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segunda-feira, 3 de maio de 2021

Clientes, colaboradores e tecnologia: personagens da transformação pós-pandemia

Um ano após o decreto da pandemia do coronavírus, olhamos para o que passou e entendemos que muitas transformações aconteceram no mundo. Nossas rotinas foram alteradas, assim como nossas vidas e nossa maneira de vivenciar muitos aspectos da nossa rotina.

O relacionamento interpessoal não é o mesmo. Usamos muito mais aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais para nos comunicar com familiares e amigos. Os apps de reuniões online se tornaram uma ferramenta essencial para nos conectarmos profissionalmente.

E o relacionamento dos consumidores com as empresas não ficou de fora. A transformação atingiu três aspectos distintos: clientes, agentes e tecnologia.

Os clientes hoje preferem muito mais vias digitais para falar com os Contact Centers. 2020 protagonizou a migração do relacionamento para estes canais. Uma parte considerável de consumidores optou pelo atendimento via redes sociais, WhatsApp, Telegram, Zoom, Teams etc. Em 2019, 28% das interações eram realizadas por canais digitais. No ano passado, esse número aumentou para 55%. Isso significa que os consumidores estão procurando por omnicanalidade, ou seja, querem que a informação seja mantida em caso de transferência de um canal para outro. Assim, não precisa repetir todas as informações se migrar de um atendimento via chat para uma ligação.

Os colaboradores também foram transformados pela pandemia. Houve uma mudança na percepção do trabalho. Há dois anos, cerca de 30% dos agentes tinham a intensão de trabalhar de forma remota. Com a experimentação de 2020, esse número aumentou de forma significativa: agora, 85% manifestam este desejo.

Durante o último ano, além de acompanhar as principais pesquisas do setor, realizei minha própria análise. Todas as vezes que precisei acessar os Contact Centers como cliente aproveitei para fazer algumas perguntas para os agentes que me atendiam. A maioria me falou que, com a possibilidade de trabalhar em casa, sem gastar tempo (estressante) com a locomoção, se tornou naturalmente mais produtiva e mais satisfeita. É de se esperar que essa predileção siga no pós-pandemia.

Para garantir tanto produtividade quanto satisfação de seus colaboradores, as empresas precisam oferecer ferramentas que disponibilizem a flexibilidade que necessitam para trabalhar de casa com tranquilidade e segurança.

Tudo isso nos leva às mudanças na tecnologia. Todo esse cenário que desenhei acima só é possível com a utilização de cloud computing. Nós já estávamos vivendo o movimento de adoção da nuvem antes da pandemia. Em 2019, cerca de 20% das empresas haviam realizado a migração. Mas ocorreu uma aceleração e hoje chegamos a quase 60%. Dados de uma pesquisa da Delloite explicam que as companhias buscam esta transformação por três motivos:

  • Custos: com o cloud, conseguimos melhorar as despesas operacionais. Como reduz set-up, manutenção e gastos com upgrade, os custos são reduzidos;
  • Flexibilidade: as empresas de Contact Center têm picos de demanda em datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal etc., voltando depois à quantidade de interações padrão. Com a computação em nuvem é possível trabalhar de maneira mais otimizada: aumentando a capacidade em momentos de pico e retornando ao standart na sequência.
  • Agilidade de negócios: a nuvem endereça mais rápido as expectativas do mercado e oferece mais tecnologia e inovação de forma ágil.

Esse foi o grande movimento que vimos acontecer no setor de relacionamento com o consumidor neste ano tão revolucionário. Tivemos mudanças nos processos e na mentalidade de todos os envolvidos na cadeia de contato com o cliente. No futuro, essas tendências devem se intensificar ainda mais. Você está pronto?




Luiz Camargo - VP da NICE para a América Latina.


Pandemia acelera busca por planejamento sucessório

A pandemia de Covid-19 tem feito cada vez mais vítimas no Brasil. Diante da constatação do quanto a vida é perecível, cada vez mais pessoas estão buscando formas de elaborar um testamento ou mesmo um planejamento de sucessão familiar, no caso de empresários. O resultado é que, segundo levantamentos dos cartórios, a busca por esse tipo de documentação aumentou em mais de 50% em 2020.

De acordo com dados do IBGE, mais de 90% das empresas brasileiras são familiares. Contudo, mais de 70% não passam de pai para filho. Apenas 5% delas conseguem chegar até aos netos de seus fundadores. Para mudar essa realidade e aumentar a perpetuidade das empresas, é preciso fazer um cauteloso planejamento sucessório. Esse cuidado evita brigas familiares e ajuda na preservação do patrimônio, que pode perdurar por várias gerações.

Normalmente, existem dois grandes problemas que cercam esse tema: a falta de interesse dos sucessores em tomar a frente do negócio ou a falta de preparo e conhecimento para gerenciar a empresa, suas demandas e necessidades. Em ambos os casos, as consequências podem ser devastadoras se houver a insistência em nomear algum familiar para esse cargo sem as habilidades necessárias.

Por isso, é fundamental buscar a profissionalização da gestão. Muitas vezes, vemos empresas operando de formas ainda analógicas em pleno século XXI. É preciso modernizar as operações, automatizar processos e ampliar o conhecimento sobre aspectos fundamentais que determinam o sucesso ou o fracasso de um negócio.

Tendo isso em mente, é necessário identificar herdeiros que tenham conhecimentos teóricos e práticos para garantir o bom desempenho da empresa no médio e longo prazo. É recomendável que o sucessor tenha não apenas um domínio total sobre as operações da empresa, mas também uma experiência de mercado, tendo acumulado vivências fora do espectro familiar. O conhecimento acadêmico, por meio de cursos de graduação e especialização dentro e fora do país também são importantes, especialmente para empresas com atuação internacional.

Caso não seja possível identificar nenhum herdeiro direto ou membro familiar com as habilidades necessárias, o mais recomendável é buscar um profissional no mercado. Contratar um CEO ou CFO pode ser a melhor alternativa para garantir a preservação do patrimônio da família e assim a perpetuidade dos negócios, bem como o bom funcionamento da empresa. Nesses casos, é comum que os membros da família façam parte do conselho administrativo, tendo total conhecimento da situação da empresa e a possibilidade de direcionamento das diretrizes dos negócios.

