Não é de hoje que a forte competição dentro do mercado varejista torna a missão de abrir um novo negócio, ou manter empreendimentos antigos um desafio.
E
se engana quem acredita que apenas as grandes empresas e marcas renomadas
precisam desenvolver novas estratégias de crescimento.
É
nesse cenário que o marketing digital se tornou um termo tão presente e
frequente dentro de conversas sobre empreendedorismo e sucesso da marca.
Entre
as posturas mais importantes de um empreendedor que busca um bom espaço na
competição econômica, é necessário entender que o marketing digital vem para
somar as estratégias mais clássicas para o fortalecimento da marca.
Mas
afinal, você está familiarizado com o marketing digital? Você sabe quais
estratégias são essas?
O
que é o marketing digital?
O
investimento em marketing é um tipo de ação muito comum dentro de empresas. E
tem como objetivo fazer com que as marcas e negócios se aproximem mais do
público e clientes.
Com
a presença quase que integral da internet e tecnologias na rotina das pessoas,
surgiu um novo “braço” desse marketing, mais voltado para estratégias online,
em redes sociais, sites de busca, entre outros meios digitais.
Qual
a importância do marketing digital para o varejo?
Sabendo
resumidamente qual é o objetivo do marketing digital, fica mais fácil entender
o porquê empreendedores do varejo precisam incorporar essas estratégias em seu
negócio.
Entre as justificativas, é possível
destacar as mais “simples” e nítidas:
·
Possibilidade de conhecer melhor o
perfil de seu cliente;
·
Antecipação de decisões e preferências
do público, se posicionamento à frente da concorrência;
·
Promoção dos produtos de forma mais
dinâmica;
·
E principalmente, o aumento das
vendas.
Lembrando
que entra as vantagens do investimento em marketing digital para o varejo, é
interessante destacar que essas estratégias, quando bem executadas, têm o poder
de afetar diretamente as emoções do público-alvo.
Formulando
assim, todo um ciclo com benefícios já citados, como por exemplo a
possibilidade de estar a frente da concorrência, o que aumenta sua visualização
e quantidade de vendas, e que afeta consequentemente o lucro de seu
negócio.
O
consumidor passa a ser influenciado não só por estratégias montadas e pensadas
para o ponto de venda, mas também por plataformas digitais e redes sociais que
estão 24 horas por dia ao alcance de boa parte do público.
Outra
questão que precisa ser destacada é que muitos dos clientes que se mantêm
conectados, na hora da decisão de que marca ou empresa optar, passam pelo
momento de consulta de informação na internet.
Logo,
manter-se presente e bem estabelecido no cenário digital não é só importante,
mas se torna essencial para seu negócio angariar novos clientes, e manter, com
mais tranquilidade, um bom posicionamento em relação à concorrência.
Ferramentas
de marketing digital que podem ser usadas no varejo
Depois
de entender o que é o marketing digital e algumas de suas inúmeras vantagens
quando implementado em um empreendimento, é importante estudar as estratégias
que podem ser utilizadas, e quais as ferramentas que podem facilitar e favorecer
essas ações.
Mas
antes de passar para a etapa de indicações de ferramentas, é fundamental
reforçar que o mundo do marketing digital passa por mudanças e atualizações
constantes.
A
plataforma e o recurso utilizado hoje, pode ser insuficiente e retrógrado
amanhã. Por isso, sempre estude e esteja antenado em relação às novas ideias,
ações e demandas. Sendo assim, confira algumas das ferramentas mais utilizadas
no setor:
1
- Google Analytics
Obviamente,
a empresa mais importante do mundo digital teria uma ferramenta voltada para o
marketing, não é mesmo? Uma só não, muitas.
Entre
elas, o Google Analytics é uma das mais utilizadas, e obrigatórias para quem já
tem um site, aplicativo ou blog.
Com
a ferramenta você é capaz de analisar melhor seu público, como seus visitantes
se comportam em sua página, dados do seu negócio, entre outras
informações.
2
– SimilarWeb
Essa
ferramenta é fundamental para quem quer visualizar melhor o cenário do mercado.
O SimilarWeb analisa seu site, focando na comparação com a concorrência.
3
– Ubersuggest
Para
os negócios que marcam presença no cenário digital, saber quais são as
palavras-chave mais importantes para seu segmento é uma informação
fundamental.
O
Ubersuggest é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, que apresenta
diversas informações, como por exemplo, o volume de tráfego, a
competitividade,e diferentes termos que você pode optar na hora de fazer um
texto para o site ou blog.
4
– mLabs
É
fundamental que seu empreendimento não foque apenas na empresa em plataformas
de busca, com sites e blogs, mas também atue nas redes sociais.
O
mLabs é uma ferramenta interessantíssima para o gerenciamento de redes sociais.
Nele você consegue responder comentários, agendar publicações, analisar
métricas dos perfis, entre outras ações.
5
- Google Ads
Sendo
mais uma das ferramentas do Google, o Ads é uma plataforma que te permite criar
anúncios para o site de busca, incluindo links patrocinados. Ótimo para empreendimentos
que precisam de um maior alcance e mais visualizações.
Marcas
que investem em marketing digital
Como
explicado anteriormente, se engana quem acredita que o marketing digital é assunto
apenas das grandes marcas. As estratégias para aproximação com o consumidor são
fundamentais para a boa performance de seu negócio.
Mesmo
assim, foram separados aqui dois exemplos de ações de marketing digital de dois
importantes empreendimentos do mercado, para que você entenda a genialidade
desse tipo de trabalho.
Starbucks
A
rede de cafeterias Starbucks, vendo o cenário de isolamento social e medidas de
saúde durante a pandemia, desenvolve frequentemente em suas redes sociais posts
sobre seu serviço de “pedidos para viagem”.
Colocando
essa opção como mais interessante durante tal momento, a empresa entende os
acontecimentos do mundo, e soube promover seus serviços adaptados.
Além
disso, expõem com certa periodicidade fotos de seus funcionários com máscara, e
seguindo todos os cuidados necessários por conta do coronavírus.
Mostrando
a seus clientes que se sensibiliza com o momento, e segue os conselhos
estabelecidos pelas autoridades de saúde.
Nespresso
A
marca Nespresso, também analisando o momento vivido pela sociedade, passou a
desenvolver campanhas que mostram a importância da presença do famoso
"cafezinho" na sua rotina do dia a dia, principalmente no home
office.
Usando
assim, um consumo quase que cultural do brasileiro e a pandemia, para se
estabelecer como marca presente na vida de seus clientes.
Outra
estratégia foi perceber o clima tropical do país, e assim fortalecer a linha de
cápsulas de café própria para o verão: a linha de bebidas geladas.
Assim,
não dá mais para acreditar que qualquer empreendimento esteja “livre” do
investimento em marketing digital.
A
tecnologia é uma realidade na vida do consumidor, e deve ser utilizada também
para o bem de seu negócio. Atualize suas estratégias!
Luciana
Gama Penteado - Gerente de Marketing na Localoo,
atualmente atua em Paris para o mercado brasileiro.