresa que oferece serviços de consultoria, planejamento e operação de estratégias de fidelização e incentivo. Julio também é professor de CRM (Customer Relationship Management) no IED, disciplina que também já lecionou na ESPM.

 

Valuenet

 

Fontes: 

  1. Journal of Consumer Research
  2. International Journal of Research in Marketing
  3. Loyalty Barometer Report
  4. IBE - Institute of Business Education
  5. University of Massachusetts Amherst 
  6. Dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF)

6.   

Confira quatro dicas para economizar água em cas

Esquema de Instalação Ecocasa
Divulgação

Redutor de vazão, dispositivo ecoeficiente e troca de mecanismo de descarga são algumas das alternativas que garantem redução de até 80% do consumo



Reduzir o consumo de água é importante para equilibrar as finanças domésticas, sobretudo neste momento em que grande parte das famílias está permanecendo mais tempo no lar. Além disso, é uma atitude cidadã e de respeito ao meio ambiente. Edson Suguino, engenheiro da Lorenzetti, dá quatro dicas práticas que podem ser adotadas em casa:


Um banho consciente. Facilmente encontrada no mercado, as duchas com redutor ou restritor de vazão economizam até 80% de água. O dispositivo também pode ser adquirido para instalação em duchas diversas.


Economia ao alcance das mãos. A higiene das mãos é fundamental para a saúde das pessoas, por isso, as torneiras de fechamento automático são alternativas muito recomendadas. “Podemos encontrar no mercado opções que oferecem de 50% a 70% de redução no consumo, e tecnologias diferenciadas, como o sensor eletrônico, que permite a abertura e fechamento do fluxo de água sem contato das mãos com a torneira”, explica o especialista.


Transformando a torneira. É possível tornar qualquer torneira comum em ecoeficiente. Basta instalar o dispositivo economizador. Suguino reforça que “a instalação é fácil e pode ser feita em todos os modelos de torneiras e misturadores de mesa disponíveis no mercado, permitindo 50% de redução no consumo de água, com a possibilidade de até 70%, de acordo com a regulagem e a pressão da água no local da instalação”.


Descarga coerente. O mecanismo de caixa acoplada da bacia, presente em milhares de lares brasileiros, pode ser facilmente substituído pelo modelo de duplo acionamento. A versão simples ou single libera em torno de 6 litros de água por descarga. Porém, o modelo duo flow conta com dois tipos de acionamento, de 3 e 6 litros, garantindo economia de até 50% no consumo a cada descarga.


 Torneira com acionamento automático

Divulgação


Bitcoin, Solana e Terra são criptomoedas mais buscadas em setembro

Veja ranking das 10 criptomoedas mais transacionadas do mês na Monnos

 

Bitcoin, Solana e Terra estão no topo do ranking das 10 criptomoedas mais transacionadas no mês na Monnos (https://monnos.com). “O Bitcoin é a criptomoeda mais popular do mundo, e se manteve no topo das buscas em setembro. Já a Solana começou o mês valendo USD 116,00 e logo bateu o pico de USD 206,00 - o que atrai mais procura. Em setembro, a Solana sofreu um ataque e teve desvalorização, mas continua se mostrando um projeto arrojado e valioso”, explica Rodrigo Soeiro, fundador e CEO da Monnos - CryptoBank e primeira rede social de investimentos de criptomoedas que opera globalmente.

Veja ranking completo:

Posição

Sigla

Criptomoeda

1

BTC

Bitcoin

2

SOL

Solana

3

LUNA

Terra

4

USDT

Theter

5

AVAX

Avalanche

6

COTI

COTI

7

ADA

Cardana

8

MATIC

Polygon

9

ENJ

Enjin Coin

10

ETH

Ethereum

 

“Também se destacou a criptomoeda Terra, que vem se valorizando desde junho deste ano. Em setembro, seu ecossistema declarou sucesso em uma grande atualização, que visou desenvolver e atualizar seu protocolo em blockchain”, aponta o especialista. “Os interesses dos investidores são bastante guiados pelas movimentações do mercado, e os dados de setembro corroboram com essa premissa”, finaliza Soeiro.