Outra opção na ausência de herdeiros interessados e preparados para assumir a gestão dos negócios é a venda total, parcial ou ainda a fusão com outra empresa, neste último caso, para maximizar os negócios. Em todos esses casos, é necessário fazer um mapeamento da situação operacional e jurídica do negócio, avaliando riscos e oportunidades, ativos e passivos a fim de se chegar a uma valoração justa para todos os envolvidos.

Tomada a decisão sobre o futuro da sociedade, é importante fazer um levantamento de todo o patrimônio, tanto dos bens do empresário quanto da sociedade. É preciso mapear aplicações financeiras, bens móveis e imóveis, participações societárias e direitos. Depois, é preciso entender a situação familiar, como o regime de casamento, a idade e engajamento dos herdeiros nos negócios familiares, entre outras particularidades. Uma vez feito o mapeamento, a melhor estrutura de organização pode ser escolhida, sendo as mais comuns: a doação, o testamento ou constituição de holding familiar.

A doação é comum para transferir imóveis, distribuir cotas ou participações societárias. Nesse caso, há necessidade de se recolher o ITCMD – Imposto de Transmissão sobre Causa Mortis e Doação. Por se tratar de um imposto estadual, a alíquota varia de um estado para outro. Outra alternativa é o testamento. Nesse documento ficam dispostas as vontades do testador, deixando claro para quem serão destinados cada um de seus bens. Caso não haja herdeiros, o testador poderá dispor livremente da totalidade dos seus bens no testamento e fazê-lo de acordo com sua vontade, inclusive com doações a instituições de caridade.

Contudo, no caso dos empresários, o mais recomendável é a constituição de uma holding familiar. Nesse caso, é constituída uma pessoa jurídica com o objetivo de resguardar a concentração do patrimônio da família. Na holding, o patrimônio da pessoa física é transferido para a pessoa jurídica, necessitando haver a integralização do capital social, de modo que essa nova empresa tenha o controle dos bens transferidos, seja por uma pessoa ou por toda a família. Além disso, cada um terá a parte que lhe couber na sociedade, representadas pelas respectivas participações na sociedade.

Para garantir a legalidade e o cumprimento dos desejos do patriarca da família ou fundador, é imprescindível contar com apoio jurídico adequado, a fim de se evitar surpresas desagradáveis no futuro. Todas as decisões devem estar registradas em documentos que reflitam os desejos e aspirações desenhadas para o futuro evitando conflitos familiares. Esses documentos trazem toda a segurança necessária às empresas familiares, exequíveis perante bancos e credores garantindo a legalidade à operação.

Embora pareça complexo, o planejamento sucessório leva em média apenas 60 dias, variando de acordo com o nível de complexidade do patrimônio e o ramo de atuação da empresa. Esse é um cuidado que todo empresário precisa ter a fim de garantir a perpetuidade de sua empresa e, a segurança financeira de sua família.

 



Thais Cordero - advogada e Líder da área societária do Marcos Martins Advogados.

 

Marcos Martins Advogados

https://www.marcosmartins.adv.br/pt/

A lei como neopolítica de censura : uma análise do Projeto de Lei 504/2020

O recente Projeto de Lei 504/2020, da Assembleia Legislativa de São Paulo, de autoria da Deputada Marta Costa do PSD, tem causado ruídos na comunidade LGBT e na sociedade civil que tem a liberdade como princípio básico da comunicação.

Historicamente o Brasil foi genitor de diversos preconceitos institucionais às populações já vulneráveis socialmente. O racismo, a xenofobia, a misoginia e a LGBTfobia do país que atualmente mais mata, agride e consome pessoas trans mundialmente, é um sintoma de nossa construção de sociedade, que ainda tem muito a progredir.

Atualmente, com o avanço da agenda identitária, observamos as mais diversas formas de publicidade na mídia nacional. Vemos famílias formadas por muitos brasis de cores, raças, credos e tamanhos, que nos formam, sendo a representatividade um pilar importante na publicidade de quem somos culturalmente e abandonando padrões heteronormativos e anglo-saxões, anteriormente existentes nos típicos comerciais de margarina. 

Porém, a recente ruptura causada pela neopolítica de destruição institucional, acolhida por segmentos abertamente fascistas, tem formado um tenebroso casamento com a lei em sentido formal, como forma de institucionalizar preconceitos que deveriam ser combatidos pelo Estado.

O Projeto de Lei 504/2020 visa a proibição de publicidade em qualquer veículo de comunicação que faça referência à diversidade sexual humana relacionada a crianças. A justificativa do projeto, segundo consta em documento emitido pelo site da própria ALESP, seria o desconforto emocional a famílias heterossexuais. Portanto, não é custoso perceber o desequilíbrio presente no conteúdo do projeto que, sob essa justificativa, pressupõe como solução a censura de famílias LGBT’s.

Ressalvo, contudo, que a lei, por mais imperativa que seja, encontra entraves institucionais sólidos em uma Constituição que não é tolerante à censura.

Como dizia Robert Escarpit “democracia é quando batem na sua porta às cinco da manhã e você supõe que é o leiteiro”. Pois bem, ao se promulgar a Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988, foram abandonados todo o legado de repressão, censura e tortura deixados pelo regime ditatorial. Tal fato, por mais que nunca aceito por certas correntes ideológicas dominantes em uma pequena parcela da sociedade, não pode ser deixado à míngua de uma mera formalidade institucional.

Desta forma, a inconstitucionalidade do conteúdo do projeto de lei é latente, pois a lei não deve servir de manto para preconceitos sociais. A liberdade de expressão, opinião, pensamentos e crenças é diretamente abalado com o Projeto Legislativo 504, ferindo ainda diretamente a honra e dignidade de cada pessoa e família LGBT ao propor uma perigosa aventura repressiva que deve ser combatida em conjunto pela sociedade civil e pelos parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Cabe ainda mencionar que a publicidade infantil não deve temer a diversidade sexual humana, pois a publicidade é apenas um recorte de quem somos como sociedade. Além disso, o acolhimento, a comunhão e o convívio que essas crianças terão com pessoas LGBTs durante a vida não deve ser alvo de receio social, uma vez que LGBTs merecem dignidade e respeito como as pessoas heterossexuais.

