Na prática, Mobile Marketing é o nome dado ao conjunto
de ferramentas e estratégias de marketing aplicadas à comunicação móvel. Dados
do IBGE mostram que 80% dos brasileiros preferem navegar pela internet usando o
celular. O uso de técnicas de divulgação nos aparelhos móveis cresce seguindo
esta preferência da população e pode ser um aliado para aumentar a
lucratividade da sua empresa.
Vinícius Oliveira, gerente de projetos e
especialista em Mobile Marketing da Woli, empresa especializada em soluções
comunicacionais tecnológicas, apresenta algumas dicas que podem ser usadas como
ferramentas em campanhas de marketing organizacional para impulsionar as vendas
ou aproximar clientes.
Seja online: Primeira questão para que uma campanha de marketing em dispositivos
móveis funcione é que a sua empresa esteja online. Prepare um site compatível
com os aparelhos móveis, mantenha um canal de contato online aberto e
funcionando;
Mostre seus produtos: promova ou
publique produtos ou serviços. Essas informações podem chegar aos consumidores
por SMS, aplicativos de mensagens instantâneas como whatsapp e as redes
sociais.
Recompense: na necessidade de aumentar o
banco de dados da sua empresa, recompense. Desenvolva ações de recompensa para
visitantes que ofereçam número de telefone e e-mail, por exemplo;
Ouça: Promova uma pesquisa de satisfação. Enviar a
mensagem até os smartphones auxilia no processo de pesquisa pois os
consumidores se sentem abordados de forma mais pessoal e a resposta chega
rapidamente. Como tudo ocorre online, a mensuração do resultado também é
rápida, o que auxilia na identificação de possível melhorias;
Ofereça
exclusividade: um dos grandes benefícios do mobile marketing é
conseguir uma proximidade maior do cliente. Use isso a favor da sua empresa.
Ofereça benefícios exclusivos pela ferramenta, crie gatilhos de compra ou
reserva de produtos com um clique, o mobile pede esse dinamismo.