 


Monnos

https://monnos.com 

Biocombustível: entenda sua importância para a sustentabilidade

Air Products explica as vantagens de substituir combustíveis provenientes do petróleo pelos obtidos a partir de fontes renováveis

 

A descarbonização é pauta mundial e tratados globais como o Acordo de Paris e a campanha Race to Zero e Race to Resilience, promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas), que visam à diminuição de emissões de gases de efeito estufa, como metano e CO2, ganham cada vez mais engajamento. A redução de emissões será, inclusive, um dos principais temas da 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP-26), que será realizada entre outubro e novembro.

Assim, em um cenário de urgência por alternativas que refreiem emissões de gases de efeito estufa, a transição energética, ou seja a passagem de uma matriz energética focada nos combustíveis fósseis para uma com baixa ou zero emissão de carbono, baseada em fontes renováveis, é um dos maiores focos globais.

Nesta jornada pela adoção de outras matrizes energéticas, o biocombustível é uma das alternativas viáveis para diversos setores da economia. Produzido a partir de biomassa, como cana-de-açúcar e óleos vegetais, ou resíduos orgânicos, residenciais e industriais, o biocombustível é substituto para os combustíveis fósseis, como o gás natural, a gasolina e o diesel.

O Brasil é um dos países mais adiantados quando o assunto é biocombustível e referência mundial em produção de etanol e biodiesel, oriundos de biomassa. O primeiro é feito por meio da fermentação da sacarose de vegetais agrícolas como a cana-de-açúcar. Já o biodiesel é produzido a partir de óleos vegetais (como soja e girassol).

Ambos são fontes renováveis e sua queima produz menos gases e partículas que os combustíveis fósseis, além disso suas plantações consomem CO2 em toda a fase de vida, gerando um ciclo neutro do carbono. Sendo assim, o impacto ambiental é minimizado. Aliás, todo diesel de origem fóssil, produzido no país, recebe a adição obrigatória de 13% de biodiesel, que serve como fonte de mitigação das emissões automáticas.

Outra opção benéfica ao meio ambiente é o biogás, biocombustível obtido pela fermentação anaeróbica de matéria orgânica, ou seja, resíduos residenciais ou industriais. Com a purificação do biogás, obtém-se o biometano que pode ser utilizado para fins veiculares, instalações residenciais, industriais e comerciais. A queima do biometano como combustível, embora gere CO2, é mais benéfica que sua direta emissão à atmosfera, já que o potencial de aquecimento do metano é quase 70 vezes maior que o do CO2.

Assim, tanto os biocombustíveis oriundos de fontes agrícolas quanto os obtidos da decomposição de matéria orgânica, colaboram para redução do aquecimento global.


Tecnologia Air Products para biocombustíveis

Alinhada com o objetivo mundial de descarbonização a Air Products estabeleceu a meta “1/3 até 2030” para reduzir as próprias emissões e vem estimulando seus clientes a reduzir os impactos ambientais por meio de aplicações de novas tecnologias voltadas a eficiência energética, captura, sequestro e conversão de gases de efeito estufa.

Uma das apostas da empresa é na purificação do biogás para produção de biometano. O Sistema de Membranas de Purificação retira os contaminantes do biogás para obtenção desse biocombustível, que pode ser utilizado para geração de energia térmica, elétrica ou como combustível veicular, tornando assim os processos de seus clientes mais econômicos e sustentáveis.

“Sabemos que a transição energética é fundamental. Passar das energias fósseis para as energias limpas é um passo importante para a humanidade, para que a vida no planeta seja mais sustentável. A Air Products, multinacional presente em 50 países, está cada dia mais empenhada em atingir essa meta em escala global por meio de suas soluções”, destaca Marcus Silva, Gerente Geral Brasil e Argentina.


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