A lei não deve servir àqueles que visam destruir a estrutura e os valores de liberdade, igualdade e progresso previstos em nossa Constituição cidadã de 1988. A esses bárbaros restará apenas o triste legado que o preconceito marca em suas raízes mais profundas, sua história e identidade.

A segregação de povos historicamente marginalizados e oprimidos socialmente que tal Projeto de Lei representa é apenas um sintoma da enfermidade que nossa democracia passa, mas, por mais que essas turbulências hoje venham a nos acometer, os verdadeiros presos são os que traem a justiça.

 


Gabriel de Camargo da Silva - Bacharel em Direito pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e pós-graduando em Direito Administrativo pela PUC Minas. Atualmente, atua no escritório de advocacia Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados, localizado em São Paulo, capital. 

A Cúpula do Clima e a importância do crescimento no mercado de títulos verdes do Brasil

Caso as metas fixadas sejam alcançadas, é possível que o País se torne palco de investimentos internacionais


No último mês, aconteceu a Cúpula do Clima 2021, que reuniu líderes de 40 países para discutir as mudanças climáticas e suas formas de combate às emissões de gás carbônico na atmosfera. Nesse sentido, o Brasil terá o papel de avançar e apresentar medidas concretas que demonstrem o desejo do governo federal de cumprir suas metas.

No início deste ano, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinou um acordo de cooperação com o BNDES com o objetivo de criar um sistema de validação e aumento da emissão de títulos verdes no País. A ideia é estabelecer um marco normativo para validar projetos capazes de captar recursos e estimular o crescimento desse tipo de financiamento no Brasil, assim como incentivar que a oferta do mercado internacional de crédito de carbono encontre a demanda no mercado nacional.

Em março, o BNDES divulgou seu Framework de Emissão de Títulos Sustentáveis. Esse documento organiza as categorias elegíveis para acesso ao crédito decorrente desses títulos em dois grandes grupos. Como explicado por Pedro Rezende, sócio no Aroeira Salles Advogados, o primeiro, chamado "categorias verdes elegíveis", é composto por projetos relacionados à energia renovável, eficiência energética, gestão sustentável da água, água residual e saneamento, prevenção e controle de poluição, gestão ambientalmente sustentável dos recursos naturais vivos e uso da terra. No segundo grupo, denominado "categoria sociais elegíveis", estão projetos relacionados à saúde, educação, financiamento de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e microcrédito.

O acompanhamento, pelo BNDES, dos projetos financiados com títulos sustentáveis envolve tanto indicadores de desempenho econômico-financeiro, como também ambiental e social, a serem comprovados pelas empresas beneficiadas pelo crédito.

Para Alexandre Aroeira, sócio do Escritório Aroeira Salles Advogados, o lançamento de linhas de crédito como essa é um importante incentivo para que as empresas estejam comprometidas com práticas sustentáveis. "A partir do momento em que as instituições financeiras passam a exigir práticas sustentáveis sob a perspectiva socioambiental, gera-se um ciclo virtuoso para todos aqueles envolvidos na cadeia de produção e consumo. Ao final, há benefício para todas as partes envolvidas", afirma.

É certo afirmar que os investidores brasileiros e do exterior estão preocupados em injetar capital, não somente em empresas lucrativas, mas que tenham uma prática ambiental, social e de governança com foco na minimização de impactos ambientais.

Esse movimento, mais conhecido como ESG está em ascensão e estudos recentes vêm mostrando que as empresas que adotam as melhores práticas socioambientais apresentam maior lucratividade e um aumento significativo em seu valor de mercado ao longo do tempo, isso mostra ser um reflexo da agenda ESG mundial, assim como da pressão dos investidores e das instituições engajadas no combate às emissões de poluentes na atmosfera.

"Empresas comprometidas com a agenda ESG têm ganhos não apenas com a melhoria de sua imagem, mas também com a redução da percepção de risco sobre suas atividades. Com o tempo, essas empresas se reposicionam perante o mercado, investidores, clientes e autoridades, incorporando à sua marca a cultura de sustentabilidade", conclui Pedro Rezende, advogado da Aroeira Salles.

O mundo está de olho nas metas discutidas durante a Cúpula. O encontro promete ser uma prévia da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), que irá acontecer em Glasgow, Escócia entre 1 a 12 de novembro.


sábado, 1 de maio de 2021

Feng Shui: Dicas para manter a casa em equilíbrio

Consultora holística de organização e interiores do GetNinjas explica como renovar a energia do lar


A pandemia fez com que os brasileiros passassem mais tempo em casa por conta do trabalho e estudo remoto, bem como por causa da reclusão. Sem a correria, as pessoas perceberam como seus lares interferem no seu bem-estar e para tornar os ambientes mais confortáveis e agradáveis, uma solução é investir em uma repaginada na decoração e se aprofundar no Feng Shui, técnica chinesa milenar de harmonização dos espaços. Para ajudar aqueles que querem equilibrar a energia da casa, a Karis Brito, consultora holística de organização e interiores em São Paulo cadastrada no GetNinjas, selecionou quatro dicas sobre a aplicação do Feng Shui.


O que é

Primeiramente, Karis esclarece que Feng Shui não tem nenhuma ligação com religião. Trata-se de uma técnica chinesa milenar de harmonização dos espaços. Com o Feng Shui é possível identificar padrões vibratórios de energia de um determinado local - através da leitura da planta baixa e da observação - e harmonizar seus espaços garantindo bem-estar e equilíbrio mental e espiritual
para os moradores do imóvel.


Benefícios

"A nossa casa é como a nossa alma, reflete nossa essência e nosso estado de espírito!", explica a consultora. Sendo assim, ao harmonizar a energia do lar com o Feng Shui, os moradores podem ter inúmeros benefícios, tais como: ter mais saúde, melhorar a carreira, obter prosperidade, ter mais criatividade e concentração, solucionar problemas de relacionamento, conquistar realização pessoal, aumentar o foco e cultivar o otimismo. Entretanto, o primeiro passo para conquistar tais benefícios é depositar intenção e confiança ao seguir o Feng Shui.


Home Office

"No home office é importante que a mesa esteja posicionada de uma forma em que a pessoa sentada veja quem está entrando no local; é o que chamamos de posição de comando. Precisamos estar na posição de comando para que nossa vida flua e a gente consiga tomar as rédeas da vida. Porém é preciso evitar que o móvel fique de costas para a janela, pois essa é uma posição desfavorável para o sucesso. Outra posição que deve ser evitada é a de manter a mesa de frente para a porta de entrada, pois dessa forma, há muito desgaste de energia e a pessoa pode se sentir cansada e ter falta de foco e ânimo para trabalhar", aconselha Karis.


O que evitar

Há algumas arrumações e organizações de móveis que devem ser evitadas e que são fáceis de reproduzir na casa, tais como: posicionar o sofá de costas para a porta de entrada ou posicionar sofá, cama, mesa de costas para a janela. Segundo o Feng Shui, a cozinha e o fogão simbolizam prosperidade, e por isso, é preferível manter o espaço sempre limpo e evitar usar apenas uma das bocas do eletrodoméstico. 

Quirologia, o que as três principais linhas da palma da mão podem dizer sobre sua vida

As linhas das mãos não são apenas dobras na palma, causadas pelos movimentos de abrir e fechar. Elas resultam em ações do sistema nervoso e têm relação com os processos fisiológicos e bioquímicos do organismo. A leitura dos traços, como sinais, espessura, profundidade, curvatura, ramificações e formação representam a história de vida das pessoas, revelando opções de caminhos para o desenvolvimento pessoal e social.

Muitos confundem quirologia com quiromancia, mas são totalmente diferentes, na quirologia a análise é racional, já a quiromancia é um método de adivinhação. Segundo a quiróloga Célia Siqueira, as linhas principais (primárias), são as mais importantes - vida, cabeça e coração. A partir delas, pode-se perceber traumas, personalidade, fatores afetivos, saúde, trajetória de vida, intuição e mediunidade.

A linha da vida indica longevidade, saúde e os acontecimentos. Quando espessa e marcante, mais determinada é a pessoa, sendo capaz de enfrentar obstáculos sem medo. Menos nítida, mostra que é extremamente emocional, e que no amor existe conflitos, amam sempre quem não sabe amar. Curvada representa flexibilidade e jogo de cintura, e extremamente curvada, alegria, sensualidade e ama com paixão intensa.  Se a curva é bem fechada em torno do polegar, mostra uma pessoa que prefere ficar sozinha, geralmente por causa de grandes decepções na vida.

A linha da cabeça representa a forma de pensar, maneira como enxerga o mundo, inteligência e a saúde mental. Mostra também o trabalho, a vocação profissional, como as tendências e qualificações. Localizada no centro da mão, exatamente no chakra palmar, essa linha mais grossa e nítida indica maior clareza de pensamento, decisões racionais e lógicas. Pouco nítida, sinal de mente dispersa, menor capacidade de concentração e dificuldade em tomar decisões. Quando longa, marca uma mente inquisitiva e indica muitos interesses, e curta denotam uma mentalidade mais prática.

Por fim, a linha do coração, que mostra o lado afetivo e suas relações pessoais, sendo a chave para compreensão das reações emocionais. É a primeira da palma de cima para baixo, ela retrata os sentimentos mais profundos, a sensibilidade, emoções, sexualidade, atitudes e expectativas relacionadas ao amor. Quando lisa e profunda, revela uma pessoa confiante e generosa, e mais fina, a incerteza e insegurança nos relacionamentos.

Em formato curvado, possui forte impulso sexual, são características de excelentes amantes. Contínua (reta), pertence aos que refletem bem antes do envolvimento, tendem a não entrar de cabeça em casos amorosos e, a grande maioria coloca o trabalho em primeiro lugar. Já essa linha curta, revela a falta de responsabilidade na intimidade, mas quando se apaixonam e não são correspondidos, podem até adoecer.

 


www.institutoceliasiqueira.com


Orientação psicológica ajuda a trabalhar com o luto social vivido pela população

A pandemia , a perda de autonomia, privação de ações, isolamento, mudança exigida no comportamento social levam a população a aprender a lidar com o luto

 

Está cada dia mais comum escutar em grupos de amigos, em aulas, reuniões como os dias estão difíceis e como estamos cansados. Seja criança, adulto, idoso. O sentimento de desânimo e cansaço é geral. O isolamento social, a incerteza de dias mais tranquilos e os números de casos e de óbitos altos decorrentes da Covid-19, é devastador para o psicológico das pessoas.

Num passado recente, trabalhar com o luto era algo específico para momentos de perda de algum ente querido, hoje essa situação está se alterando. “Vivemos todos num luto social, onde fomos privados de diversas situações. As crianças foram privadas das brincadeiras com os amigos, os jovens das baladas, e os adultos da vida social. Hoje além do luto relacionado a morte, também temos o luto da autonomia”, avalia a psicóloga clínica e coordenadora de psicologia do Projeto Com.Vida, Luciana Deutscher. 

Segundo Luciana se formos interpretar literalmente todo as alterações que a pandemia tem causado às pessoas, 95% da população necessitaria de orientação psicológica, para poder enfrentar o período de forma mais leve. “Infelizmente a pandemia nos trouxe inúmeras perdas, que afetaram diretamente o nosso psicológico”, salienta. No projeto Com.Vida, que atende pacientes recuperados da Covid, sejam pacientes grave, leves, assintomáticos 90% deles necessitam de acompanhamento psicológico. Já os familiares, que não foram contaminados, mas que acompanharam o processo de cura, 80% recorrem à orientação psicológica.

“Muito se fala do paciente grave e as sequelas. No entanto, o paciente assintomático e as famílias têm apresentado sequelas psicológicas graves, e principalmente, a de lidar com as perdas sociais e com o medo, após a recuperação da doença”, explica Luciana. Segundo a psicóloga, pacientes assintomáticos, chegam a levar até 6 meses para apresentar sequela psicológica, tais como irritabilidade, dificuldade para dormir, perda de memória e ansiedade alta.

Já os familiares de pacientes, mesmo dos recuperados, acabam apresentando angústias e medos, que atrapalham a rotina. “Muitos, por terem acompanhado todo o tratamento, e pela angústia e expectativa de boas notícias, desenvolvem quadros de ansiedade altos, precisando ser trabalhado e orientado sobre como retornar às atividades, com o cuidado necessário”, ressalta Luciana.

Segundo ela, não devemos criar expectativas sobre p novo normal tão falado. “Precisamos ter em mente que ao fim da pandemia, novas relações sociais acontecerão normalmente, bem como uma nova forma de educar, novos valores e principalmente uma nova forma de encarar a vida”, reforça.

O luto social que hoje é vivenciado precisa ser trabalhado pelo indivíduo de modo a se adaptar para um novo cenário que vem se desenhando, não se apegando ao passado. “Aquela forma de vida que levávamos antes de março de 2020 mudou, e nos deixou mais experiente”, avalia Luciana.

Já em relação aos adolescentes e crianças, muito do sofrimento vivenciado é reflexo do diálogo e da ação dos pais e responsáveis sobre o momento. “Temos que ter o cuidado de sempre optar pelo diálogo e estar presente na vida dos nossos filhos. Só assim, conseguirão passar por momentos como esse vivido na pandemia, que afeta das crianças aos idosos, da mesma forma”, finaliza Luciana.

Turismo: brasileiros se preparam para viajar para a Islândia, único país europeu que controlou o coronavírus

Turistas procuram a Islândia para viagens pós-pandemia
Divulgação

Turistas procuram destinos com segurança sanitária e baixos índices de contaminação

A Islândia é um dos poucos países no mundo que conseguiu erradicar o novo coronavírus e tornou obrigatório que toda pessoa que chegue ao país faça quarentena e testes antes de sair do aeroporto. As medidas sanitárias contribuem para o aumento do interesse pelo turismo no país, famoso pelas paisagens deslumbrantes e por ser palco de um fenômeno raro, a aurora boreal.

O brasileiro Marco Brotto, o Caçador de Aurora Boreal, acredita que a retomada do turismo nos próximos meses será para os países nórdicos, principalmente pela segurança sanitária. “A região teve um cuidado extremo com a pandemia e o resultado veio, a doença está sob controle. Estou fechando grupos  de viagens com destino a aurora boreal para os próximos semestres e a segurança sanitária da Islândia é o fator decisivo para o cliente fechar o passeio”, diz.

Outro ponto de destaque para quem organiza viagens turísticas, como é o caso de Cézar Edgard, da Marco Brotto Expeditions, além da segurança sanitária em meio a pandemia, é a Islândia ser um país ainda pouco explorado dentro dos destinos tradicionais. “A Islândia parece outro planeta, com paisagens vulcânicas, campos de lava, gêiseres, neve, uma gastronomia extremamente saborosa e a língua é considerada uma das mais intocadas da humanidade”, explica.

O setor de turismo espera uma grande retomada a partir do segundo semestre e entre os brasileiros a Islândia já é bastante procurada. “Após meses sem expedições em busca da aurora boreal, já voltamos a fechar pacotes para viagens a partir de setembro. Notamos todo tipo de perfil de interessados”, conta Brotto.

Segundo Cézar, os protocolos rígidos de segurança para viagens aos países nórdicos são sempre adotados, mesmo antes da pandemia.  “Conduzimos nossas expedições estritamente dentro da lei local. Mantemos um relacionamento de perto com fornecedores locais, escutamos quem nasceu e vive lá. Vamos adotar os novos protocolos da Organização Mundial de Saúde e com isso garantir ainda mais a segurança das viagens”, detalha.   

Os meses entre setembro e abril têm maior potencial de visualização da aurora boreal, por isso o foco nas viagens durante este período. “Existe uma faixa territorial que se encontra no Circulo Polar Ártico que engloba a Islândia, Finlândia, Suécia, Noruega, Rússia, Svalbard, Groenlândia, Ilhas Faroe e Alaska e de setembro a abril temos no inverno um tempo maior de escuridão o que permite sair a caça desse fenômeno”, finaliza Cézar.  

Para saber mais sobre viagens em busca da aurora boreal, acesse https://auroraboreal.com.br/


Pandemia muda percepção de segurança dos passageiros



Infográfico: ranking dos meios de transporte mais seguros do mundo


Mesmo os meios de transporte mais seguros do mundo podem apresentar riscos de contaminação de Covid-19. Saiba o que fazer para aumentar a segurança a bordo

 

Qual o meio de transporte mais seguro do mundo? Acertou quem respondeu elevador. Sim, o meio que transporta passageiros de um andar para outro dentro de um edifício é o mais seguro do mundo. O ranking da revista americana Condé Nast Traveler mostra, em seguida, avião e trem. "Ambos são muito seguros e trocam posições entre o segundo e terceiro lugares, dependendo da quantidade de linhas de trem e voos operando em determinado país", explica Fábio Augusto Jacob, coronel aviador da reserva da Força Aérea Brasileira, coordenador e professor da Academia de Ciências Aeronáuticas Positivo (ACAP), da Universidade Positivo. No Brasil, por exemplo, acidentes de avião são mais comuns que os sobre trilhos.

Já os meios de transporte que envolvem maiores riscos de acidentes são bicicleta, moto, carro, ônibus e caminhão. Melhorias nas vias, leis mais rigorosas de controle de velocidade e uso de equipamentos de segurança, e maior responsabilidade dos motoristas, passageiros e, inclusive, pedestres, têm ajudado a reduzir a gravidade dos acidentes em vias urbanas e rodoviárias, mas ainda há muito a evoluir. Em 2019, segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde, 30.371 pessoas perderam a vida no trânsito brasileiro. Dessas vítimas fatais, 10.674 eram motociclistas.

A sensação de segurança do passageiro, porém, ganhou mais um critério durante a pandemia: o risco de contrair a Covid-19 dentro de um meio de transporte. O medo de ser infectado fez com que muitas pessoas evitassem meios de transporte coletivos. Porém, a infectologista Viviane de Macedo explica que o risco de contágio pode ser evitado em até 95%, tanto em elevadores, quanto em aviões, trens, automóveis, caminhões, motocicletas e bicicletas, dependendo apenas de algumas atitudes responsáveis dos passageiros.


Elevador

Práticos e funcionais no dia a dia, o elevador faz parte da rotina de muitas pessoas. O meio de transporte mais seguro do mundo conta com normas e medidas de adequação, prazo rigoroso para renovação de peças, é sustentado por três cabos, trava, limitador de velocidade, dentre outros métodos que garantem a segurança de quem está de passagem entre andares de um edifício. Quanto à disseminação do Coronavírus, a infectologista explica que o elevador tem um ambiente fechado e sem ventilação, mas normalmente o tempo de permanência dentro dele é curto. Então, só terão risco se todos estiverem sem máscara. A orientação é que só façam a mesma viagem de elevador pessoas que morem juntas, além de utilizar máscaras com pelo menos duas camadas e bem adaptada ao rosto durante todo o trajeto, evitar encostar nas paredes e espelhos e, ao sair, higienizar as mãos, pois provavelmente terá tocado em botões.


Avião

Segundo Fábio Jacob, a segurança na aviação decorre do histórico de ser uma atividade de risco, portanto é tudo muito regulado. “Nada é feito no improviso ou na tentativa. Existem normas e procedimentos que foram aperfeiçoados por meio do tempo. Além da normatização, padronização e formação especializada das pessoas, existe uma manutenção muito rígida”, informa. O avanço tecnológico também trouxe ainda mais segurança. Controle de tráfego aéreo, sistema de comunicação, geoposicionamento, tudo isso facilita a segurança da aviação. No entanto, do ponto de vista da disseminação de Covid-19, embora tenham protocolos e tecnologia de renovação do ar, a infectologista afirma: “janelas fechadas e sem distanciamento social são prejudiciais e tentam ser compensadas pelo filtro HEPA, que renova o ar a cada dois ou três minutos. De qualquer forma, é um local onde todos precisam ficar de máscaras o tempo todo”. 


Trem

O trem também conta com inúmeros processos de segurança para o funcionamento. "Teste de pressão em freios, interação pelo satélite, velocidade controlada de acordo com a temperatura ideal para que o ferro não dilate, dentre tantos outros fatores, reforçam que é muito raro vermos acidentes de trem”, explica o presidente da Serra Verde Express - empresa concessionária de trens turísticos no Brasil - Adonai Aires de Arruda. 

Segundo ele, durante a pandemia, os trens turísticos estão operando com as janelas abertas, colaboradores com duas máscaras e face shield, e distanciamento físico entre passageiros (operação em capacidade reduzida a 50%). Além disso, a higienização diária desinfeta a frota de vagões com o FIP Onboard, equipamento de névoa seca com nanopartículas que eliminam 100% dos vírus e bactérias. Para reduzir ainda mais o risco de contágio, a infectologista Viviane de Macedo orienta que todos os passageiros devem utilizar máscara dupla e evitar aglomerações – tanto durante a viagem, quanto nos momentos de embarque e desembarque.

Infográfico: risco de contrair a Covid-19 dentro de um meio de transporte muda a percepção de passageiros em relação a segurança




Serra Verde Express


Circulação da Maria Fumaça é retomada

VLI adotou uma série de medidas para garantir a plena segurança dos passageiros e dos empregados

 

A Maria Fumaça, que liga as cidades de São João del-Rei a Tiradentes, em Minas Gerais, voltou a circular. A circulação do trem turístico, administrado pela VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – foi suspensa preventivamente, em 13 de março, em cumprimento às medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas em Minas Gerais. 

Para a retomada do serviço, a VLI adotou uma série de medidas para garantir a plena segurança dos passageiros e dos empregados no embarque, durante a viagem e no desembarque. Os protocolos a serem adotados nas estações de São João del-Rei/Tiradentes e vagões de passageiros seguem as determinações do Ministério da Saúde, regulamentos da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e estão alinhados às diretrizes de saúde estaduais e municipais.

 

Cuidados

Entre os procedimentos destacam-se: a limitação da quantidade de trens e de assentos; obrigatoriedade de uso de máscaras; o distanciamento social durante a venda de passagens, embarque e desembarque; aferição da temperatura dos passageiros; oferta de álcool em gel para higienização das mãos nas dependências das estações e dentro dos vagões de passageiros; separação dos acessos das entradas e saídas das estações; instalação de tapetes higienizadores; além da higienização dos assentos antes de cada passeio, bem como das áreas comuns, como balcão da bilheteria, a cada embarque.

 

Venda de passagens 

A venda de passagens será feita por meio das bilheterias, nas estações de ambas as cidades, e pela internet. Pela web, clique no link do Guichê Virtual, para ser direcionado ao site responsável pela venda de passagens do Trem Turístico. 

A tarifa inteira para ida é de R$ 70 e a inteira ida e volta custa R$ 80. A entrada é gratuita para crianças de 0 a 5 anos, mediante apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade. Têm direito à meia-entrada (50%): crianças de 6 a 12 anos, com a apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade; estudantes com carteirinha válida no período e identidade com foto; e pessoas acima de 60 anos, apresentando documento de identidade com foto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3371-8485.

 

SERVIÇO

 

  • Horários de atendimento nas bilheterias

 

São João del-Rei

 

Quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado: 8h às 12h; 13h às 17h

Domingo: 8h às 12h


Tiradentes
Quinta-feira, sexta-feira e sábado: 8h às 12h; 13h às 17h

Domingo: 8h às 12h

 

  • Endereços e informações

Estação São João del-Rei
Avenida Hermílio Alves, 366, Centro, São João del-Rei (MG)
Telefone: (32) 3371-8485

Estação Tiradentes
Praça da Estação s/nº, Tiradentes (MG)


Empresários e pousadeiros de Fernando de Noronha alertam contra golpe na hora de contratar hospedagens

 

Criminosos criam perfis falsos de hotéis e pousadas para enganar turistas. Site da Associação de Pousadas de Fernando de Noronha é uma das opções mais seguras



Fernando de Noronha é o destino certo para quem procura belas praias, com paisagens exuberantes e únicas. Em um simples mergulho de snorkel, nas piscinas naturais, é possível ter contato direto com peixes, tartarugas, tubarões, arraias, esponjas, algas, moluscos e corais. Mas a viagem dos sonhos pode se tornar um pesadelo por causa da ação de criminosos, que estão se passando por funcionários de hotéis e pousadas para enganar turistas.

O arquipélago, localizado a pouco mais de 540 quilômetros de Pernambuco, atrai turistas do mundo inteiro. De acordo com a administração da ilha, Noronha recebeu 33.836 visitantes no ano passado, o que equivale a uma diminuição de 68% em relação a 2019, quando a ilha recebeu 106.130 pessoas.

A empresária Fabiana de Sanctis relata que recebe com frequência ligação de turistas que já caíram no golpe e/ou desconfia dos perfis e entram em contato para confirmar se de fato as promoções existem.

"Há cerca de um ano que estamos sofrendo com esse problema. Descobrimos através de clientes que entraram em contato com a nossa pousada perguntando sobre sorteios e promoções que encontraram em perfis falsos. Alguns, inclusive, já caíram no golpe", comenta Fabiana. "Alguns criminosos chegam a ligar para as vítimas, se passando por funcionários da nossa pousada", completa.

Ainda de acordo com a empresária, diversas pessoas já denunciaram os perfis ao Instagram, mas a resposta é que as contas não infringem as normas da plataforma. Já foram feitos vários boletins de ocorrência, além de outras medidas judiciais, mas os criminosos insistem na atitude audaciosa.

De acordo com o advogado Tiago Carneiro, é preciso que as pessoas lesadas procurem a Delegacia de Crimes Cibernéticos para apurar a prática do crime e a identificação do responsável. A pena para esse crime pode chegar a até um ano de detenção, se o fato não constituir elemento de crime mais grave.

Tiago fala que a melhor medida para não cair no golpe é a prevenção. "O cliente deve se assegurar de que está falando com a pessoa do estabelecimento e somente fazer qualquer tipo de pagamento diretamente para uma conta da empresa. Uma medida fácil é ligar para o estabelecimento e confirmar os preços e condições", alerta o advogado.

Desde o início do ano, no site da Associação de Pousadas de Fernando de Noronha -
www.apfn.com.br - é possível ter informações e fazer reservas em hotéis e pousadas da ilha, sendo uma das formas mais seguras.

Para fazer a reserva é bem simples. Basta acessar o site da associação, preencher o check-in e check-out, quantidade de adultos e crianças e escolher uma pousada. O site será direcionado para a página de reservas da pousada escolhida. Fácil, ágil e seguro.


Farol Santander São Paulo reabre ao público com novidades


  • O 4º andar, que abriga a obra exclusiva e permanente Vista 360°, de Vik Muniz, ganhou nova cenografia;

 

  • Quatro exposições de arte seguem em cartaz distribuídas por cinco andares do edifício;

 

  • Retomada às atividades o Farol funcionará de terça a domingo das 09h às 20h, respeitando todos os protocolos sanitários.

 

O Farol Santander SP reabre para visitação presencial a partir deste sábado (01/05), de acordo com a atualização do Plano São Paulo e recomendações das autoridades. Na retomada das atividades, o centro de empreendedorismo, cultura, lazer e gastronomia funcionará em horário reduzido (09h às 20h), de terça a domingo e com 25% de sua capacidade total de público. Demais medidas sanitárias, como uso obrigatório de máscaras, marcações para distanciamento de 1,5m, medição de temperatura e tapetes sanitizantes na entrada, além de dispensers de álcool em gel por todo o edifício, seguirão sendo adotadas para a segurança de visitantes e funcionários. 

A novidade da reabertura fica por conta da nova cenografia realizada no 4º andar do icônico edifício. O piso que tem a obra permanente Vista 360°, realizada pelo artista visual Vik Muniz para o Farol Santander, utilizando sucata da reforma do prédio, foi repaginado pelo arquiteto Fernando Brandão. Nesta nova versão do ambiente, foi adicionada uma reprodução cenográfica da obra de Vik Muniz, Retratos de revistas (auto retrato), de 2003, produzida com papel de revista recortado com perfurador mecânico. A tela reproduzida no Farol Santander tem dimensões de 3.08m x 2.50m.

 

Exposições artísticas prorrogadas

Com o intuito em proporcionar a melhor experiência possível aos seus visitantes, o Farol Santander São Paulo prorrogou o período de suas quatro exposições em cartaz:

 

O Jardim das Maravilhas de Miró (24º andar) – até 15 de agosto:

Com produção da YDreams Global e curadoria de Aline Sultani, Karina Israel e Paulo Solano, a mostra, destinada ao público infanto-juvenil, apresenta percurso inspirado nas obras e litografias da série Maravilhas com Variações Acrósticas no Jardim de Miró, de autoria do poeta espanhol Rafael Alberti. 

Os núcleos expositivos apresentam inspiração na obra literária criada pelo grupo de escritores andaluzes da geração de 27, em homenagem ao catalão Joan Miró e sua esposa Pilar, registrando viagem a um jardim imaginário cheio de flores, plantas exóticas, pássaros, insetos, pequenos animais, gnomos, o sol, a lua e as estrelas.

 

Floresta de Números (23º andar) – até 20 de junho:

A primeira exposição da artista e arquiteta francesa Emmanuelle Moureaux no Brasil, com produção de Angela Magdalena (Madai) e Julia Brandão (Ayo), apresenta uma instalação desenvolvida por Moureaux em 2017, para a comemoração de dez anos do The National Art Center (Tóquio). A obra é homônima ao título da mostra e conecta arte, design e arquitetura. 

O trabalho de Emmanuelle Moureaux provoca uma sensação de quietude em todo ambiente expositivo, preenchido por mais de quinze mil peças numéricas de 0 a 9, feitas de papel e em cem diferentes tonalidades de cores. Os números são suspensos no ar e alinhados em camadas, numa imersão à floresta colorida em grades tridimensionais, pela qual o público pode caminhar entre as fileiras numerais.

 

ExFinito (22º andar) – até 20 de junho:

ExFinito apresenta a primeira grande exposição do artista chileno Iván Navarro no Brasil. Sob curadoria de Marcello Dantas e colaboração de Courtney Smith, artista visual e companheira de Iván, o passeio permite que o público conheça 14 obras de Navarro, além da instalação Escada (Caixa d’Água), intervenção externa na Praça Antônio Prado, localizado em frente ao Farol Santander. 

A ideia conceitual das obras é provocar dúvidas, potencializar os nossos sentidos e descobrir quem somos e o que refletimos, com obras e elementos que exploram luzes, espelhos e vidros, para o envolvimento do espectador no trabalho desenvolvido pelo artista.

 

A Arte da Moda - histórias criativas (20º e 19º andares) – até 25 de julho:

Com curadoria de Giselle Padoin, a exposição apresenta as relações entre arte e moda, além do desenvolvimento do trabalho de criação dos ateliês no Brasil e na Europa (especialmente na França). Dividida em dois andares, o tour permite que os visitantes apreciem, por meio de 170 itens, como vestidos, casacos, acessórios, fotos, vídeos de coleções clássicas e contemporâneas, a história da moda e a sua evolução do clássico ao contemporâneo. 

Entre os destaques estão estilistas e marcas como Coco Chanel, Christian Dior e Coleção Rhodia, além de itens originais do vestido de Tarsila do Amaral, usado em seu casamento com Oswald de Andrade, inéditos ao público.

 

Bar do Cofre SubAstor também retoma operação

Localizado no subsolo do Farol Santander, onde funcionava o antigo cofre do Banco do Estado de São Paulo, o Bar do Cofre SubAstor reabre ao público com horário reduzido de funcionamento, das 14h às 20h, de quarta a domingo e com ocupação máxima de 25% da capacidade total. O sistema de funcionamento será por chegada e, também, por reserva de mesas, disponíveis já a partir da próxima quarta-feira (28), que podem ser feitas pelo site https://www.getinapp.com.br/sao-paulo/subastor-bar-do-cofre. 

A casa, instalada em um ambiente único no centro da cidade, oferece uma carta de drinks em que figuram clássicos e seis coquetéis inspirados em biomas brasileiros, todos assinados por Fabio La PietraAlex Sepulchro e equipe de bartenders. Um dos destaques entre as opções é o The Hidden, criado em homenagem ao Farol Santander, com whisky Johnnie Walker Black Label, chá rooibos, vermouth tinto e bitter. 

Na ala de comidinhas criadas pelo chef Marcelo Tanus, receitas como o salmão curado no gin e beterraba, que chega à mesa escoltado por queijo de cabra e torradinhas. A croqueta de pupunha leva palmito fresco, queijo Serra da Canastra e limão siciliano, e o Sub Burger, com cheddar inglês no pão brioche e fritas. 

Haverá medição de temperatura na entrada, além da obrigatoriedade do uso de máscara para transitar pelo bar. É observado o espaçamento entre as mesas, higienização após o uso e de álcool em gel disponíveis em todas as mesas. O acesso ao menu é disponível via QR Code e o bar conta com o selo Safe Guard – uma loja segura e certificada em relação aos protocolos do COVID-19.

 

Sobre o Farol Santander São Paulo

Desde sua inauguração, em janeiro de 2018, o Farol Santander já recebeu mais de 800 mil pessoas e 20 exposições de arte nos eixos temático e imersivo. As atrações do Farol Santander ocupam 17 andares dos 35 do edifício de 161 metros de altura que, por um longo período, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul. 

As visitas começam pelo hall de entrada, onde os paulistanos e turistas ganharam mais um espaço de conveniência, a Loja da Cidade e uma nova unidade do Suplicy Cafés Especiais. A Loja da Cidade oferece produtos personalizados e itens de design, livros, bijuterias, entre outros, e está disponível também em versão online: https://lojadacidade.com/. 

Do 2º ao 5º andar os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade, no Espaço Memória, que apresenta mobiliário original feito pelo Liceu de Artes e Ofícios. As salas de reuniões, diretoria e presidência estão preservadas como eram na década de 40. O 4º andar apresenta a instalação permanente Vista 360°, desenvolvida pelo renomado artista paulistano Vik Muniz. 

No subsolo do edifício, está instalado o Bar do Cofre SubAstor, onde funcionava o cofre do Banco do Estado de São Paulo desde 1947 (tombado pelo Patrimônio Histórico). O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com cartas de drinks especiais, além de comidinhas.

 

Serviço Farol Santander São Paulo

Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Site Farol Santander: https:// farolsantander.com.br

Site Loja da Cidade: https://lojadacidade.com/

Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627

Funcionamento: terça-feira a domingo

Horários: 09h às 20h

** Horários sujeitos a alteração de acordo com possíveis novas determinações das autoridades públicas. Consulte o site.

Ingressos: R$ 25,00 (visitação completa ao Farol Santander) site e bilheteria física no local.

Compra online: https://bileto.sympla.com.br/event/66583

Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam ingresso. A partir dos 3 anos, pagam meia entrada. A partir dos 12 anos, é necessária a apresentação de carteira de identidade e de estudante para o pagamento de meia entrada.

Classificação: Livre   

Brigada de incêndio e Seguranças: efetivo total de 60 pessoas

Banheiros: 2 por andar – 1 masculino e 1 feminino (4º, 8º, 21º, 22º, 23º, 24º e no 26º andar)

* Funcionamento com capacidade reduzida em 25%

*Tempo máximo de visitação ao prédio: 1h45

*Monitoria no andar

* Instalações acessíveis para cadeirantes      

 

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